Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.467
Total de tópicos
26.918
  • O Livro de Urântia
    Iniciado por Salomé
    Lido 5.890 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
São 2097 páginas escritas em papel bíblico, letra miudinha e quase sem espaços ente linhas  :P

O tema? Bem, ....
- Parte 1 e 2: Deus, os Universos habitados, a vida após a morte, anjos e outros seres, a guerra nos céus;
- Parte 3: a história do mundo, ciência e evolução, Adão e Eva, o desenvolvimento da criação, casamento e família, o crescimento pessoal e espiritual;
- Parte 4: a vida e os ensinamentos de Jesus, incluindo os anos faltantes ... e muito mais!

Beeeeeeeeeeeemmmmm.... é uma verdadeira bíblia  :angel: >:D
Credível?
Ora, tanto quanto o é a Bíblia, o Corão, o Livro dos Mortos tibetano ou o do antigo Egipto.
"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).

Inominado
Porque recomendas esse livro? Que informações úteis é que poderemos encontrar lá?  :)

Este livro é a base ideológica de alguns novos movimentos religiosos e filosóficos (foi escrito na década de 50) e afirma-se como a compilação de textos escritos por seres supra-humanos das mais diversas ordens, o texto fornece uma surpreendente perspectiva das origens, história e destino humanos, constituindo para os seus leitores assíduos uma nova revelação para a humanidade

E, embora pareça estranho ainda não surgiu, até hoje, religião formal de seus ensinamentos.

O que me fascina neste livro é que o próprio livro aconselha à não formação de uma religião instituída, referindo que esta deve ser pessoal.



"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).

Inominado
Já participei em fóruns de filosofias e religiões New Age e apercebi-me de uma certa sobranceria perante quem não era adepto dessas novas filosofias. Apregoavam que eram os melhores, que meditavam, que faziam vir a chama violeta, azul às riscas amarelas, mas na prática essa evolução que apregoavam ter não era demonstrada...

Por curiosidade eu estive a ler uns trechos do Livro de Urântia para ver se compensa ler de forma intensiva, preciso de confrontar algumas informações do Livro de Urântia com outras fontes.

chacalnegro
#4
Olá, já agora, também fiquei interessado no assunto. Toda a informação que quiserem partilhar obre o assunto é bem-vinda. Inominado, concordo em 100% com a tua opinião ;).

Bom dia,

Vi que colocaram este tópico e coloco à disposição, em anexo, o livro de urântia :)
Leiam e comente ;)
:-*
"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin

#6
Citação de: Susy em 17 maio, 2012, 10:25
Bom dia,

Vi que colocaram este tópico e coloco à disposição, em anexo, o livro de urântia :)
Leiam e comente ;)
:-*

Obrigada Susy ...  ;)
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

Susy, obrigado, pois andei à procura de um pdf e não encontrei.

Do pouco que ainda li, algumas ideias parecem-me interessantes, ora vejam:
"Deus é uma palavra-símbolo que designa todas as personalizações da Deidade, página 3 da introdução; Ou então este trecho da página 9:

Na personalidade, a mente intervém continuamente, entre o espírito e a matéria;

Na verdade, o livro parece-me ser a base de todas as ideias, filosóficas, religiosas ou espirituais da chamada New Age, mas até agora não encontro arrogância nem altivez. Acreditam (quem escreveu) em determinados parametros e simplesmente expoem-nos; em lado nenhum aconselham a formarem-se religiões ou seitas, o que para mim é excelente. Simplesmente revelam os mistérios de Deus, do Universo, de Jesus e sobre Nós mesmos, à sua maneira, é claro!

Eu encaro-o como mais uma fonte para debater ideias e conceitos, por vezes um pouco estranhos  ;D
"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).

Eu costumo acreditar em tudo que leio.
Mas também sou bastante crítico.
Comparo oq é dito com oq é plenamente sabido.
E quando me deparo com uma inconsistência nos dizeres da leitura, considero todo o texto como falso.

Afinal pode-se compor textos com elementos verdadeiros misturados com falsos.
Os verdadeiros são expostos para se dar credibilidade nas alegações dos textos, aí os outros que não se sabe se são verdadeiros ou falsos, se concluí que seriam verdadeiros, já que estão juntos com os verdadeiros.

Mas neste caso, li, e encontrei inconsistências, e portanto concluo que é fictício.

Agora, os detalhes dos elementos encontrei para considera-lo falso, eu não me lembro..
O universo é tão grande, que tudo que possa imaginar, deve existi

Citação de: Xevious em 18 maio, 2012, 12:50
Eu costumo acreditar em tudo que leio.
Mas também sou bastante crítico.
Comparo oq é dito com oq é plenamente sabido.
E quando me deparo com uma inconsistência nos dizeres da leitura, considero todo o texto como falso.

Afinal pode-se compor textos com elementos verdadeiros misturados com falsos.
Os verdadeiros são expostos para se dar credibilidade nas alegações dos textos, aí os outros que não se sabe se são verdadeiros ou falsos, se concluí que seriam verdadeiros, já que estão juntos com os verdadeiros.

Mas neste caso, li, e encontrei inconsistências, e portanto concluo que é fictício.

Agora, os detalhes dos elementos encontrei para considera-lo falso, eu não me lembro..

Como em tudo na vida ... há sempre duas faces !

