Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.427
Total de mensagens
369.472
Total de tópicos
26.918
  • Esohisterismo-eso...coiso
    Iniciado por chacalnegro
    Lido 2.664 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
chacalnegro
Gostava de apresentar aqui o conceito de Esohisterismo. Basicamente tem a ver com pessoas parvinhas que embarcam em tudo o que os gurus, bruxos, guias espirituais e afins, dizem e regra geral são bastante extorquidas pelos segundos. Na verdade só precisam de atenção e, como ninguém tem paciência para aturar gente burrinha com a mania que é esotérica, são os "gurus" que lhes dão essa nesguinha de tempo de antena. Os gurus também não têm paciência para aturar os esohistéricos, mas fazem-no porque precisam de chupar dinheiro e algum trabalho voluntário em prol da causa: o "Esochupismo", que se desdobra em retiros espirituais, conferências sobre como limpar a casa de más energias, etc.

Aliás, a palavra "energia" anda sempre na boca do esohistérico. Esohistérico que se prese tem sempre uma desculpa energética para tudo, inclusivé para a própria inércia. Outra palavra comum no vocabulário do esohistérico é sinal, sobretudo o seu plural: "sinais". Qualquer evento é um sinal! Se borrou as cuecas, isso é sinal que as energias superiores estão a predizer o fim do mundo com um dilúvio de cócó vindo do céu. Não é porque se fartou de enfardar tofu com natas de soja estragadas no dia anterior e está com uma brutal diarreia.

O esohistérico tem sempre uma tez pálida, fala muito baixinho, põe a mão no peito com constantes suspiros. Costuma fazer vários banhos de descarrego por dia, come coisas puras e evita misturar-se com pessoas carregadas de "más energias". Quando podem, preferem viver em retiros espirituais com o seu guru, num qualquer mosteiro pseudo-tibetano nos subúrbios das grandes cidades ou perto de uma estância balnear. Geralmente nesses retiros, costumam praticar o hieros-gamos com o guru, para sanar todos os males do mundo (livrem-se de pensar que é para satizfazer a taradice do guru).

Esohisterismo confunde-se muito com Esoturismo, mas o Esoturismo vem, geralmente, em consequência do primeiro...


Bom, amigos, este post não tem a intenção de ofender ninguém nem ridicularizar ninguém aqui do forum. Só pretendo que se pense um pouco sobre a forma leviana com que por vezes se abraça determinado caminho "espiritual". E a forma que arranjei foi pôr as coisas com um aspecto jocoso. ;D


TinaSol
É pá, és tramado  ;D
Pela minha experiência terrena, este torna-se simples de responder: antigamente eram as "depressões" que estavam na moda, vai uma unha partida e entrava em depressão, mas infelizmente como hoje em dia há verdadeiras razões para as depressões, teve que se inventar outra moda. Há pessoas que fazem questão de ter chatices e quando não tem inventam, em vez de se tratarem com actividades que as preencham ou de tirarem partidos das coisas, acho que na psicologia há um nome que carateriza estas pessoas que vulgarmente se chamam "coitadinhos".  Não obstante de lamentar que há quem se aproveite destas situações, pois há quem esteja em desespero e se agarre a qualquer coisa.

Não há nada como umas boas gargalhadas de manhã caro chacalnegro  :laugh:
É uma forma jocosa de descrever o "esohisterismo" mas também realista, há que saber viver a realidade mas há muitas pessoas que se deixam levar pelas charlatices de bruxos (e outros) e vivem apenas em função disso.
Escusado será dizer que gostei muito do post;D

chacalnegro
#3
Obrigado pelos vossos comentários amigas, certamente haverão outros (se os houver) menos simpáticos. Mas sim, as pessoas deprimidas ou solitárias têm tendência a arranjar este tipo de de dependências. Nas verdade, como precisam tanto de atenção, não se importam de ser ludibriadas e extorquidas pelos tais gurus.
Conheço muitas pessoas assim e infelizmente, não são só pessoas que apresentam um quadro clínico a que chamaríamos depressão. Também as há simplesmente porque querem ser "diferentes". O que mais me irrita é que olham para os outros sempre com ar de superioridade, como se eles fossem os iluminados e estivessem na última reencarnação e o resto do mundo fosse me...da.

