Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.518
Total de mensagens
369.631
Total de tópicos
26.969
  • Castelo do Rei do Lixo, Coina
    Iniciado por Lunática
    Lido 63.651 vezes
0 Membros e 3 Visitantes estão a ver este tópico.
Lunática
http://maps.google.com/maps?q=38%C2%B0+36'+1.94%22+N+9%C2%B0+2'+42.19%22+W&hl=pt-BR&ie=UTF8&ll=38.599684,-9.04708&spn=0.002377,0.005284&sll=38.5997,-9.045181&sspn=0.001189,0.002642&t=h&z=18&layer=c&cbll=38.599567,-9.047074&panoid=7LuQ8MLV6Da-aTT07wdJMQ&cbp=12,91.5,,0,12.36

O Castelo do Rei do Lixo, em Coina, é assombrado.

Mas ao que parece, é um local onde costuma haver cenas de tiros...

Segundo o Google earth, em principio, é fácil de lá chegar.

Pelos vistos há lá, também, umas casinhas de uns caçadores. Parece estar vedado com muito cuidado sendo, talvez, as únicas entradas pelo meio das tais casas dos caçadores, por algum buraco na rede que faz de vedação, ou então entrando pelo portão principal, saltando o muro (no caso de ele estar fechado).





A casa encontra-se um pouco degradada, faltando alguns dos degraus. Não é, portanto, aconselhável subir as escadas...

Existe também uma cave que não é de difícil acesso, porém, pelo caminho, encontam-se muitas silvas. A entrada da cave situa-se por baixo da escadaria principal, sendo assim fácil de a contornar e dar um pequeno salto para o outro lado.











No interior

Hall de entrada:



Entrada para a cave:





Interior da cave:





Foto tirada ao piso do andar de cima:



Corredores na cave:





Foto por baixo do hall da entrada principal:







Aqui ficam as coordenadas:

38° 36' 1.94" N 9° 2' 42.19" W (Clicar para ver no Google Maps)


Informações fornecidas por:
- plalima
- white92
- Zühl
- migbigplayer

Como sabem que é assombrado?
Algum fenomeno evidenciado?
Tentem descrever mais  :)

drawzerRB
Concordo, é preciso mais do que um aspecto "assombroso" para que um edificio seja de facto assombrado. Estive várias vezes no sanatorio das penhas da saude inclusivamente de noite, pois, disseram me que era assombrado e afinal nao se passa la nada.

Lunática
#3
Citação de: drawzerRB em 11 setembro, 2009, 22:32
Concordo, é preciso mais do que um aspecto "assombroso" para que um edificio seja de facto assombrado. Estive várias vezes no sanatorio das penhas da saude inclusivamente de noite, pois, disseram me que era assombrado e afinal nao se passa la nada.

Caros membros, agradecia que antes de responderem, lessem pelo menos os posts deste quadro, de maneira a que não esteja a contribuir com off-topics constantemente...

Foi estipulado que, para um local ser considerado assombrado, basta um relato. Mesmo que o relato não esteja presente, deve-se assumir cada tópico aberto como que "provado" (à nossa maneira claro!).

Cumps.

SpiritWolf
Estive la Ontem a tarde, e olha que aquilo, e bem maior do que aparenta nas fotos, isso e apenas uma das partes dessa area.

Tenho mais fotos que vou postar assim que as passar para o PC.

Mas aquilo tem entrada sim, numa rede, ao lado da casa dos ditos caçadores. SIm, tbm e verdade que se encontram la varios cartuxos de caçadeira, junto ao castelo.

Ao lado do castelo tem um jardim enorme, com vegetacao muito densa, e mais umas ruinas, que julgo serem dignas de explorar mais aprofundadamente.


Encontrei la um casal a passear , que por momentos pensei que fossem daqui do PP :P

Uma coisa e certa para se fazer algo em condicoes ali, eram precisas pelo menos 10 a 15 pessoas , e que tivessem dispostos a passar la umas boas horas.


Quem estiver disposto que diga alguma coisa ;)

Peste
  Fixe! Eu alinho! Podes contar comigo!   :)

O sitio parece ser um espectaculo, mas de momento não me encontro para os lados de Coina, por isso...  :'( Não vos posso ajudar.
"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin

AndreiaLi
Realmente o local parece ter um aspecto algo tétrico. Pena nao se saber se realmente existe uma historia que corrobore a teoria de o mesmo ser assombrado.

