Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.467
Total de tópicos
26.918
  • sonhos lúcidos (sem acordar involuntáriamente) sigmund freud e waking life
    Iniciado por aros
    Lido 5.822 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Boas! eu sou novo no forum, mas algo velho em termos de experiências de vida...

escrevo este tópico para partilhar convosco algumas coisas que me fizeram conseguir ter sonhos totalmente lúcidos, sem acordar inconscientemente!

ou seja, sonhos em que estamos acordados dentro do sonho!

deixo-vos aqui alguns possíveis métodos:


O meu primeiro foi ha coisa de 10 meses, quando trabalhei num parque de campismo na frança.
nesse mês tive 2.

então perguntei: porque? como?

e encontrei resposta!

Eu tinha começado recentemente a ler "a interpretação dos sonhos" de sigmund freud (originalmente publicado em alemão, em 1899) e apesar de nunca o ter acabado - pois é uma leitura transbordante - consegui ter uma noção das muitas relações que o corpo dormente tem com o cerebro que sonha. Os estudos no livro são uma aglomeração de inúmeras experiências relatadas por pessoas que dedicaram a vida ao estudo dos sonhos. factos. análises, experiencias com centenas e centenas de pacientes estudados. tudo isto na área do sonho.

Além disso, tinha também visto um filme de animação umas duas ou tres vezes no mês anterior ao meu primeiro sonho. o filme é do ano de 2001 , chama-se "waking life" e trata exactamente só o sonho lúcido!


Na altura do primeiro sonho, eu dormia numa casa-móvel ao lado de uma linha de combóios, e a sua passagem era frequente e diária.

por exemplo, foi importante eu ter lido aquele livro, porque isso permitiu-me relacionar várias coisas que aconteceram no meu sonho ao meu corpo que dormia naquela cama, naquele local.
uma delas: eu imaginei no sonho um camião a passar muito perto de mim, bruscamente. mais tarde no sonho, apercebi-me que esse camião foi uma interpretação inconsciente que a minha mente fez ao ouvir na realidade o som de um combóio a passar!

isto, entre outras! quando finalmente tive certeza que estava a sonhar, foi ao tentar acender a luz da sala, coisa que nao aconteceu! é verdade- as lampadas, se estiverem apagadas e tentarem liga-las no sonho, nao acendem! o mesmo acontece inversamente (se estiverem acesas, e tentarem apaga-las)

eu tentei acender uma luz, nao acendeu, fui céptico e tentei acender outra! e também nao acendeu, então tive a certeza de que estava num sonho - e não acordei!

uma coisa engraçada é que nesse sonho eu tentei saltar de um preceício para voar, e tive medo de me atirar! mesmo sabendo que estava a sonhar... loool

mas agora nem preciso de me atirar, quando tenho um sonho lúcido, simplesmente levanto vôo como uma gaivota quando me apetece! ehe


Nesse primeiro sonho, depois de me maravilhar, ao tentar fazer as mais estúpidas e hilariantes coisas, acordei de uma forma muito estranha e única, logo peguei no meu caderno e apontei tudo que me lembrava em frases e desenhos dançantes entre si, formando esquemas elaborados lol


Se alguém estiver interessado, poderei ser mais descritivo nos meus sonhos, e até partilhar algumas anotações, mas so criei este tópico para vos sugerir o livro e o filme, que foram muito importantes.

sem eles nunca teria conseguido tomar consciência dentro do meu próprio sonho, de que estava a sonhar!


eu sonho praticamente todas as noites. e recordo-me sempre dos sonhos.

mas sonhos completamente lúcidos, só tive uns 5 ou 6.... tenho-me desleixado!

mas em 10 meses nao é mau.

e eles aumentam, se estivermos sempre a pensar em sonhos, a anotar os nossos sonhos, e a tentar entender as relações dos nossos sonhos com a realidade que nos envolve.

enfim, o livro e o filme ajudam muito nessa demanda pelos sonhos lúcidos! aliás, são decisivos! =)



Olá aros.  Eu tambem já fiquei consciente em vários sonhos, ganhando controlo sobre eles.

É uma sensação maravilhosa poder fazer uma coisa que para a maioria das pessoas parece inconcebível !  Eu próprio há apenas um ano atrás acharia o conceito uma perfeita parvoíce dos "tolinhos" new age.    No entanto decidi ler o livro "Exploring the World of Lucid Dreams" (e depois vários outros sobre o tema) e aprendi técnicas muito simples de o conseguir. 

