Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.472
Total de tópicos
26.918
  • Isto é um pentagrama ??
    Iniciado por Zon
    Lido 5.304 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Zon
Alguém me pode esclarecer por favor ??

Alguém me pode dizer se isto é um pentagrama ?? é que a "estrela" não está ligada como outros que vi ... se repararem bem , ela tem arcos que a ligam mas ... não sei, agradeço quem me puder esclarecer


É um Pentagrama sim :)
Não está ligada como?

Zon
a estrela... nao me parece ligada como as outras, está ligada pelos arcos, que até passam por dentro delas (da estrela) ... tava meio na duvida  :-\


Mephisto
#4
Citação de: Zon em 21 março, 2012, 21:25
Alguém me pode esclarecer por favor ??

Alguém me pode dizer se isto é um pentagrama ?? é que a "estrela" não está ligada como outros que vi ... se repararem bem , ela tem arcos que a ligam mas ... não sei, agradeço quem me puder esclarecer



Sim, é um pentagrama, embora artisticamente adulterado. Tem as cinco pontas e se reparares bem no interior segue as linhas de junção que o distingue das comuns estrelas. Apenas está trabalhado.  ;)

Zon
Exdissound

hmm pois é ... era exatamente com a estrela que fazia a comfusao  :P obrigado

Mephisto

pois, eu tinha reparado, mas continuava com a duvida porque tá um bocado estranho ... obrigado pela ajuda  ;D :) ;)

Mephisto
#6
Não tem nada de estranho Zon. É uma derivação artística deste:


Esotéricamente falando, é um pseudo-amuleto decorativo com origens nos já muito adulterados pentagramas Wicca.

Zon
hmm ok ... pois realmente é parecido com esse ... desculpa a minha ignorância, mas mesmo só para ver se eu entendi...entao esse pentagrama é um pentagrama normal, mas em relaçao ao que dizem , sobre "proteger" e isso tudo funciona com esse certo ?? ... só curiosidade atençao  ;D é que esse pentagrama da foto é meu, e já agora gostava de ficar informado

Mephisto
Citação de: Zon em 21 março, 2012, 23:01
hmm ok ... pois realmente é parecido com esse ... desculpa a minha ignorância, mas mesmo só para ver se eu entendi...entao esse pentagrama é um pentagrama normal, mas em relaçao ao que dizem , sobre "proteger" e isso tudo funciona com esse certo ?? ... só curiosidade atençao  ;D é que esse pentagrama da foto é meu, e já agora gostava de ficar informado

Zon não tens de pedir desculpa por não saber. Eu também não sabia desse. Fui pesquisar. Fiquei curioso, e tive logo um assombro que seria derivado do Wicca. É o mais parecido se reparares.
Quanto a protecção é zero. Seja esse, ou que tipo de amuleto for. O único amuleto que conheço que tem um efeito verdadeiramente espantoso noutros patamares, não penses muito nisso, é o crucifixo.
Protecção espiritual, só mesmo a tua mente pode desenvolver.
Sempre que tenhas questões expõe. Não tenhas vergonha.  ;)

Zon
Pois , mas posso ser chato de vez em quando  :P ... e obrigado pela ajuda e explicações :) .

sim quanto ao crucifixo nao vou pensar muito nisso tá descansado , porque como disse é mera curiosidade :) ... mas fiquei curioso, proteçao espiritual só a minha mente pode desenvolver ?? como assim ?? ...

Mephisto
Simples Zon. Como achas que, algo feito de matéria pode actuar inteligentemente com entidades incorpóreas cuja única "visibilidade" que apresentam é a inteligência?  ;) Não pode.
Tem tudo a ver com a mente. Só na mente desenvolves essa protecção. O símbolo é um método de focalização para a mente. Quanto mais projectares sobre esse objecto um sentimento de defesa (protecção), mais desenvolves inconscientemente essa protecção. Porém, a protecção não está no símbolo mas sim no interior do teu consciente. Ora se não pensas numa coisa, não a atrais, se atrais uma coisa conscientemente, sentes-te "protegido" com esse amuleto. Não obstante, a protecção, toda ela é uma projecção do teu inconsciente "trabalhado" para esse efeito.
Fui muito complicado? Se fui tentarei explicar de outra forma.

chacalnegro
#11
O pentagrama não é mais do que uma representação de uma estrela. É um símbolo com milhares de anos, provavelmente representava o planeta Vénus, vulgarmente conhecido por estrela da manhã. A sua representação sempre teve uma função de protecção, de talismã. Na idade média era considerado tão poderoso como a cruz. A sua associação com a bruxaria é relativamente recente bem como com o sanatanismo quando invertido. Não tem nenhuma origem celta como o movimento wicca quer fazer passar. É um símbolo com origem no Próximo Oriente e na bacia do Mediterrâneo, difundindo-se a partir daqui para o resto da Europa e Extremo Oriente. A título de curiosidade foi usado no reverso de uma das moedas de D. Afonso Henriques e era muito frequente em estelas funerárias medievais, portas de igrejas, casas e castelos. Aparte a história, o Mephisto tem toda a razão.




Pentagrama - rosácea do claustro da Sé de Évora. Séc. XIV




Estelas funerárias medievais - Uma delas apresenta um pentagrama invertido. Museu de Estremoz


Mephisto
Estava a ver que não chegavas para esclareceres isto!  ;)
Este que o Zon colocou nunca tinha visto. Estava certo então? Origem Wicca?

chacalnegro
Citação de: Mephisto em 21 março, 2012, 23:38
Estava a ver que não chegavas para esclareceres isto!  ;)
Este que o Zon colocou nunca tinha visto. Estava certo então? Origem Wicca?
Sim, o do Zon diria que é uma coisa engendrada por wiccans, do género "rosapentagrama" ;D. No entanto não é mais do que uma variante decorativa, tal como o da Sé de Évora (embora mais elaborado).

Zon
sim Mephisto :) percebi o que disseste  :) perfeitamente :) muito obrigado pela explicação ;) acho bastante intersante este tipo de coisas, e o que me disseste esclareceume :) mais uma vez obrigado ;)  

----------

chacalnegro obrigado pela informaçao também :) eu tambem desconhecia isso ... excepto a parte de "A sua associação com a bruxaria é relativamente recente bem como com o sanatanismo quando invertido", sobre isto já tinha ouvido falar :). mas ajudou imenso tambem :)

e quanto a ser "engendrada por wiccans" , isso nao sei nem desconfio  :P :P :P