Para mim, a ideia base consiste em retirar o que poderá ser útil em cada vertente...
Considerar tudo falso, apenas por encontrar inconsistências, não é de todo aconselhável.

A nossa "visão", é por defeito parcial, e ver o "todo", é humanamente impossível ...
A meu ver, podemos vislumbrar partes, em diferentes áreas, sendo que montar o "puzzle", depende apenas do entendimento que conseguimos absorver ...
Mas descartar à partida o que se desconhece, e anular qualquer parte boa, dificulta a evolução ...

Mas isto sou eu ...  ;D
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

Citação de: Seth em 18 maio, 2012, 13:16
Como em tudo na vida ... há sempre duas faces !

Para mim, a ideia base consiste em retirar o que poderá ser útil em cada vertente...
Considerar tudo falso, apenas por encontrar inconsistências, não é de todo aconselhável.

A nossa "visão", é por defeito parcial, e ver o "todo", é humanamente impossível ...
A meu ver, podemos vislumbrar partes, em diferentes áreas, sendo que montar o "puzzle", depende apenas do entendimento que conseguimos absorver ...
Mas descartar à partida o que se desconhece, e anular qualquer parte boa, dificulta a evolução ...

Mas isto sou eu ...  ;D



Também concordo.
"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin

#11
Eu passei a ter este costume, porque no forum que administro colocaram muito material alegadamente espiritualizado, e era em grande quantidade, e eu lia todos, mas percebi que muitos contradiziam entre si. Então passei a ter este critério, tentando manter só os textos mais verídicos.

Bem.. não pretendia desestimular a leitura do livro, só dar minha consideração a este assunto.



Mensagem alterada por estar em desacordo com as regras Fórum.Consultar Regras Gerais do Fórum, alínea 2. Obrigado.



Citação de: Seth em 18 maio, 2012, 13:16
Para mim, a ideia base consiste em retirar o que poderá ser útil em cada vertente...
Considerar tudo falso, apenas por encontrar inconsistências, não é de todo aconselhável.
Será mesmo que vale a pena?
Acredito que as informações interessantes poderiam ser encontradas em outras fontes, mais verídicas.
Mas claro, pode ser difícil encontra-las, então sem esta opção até que valeria a pena ler um texto, que sabemos que não é de todo verdade.

Mas existe um porém.
Nós nos influenciamos pelas leituras que fizemos.
É verdade, mudamos um pouco nossa personalidade a cada leitura.
Então melhor escolher bem o que ler, caso contrário poderá acabar se transformando numa pessoa que você "hoje" não gostaria de ser..



Mensagem alterada devido a erros ortográficos.Por favor utilize o verificador ortográfico que o Fórum dispõe.Consultar Regras Gerais do Fórum, alínea 24. Obrigado.



O universo é tão grande, que tudo que possa imaginar, deve existi

Citação de: Xevious em 18 maio, 2012, 13:49
Então passei a ter este critério, tentando manter só os textos mais verídicos.

Bem.. não pretendia desestimular a leitura do livro, só dar minha consideração a este assunto.

Boas,

Aqui, gostaria que me explicasses, como defines o que é verdade ou não ...  :-\

Em que te baseias para para essa avaliação ??
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

#13
Citação de: Seth em 18 maio, 2012, 13:56
Boas,

Aqui, gostaria que me explicasses, como defines o que é verdade ou não ...  :-\

Em que te baseias para para essa avaliação ??
Se uma informação é totalmente desconhecida, não há como se decidir que ela seja verdadeira ou falsa, então pelo menos temporariamente se incluí ela dentre as informações verdadeiras.

Mas se ela contradiz uma informação comprovadamente verdadeira, então conclui-se que ela é falsa.

Tem que ver uma coisa, se a informação, ou texto em questão se constitui de um apanhado de pesquisas, parte dela pode ser verdadeira e parte falsa.
Já que as fontes de informações seriam fragmentadas.
Assim se justifica que se absorva somente as informações úteis do texto, desprezando as inválidas.

Mas se o texto é alegado como sendo uma "Canalização" se supõem que não há erros, porque a fonte da informação seria completa.
E o livro de Urântia seria uma informação canalizada.
De forma bem parecida inclusive que "O livro dos Mormons".

Não estou aqui dizendo que há uma similaridade entre eles.
Só que a origem dos dois, é muito similar.



Mensagem alterada por estar em desacordo com as regras Fórum.Consultar Regras Gerais do Fórum, alínea 20 Obrigado.

[/color]
O universo é tão grande, que tudo que possa imaginar, deve existi

Boas,
Talvez não me tenha feito entender ...

Por exemplo :

Jesus existiu ... está provado ...

A duvida :

Jesus era filho de Deus ? As palavras que lhe são atribuídas são verdadeiras ?

Similaridade:


Maomé

A questão :

Qual a gnose usada para fazer uma afirmação, sobre determinado assunto, determinando a sua real veracidade ?
Como discernir, entre o real e o falso, sem haver uma vivência real do assunto ?


É este pressuposto, que me refiro, antes de classificar algo como falso ...
É claro, que há muita coisa que nem precisa de muito, para se revelar como falso, mas mesmo dentro de um conceito, como Urântia, pode haver sempre algo de revelador, ou que encerre em si, uma "chave" para outras "portas".

Abraço
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )