Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.467
Total de tópicos
26.918
  • Sonhos lúcidos - método de Tholey
    Iniciado por amcsilva
    Lido 4.853 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Método de Tholey

O método foi criado e usado por um psicoterapeuta alemão Paul Tholey por mais de 30 anos em seus pacientes.

1. Pergunte a si mesmo: "Estou sonhando ou não?", de cinco a dez vezes por dia.

2. Ao mesmo tempo, tente imaginar intensamente que está sonhando e que tudo que percebe inclusive seu próprio corpo é meramente um sonho.

3. Enquanto pergunta a si mesmo "Estou sonhando ou não?" deve concentrar-se não só no presente mas também em acontecimentos passados. Você nota algo incomum ou sofre de lapsos de memória?

4. Você deve se fazer a pergunta crítca em todas as situações típicas de sonhos - isto é, sempre que ocorre algo surpreendente ou improvavel ou que experimenta emoções intensas.

5. Se um acontecimento ou tema é recorrente em seus sonhos como sentimentos frequentes de medo ou o aparecimento de um cão deve fazer-se a pergunta em sua vida quando desperto sempre que se encontrar em uma situação ameaçadora ou avistar um cão. (ou no caso qdo o tema do sonho acontecer qdo desperto!)

6. Se, com frequencia vc tem nos sonhos experiencias que nunca ou raramente ocorrem no estado desperto, como as de elevar no ar ou voar, então deve, enquanto desperto, tentar imaginar que está tendo essas experiências, dizendo a si mesmo o tempo todo que está sonhando.

7. Se você tem dificuldade de se lembrar de seus sonhos não lúcidos deve usar métodos para melhorar a memória. Contudo, na maioria das vezes, a insistência em obter a estrutura mental crítico-reflexiva melhorará sua lembrança de sonhos.

8. Antes de adormecer, não tente fazer a lucidez ocorrer por força do pensamento, simplesmente diga a si mesmo que ficará consciente em seu sonhos. Esse método é especialmente eficaz qdo vc acorda no início da manhã e se sente prestes a adormecer de novo.

9. Decida realizar uma determinada ação enquanto está sonhando. Qualquer ação simples é suficiente.




Nessa técnica, o indivíduo desenvolve uma atitude "crítico-reflexiva'' acerca do seu estado corrente de consciência; por outras palavras, o indivíduo interroga-se amiúde sobre que estado de consciência está num dado momento. A ideia, neste caso, é que se contraímos o hábito de indagar em que estado de consciência nos encontramos durante o dia, levaremos connosco essa atitude crítico-reflexiva para o estado onírico. Quando perguntamos a nós mesmos qual o nosso estado de consciência enquanto se sonha, espera-se que tenhamos percebido estar num sonho
"Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, desperta."
Carl Jung

Isto é muito interessante mesmo!

Eu sempre tive sonhos lúcidos, mas agora que leio sobre esse método percebo que talvez fosse porque eu frequentemente me perguntava a mim própria, quando estava acordada, se estava a sonhar. De tanto me perguntar isso, quando sonhava, fazia o mesmo e percebia imediatamente que estava a sonhar.
Ao fim de alguns anos já nem era preciso perguntar, porque sabia instintivamente que estava a sonhar, inclusive fazia o que me apetecia nos sonhos, controlando-os e chegando mesmo a perguntar a mim mesma o que é que eu queria sonhar em concreto. Acontecia o que eu queria de imediato.

Nunca ouvi falar deste método, mas pelos vistos sempre o pratiquei inconscientemente desde que me lembro.

Mas depois deixei de conseguir fazer isso e nunca cheguei a perceber porquê. Agora compreendo que já não me costumo perguntar a mim própria, quando estou desperta, se estou sonhando ou não. Deixei de levar a minha habitual atitude critica-reflexiva para os sonhos e por isso, já não os tenho lúcidos.

Uma coisa engraçada é que há uns tempos atrás, como estava a lidar com muitos problemas dizia constantemente para mim mesma: "Quem me dera que isto fosse só um sonho e que eu pudesse acordar". Dizia muitas vezes isto, mas depois constatava que era impossível ser um sonho e que tinha de enfrentar os problemas.

E não é que nos sonhos, cada vez que tinha um pesadelo ou sonhava com coisas desagradáveis pensava: "Quem me dera que isto fosse só um sonho e que eu pudesse acordar". Mas o pesadelo continuava e eu não me dava conta que estava a sonhar e lá continuava eu no sonho, enfrentando as situações.

Como o nosso cérebro funciona.... É realmente estranho.
"There are three things all wise men fear: the sea in storm, a night with no moon, and the anger of a gentle man."

― Patrick Rothfuss, The Wise Man's Fear

Citação de: Maria Winchester em 06 setembro, 2012, 06:12
Como o nosso cérebro funciona.... É realmente estranho.


Eu se não tivesse comprovado pessoalmente que é possível estar consciente durante os sonhos, com esta técnica ou com outras, nunca teria acreditado se me contassem.
"Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, desperta."
Carl Jung

amcsilva, o tema é muito bom, mas precisas colocar a fonte de onde retiraste este artigo, por favor.  ;)
"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin

#4


Hiperligação removida. Consultar por favor as Regras Gerais do Fórum, alínea 3. Obrigado.