É mesmo muito fácil conseguir este estado.   Como referiste, é útil ter um diário de sonhos, ler livros sobre o tema (saturar a mente com o assunto) e a técnica que mais tenho usado é a de me questionar 10 a 15 vezes por dia, em diversas situações, se estou acordado ou num sonho.  E penso breves segundos o porque de achar estar acordado ou a sonhar.  Nos sonhos revive-se o que se passou durante o dia e, mais tarde ou mais cedo, ir-se-á colocar essa questão a sonhar.  Será nessa altura que nos apercebemos que algo está errado com o que nos rodeia e que estamos de facto a sonhar.  Depois há uma série de técnicas para manter e prolongar este estado caso sintamos que estamos a despertar.  As que eu tenho usado, com sucesso, são o girar sobre mim mesmo e, noutras ocasiões, esfregar repetidamente as mãos.  Não faz qualquer sentido mas que funciona funciona.

Cada vez que me torno lúcido num sonho fico entusiasmado e penso para mim mesmo que consegui fazer o que li (quando acordado) e que as técnicas que uso funcionam mesmo.  Uma coisa que acho piada fazer é dizer aos outros personagens que estão num sonho e que aquele local não é real. Como é de esperar eles não compreendem.
"Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, desperta."
Carl Jung

também ja tinha lido essa técnica de nos perguntarmos frequentemente se estamos ou nao a sonhar, e vai acabar por acontecer mesmo dentro de um dos nossos sonhos! e para verificar se é ou não sonho, torna-se muito fácil, existem inúmeras formas de tomarmos a certeza do sonho, se estivermos realmente a sonhar!

eu também era céptico em relação a estes temas... mas acabou por me acontecer e eu dei por mim a entrar num mundo totalmente diferente... incrível! lol

no filme que referi, o personagem principal tambem acaba por saber que está a sonhar, e diz isso ás outras pessoas do seu sonho. mas eu nunca fiz isso nos meus sonhos por acaso.. sei que as personagens do meu sonho são imagens minhas, ideias minhas. nao são verdadeiramente pessoas exteriores a mim... o que me dá pica nesses sonhos é poder adulterar a realidade "acordada". posso criar coisas, distorcer, treinar um estado de controlo diferente do controlo que temos quando estamos acordados. poder inventar visao infra vermelhos ou audição ultra sónica, andar a velocidades extremas, poder transformar-me em animal.. respirar debaixo de água.. tudo que me seja possível imaginar... aumentar a amplitude de visão, andar em camara lenta ou viajar no tempo e no espaço... torna-se um mundo em que nós somos deus e o criamos e imaginamos mediante aquilo que sabemos, mediante as ideias que fazem parte de nós e pelo tipo de experiencias emoções ou sentimentos que tivemos até então.

o sonho é uma recriação baseada nas experiencias passadas. é fácil voar num sonho lücido porque eu ja vi muitos filmes de pessoas que voam, ja vi filmagens de camaras que sao colocadas em aviões viradas para o chao, etc. ja andei com a cabeça do lado de fora do carro e ja andei em montanhas russas, portanto torna-se possível simular no sonho um corpo em que eu seja capaz de voar.

mas apesar de tudo também é preciso prática neste tipo de sonhos... é preciso aprender-se a controlar o nosso "eu" dos sonhos, tal como aprendemos diariamente a controlar e a medir o nosso "eu" da vigília. ( eu acordado) quando nascemos, tivemos de aprender a andar por exemplo! nos sonhos lúcidos aprendemos por exemplo, a voar!. no eu acordado, prendemos a usar uma máquina fotográfica, no eu do sonho lúcido, aprendemos por exemplo, a ver como os morcegos, ou como as cobras.. etc lol nao há muitos limites, temos é de ter a consciencia daquilo que nos é permitido simular no sonho!

Olá boa noite,

Tópico interessante, tenho alguma experiência em sonhos lúcidos e vou partilhar convosco.
Como tomei conhecimento já não me lembro foi à mais de 10 anos. Na altura comprei um livro chamado "Exploring the world of Lucid Dreaming" pratiquei o que lá era descrito, e ao fim de algum tempo comecei a ser capaz de controlar os meus próprios sonhos. No início é uma experiência gratificante, mas ao fim de algum tempo de prática intensiva deixa de o ser, e ao acordar parece que estive a noite toda acordado e não dormi, sendo que não deve ser praticado intensivamente porque se o for a mente não descansa.

