Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.472
Total de tópicos
26.918
  • Factos sobre o Dragão
    Iniciado por TinaSol
    Lido 4.018 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
TinaSol
Fatos sobre o Dragão

O dragão desempenha um papel significativo na cultura chinesa. Os antigos acreditavam ser o dragão um descendente dos céus, com poder para governar o cosmo em sua totalidade céu e terra. O dragão, representando vida longa e prosperidade, foi geralmente associado ao poder do imperador chinês.
Sorte - Apesar de encarado como uma entidade benfazeja, o dragão, se ofendido, poderia causar desastres naturais ou eclipses solares. Para manter os dragões satisfeitos, os chineses preparavam grandes festivais pedindo por paz e riqueza. A dança do dragão, um antigo ritual de ano novo, é realizada para afastar os maus espíritos e chamar riqueza.
Perfil - Segundo as lendas, os dragões são feitos de diferentes tipos de animais como a cobra, a carpa, o camelo, cervo, coelho, touro, iguana, sapo, tigre e águia. As 9 características que identificam o dragão chinês são facilmente observáveis cabeça semelhante à de um camelo, chifres de cervo, olhos de coelho, orelhas de touro, barriga de sapo, escamas de carpa, patas de tigre e garras de águia. Ele possui, ainda, um par de dentes caninos longos, feitos para tatear o fundo dos lagos que freqüenta.
Escamas e garras - Os dragões da tradição oriental possuem 117 escamas, 81 de polaridade yang e 36 de polaridade yin; isso determina seu caráter; Além disso, o número de garras é determinante das tradições de onde eles são oriundos:
dragões com cinco garras são chineses, com quatro são coreanos ou indonésios e com três, japoneses. Os dragões de cinco garras simbolizam o poder e, na China, recebem o nome de dragões imperiais . Há séculos, inclusive, um decreto imperial proibia qualquer pessoa, à exceção do imperador, de utilizar túnicas com a representação do dragão de cinco garras. Os faltosos poderiam ser condenados à morte.
Cores - As cores dos dragões chineses variam muito; os dragões do tipo Chiao, por exemplo, têm as costas listadas em verde e branco, os lados em amarelo e a barriga vermelha; outros dragões variam do verde ao dourado.
A pérola - Normalmente os dragões chineses são representados com uma pérola junto à boca, entre as garras ou sob o queixo. Aparentemente, a pérola é o elemento que lhe dá força, permitindo que eles subam aos céus. Há quem afirme que, simbolicamente, o dragão representa o elemento masculino yang e a pérola, o feminino yin.
Peixes-dragão - Alguns dragões teriam nascido como carpas; como esses peixes saltam com
extrema habilidade pelas corredeiras dos rios, acredita-se que alguns deles se transformem em peixes-dragão. Há, inclusive, um ditado chinês para indicar o sucesso de uma empresa que fala de peixes e dragões: A carpa atravessou o portal do dragão .
O Dragão-pai Dragões macho teriam a habilidade de se acasalar com fêmeas de outras espécies, gerando animais diferentes. Por exemplo: se um dragão se acasala com uma porca, gera um elefante!
Tipos de dragões - Há quatro tipos principais de dragões: Tien-lung, o dragão celestial, que protege os deuses; Shen-lung, o dragão espiritual, responsável pelas chuvas e ventos; Ti-lung, o dragão da terra, que controla os rios e as águas na Terra; e Futs-lung, o dragão dos subterrâneos, que guarda metais e pedras preciosos. Além disso, há quatro dragões ligados aos rios, conforme a região (norte, sul, leste e oeste). O comandante dos dragões que controlam os rios é o grande Chien-Tang, que possui sangue vermelho, uma juba de fogo e 900 pés de
comprimento.
Os nove filhos do dragão - Segundo uma antiga lenda chinesa, o dragão possui 9 filhos com características muito especiais. São eles Haoxian, um dragão imprudente; Yazi, valente e belicoso (normalmente é usado na decoração das bainhas de espadas e punhais); Chiwen, que está sempre olhando para o horizonte (pode decorar pináculos); Pulao, que gosta de rugir (aparece em representações de sinos); Bixi, que gosta da companhia de outros seres; Quiniu, que gosta de música e é normalmente representado em instrumentos de cordas; Suanmi, que gosta de fumaça e fogo e é representado em queimadores de incenso; e Jiaotu, que vive enrolado como um caracol e pode ser utilizado na decoração de portas.
A dieta do Dragão - Dragões são famintos por alimentos como bambu, leite, nata, carne de andorinha e arsênico (!). Normalmente não costumam devorar pessoas; ainda assim, a tradição diz ser arriscado andar de barco depois de ter comido carne de andorinhas. Guiados pelo cheiro, eles seriam capazes de engolir uma pessoa inteira! Outro fato interessante: segundo a tradição, em 1611 a.C. o imperador da China nomeou o primeiro tratador de dragões do reino , encarregado de deixar alimentos em lagoas sagradas. O cargo gozou de enorme prestígio por séculos.

