Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.431
Total de mensagens
369.480
Total de tópicos
26.919
  • Borboleta,símbolo da Alma
    Iniciado por MissTiny
    Lido 12.748 vezes
0 Membros e 3 Visitantes estão a ver este tópico.
A palavra "borboleta" está diretamente relacionada à palavra "psicologia", o que nos mostra  uma estreita relação entre a mente do homem e a sua natureza espiritual.

O termo grego psyche tinha originalmente dois significados.
O primeiro deles é 'alma', isto é, a mais profunda fonte de vida no homem. O segundo era borboleta, que simbolizava espírito imortal. Na mitologia grega a personificação da alma (Psiquê) era geralmente representada por uma figura feminina, mais menina do que mulher, com asas de borboleta. As crenças gregas populares concebiam a alma como uma borboleta, quando o espírito se desgarrava de um corpo, ele tomava a forma de uma borboleta.
 
Portanto na simbologia "borboleta" significa: transformação, alma, libertação, sorte, sensualidade, psiquê. No Japão, a borboleta está associada à mulher. E duas borboletas indicam felicidade matrimonial.
 
A palavra borboleta é especial e única até mesmo em sua escrita, não é a toa que ela é recordista em variações, isto é, possui uma grafia praticamente diferente em cada idioma. 
 
Veja alguns exemplos:
 
Borboleta em alemão - SCHMETTERLLING
em árabe - FARAASH
basco - TXIMELETA
cebuano da Filipinas - KABA-KABA
croata - LEPTIR
esloveno - METULJ
espanhol - MARIPOSA
estoniano - LIBLIKAS
finlandês - PERHONEN
francês - PAPPILLON
grego - PETALOUDA
havaiano - PULELEHUA
hebraico - PAPAR
hindi da Índia - TITLI
holandês - VLINDER
húngaro - PILLANGÓ
inglês - BUTTERFLY
islandês - FIDRILDI
italiano - FARFALLA
japonês - CHOCHO
lídiche - BABELE
mandarim da China - HU-DIÉ
marathi da Índia - FULPAKHARU
polonês - MOTYL
romeno - FLUTURE
russo - BÁBOTSCHKA
sueco -  FJÄRIL
tagalog da Filipinas - DANH TÙ
tupi-guarani - PANAPANÁ
turco – KELEBEK

(autor: Mr.Tlaloc
fonte: www.sobrenatural.org)

Lunática
Não me acredito muito nisto... tenho licenciatura em psicologia e nunca ouvi falar em tal símbolo.

Não ouviste falar neste nem sequer deves ter ouvido falar em muitos outros...há uma imensidão de factos que não deves saber,nem tu nem eu,mas acho que é sempre bom saber novas coisas...penso eu...nunca ouviste dizer "vivendo e aprendendo?"
Se reparares bem,já deves ter visto na televisão,houve casos que quando alguém morre e o familiar pede um sinal,e aparece uma borboleta da cor preferida da pessoa que morreu?dá que pensar...

Lunática
Citação de: Nita em 15 setembro, 2009, 10:15
Não ouviste falar neste nem sequer deves ter ouvido falar em muitos outros...há uma imensidão de factos que não deves saber,nem tu nem eu,mas acho que é sempre bom saber novas coisas...penso eu...nunca ouviste dizer "vivendo e aprendendo?"
Se reparares bem,já deves ter visto na televisão,houve casos que quando alguém morre e o familiar pede um sinal,e aparece uma borboleta da cor preferida da pessoa que morreu?dá que pensar...

Mas eu estudei a história da psicologia e nunca se mencionou tal.

Quanto à altura da morte também nunca ouvi falar...

#4
O SIGNIFICADO DA BORBOLETA - A IMAGEM DA ALMA

Coloridas e diurnas, as borboletas prenunciam acontecimentos alegres, ao contrário de suas irmãs mariposas, quase sempre negras e noturnas, que noticiam a infelicidade. No imaginário humano, porém, ambas estão relacionadas à alma.Na cultura greco-romana, assim como na egípcia, acreditava-se que a alma deixava o corpo em forma de borboleta. A palavra psique, em grego, quer dizer ao mesmo tempo espírito e borboleta. Nos afrescos de Pompéia, a psique é representada por uma criança com asas de borboleta.