Preparação

Deverá ser criado um pequeno diário em que se faça um registo de todos os sonhos, ou se não se não se conseguirem lembrar da totalidade dos mesmos depois de acordar (come eu) devem fazer um registo daquilo que se conseguirem lembrar, e ler o mesmo diário antes de adormecer, de forma a preparar a mente para reconhecer o que é realidade e sonho.

Durante o dia-a-dia procurem focar detalhes em objectos, concentrem-se seriamente nisso, uma textura, uma folha, um objecto etc, tantem ir para além do que estão a observar, tipo, ver a cor, ver a textura, sentir o aroma, a temperatura, imaginar que fazem um raio x com a vossa mente. Isto irá ajudar-vos a reconhecer um sonho, já nos sonhos as coisas muitas das vezes são distorcidas da realidade.

Quando se deitarem, antes de adormecerem e entrarem em sono alfa, tentem concentrar os vossos pensamentos para o que vão querer sonhar, ou então para que quando estiverem a sonhar consigam se lembrar que estão num sonho.

E é muito giro no inicio, mas depois começa a cansar, e vão chegar a uma altura, em que sabem que estão a sonhar mas já não controlam o sonho, ou melhor pensam que estão em controle mas já não estão (acontece comigo). No meu caso porque passou a ser cansativo e sentia-me muito desgastado ao acordar ordenei a mim próprio que iria deixar de o fazer, e se realmente não quiserem a vossa mente passa a funcionar normalmente, é como um desporto se não praticarem não evoluem.

E na realidade vocês nunca vão estar em total controle nos vossos sonhos, vão sempre existir limites, durante muito tempo, a minha única intenção era encontrar Deus e confronta-lo com o porquê da minha vida ser como é. E por muito que tenta-se por mais alto que fosse existiam sempre barreiras, não sei explicar porque, mas quando eu realmente estava muito alto no céu, acabava sempre por encontrar uma barreira invisível que barrava o meu caminho, ou então simplesmente acordava!

Mas também confesso que tive experiências muito gratificantes, loucas ou sexuais!

Até existem uns aparelhos tipo uns óculos, que quando se entra em sono alfa (os olhos começam a piscar), os óculos têm um sensor que capta as vibrações e emite uma luz nos olhos que iremos visualizar no sonho, e saberemos que não é a realidade.

Poseidon

=O muito interessante.

Será que pode ajudar pessoas que sofram de sonambulismo?
""Ha no homem algo de fundamental, que nao se consegue."

Mordreds
É realmente interessante, fiquei com uma certa curiosidade em experimentar. Por acaso não sabem de nenhum site que tenha os livros que indicaram? Por vezes põem-nos para leitura online. Obrigado

Esse livro está disponível para download pelo isohunt. 
Se pesquisares por "lucid dreaming" encontras muita coisa no isohunt.

Existem muitos foruns na net sobre o tema.  Googleia
"Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, desperta."
Carl Jung

Citação de: Luna S. em 24 dezembro, 2011, 01:52
=O muito interessante.

Será que pode ajudar pessoas que sofram de sonambulismo?

Desculpa Luna, não sei se pode ou não ajudar, prefira não me pronunciar sobre isso, com medo de te induzir em erro.


Podes encontrar aqui toda a informação que necessitas http://www.lucidity.com/

Poseidon

Mordreds
Já tinha pesquisado.. só encontrei em Inglês. Tinha preferência em PT-PT, mas já não é mau.
Obrigado

Citação de: Mordreds em 29 dezembro, 2011, 14:23
Já tinha pesquisado.. só encontrei em Inglês. Tinha preferência em PT-PT, mas já não é mau.
Obrigado

Não querendo induzir ninguém a participar em pirataria!

Mas tens de procurar melhor encontrei à 1º http://pt.scribd.com/doc/6673655/Sonhos-Lucidos-Stephen-LaBerge

Mordreds
Citação de: Poseidon em 29 dezembro, 2011, 14:29
Não querendo induzir ninguém a participar em pirataria!

Mas tens de procurar melhor encontrei à 1º http://pt.scribd.com/doc/6673655/Sonhos-Lucidos-Stephen-LaBerge

Eu estava a procura do "Exploring the World of Lucid Dreams", mas este serve perfeitamente. Penso que não é pirataria, visto que se encontra on-line. Obrigado

Citação de: Mordreds em 29 dezembro, 2011, 14:33
Eu estava a procura do "Exploring the World of Lucid Dreams", mas este serve perfeitamente. Penso que não é pirataria, visto que se encontra on-line. Obrigado

É esta a tradução.

Cumprimentos