Se desejam partilhar hiperligações por favor façam-no por mensagem privada. Obrigada.
"Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, desperta."
Carl Jung

Interessante nunca tinha lido nada sobre o assunto mas já á uns bons anos que consigo a perceber-me de quando estou a sonhar ou a ter um sonho e controlar grande parte do que faço neles.
Consigo controlar no sentido de como se fosse um jogo e eu fosse a personagem, posso andar correr, saltar etc... só não consigo controlar muitas vezes o espaço/local onde acontece o sonho :\
Por isso e´que gosto bastante de sonhar até de ter pesadelos(são bem mais interessantes e excitantes que os sonhos ditos normais ;D)

"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin

Voar não é bom, é maravilhoso. Das melhores sensações que se pode ter na vida.
É uma sensação de paz e calma, de liberdade, de poder e controlo também.
"There are three things all wise men fear: the sea in storm, a night with no moon, and the anger of a gentle man."

― Patrick Rothfuss, The Wise Man's Fear

Citação de: Stalker em 06 setembro, 2012, 22:30
LogaN, Já tentas voar?

Já tentei mas voar mesmo como uma pássaro ou avião, rápido e em linha recta não me lembro de ter conseguido só tipo levitar e andar de um lado para o outro a voltas no ar mas devagar... É quase o mesmo que nadar debaixo de agua.

Eu tenho imensos sonhos lúcidos e sem fazer técnicas nenhumas, uns são mais lúcidos que outros, no entanto começo a achar que mesmo quando não estamos em controle de nada nem temos noção de que estamos a sonhar, só o facto de no dia seguinte ao acordar conseguirmos lembrar-nos de que sonhámos, talvez já revele alguma lucidez...
"É sinal de uma mente educada, ser capaz de entreter uma ideia sem necessariamente aceitá-la."-Aristoteles

Sonhos lúcidos não tem nada a ver com recordar os sonhos ou se eles são muito ou pouco vívidos !

Basicamente é ter a perfeita noção que se está dentro de um sonho e que nesse momento o nosso corpo está a dormir.

É uma sensação tão única que as primeiras vezes que se atinge esse estado ele dura poucos segundos com a excitação que nos causa.  Pouco a pouco e usando algumas técnicas (por exemplo fazer o movimento de rodopiar no sonho) aprendemos a controlar melhor e a prolongar o estado.

Nos meus sonhos lúcidos eu recordo-me de coisas que decidi quando acordado que quero fazer no sonho como por exemplo interagir com outros personagens e dizer-lhes que aquilo é um sonho ou então estar com muita atenção a observar tudo com o intuito de me lembrar das coisas quando acordar.

Tudo isto se consegue com relativa facilidade sendo apenas necessário ter alguma perseverança.
"Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, desperta."
Carl Jung

#11
Citação de: amcsilva em 12 dezembro, 2012, 16:54
Sonhos lúcidos não tem nada a ver com recordar os sonhos ou se eles são muito ou pouco vívidos !

Basicamente é ter a perfeita noção que se está dentro de um sonho e que nesse momento o nosso corpo está a dormir.



Sim eu sei disso, o que quis dizer é que como não nos lembramos de todos os sonhos (alguns ficam totalmente imersos no nosso subconsciente) que temos durante a noite talvez o facto de nos lembrarmos de uns poucos, já requeira alguma lucidez (uma pequeníssima quantidade), os sonhos de que nos lembramos estão talvez já num patamar assim mais perto da linha que separa a inconsciência da consciência onírica lol, pelo menos o suficiente para que nos lembremos deles...enfim, é apenas uma especulação minha lol...ando sempre a divagar... sorry ;D, mas apeteceu-me.

Citação de: amcsilva em 12 dezembro, 2012, 16:54

Nos meus sonhos lúcidos eu recordo-me de coisas que decidi quando acordado que quero fazer no sonho como por exemplo interagir com outros personagens e dizer-lhes que aquilo é um sonho

Eu também já interagi com personagens dessa forma, eles desaparecem ou então começam a falar comigo até eu perder a noção daquilo e acordar..
"É sinal de uma mente educada, ser capaz de entreter uma ideia sem necessariamente aceitá-la."-Aristoteles

Boas pessoal,

muito esporadicamente passo por umas experiências que ainda n consegui catalogar. Por vezes tenho de fazer um esforço intenso para conseguir despertar totalmente.. ver se consigo ser elucidativo.. a minha mente está semi-consciente, do q me rodeia e de onde estou ms é cm se parcialmente estivesse adormecido. É uma sensaçao demasiado real para ser um sonho ms ao mesmo tempo um pco "enevoada" e dispersa para ser totalmente lucida. Sinto o corpo preso ms é cm se esperneasse e me debatesse cm algo q me prende até conseguir despertar a 100%. O acordar é um pco atribulado. A explicaçao mais simples q me ocorre é cm se estivesse debaixo de agua a lutar cm algo q me submerge ate finalmente conseguir chegar à tona. Espero ter-me feito entender. Se sim, alguém que partilhe de uma experiência parecida? Ou que me elucide sobre o sucedido?

Abraços