Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.427
Total de mensagens
369.472
Total de tópicos
26.918
  • Lenda Portuguesa da maldição das Feiticeiras e Corredores
    Iniciado por Kapinze
    Lido 2.734 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Contaram-me que antigamente, as pessoas eram amaldiçoadas quando uma os padrinhos não sabiam mencionar o credo durante o batizado de uma criança.

Se a criança fosse do sexo masculino iria ser correrodor, ou seja, durante uma noite especifica do mês o rapaz/homem iria ganhar carateristicas de um animal e teria de percorrer algo parecido como "7 fontes, 7 igrejas, 7 pontes, 7 aldeias, ..." E se alguém se cruzasse com o homem durante o auge da sua maldição essa pessoa morria.

Se a criança fosse do sexo feminino, a rapariga seria feiticeira, não sei bem especificar isto, mas contaram-me que a mulher ganhava pernas de cabra (no entanto também dizem que as suas pernas se tornavam peludas), na noite do auge da sua maldição e aliciava os homens a estarem com elas depois alcho que acontecia algo de mau aos homens, já não me recordo.

Não sei se isto é verdade ou são "histórias de embalar", mas o meu tio-avô disse que quando era jovem, enquanto ia de madrugada para o trabalho, viu 2 mulheres estranhas vestidas de preto enconstadas com pernas peludas a rirem-se dele às gargalhadas.
Outra pessoa de familia contou-me que quando era criança e vivia numa pequena aldeia no meio de um monte deserto, todos os cães da aldeia ladravam numa noite específica do mês, por causa de um animal que ninguém sabia o que era.

Acabei de encontrar um artigo na Wikipedia sobre o Corredor:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Corredor_%28folclore%29

Inominado
#1
Na minha opinião são histórias de embalar, uma vez que racionalmente essas histórias não têm ponta por onde se lhe pegue.

Essas histórias revelam uma profunda influência judaico-cristã, pois o batismo é o momento no qual essa maldição pode ocorrer. Mas e às crianças que não são batizadas ou que são de outras religiões o que lhes acontece? São todos corredores ou feiticeiras?

Sabes o porquê das variações das características das feiticeiras? Porque ninguém viu uma e então quem conta a história apimenta-a da forma que mais lhe agrada: ou com as pernas peludas ou com as pernas de cabra. Já agora todas as mulheres têm as pernas peludas, basta não fazerem a depilação  :P

Li o que escreveste, é curioso, mas não deixa de ter impacto noutros contextos.
No Alentejo, no baixo Alentejo, também me contaram ( já morreu) que, nas noites de lua cheia poderiam aparecer nas encruzilhadas ( a junção de  quatro estradas/caminhos) tipo lobisomens!
Então, a mãe dessa criatura, para lhe quebrar o feitiço/encanto, deveria virar rapidamente do avesso o casaco do filho! Este, teria de percorrer 7 vilas acasteladas!
Também poderiam aparecer mulheres lindas, que desafiavam homens para tomar banho no rio, e lhes faziam um cem número de coisas...O fantástico do povo é impressionante,  mas deve haver ligação simbólica entre o que tu contas e o que eu relato!
Blumah

panito
Citação de: blumah em 04 junho, 2012, 14:09
Li o que escreveste, é curioso, mas não deixa de ter impacto noutros contextos.
No Alentejo, no baixo Alentejo, também me contaram ( já morreu) que, nas noites de lua cheia poderiam aparecer nas encruzilhadas ( a junção de  quatro estradas/caminhos) tipo lobisomens!
Então, a mãe dessa criatura, para lhe quebrar o feitiço/encanto, deveria virar rapidamente do avesso o casaco do filho! Este, teria de percorrer 7 vilas acasteladas!
Também poderiam aparecer mulheres lindas, que desafiavam homens para tomar banho no rio, e lhes faziam um cem número de coisas...O fantástico do povo é impressionante,  mas deve haver ligação simbólica entre o que tu contas e o que eu relato!
Blumah

curioso... também conheço isso

#4
Não são feiticeiras aquilo a que vocês se referem... As mulheres com pernas de cabra têm duas alcunhas muito simples:

Peeiras
ou
Fadas dos Lobos

Termos diferentes, conceitos iguais.

As Peeiras ou Fadas dos Lobos são a versão feminina dos lobisomens, com a diferença de que elas controlam a sua maldição, transformando-se em lobo quando quiserem. Na sua forma humana elas têm, por vezes, pernas peludas que podem ser de cabra. Estes seres poderosíssimos possuem o dom da magia e controlam lobisomens (acho até que lhes podem remover a maldição, mas não tenho a certeza) e também controlam alcateias de lobos (onde assumem a posição de comando, acima do lobo alfa). São assim uma espécie de guardadoras de rebanhos lupinos, isto é, guardadoras de alcateias.
Embora a lenda diga que são dóceis para com alguns dos animais, nomeadamente os lobos, de quem são companheiras e protectoras fiéis, são de recear à noite, quando o seu comportamento se torna ambíguo e ameaçador para com os homens.
Podem haver muitas histórias hoje em dia sobre "lobimulheres", mas a verdade é que estes seres, ou melhor esta lenda é exclusiva de Portugal e da Galiza. Não existe em mais nenhum lugar. Mas aos poucos foi sendo "transportada" para outras partes do mundo, como o Brasil por exemplo e foi-se difundido. Foi contudo em território ibérico que ela nasceu e embora seja difícil recolher informações sobre esta lenda, no Alentejo e no Algarve existem algumas pessoas dispostas a contar algumas situações passadas que estão relacionadas com este mito.
"There are three things all wise men fear: the sea in storm, a night with no moon, and the anger of a gentle man."

― Patrick Rothfuss, The Wise Man's Fear