Para a civilização asteca, ela era o sopro vital que saía pela boca do morto, além de estar associada a uma divindade (Itzpapalotl, cruzamento de uma mulher com uma borboleta). Esse simbolismo está relacionado à sua metamorfose, que, metaforicamente, expressa a saída do túmulo (casulo) para o renascimento. Essa associação de seu ciclo vital – a passagem do mundo dos mortos para o dos vivos-, também é utilizada na cultura oriental. No Japão, borboletas são espíritos viajantes; o seu surgimento anuncia uma visita ou a morte de um parente. Por outro lado, duas borboletas juntas querem dizer felicidade conjugal. No Vietnã, sua presença exprime longa vida, mas, nesse caso, é devido a uma coincidência fonética: duas palavras com pronúncia semelhante significam "borboleta" e "longevidade".
Em grego antigo Borboleta diz-se Psyché, ou seja, ALMA.Por sair do casulo ao nascer, a borboleta é símbolo da alma imortal.Representa auto-transformação, clareza mental, novas etapas e LIBERDADE!Para os chineses e japoneses, as borboletas junto às flores era sinônimo de felicidade. E duas borboletas juntas dão um belo casamento lindo e feliz.

Já tinha ouvido falar sobre as borboletas e a sua relação com a alma/espíritos, e quando se vê borboleta(s), não se deve afasta-las porque se elas estão ao nosso lado é por alguma razão.

As vezes são tantas a minha volta que até impressiona, mas frequentemente são 1 ou 2 que me aparecem, nem sei bem donde elas surgem :-\, ora são brancas(maioria), laranjas com pintas pretas, amarelo misturado com castanho ;D

tvneves
o meu animal preferido e o unico que não temo..traz calma e serenidade, são lindas. o ano passado na minha rua já não me lembro em que mês houve uma semana inteira em que milhares de borboletas passaram durante dias a fio umas atrás das outras..todas seguindo a mesma rota. devia ser alguma migração. foi lindo.

Por acaso, já conhecia a simbologia e gosto muito.
é natural que não se ensine isto em Psicologia, isto está mais ligado a mitologia e ao folklore.
"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin

''A tradição é a personalidade dos imbecis"

Já conhecia grande parte desta informação porque á muito que pesquiso sobre o meu nome e remete sempre para uma espécie de borboletas :) com isto, cresceu também a curiosidade em torno das borboletas.

anokidas
#10
As borboletas para mim tem um grande significado tanto pessoal como simbólico .

Transmitem-me paz e sabedoria.

Paz porque são animais embora frágeis são livres e sabedoria porque causa da sua transformação. Pessoalmente porque era algo que nutria carinho por alguém da minha família.

Curiosamente nos dias a seguir a sua morte aparecia-me sempre uma borboleta e estávamos em pleno inverno. Vá se lá saber porquê...

Ceinwyn

Lindo Post ;)

Compreendo perfeitamente a associação da borboleta á alma eterna...se pensarmos no processo de vida da borboleta é, para mim, muito semelhante ao nosso... ;)

Para quem acredita na vida para além desta vida ;D, tal como a borboleta passamos por uma vida com uma determinada «forma», mas quando essa fase termina (no caso humano) com a morte, deixamos aquela forma que possuíamos e passamos a uma nova vida com uma outra forma, numa «metamorfose» que é para mim, uma transformação em que expomos, tal como a borboleta, o nosso interior lindo...a nossa alma!

Por isso acredito que seja um animal, escolhido por quem já passou a «borboleta» como uma forma de nos contactar ou até de nos passarem uma mensagem... ;)

#12
Também tenho licenciatura em Psicologia, e nunca ouvi falar disto.
Alias esta coisa da alma e tal, é mais direccionada para a Filosofia.
De qualquer modo fui pesquisar mais coisas sobre o assunto que referiste, inclusivé achei o site que transcreveste.
Confesso que achei muito interessante.
Gostei do tópico!
Também adoro borboletas! (Fica um pouco estranho dizer isto)  :laugh:
;)

Psicologia (do grego Ψυχολογία, transl. psykhologuía, de ψυχή, psykhé, "psique", "alma", "mente" e λόγος, lógos, "palavra", "razão" ou "estudo") "é a ciência que estuda o comportamento (tudo o que organismo faz) e os processos mentais (experiências subjetivas inferidas através do comportamento)"

A palavra tem a ver com a alma, mas não relacionada com borboleta.

P.s. -> Uma vez fui tocar a um bar, e o cartaz que fizeram para o concerto era com essa imagem. Já passaram uns 8 anos.
E finalmente consegui a imagem! Obrigado! ;)
Beijinhos
Ashesrain

Hoje uma borboleta pousou no meu ombro:) achei lindo, e fiquei super feliz :laugh: a borboleta era linda... adorei o post, e quis partilhar