Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.430
Total de mensagens
369.479
Total de tópicos
26.919
  • Pentagrama encontrado.
    Iniciado por Vazio82
    Lido 3.604 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Bons dias,eu gosto muito de passear no campo sozinho aproveitar e relaxar,desde de miudo que o mundo do oculto me fascinou e tudo o que tenha haver com espiritos etc... e uma tarde quase ao anoitecer ia num dos meus passeios e tropecei neste pentagrama que estava no chão,gostaria de saber se os mais entendidos neste tema sabem dizer o que possa significar.hoje uso como amuleto de protecção e ja adicionei mais objectos,mas falo só do pentagrama que é feito em latão amarelo e até um pouco grande ele parece-me antigo e já o encontrei a uns bons largos anos.

despeço-me com muita luz.

chacalnegro
#1
Olá, isso não é um pentagrama, é uma estrela dentro de um círculo. O pentagrama é formado por linhas sobrepostas e/ou entrelaçadas.




A ok,obrigado pelo esclarecimento.


Fenrir
Uma vez, apareceu 'do nada', um pentagrama no tapete do quarto da minha mãe... era um desses cordõezinhos, que as meninas costumam amarrar no tornozelo... estava todo sujo e ralado... joguei fora no mesmo dia. :P

#4
Citação de: Vazio82 em 08 julho, 2012, 12:57
tropecei neste pentagrama que estava no chão,gostaria de saber se os mais entendidos neste tema sabem dizer o que possa significar.hoje uso como amuleto de protecção.

Olá Vazio82, lamento só agora encontrar este tópico, mas espero que ainda vá a tempo de responder à tua questão.
O pentagrama é para mim um dos meus símbolos favoritos (tanto que o tatuei) e podes muito bem usá-lo como forma de protecção. O pentagrama representa os 5 elementos, (ar, fogo, água, terra e espírito) ou seja é um simbolo da vida e de tudo o que existe, porque tudo à nossa volta tem pelo menos um destes elementos, é a harmonia da natureza. O circulo em que o pentagrama está envolvido representa o todo, o Deus e a Deusa, o Grande Espírito, a divindade o que quiseres chamar. Logo é um simbolo muito bonito e com um significado muito mais profundo do que pode parecer à primeira vista.

Quando abri este tópico receei que o fossem deturpar que é o que acontece com frequência. Existem algumas pessoas que ligam o pentagrama invertido a cultos satânicos (e existindo aqui satanistas podem explicar esse aspecto melhor do que eu), mas na realidade não existe pentagrama invertido, é como a cruz invertida, não é simbolo de nada. Este simbolo foi também demonizado pela sua associação ao paganismo, (e mesmo muitas das crenças pagãs foram demonizadas ou adoptas e encobertas pelo catolicismo) mas o seu significado original é algo belo e poderoso.

Por isso Vazio82 podes bem usá-lo como amuleto protector que essa é de facto uma das suas funções.

PS:
Citação de: chacalnegro em 08 julho, 2012, 12:57
Olá, isso não é um pentagrama, é uma estrela dentro de um círculo. O pentagrama é formado por linhas sobrepostas e/ou entrelaçadas.

Chacalnegro, este simbolo na giria (e dentro da comunidade pagã) é conhecido como pentagrama sim. O simbolo na totalidade (pentagrama dentro do circulo) tem o nome de pentáculo, mas raramente é referido assim. Quando se fala em pentagrama já sabemos a que se refere. Além disso a estrela que falas é de facto um pentagrama, pode é não ter sido fielmente representado quando o objecto foi moldado, mas foi essa a intenção.


chacalnegro
#5
Citação de: sailor moon em 01 setembro, 2012, 09:56

PS:
Chacalnegro, este simbolo na giria (e dentro da comunidade pagã) é conhecido como pentagrama sim. O simbolo na totalidade (pentagrama dentro do circulo) tem o nome de pentáculo, mas raramente é referido assim. Quando se fala em pentagrama já sabemos a que se refere. Além disso a estrela que falas é de facto um pentagrama, pode é não ter sido fielmente representado quando o objecto foi moldado, mas foi essa a intenção.



Olá, compreendo o teu ponto de vista, mas não podes afiançar que aquela estrela tenha sido feita nesse sentido, até porque a imagem do pentagrama é algo cuja forma é reconhecida desde a Antiguidade. Toda a gente sabe distinguir um pentagrama (signo-saimão, estrela de Salomão, etc.) desde ambientes mais rurais aos mais eruditos.
Em relação à "demonização" do pentagrama, é uma coisa relativamente recente e tem a ver com os grupos satanistas modernos. No passado era utilizado em conjunto com símbolos cristãos e nem a feroz Inquisição alguma vez lhe moveu alguma perseguição que fosse.



