Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.472
Total de tópicos
26.918
  • A lenda do corredor
    Iniciado por wrcnorte
    Lido 4.752 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Alguém sabe a Historia do homem que lhe chamavam o corredor ?
Dizem os mais antigos que era um vulto que numa noite percorria 7 rios 7 cidades e que levava tudo o que apanhava pela frente , e onde passava fazia imenso barulho .
Como a maior parte das pessoas mais velhas quando se fala desse assunto elas afirmam que existia mesmo !
Pois deixo este tema em discussão.

cumprimentos

Ligeia
Creio que o que mencionas se encontra já discutido neste tópico:
https://portugalparanormal.com/index.php?topic=13074.0

Sim é verdade existe um tema mas não tem nada a ver com este do corredor  ,  pelo menos não me parece!

Cumprimentos

Ligeia
Sabes se poderá estar, de algum modo, ligado ao folclore dos Caretos transmontanos?

Cumprimentos

Não faço a mínima ideia o que sei sobre isto e o que a minha mãe ainda hoje garante que isto existiu !
Nessa altura eu era muito novo e não tinha noção destas coisas mas o que se conta é que passava de noite que fazia muito barulho ,barulho esse que diziam que era latas a rasparem no chão e que numa noite percorria acho que era 7 rios 7 cidades e era mais só que não me lembro .
Pergunto eu será que esta coisa existiu mesmo ou seria alucinações das pessoas ?
Uma coisa se diz é que antigamente por motivo de haver muito pouca luz que existia muitas coisa destas , agora até ser verdade !

#5
Citação de: wrcnorte em 20 abril, 2012, 20:26
Uma coisa se diz é que antigamente por motivo de haver muito pouca luz que existia muitas coisa destas , agora até ser verdade !

Boas,
A meu ver, histórias do bicho papão, existem desde sempre, como uma forma de assustar ou controlar, as criancinhas, ou até eventualmente os adultos.
Num país como o nosso, que evoluiu relativamente pouco nos últimos 50 anos (ou mais), não é de admirar, que existam
histórias da carochinha com fartura. (atenção ..eu disse carochinha e não estou a falar da nossa Karoxa)  ;D  ;D
Temos de ter o espírito critico, de rever à luz de cada época os conceitos da sociedade e o modo de vida e cultura.
Factos estranhos há ...
Mas daí até haver "algo" ou "alguém", que manifestamente percorre o País, para " levar tudo a frente", é típico de culturas
regionais, pequenas, e que nem sempre se davam a trabalho de pensar a sério nos assuntos desta natureza,
por motivos óbvios ...
Ainda para mais , se considerarmos que na lenda o país se resume a uma ou no máximo meia dúzia de localidades,
que tem esse credo ... (não é geral) !

Assim e partindo do tal sentido critico, se conseguisses a lenda completa, era uma mais valia, para o fórum,
principalmente porque  é da NOSSA cultura, e como tal enriquecia o fórum ... (há que valorizar o que é nosso).

Seria como costumo dizer .. " mais um cromo para a caderneta " !!  ;D


Fica bem  ;)

Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

Boas
Obrigado Seth pela tua opinião , pois vem em encontro de tudo o que eu acho sobre este tema .
Pois uma coisa é certa  os mais antigos afirmavam que era verdade ! mas infelizmente quem me podia contar a verdadeira historia já não esta entre nos , mas deste-me uma excelente ideia vou pesquisar se encontrar novidades serão postos aqui.

cumprimentos

Olá, penso que foi algo que eu ouvi numa noite perto de minha casa, é o chamado lobisomem! o som nao é nada natural, muito alto e parece vir de dentro da tua propria cabeça. ouvi num cruzamento perto de minha casa.

Bem agora deixaste-me a pensar já o viste é isso ?
Desculpa a pergunta que idade tens ? porque como deves entender este mito é muito antigo , existia antigamente isto é se alguma vez existiu ?!!!!
Mas se sabes algo mais sobre este tema divulga para que se possa  desenvolver esta tópico .

Volta sempre

cumprimentos
 

Eu conheço mais ou menos a lenda do corredor. Não sou da sua época, pois ainda "só" tenho 27 anos. Mas como a minha família é da aldeia sempre cresci com contos e lendas e uma delas era a do corredor. Algo que sempre me interessou.

Tanto quando sei um possível corredor é aquele cuja a "reza" no seu baptizado é mal proferida. Pois antigamente quem proferiam esta "reza" eram os padrinhos. Os corredores acabaram, porque supostamente passaram os padres a dizer essas rezas, com o objectivo de erradicar os possíveis corredores. Adiante.
Os corredores eram então pessoas que no teu baptizado algo tinha corrido mal, as palavras proferidas pelo seu padrinho. Essa pessoa em x dias (influência da lua, acho eu) ia para a mata, tirava toda a sua roupa junto do maior pinheiro da zona e transformava-se no corredor. Metade homem, metade cavalo e andava pela rua, onde matava quem o visse. Por isso que se dizia que ao ouvir um corredor tinha-mos de virar costas.
Para quebrar esta "maldição" a família ou fosse quem fosse, tinha de encontrar a roupa despida por ele e queimar, queimar enquanto ele estivesse como corredor. Segundo relatos de pessoas era comum que os corredores, depois na forma humana vomitassem muito sangue, contendo partes humanas.
Isto é tudo o que sei sobre os corredores.

Nos dias de hoje é realmente muito difícil de acreditar. Mas também é difícil de não acreditar nas pessoas que disseram ter corredores nas suas costas a soprar na pele deles. Talvez fossem simplesmente cavalos selvagens a andar na rua. Mas gosto de ter mente aberta quanto a isto. Não me acreditar a 100% mas também não duvidar a 100%

Citação de: skina em 04 maio, 2013, 23:58
Eu conheço mais ou menos a lenda do corredor. Não sou da sua época, pois ainda "só" tenho 27 anos. Mas como a minha família é da aldeia sempre cresci com contos e lendas e uma delas era a do corredor. Algo que sempre me interessou.

Tanto quando sei um possível corredor é aquele cuja a "reza" no seu baptizado é mal proferida. Pois antigamente quem proferiam esta "reza" eram os padrinhos. Os corredores acabaram, porque supostamente passaram os padres a dizer essas rezas, com o objectivo de erradicar os possíveis corredores. Adiante.
Os corredores eram então pessoas que no teu baptizado algo tinha corrido mal, as palavras proferidas pelo seu padrinho. Essa pessoa em x dias (influência da lua, acho eu) ia para a mata, tirava toda a sua roupa junto do maior pinheiro da zona e transformava-se no corredor. Metade homem, metade cavalo e andava pela rua, onde matava quem o visse. Por isso que se dizia que ao ouvir um corredor tinha-mos de virar costas.
Para quebrar esta "maldição" a família ou fosse quem fosse, tinha de encontrar a roupa despida por ele e queimar, queimar enquanto ele estivesse como corredor. Segundo relatos de pessoas era comum que os corredores, depois na forma humana vomitassem muito sangue, contendo partes humanas.
Isto é tudo o que sei sobre os corredores.

Nos dias de hoje é realmente muito difícil de acreditar. Mas também é difícil de não acreditar nas pessoas que disseram ter corredores nas suas costas a soprar na pele deles. Talvez fossem simplesmente cavalos selvagens a andar na rua. Mas gosto de ter mente aberta quanto a isto. Não me acreditar a 100% mas também não duvidar a 100%

Boa narrativa :)
Gostei bastante de saber a historia acerca dos corredores... no inicio do tópico pensei que estivesse relacionado com "correr o fado" mas afinal a metodologia é diferente.