Claro, Objectivo, Divertido ... Real !!

Citação de: chacalnegro em 10 fevereiro, 2012, 11:05
...  certamente haverão outros (se os houver) menos simpáticos. Mas sim, as pessoas deprimidas ou solitárias têm tendência a arranjar este tipo de de dependências. Nas verdade, como precisam tanto de atenção, não se importam de ser ludibriadas e extorquidas pelos tais gurus.
Conheço muitas pessoas assim e infelizmente, não são só pessoas que apresentam um quadro clínico a que chamaríamos depressão. Também as há simplesmente porque querem ser "diferentes". O que mais me irrita é que olham para os outros sempre com ar de superioridade, como se eles fossem os iluminados e estivessem na última reencarnação e o resto do mundo fosse me...da.

"Esses serão na eventualidade comentários " Esohistericos" ...  ;D  ;D

Bom post
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

chacalnegro
Citação de: Seth em 10 fevereiro, 2012, 11:45
Claro, Objectivo, Divertido ... Real !!

"Esses serão na eventualidade comentários " Esohistericos" ...  ;D  ;D

Bom post
Ena, obrigado Seth!!!

#6
Ai amigo chacal negro, só você para me fazer rir hoje  ;D ;D ;D ;D ;D. Obrigado por este momento divertido, que me fez esquecer um pouco os meus problemas diarios. E tudo o que voce falou, esta corretissimo. Aqui ninguem é mais que ninguem, somos todos imperfeitos. E ninguem sabe mais que os outros. A vida é apenas um aprendizado, onde cada um, tem a sua maneira de encarar a vida á sua maneira. Muitas vezes me dizem: Ai tens de ter paciencia, há pessoas que encaram bem os problemas, e tu tambem tens de encarar. Mas dá-me uma raiva quando me dizem isso, pois cada um sabe de si, e cada um sente as suas dores e angustias, e encaram as coisas de modo diferente. Ninguem sabe de nada, e ninguem tem o direito de nos dizer essas coisas, porque cada um tem a sua maneira de ser. Nós próprios com o tempo, aprendemos a encarar as coisas de modo diferente, e não precisamos, que outras pessoas venham com essas bocas, por se acharem superiores a nós. Para sermos respeitados, temos de respeitar a individualidade de cada um. È isso mesmo tudo o que voce disse. Muita paz e luz.

chacalnegro
Bom, fazer rir não é nada mau. Fico contente de o tópico estar a ter este efeito. Por vezes tenho um humor de qualidade duvidosa... ;)

 ;D ;D ;D ;D ;D, Muito bom ó Chalnegro!!! Tens plena razão... não há pachorra.
Tell

chacalnegro
Citação de: Tell em 10 fevereiro, 2012, 15:35
;D ;D ;D ;D ;D, Muito bom ó Chalnegro!!! Tens plena razão... não há pachorra.
Tell
;)

 ;D ;D ;D
Excelente!

E quando a eso..coiso, coisa vira alucinação colectiva? É ve-los na  expectativa e esperança de presenciar um milagre, combinando longas horas a olhar um objecto ou lugar, (admira-me como é que não ficam com caimbras) esperando ver coisas como estátuas que choram, imagens que se movem, a virgem nas nuvens, ... e então aqueles que conseguem ver PIVNIS?

Sinto-me tão deprimida por não ter essas capacidades!
:angel:
"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).

chacalnegro
Citação de: Salomé em 10 fevereiro, 2012, 18:21
;D ;D ;D
Excelente!

E quando a eso..coiso, coisa vira alucinação colectiva? É ve-los na  expectativa e esperança de presenciar um milagre, combinando longas horas a olhar um objecto ou lugar, (admira-me como é que não ficam com caimbras) esperando ver coisas como estátuas que choram, imagens que se movem, a virgem nas nuvens, ... e então aqueles que conseguem ver PIVNIS?

Sinto-me tão deprimida por não ter essas capacidades!
:angel:

Conheço uma senhora esohistérica a quem o guru lhe disse que a mãe ia morrer em breve. Então entrou num "processo de interiorização" para aceitar a morte da mãe. E andou nisto uma série de meses e a mãe felizmente não morria. Coisa que a deixou muito irritada porque as profecias do seu guru eram para ser cumpridas, que era a mãe para ir contra isso?...