Igreja de S. Pedro - Evoramonte - séc. XIV



Claustro da Sé de Évora - séc. XIV


Citação de: chacalnegro em 01 setembro, 2012, 16:50
Olá, compreendo o teu ponto de vista, mas não podes afiançar que aquela estrela tenha sido feita nesse sentido, até porque a imagem do pentagrama é algo cuja forma é reconhecida desde a Antiguidade. Toda a gente sabe distinguir um pentagrama (signo-saimão, estrela de Salomão, etc.) desde ambientes mais rurais aos mais eruditos.

Muito pelo contrário, eu estou a referir-me ao seu significado original, muito antes do cristianismo. Como sabes o cristianismo é uma modernice comparado com as religiões pagãs e na altura de evangelização dos povos (principalmente os nórdicos), muitos dos seus símbolos e rituais foram adoptados pelo cristianismo para facilitar a transição. Tens inúmeros exemplos, desde o natal, a páscoa, a ascenção, o dia de todos santos, e mesmo com muitos santos que eram antigos Deuses e locais sagrados...... Com o pentagrama deu-se o mesmo.

Citação de: chacalnegro em 01 setembro, 2012, 16:50
Em relação à "demonização" do pentagrama, é uma coisa relativamente recente e tem a ver com os grupos satanistas modernos. No passado era utilizado em conjunto com símbolos cristãos e nem a feroz Inquisição alguma vez lhe moveu alguma perseguição que fosse.

Falei apenas no pentagrama invertido porque é sempre o mais conhecido, isto porque por experiência própria, sempre que vêem a minha tatuagem toda a gente associa mais rapidamente a cultos satânicos do que à estrela de salomão, por exemplo. Apenas expliquei que nada tem a ver com isso para não gerar confusão. Agora também não é um símbolo cristão, ou pelo menos não originalmente, é sim bem mais antigo que isso.

chacalnegro
Boas sailor moon. Sim, estamos de acordo e dissemo basicamente o mesmo :) No entanto, relativamente à estrela que deu origem a este post, não creio que tenha sido originalmente feita com a intenção de ser um pentagrama. Aliás, parece-me um ornamento de um arreio de cavalo.
Há outra coisa que tenho algumas dúvidas. Não creio que seja um símbolo presente na mitologia nórdica. Acho que essa ideia provém da sua adopção pelo movimento wicca, mas a partir do pentagrama dos elementais chineses.
De qualquer modo, tens toda a razão, não é um símbolo cristão, mas antes assimilado pelo Cristianismo enquanto imagem sincrética do crucificado. Originalmente não havia qualquer preconceito em relação à sua representação invertida, que era tão válida quanto como o desenho vertical. Já vi vários relevos de pentagramas invertidos em etela funerárias medievais e ombreiras de portas de igrejas (por ex. igreja do castelo e Juromenha).
Outra coisa que pouca gente sabe é que o pentagrama também se pode encontrar "desdobrado", provavelmente já todos o vimos em ter a consciência de que e trata de um símbolo equivalente tão antigo como o primeiro. Deixo aqui uma imagem desse "pentagrama" e outra de uma moeda de D. Afonso Henriques que faz uso do pentagrama "normal", enquanto símbolo e prestígio.
Abraço




Pentagrama desdobrado



Moeda de Afonso Henriques

Citação de: chacalnegro em 02 setembro, 2012, 14:32
Boas sailor moon. Sim, estamos de acordo e dissemo basicamente o mesmo :) No entanto, relativamente à estrela que deu origem a este post, não creio que tenha sido originalmente feita com a intenção de ser um pentagrama. Aliás, parece-me um ornamento de um arreio de cavalo.

Realmente, estive a analisar melhor as fotos e acho que tens razão. De facto não dá para tirar a conclusão de que a intenção seria representar um pentagrama. Acho que já tou tão familiarizada com o termo e conheço algumas representação menos bem conseguidas em objectos, que acabei por tirar essa conclusão, mas realmente pode ter sido para outro tipo de representação e não desse símbolo.


Citação de: chacalnegro em 02 setembro, 2012, 14:32
Há outra coisa que tenho algumas dúvidas. Não creio que seja um símbolo presente na mitologia nórdica. Acho que essa ideia provém da sua adopção pelo movimento wicca, mas a partir do pentagrama dos elementais chineses.