Peste
 Ora aqui vai o que encontrei sobre a historia do Castelo do Rei do Lixo:

"A história do palácio de Coina remonta ao século XVIII, a quinta fazia parte das vastas terras de D. Joaquim de Pina Manique, político, cavaleiro da ordem de Cristo e irmão de D. Diogo de Pina Manique fundador da Casa Pia de Lisboa.Ainda hoje a marca de D. Joaquim está patente na quinta pois encontra-se uma cruz de Cristo inscrita numa lápide nos muros da quinta. Em finais do século XIX parte da propriedade foi comprada pelo "rei do lixo" que construiu um império a partir do nada!"

" Manuel Martins Gomes Júnior nasceu em 1860 no ceio de uma família humilde em S. António da Charneca, prometeu a si mesmo mudar de vida e foi o que fez! Trabalhou como empregado de uma mercearia em Lisboa, quando fez algum dinheiro regressou ao Barreiro e comprou o moinho de água em frente à Quinta de S. Vicente. Ao conversar com um "popular", este especulou sobre uma das muitas formas em que Manuel M. G. J. ganhou a sua primeira maquia, referindo que assinou um contrato com uma seguradora, e posteriormente ateou fogo ao moinho, recebendo o dinheiro relativo ao estrago. Assim comprou uma fatia daquilo que será a sua grande quinta. Durante os anos seguintes Manuel M. G. J. trabalhou na agricultura, emprestando dinheiro aos proprietários vizinhos para cultivarem a ceara. Porém houve anos maus (e Manuel não perdoou as dívidas!) e nesses tomou uma decisão radical, anexou as parcelas dos devedores à sua, formando assim uma quinta com mais de 300 hectares. Devido a seu profundo anti-deísmo baptizou-a de Quinta do Inferno. Tornou-se um grande proprietário, e havia que rentabilizar o terreno! Estabeleceu um contrato com um grande negociante e exportador de carnes, Manuel M. G. J. Alugou-lhe o espaço para porcos e participou no negócio de exportação de carnes. Pouco tempo depois o seu sócio morreu e Manuel assumiu o controlo dos negócios e passando a ser negociante de carnes. Devido à sua intuição nata para os negócios e ao seu carácter empreendedor atingiu o auge assegurando o controlo da recolha dos lixos em Lisboa (à altura os lixos eram apenas matéria orgânica) transportando-os para Coina nos seus cinco barcos (a que deu os nomes de Mafarrico, Lúcifer, Belzebu, Demónio e Satanás) o lixo servia de alimento aos porcos, ele não gastava um tostão! Apesar de ser profundamente ateu era muito dedicado à sua região, protegeu os pobres, financiou colectividades, construiu a primeira escola de ensino primário na freguesia e fundou a Companhia Agrícola Nacional. "

