Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.508
Total de mensagens
369.623
Total de tópicos
26.966
  • Fotómetros
    Iniciado por asinhas_brancas
    Lido 1.281 vezes
Ora este vai ser o primeiro tópico da minha autoria, sendo que não prometo assombrações, apenas gostaria de colocar-vos uma questão para em conjunto chegarmos a uma conclusão. Já que boa parte de vós utiliza máquinas fotográficas para registar momentos "assombrosos" ou não tanto, passo a explicar:

Hoje, durante a tarde estive em Sintra com uma amiga e decidimos ir fotografar o abandonado e degradado Hotel Netto, mesmo na vila, "entalado" entre o Tivoli e o Palácio Nacional. Não que tenhamos captado algo em fotos, pelo menos pelo que estive a averiguar, não me consta que tenha havido qualquer registo, o interior está inacessível (além de ter a esquadra da GNR ao lado), maior parte das entradas (janelas e portas) estão emparedadas e boa parte do interior (paredes e chão) ruiu e está tudo entulhado no andar térreo.

Eis que quando optámos pela fachada lateral oposta à da GNR para fotografarmos e tentarmos ter um pequeno insight do interior as nossas máquinas tiveram comportamentos anormais (pelo menos em 3 ou 4 anos que tenho a máquina nunca tal me aconteceu e o mesmo à minha colega), mas opostos.

Eu tenho uma Nikon 40D, ela uma Sony (não sei o modelo, mas sim, é reflex). Se sabem o que é um fotómetro, não vão precisar de boneco, mas para aqueles que não sabem, ou que possam não estar tão familiarizados, é um medidor de luz para evitar que as fotos tenham sub ou sobre exposição, ou seja, para evitar que fiquem demasiado escuras ou queimadas de tão claras. Dentro da máquina (no óculo) aparece algo semelhante a:

+.................0.................-

O ideal é que a foto seja tirada com o indicador em 0. Tanto eu como a minha amiga comentámos que durante todas as fotos que foram tiradas ao hotel não estavamos a conseguir obter o zero, ou seja, mexíamos com diafragma (abertura da lente) e com a velocidade do obturador e quando conseguíamos finalmente que ficasse em zero, ao disparar a indicação deixava de ser zero. Ainda pensámos que como o tempo estava estranho e ora tinhamos nuvens negras enormes, ora espreitava o sol, que fosse por isso, mas... Se assim fosse as máquinas teriam o mesmo comportamento e os fotómetros apontariam ambos na mesma direcção, ou seja, ou ambos para o mais ou ambos para o menos. Nada podia ser menos exacto. Enquanto o meu registava vários pontos na direcção do menos, a máquina dela registava na direcção do mais. Consegui apenas tirar cerca de 3 fotos em que o fotómetro não mexeu do zero, ela não sei se conseguiu alguma. Deixo aqui algumas para poderem ver o aspecto do hotel.

Citação de: cartola em 29 abril, 2012, 13:47
Bem este Hotel parece estar abando nado já há muitos anos.

Pelo pouco que perceno de fotografia é díficil ter 0 certo, e mais difícil se a fotografia for tirada a algo no ar devido à forte entrada de luz. Esta primeira foto tem algo interessante, o interior está completamente NEGRo, o mesmo digo da última que em 8 janelas não vês a mínima claridade.

O zero não é difícil de obter, mas obviamente que quando tens contrastes ele marca-te zero para o objecto imediatamente focado ou para o primeiro plano, no caso do interior das janelas a negro, a medição a zero seria no exterior, ou seja, na fachada do edifício, para se conseguir claridade interior, a fachada tinha obrigatoriamente de ficar com sobre-exposição (isto é, muitas barrinhas a caminho do + ). O problema tanto da minha amiga como meu foi mesmo obter um zero para um ponto focal fixo. Ex: a fachada (a parte mais luminosa) e trabalhar a partir daí, mas o fotómetro não parava, quando parecia que tinhamos um zero e iamos disparar... as barras ora iam para o lado do + (no caso dela) ou para o lado do menos (no meu caso) - o que teoricamente não faz sentido, visto o objecto fotografado ser o mesmo, o ângulo muito semelhante, as condições atmosféricas iguais para ambas... a haver mexidas no fotómetro deveriam ser no mesmo sentido - ambas para mais ou ambas para menos e não inversas como aconteceu.  :-\

Citação de: cartola em 29 abril, 2012, 23:10
Hum, e será que com o movimento do dedo para carregar no botão de disparo a máquina não oscilava? Isto também influencia pois o foco altera,  que faz com que a exposição sofra alterações. Isso sou eu a dizer :P Como disse percebo pouco de fotos

o foco só altera ao carregares no botão de disparo se usares foco automático.. eu uso manual, portanto, quando disparo, já tenho o foco no ponto e ele não mexe.