Por Rodrigo Wolff Apolloni (fonte: china.com)

chacalnegro

TinaSol
Obrigado Chacal.
Tenho uma certa contemplação por este "bicho", também achei este texto curioso  :)

chacalnegro
Citação de: Stalker em 14 maio, 2012, 13:19
Olá, TinaSol.

Pessoalmente, também tenho uma queda pelos Dragões, interesso-me muito por eles. Não sei se acompanhas uma série que está a fazer grande sucesso na TV - Game Of Thrones (A Guerra dos Tronos). Aconselho-te a veres, talvez gostes muito.

Em muitas tradicções, o dragão é o guardião dos tesouros secretos que se deve vencer para ter acesso aos mesmos. Na Bíblia Cristã, o dragão é associado à serpente e simboliza o mal que é vencido por Jesus Cristo. Os dragões fazem parte do exército de Lúcifer que por oposição aos anjos do exército de Deus. A vitória de S. Miguel e de S. Jorge sobre o dragão simboliza a luta do Bem contra o Mal. Na tradição hindu, o dragão está associado ao elemento fogo e ao princípio criador que estabelece o universo através de uma ordem e de uma organização.

Talvez se pesquisares por  "Draconian" (Draconianos), na internet talvez fiques mais fascinada com o tema. ;)


Epa, essa série é excelente!!!! O dragão é conotado com o mal, no Apocalipse, por influência da Hidra dos 12 trabalhos de Hércules. No velho testamento, as ocorrências da palavra "dragão" derivam de um erro repetido a partir da Septuaginta, que traduz serpente por dragão.
No entanto, esta tradução poderá não ser propriamente inocente porque os dragões babilónicos têm uma conotação maligna e poderá ser a partir da altura do cativeiro da Babilónia que os israelitas tenham absorvido este conceito  malfazejo associado ao dragão. Convém ainda lembrar, a título de curiosidade que os anjos só passam a ter asas na Bíblia, a partir desta altura, quando os israelitas têm contacto com as divindades babilónicas aladas, nomeadamente Innana.

chacalnegro
As asas dos anjos também podem ter sido assimiladas do Antigo Egipto sim senhor, mas a maioria dos investigadores inclina-se mais para uma origem babilónica. Uma coisa que sempre me causou alguma curiosidade foi a existência de 2 querubins sobre a tampa da Arca da Aliança, quando toda a religião hebraica era iconoclasta na sua essência. Talvez, tenham tido dificuldades em lidar com uma Divindade cuja forma não é possível apreender...
A Bíblia não considera o sexo dos anjos, mas pelos seus nomes, no masculino, é fácil perceber o seu género...
A história da relação "amorosa" entre anjos (nephilin) e as filhas dos homens é contada no apócrifo de Enoch, não incluído nos livros canónicos do Velho Testamento.
Na bíblia há uma serpente que não foi morta: a que tentou Eva a apanhar a maçã do Éden e a dá-la a comer a Adão ;)

chacalnegro
Desculpa a falta de respeito, mas quando tiver tempo respondo-te convenientemente às assserções que fazes.

