Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.427
Total de mensagens
369.472
Total de tópicos
26.918
  • [Musica] Nine Inch Nails apoia a pirataria de suas próprias músicas
    Iniciado por Sharkuel
    Lido 1.584 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

A banda Nine Inch Nails, fundada pelo norte-americano Trent Reznor, começou a marcar forte presença em notícias de tecnologia  em meados de 2007, mesmo ano em que deu adeus às gravadoras e optou pelo formato digital de distribuição. Em 2008, a banda lançou dois álbuns sob a licença Creative Commons, inclusive com trechos separados para que os fãs pudessem fazer novas mixagens das músicas. Mesmo sendo distribuído de graça e com licença de livre cópia, modificação e distribuição, Ghosts I-IV ganhou o título de álbum mais vendido pela Amazon em 2008.

Agora, a banda está apoiando a distribuição de bootlegs (gravações não autorizadas, feitas pelos fãs em shows) via BitTorrent. Segundo o site Webware, na quarta-feira o site oficial da banda trouxe a notícia de que um "grupo subversivo" entrou em contato com o frontman Reznor informando a respeito de um material gravado em vídeo referente aos três últimos shows feitos pela banda, com mais de 400 GB.

Embora tenha sido gravado sem autorização, Reznor fez o contrário do que os artistas tradicionais e as grandes gravadoras fariam: inseriu no site oficial da banda um link para download do material via BitTorrent e convidou os fãs a utilizarem os arquivos para a criação de obras derivadas.

O vasto material oferecido permite a criação de vídeos com diferentes tomadas de câmera e traz até mesmo modelos para serem editados no programa Final Cut Pro, explicou o site Tech.Blorge.

No fórum da banda, Reznor incentiva os fãs a fazerem o download e brinca: "a segurança deve ter sido bem falha nesses shows, porque a qualidade das filmagens está excelente".

Fonte: Terra Tecnologia

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A vida é efémera, a morte inevitável mas a palavra é eterna...

Adoro NiN... É das bandas mais inovadoras e brilhantes de que há memória... É muito mais que metal!
"Nada é absoluto, tenho um relógio avariado que está certo duas vezes por dia"

"Sejas uma pedra ou um grão de areia, na água ambas se afundam"

NiN marcou a minha adolescencia... Fiquei completamente boquiaberto quando vi pela primeira vez o videoclip da musica "Perfect Drug". Grande som. Grande videoclip. =))

As grandes bandas já se aperceberam que a pirataria é um excelente meio de dar a conhecer o seu trabalho. Pelo menos os musicos que tem sensibilidade artistica sabem que nem todos tem dinheiro para comprar CDS. Tambem sabem que assim ganham mais dinheiro, pois actualmente as bandas ganham dinheiro é com concertos e festivais, do que a vender cds, e eles sabem que com a pirataria podem gratuitamente espalhar o seu trabalho, aumentando assim a probabilidade de mais pessoas frequentarem os seus shows ao vivo.

E NiN sabe disso, e usa a pirataria como meio de rentabilizar o seu trabalho. Porque vou dar o exemplo de um CD comprado em PT. Custa 20€. 23% é iva, portanto vai para o estado. 50% vai para a produtora, 5% vai para a loja. Já viram com quanto dinheiro fica um musico quando vende um CD?! 78% não vai para eles (cerca de 14.60€), isto num país onde pouca gente tem condições financeiras para dar tal valor por um CD, torna esse meio de comercio muito pouco rentavel.

Por exemplo, em Vagos, no concerto de Opeth, o Mikael perguntou se "Estavamos contentes com o album novo (o Heritage, que só saiu em outubro), que foi "postado" no youtube.", e aconselhou-nos a ir la ver, para dar uma opinião. Lool Não vês nenhuma banda a ter uma postura destas, visto que a maioria só pensa em guito.

Há musicos que tocam pelo prazer, e tem a sorte de o fazer profissionalmente, e á musicos que só tocam profissionalmente... :D
A vida é efémera, a morte inevitável mas a palavra é eterna...