Esse assunto dá pano para mangas e está aqui muitas ideias entrelaçadas. Primeiro o pentagrama, também é conhecido como pentagrama céltico, mas acaba por ser transversal a outras culturas pagãs, como a Grécia antiga. Dei mais o exemplo dos nórdicos pela forma em que os seus rituais e adorações foram transcritos para o cristianismo, mas existe uma grande diversidade de crenças pagãs na cultura nórdica, por isso não posso afirmar que o pentagrama seja um símbolo em todas elas.

Sobre a Wicca essa é uma ideia errada porque a Wicca é uma "criança" tendo à volta de 60 anos, claro que se baseia nas crenças antigas e adoptaram o pentagrama por isso, mas não foi ela a popularizar o pentagrama. Talvez tenha reavivado a memória e por ser a vertente do paganismo mais conhecida do momento acaba por haver essa ideia, mas não é bem assim. Em relação ao pentagrama dos elementais chineses, esse é outro ponto que existe muito para discutir. Acredito que esteja relacionado sim, afinal de contas o que é que não está relacionado?? Há quem defenda que não existe propriamente um desenvolvimento espiritual ocidental, pois tudo o que se refere a isso teve origem no Oriente, assim como a adoção de muitos dos seus símbolos. Se já naquela altura os celtas adoptaram símbolos orientais? Quem sabe? Mas isso já é entrar em muitos outros campos e podíamos estar horas a discutir estes assuntos.

Acho que o mais importante aqui no meio de toda esta explicação (e confusão) é a forma como o Vazio82 vê este simbolo e como se sente em relação a ele. Se ele o vê como um pentagrama então será o seu pentagrama, se ele o vê como uma estrela guia, então será a sua estrela guia... É o seu amuleto, e será a crença dele a ditar as regras  :D



chacalnegro
#9
Citação de: sailor moon em 02 setembro, 2012, 17:10

Sobre a Wicca essa é uma ideia errada porque a Wicca é uma "criança" tendo à volta de 60 anos, claro que se baseia nas crenças antigas e adoptaram o pentagrama por isso, mas não foi ela a popularizar o pentagrama. Talvez tenha reavivado a memória e por ser a vertente do paganismo mais conhecida do momento acaba por haver essa ideia, mas não é bem assim. Em relação ao pentagrama dos elementais chineses, esse é outro ponto que existe muito para discutir. Acredito que esteja relacionado sim, afinal de contas o que é que não está relacionado?? Há quem defenda que não existe propriamente um desenvolvimento espiritual ocidental, pois tudo o que se refere a isso teve origem no Oriente, assim como a adoção de muitos dos seus símbolos. Se já naquela altura os celtas adoptaram símbolos orientais? Quem sabe? Mas isso já é entrar em muitos outros campos e podíamos estar horas a discutir estes assuntos.


Boas, sailor moon, lamento, mas o fenómeno, religião, grupo espiritual (ou o que quisermos chamar) Wicca tem mesmo os tais 60 anos. Antes da codificação de Gardner, não há nenhum grupo que se chame Wicca. Pode admitir-se que haverá um fio condutor com as mais antigas manifestações mágico-religiosas no sentido de prestar culto às forças naturais e admití-las como a força motriz da magia. No entanto, pouco ou nada tem a ver com a religião praticada pelos antigos celtas ou pelos escandinavos. Por outro lado, dentro dessas antigas religiões não há nenhum elemento ou entidade que se chame "espírito" e o mundo "elemental" com a perfeita divisão em quatro passa despercebido porque é irrelevante. A divisão dos quatro elementos + éter (espírito) foi teorizada na Grécia antiga e o principal divulgador é Aristóteles. Temos de ter em atenção que a cópia não é o mesmo que original...

Faço ainda uma chamada de atenção para o facto de este comentário não ter qualquer intenção valorativa, a corrente Wicca é tão válida como qualquer outra enquanto via espiritual.

Desculpa chacalnegro, acho que me entendes-te mal ou fui que me expliquei mal. Não ponho em causa que a Wicca tenha cerca de 60 anos como referi, a ideia que está errada foi o que disses-te "Não creio que seja um símbolo presente na mitologia nórdica. Acho que essa ideia provém da sua adopção pelo movimento wicca, mas a partir do pentagrama dos elementais chineses." Onde referi que apesar de ser um simbolo bem característico da Wicca foi buscar as suas raizes muito mais atrás, e que o pentagrama já era um simbolo de referência pelos celtas pelo menos.

Além disso não fiquei minimamente melindrada com o teu comentário já que por um lado factos são factos e a Wicca não é original e é uma vertente do paganismo muito recente. Sendo que eu não sou propriamente uma seguidora da vertente Wicca, mas não deixo de conhecer muita da sua história e fundamentos.
:laugh:

chacalnegro
Epa, nesse caso quem pede desculpa sou eu. Tens razão, não li correctamente o que escreveste. ;)