40 dias é o tempo que o planeta Vénus demora a atravessar todas as 12 casas do Zodíaco. Embora a coisa não seja assim tão simples porque o 4 também tem uma simbologia própria e 40 é a sua multiplicação por 10 (4 elementos, 4 pontos cardeais, 4 Evangelistas, 4 rios do Éden, etc, etc.)

Até logo

Abraço

TinaSol
Olá, estou a ver que colocaram aqui muita matéria.
Stalker, infelizmente não vejo essa série de televisão, creio que dá num canal do meo e eu não tenho. Em todo o caso, o termo "draconiano" remete-me mais para Dracon e as suas leis "austeras". Tinha ideia de um povo constituído por lagartos gigantes, mas não associava directamente aos dragões... tenho que pesquisar, como sugeristes.
Ando a ver a simbologia do dragão, porque me parece que na cultura chinesa a representação do dragão é diferente. Como têm referido em termos históricos e bíblicos está associado ao mal, mas não me parece que assim seja na cultura oriental.
Agradeço os v/ ricos comentários  :)

Citação de: Stalker em 14 maio, 2012, 16:08
Muito interessante, por acaso desconhecia esse detalhe. Deixa-me só acrescentar algo sobre os anjos.

Uma das grandes questões que eram muitas vezes questionadas era o sexo dos anjos, se eram masculinos ou femininos, e aqui temos duas versões, há quem diga que originariamente são femininos, são representados em algumas culturas desta maneira como foi o caso dos guerreiros persas que morriam convencidos que iriam viver para um céu cheio de mulheres anjos que os fariam felizes. Voltando à tradição cristã, há quem diga que são todos masculinos e os anjos que habitam na Bíblia são masculinos e estavam sujeitos à tentação das mulheres mortais. Foi por isso que o termo "anjo caído" surgiu porque alguns sucumbiam ao amor humano, o maior exemplo que posso dar está na ficção... mostra uma clara realidade deste exemplo. O filme "Cidade dos Anjos" com Nicolas Cage, um filme de 1997. Quando um anjo caído era seduzido por uma mulher mortal sexualmente nasciam crianças demónios. A tradição dos anjos é pré-cristã, existindo a tradição de sacerdotisas com asas e querubins femininos e masculinos no templo de Jerusalém. Mas há versões que tudo isso foi uma adaptação novamente do Antigo Egipto, de uma divindade que tinha sete manifestações, que mais tarde foram encontradas na tradição cristã dos sete arcanjos liderados por Miguel, que foi o mais famoso de todos eles por ser o vencedor de dragões, Gabriel e Rafael fariam parte do mesmo grupo privilegiado.

Só mesmo para finalizar, tanto o dragão como a serpente foram mortos na Bíblia, creio que o seu simbolismo de uma certa forma esteja conectado, eles representam a maldade de todo o mundo, o dragão porque simboliza de uma certa forma o Inferno e a serpente por ter "enganado" o homem. Há também uma versão muito interessante que as Testemunhas de Jeová proclamam e provam que Jesus foi o Arcanjo Miguel. Dois nomes, dois animais, simbolizando a morte do pecado.

TinaSol: Eu mencionei o povo Draconianos porque foram eles que deram surgimento à lenda dos dragões.





Os anjos são hermafroditas. Tal como nós. Para atingirmos a perfeição espiritual temos de equilibrar no nosso espírito o princípio masculino e o princípio feminino. E antes que seja bombardeado, isto não tem nada a ver com sexualidade e r*betices.
C'est dans l'air.

chacalnegro
#8
Caro Gens, o anjos não são femininos, masculinos nem hermafroditas. Sendo entidades não corpóreas carecem de sistema reprodutor. Já agora, agadeço que moderes a tua linguagem. Obrigado

chacalnegro
Citação de: Stalker em 03 junho, 2012, 12:26
Não te esqueças de mim, chacalnegro.

Não esqueci Stalker. Tenho vindo aqui só deixar alguns comentários rápidos, por falta de tempo. Esta semana, prometo que voltamos a falar sobre os "assuntos pendentes".

Abraço