" Manuel Martins Gomes Júnior tornou-se uma figura política de peso, republicano e provávelmente maçónico.
Em 1910 após a revolução republicana mandou construir o palácio de Coina investindo aí muito dinheiro, conta-se que o palácio foi construído com os mais ricos materiais da época. Nunca se chegou a saber qual a finalidade do edifício, uns afirmam que se destinava a "ir para lá morar com toda a sua família", "que era para do alto avistar as suas vastas propriedades no Seixal",ou "que era para fazer uma demonstração de grandeza e poder". Outros disseram que seria nova sede da maçonaria visto que a sede ardera à pouco tempo. O Sr. Benedito está convicto que foi com este último propósito, recorda que circular no palácio era bastante complicado "era um autentico labirinto" – afirma, embora na minha opinião seja claramente uma demonstração de grandeza e poder pela imponência do edifício em si, arquitectura única em Portugal.Contudo o palácio, nunca foi habitado, Manuel Martins Gomes Júnior morreu em 1943 em circunstâncias estranhas, a causa da sua morte nunca viria a ser apurada. Deixou um enorme legado de propriedades e 143 mil contos que doou à Misericórdia.Assim a Quinta do Inferno passou para o seu genro António Ramada Curto que posteriormente a vendeu a José Mota.Este último retomou o cultivo da quinta e melhorou os seus jardins palacianos acrescentando à piscina; pérgula; labirinto de arbustos; escadas de pedra; pomar e palmeiras existentes uma capela. A Quinta do Inferno mudou então de nome e passou a chamar-se Quinta de S. Vicente.Em 1972 foi novamente vendida, desta vez a António Xavier de Lima, conhecido urbanizador da margem sul. Este último afirmou publicamente ter um projecto para reconverter a quinta, e transformar o palácio numa pousada de cerca de 85 quartos.Mas noite de 5 de Junho de 1988 o palácio foi totalmente devorado pelas chamas, Xavier de Lima disse ao jornal "A CAPITAL" que o restauro implicava um investimento não suportável. Desde aí o palácio encontra-se num total abandono e recentemente abateu toda a parte intermédia e o terceiro terraço. Transformando-se dia para dia a transformar-se numa enorme ruína.
Além desta homenagem fica também aqui uma critica, não só à população que vive muito próxima do Palácio que evita falar de qualquer assunto relacionado, como ao próprio próprietario que em tantos não foi capaz senão de por uns cavalos na quinta, não tendo o mínimo cuidado não digo em restaura-la mas no mínimo em conserva-la, é visível o estado lastimável das casas anexas à quinta, e em relação ao palácio... bem, palavras para que? Em tantos anos nada foi feito... desculpas como "investimentos insuportáveis" não são desculpa para tudo...nem sequer para a privação do palácio de tudo e de todos, todos sabemos que a Torre é o ex-libris da histórica vila de Coina e facto de não sequer abrir as portas da quinta nem sequer para a ver de perto deixa me pensar muitas coisas, a principal é que se quer desvalorizar um terreno para posteriormente o valorizar muito e muito...
Actualmente o palácio está em avançado estado de degradação. Se não forem tomadas medidas urgentes, este património do Concelho do Barreiro tem morte anunciada, mas enquanto o Palácio de Coina se mantiver de pé, a memória do "Rei do Lixo" permanecerá viva! "

Isto foi o que eu descobri da historia.  :)

SpiritWolf

Por isso mesmo e que poderiamos descobrir se realmente estava assombrada ou nao .. e para isso que as equipas de investigaçao servem :P

Aquilo tem montes e montes de coisas para ver, muitas das quais "sente-se" algo de estranho com o local .

Eu quando la estive pareceu-me ver um vulto no cimo do castelo, na parte lateral no terraço ao lado da torre, como ja se pode ver pelas fotos aqui postadas , nao ha maneira de subir, para la para cima, visto nao haver chao, e tbm sem vento nenhum as portas e janelas de madeira fechavam-se com força ..


Acho que mesmo nao sendo o  suficiente para provar que esta assombrado, acho que deviamos de investigar com mais pessoal , pode ser assim que se consiga encontrar algo ;)


Lipinho
ja la fui 2 x a noite e assombrado nao ta de certeza pois eu nao ouvi nada, andei pela cave porque é a unica que da , o r/c da para andar mas pode cair a kualker momento por isso nao arrisco.

Citação de: Lipinho em 24 janeiro, 2010, 13:57
ja la fui 2 x a noite e assombrado nao ta de certeza pois eu nao ouvi nada, andei pela cave porque é a unica que da , o r/c da para andar mas pode cair a kualker momento por isso nao arrisco.

Não é assombrado porque não ouviste nada?  ;D
Nem sequer exploraste o resto, segundo dizes...
"There is no Death. There are no dead."

#12
Citação de: SpiritWolf em 29 dezembro, 2009, 22:30
Por isso mesmo e que poderiamos descobrir se realmente estava assombrada ou nao .. e para isso que as equipas de investigaçao servem :P

Aquilo tem montes e montes de coisas para ver, muitas das quais "sente-se" algo de estranho com o local .

Eu quando la estive pareceu-me ver um vulto no cimo do castelo, na parte lateral no terraço ao lado da torre, como ja se pode ver pelas fotos aqui postadas , nao ha maneira de subir, para la para cima, visto nao haver chao, e tbm sem vento nenhum as portas e janelas de madeira fechavam-se com força ..


Acho que mesmo nao sendo o  suficiente para provar que esta assombrado, acho que deviamos de investigar com mais pessoal , pode ser assim que se consiga encontrar algo ;)



Também quero ir!

=D
"There is no Death. There are no dead."

pesquisa
Não se arrisquem debaixo de telhados, perto de paredes, e nas escadas. Aquilo está a cair...

moro junto disso, e o meu local de trabalho costumava ser a escola de fuzileiros, por isso conheço bem essa zona, e sempre tive curiosidade em la ir. mas nunca ouvi histórias que estivesse assombrado.