Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.535
Total de mensagens
369.653
Total de tópicos
26.976
  • [Guia] Investigação em Propriedades Privadas
    Iniciado por Romanum
    Lido 1.847 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Eu criei este tópico com a finalidade de evitar problemas durante as investigações, pois, pelo que vejo neste fórum, existe quem se dedique á realização de investigações em Propriedades Privadas.
Para quem não tem conhecimento, toda a investigação que seja feita nestas Propriedades Privadas sem dar a conhecer aos detentores das propriedades, aos olhos da lei, pode ser visto como Invasão de Propriedade Privada.


Vou relatar agora a uma situação, verídica e muito desagradável, que se passou comigo e um grupo de amigos.

Isto foi mais ou menos a 2 anos no dia de Halloween decidimos ir dar uma volta pela freguesia e ver as casas abandonadas que existiam na zona para ver se acontecia algo estranho. Foi então, que chegamos a uma casa abandonada, enorme, na qual a dona tinha morrido faz agora 23 ou 24 anos, asfixiada quando estava a comer presunto. Sim, parece engraçado mas na realidade foi mesmo isto que se passou com a senhora, foi-me contado pelos meu pai e por uma tia minha que morou lá perto.
A casa estava abandonada desde então, pois os donos que eram os filhos, que estavam e estão emigrados no Luxemburgo. Bem, no calor do momento, decidimos entrar. Avançamos o muro pelas traseiras e entramos por uma porta que dava acesso a uma espécie de cave. Andamos por lá com as lanternas e nisto, ouvimos barulho que parecia do andar de cima. Assustados, viramos para trás, e quando íamos a avançar o muro, um homem, que morava em frente, com um pedaço de madeira bateu na cabeça do meu amigo e este cai inconsciente. Resultado, o rapaz foi de ambulância para o Hospital e os restantes quatro, incluindo eu, fomos notificados para nos apresentarmos na esquadra da Policia de Segurança Pública. Ouvimos um sermão de quase 2 horinhas sobre a Invasões de Propriedade Privada e o rumo que a historia poderia ter levado, se o senhor, em vez do pedaço de madeira tivesse uma arma. Para mais foram chamados os nosso pais, e só não ficamos com cadastro pois éramos menores e por ter sido a primeira vez que fomos apresentados a esquadra.




Mas como é claro, investigar não é um crime, desde que a investigação seja feita de forma legal, evitando assim problemas deste tipo ou ainda mais graves.


- O que devo fazer para investigar uma Propriedade Privada?
- Para se investigar uma Propriedade Privada é necessário uma autorização formal, em papel, assinada pelo actual detentor da Propriedade para ser apresentada ás autoridades ou a outrem.

- Como faço para obter essa autorização?
- Para obter a autorização, deve dirigir-se ao actual detentor da Propriedade caso se tenha conhecimento de quem seja, caso contrário poderá sempre questionar os vizinhos. Em último caso, poderá dirigir-se a Junta de Freguesia para tentar obter alguma informação sobre o detentor da Propriedade.

- E se não existir informação do detentor?
- Bem, neste caso, o melhor será tentar descobrir outros familiares que possam ter conhecimento do paradeiro do detentor. Se mesmo assim, não exista qualquer informação, o melhor será pedir uma autorização á Câmara Municipal, Junta de Freguesia ou então á PSP ou GNR do concelho. Se neste modo a autorização não for concedida, o acto correcto deve ser abandonar o caso para evitar problemas.




Outro problema, que podem ocorrer nas investigações é o facto de os detentores da Propriedade poderem vir a acusar os investigadores de furto de algum objecto ou vandalismo, mesmo que seja mentira. Se isto acontecer, o investigador será colocado numa situação muito complicada, visto que apenas estiveram os investigadores sozinhos na Propriedade e não há forma de provar que não desapareceu nada. Para tal não acontecer poderá seguir a seguinte ordem de trabalhos.

- Realizar um inventário o mais completo possível.
- Este inventário, poderá ser feito um dia antes da investigação, na presença do detentor da Propriedade, ou então outrem que seja da confiança do detentor.

- Fotografar/Filmar os espaços.
- Uma boa forma de completar o inventário será fotografar os objectos e para evitar acusações de vandalismo, o acto mais responsável será fotografar e filmar os espaços.

- Guardar os objectos de maior valor.
- Como se sabe, as Propriedades mais antigas, do género, solares ou mansões podem conter no seu interior objectos de enorme valor. Desde pinturas, jarras, estátuas, algum mobiliário e em ultimo caso jóias. Para evitar situações desagradáveis, deve-se pedir ao detentor ou outrem responsável, que guarde os objectos de maior valor consigo, e deverá assinar um documento, realizado pelo responsável de investigação, com o inventário dos objectos que foram guardados.

- Acompanhamento durante a investigação.
- Se o dono tiver alguma fama de problemático ou se tratar de alguém muito desconfiado, poderá então pedir ao detentor ou outrem responsável, a sua presença durante o processo de investigação.

- Bens danificados.
- Pois é, por muito cuidado que se tenha pode-se sempre acabar por danificar algo. Se assim for, deve-se fotografar/filmar o objecto danificado e chegar a um acordo entre o responsável de investigação e o detentor da Propriedade.




Agora que já detém conhecimentos de como proceder aos olhos da lei durante uma investigação, outro cuidado que se deve ter é com a Higiene e Segurança.

- Uso de luvas.
- Antes de manusear qualquer objecto deve ter em atenção o uso de luvas de látex. Por vezes, durante as investigações podem encontrar-se resíduos líquidos e sólidos desconhecidos e que podem ser absorvidos pela pele e despertar reacções químicas no organismo que podem causar doença e em ultimo caso morte, por exemplo, frascos de venenos ou medicamentos com prazo de validade expirado.

- Propriedades em estado de degradação avançada.
- Quase todas as Propriedades que são investigadas, tem muitas e muitas décadas de vida, algumas mesmo centenas. E como se sabe, os matérias acabam por se degradar e ao mínimo movimento podem partir ou cair por isso, o uso de capacete de protecção seria o mais indicado. Embora seja muito incomodo, o uso do capacete poderá evitar situações muito desagradáveis. Mas claro, pode decidir não usar o capacete se a Propriedade se encontrar em bom estado de conservação.

- Kit de primeiros socorros.
- O kit de primeiros socorros deverá estar sempre presente durante a investigação. Pode sempre acontecer alguém cair, ou magoar-se e deste modo pode-se evitar problemas mais graves, como por exemplo infecções causadas por fungos ou excesso de pó existente na Propriedade.



Para terminar este guia, queria deixar bem claro, aos investigadores menos experientes que, nem todas as casas abandonadas são assombradas!

Aguardo comentários de forma a tentar tornar este guia o mais completo possível.
Melhores cumprimentos,

Romanum

Templa - Membro nº 708