Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.428
Total de mensagens
369.474
Total de tópicos
26.918
  • Precognição? Premonição? Conhecimento do Futuro...- Dá que pensar...
    Iniciado por Lunática
    Lido 4.493 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Lunática
Precognição : faculdade parapsicológica. Conhecimento espiritual directo do futuro.

Premonição : terminologia espírita. Aviso. Advertência. Se a pessoa é prudente percebe e vai evitar.  

Todos os seres humanos têm corpo e alma. Através dos nossos órgãos dos sentidos podemos ver, escutar, cheirar, sentir... até, claro, uma determinada distância. Mas temos uma alma espiritual. O que é espiritual não tem as limitações da matéria: distância, obstáculos e tempo. Concluindo: a nossa alma conhece o passado, o presente e o futuro de todas as pessoas, a qualquer distância. A manifestação desse conhecimento, arquivado no inconsciente, é espontânea e incontrolável. Rara. Por isso impressiona tanto.

O que observamos com maior frequência, e é isso o que os media tanto divulgam, são as falsas precognições. A maior parte delas são deduções a partir dos factos de hoje.

Não passa de fraude, astúcia...

Casualidades (é impossível errar sempre, pela lei da probabilidade matemática). Generalidades (servem para qualquer um). Depois dos factos acomoda-se ao que foi dito: quedas de avião (com certeza cairá algum), morte de alguém muito famoso (dúvida?), separação de casais famosos (que surpresa!), catástrofes da natureza... etc. Soma-se a tudo isso a imprecisão no estilo da escrita. Não se pode deixar de citar a Paramnésia: não dar atenção aos dados principais e deter-se apenas nos detalhes. Exemplo da mãe que não consegue dormir, nenhuma noite, até que o seu filho motoqueiro chegue são e salvo. Todas as noites é essa agonia. Um dia, por pura casualidade, a moto derrapa e o rapaz magoa-se. A mãe afirma: eu tinha a certeza, sentia que isso ia acontecer. Esquece que há anos sente todas as noites a mesma coisa.

Resta ainda a sugestão e auto-sugestão, por inversão do processo. Alguém fala que vai acontecer uma coisa. A pessoa, por mecanismos inconscientes, faz com que aqueles factos se realizem.

O tema é amplo e interessante. Podem aprofundar no livro "O que é Parapsicologia" ou "A Face Oculta da Mente".

Muito bom. Parabéns pelo esclarecimento. É bom saber a diferença entre as diversas facetas do conhecimento do futuro. Eu também tenho premonições desde os 15 anos, pelo que me lembro. Mas é de referir que os livros que referiste foram escritos por um sacerdote católico. Se procurares outras informações na net irás encontar outras versões sobre o assunto. Premonição e precognição são a mesma coisa.  :o
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem