Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.427
Total de mensagens
369.473
Total de tópicos
26.918
  • Dona maria
    Iniciado por Templa
    Lido 3.196 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
http://eis20081.com.sapo.pt/donamaria.html


Dona Maria acordara mais cinzenta do que nunca.
Nem o sorriso do vizinho novo ao lado lhe despertara o desejo de alongar os braços e espreguiçar-se, como a gata em telhado de zinco quente que noutros tempos fora.
Sentia-se velha e abandonada... Mais do que isso!... Sentia-se como uma prostituta desdentada, de carnes lassas e escorregadias a quem os homens olhavam com um sentimento de compaixão, depois de a terem possuído até ao mais íntimo do seu ser.
Já fora nova, bela e respeitada!.. Mesmo por reis e príncipes, que não se escusavam a longas viagens enquanto deles se apoderava o arrepio de quem desvenda o lado mais íntimo de uma mulher, precipitando-lhe o destino.
Até nome de rainha lhe deram e ela, de tantas do mesmo nome que há na terra não se podia queixar da sua graça e de quem fora noutros tempos...
Mas tinham passado tantos anos!...
E como os homens eram ingratos!...
Ah!... Tantos testemunhos poderia dar da sua fidelidade!... A quantas tragédias iminentes não resistiu durante toda a longa vida de trabalho!...
Entre muitas peripécias, lembrava-se bem daquela vez em que um bêbado, qual locomotiva desenfreada, irrompera por ela abanando-lhe as entranhas, perturbando-lhe o equilíbrio...
Gritos, pânico... Mas, apesar de já não ser nova, conseguiu controlar-se, restabelecendo a calma... Tudo fora tão dramático que ao homem quiseram até linchá-lo...
E lá continuava ela recordando com saudade aqueles mais de cem anos, rio em baixo, dividida entre uma e outra terra das duas que a viram nascer... Nunca se furtara, contudo, ao imenso abraço, estreitando laços, criando união, diluindo margens...
Em abono da verdade, era obrigada a confessar, sempre tivera uma predilecção pela cidade cujo santo padroeiro morava mesmo ali ao lado, nas Escarpas das Fontaínhas... Talvez fosse uma questão de fé..., um pedido de protecção para o futuro em que, no meio de grandezas e misérias, irremediavelmente se esconde a implacável velhice...
Agora, era forçada a concluir não lhe ter adiantado de nada... Nem os homens nem o santo a tinham amparado...
Ali estava naquela espécie de lar de terceira idade, onde o único remédio que lhe davam eram comprimidos para a sonolência e o esquecimento de si própria...
Porém, as festas ao santo ficavam de ano para ano mais animadas, enchendo-se a cidade de luz e de cor...
Ah!...Como gostava de festas!... – E a memória dos templos gloriosos inundou-a de um rasgo de imaginação e audácia.
Dona Maria resolveu por fim esfregar a remela.
Olhou a vizinhança.
Lá estava o S. João que, de tanta capacidade milagreira, estava agora transformado em ponte, braços estendidos como quem pede uma ousadia de mulher...
Espreguiçou-se então languidamente. À ideia ocorreram-lhe as voltas que o mundo dá e o império tece. Alongando a vista em direcção ao mar, viu um letreiro que dizia:
"PORTO, PATRIMÓNIO MUNDIAL"
Imaginou-se logo, não a jovem de outrora mas sim uma senhora idosa e distinta, resplandecendo na noite, sentindo-se então ainda capaz de despertar aos homens um olhar de admiração...
De repente, o seu corpo cobriu-se de uma misteriosa aura, ao mesmo tempo sedutora e enigmática...
Devolveu por fim o sorriso ao vizinho novo que lhe estendia os braços e, num gesto gracioso de rainha, apresentou-se de seguida:
− Bom dia!...
Sou a PONTE DONA MARIA e faço parte da história desta cidade...




Templa - Membro nº 708

Muito bom (que sou eu para avaliar...) mas gostei muito, confesso que não estava á espera do desfecho!  ;)

#2
Citação de: Vitka em 26 setembro, 2011, 00:15
Muito bom (que sou eu para avaliar...) mas gostei muito, confesso que não estava á espera do desfecho!  ;)


Às vezes remato os meus contos com o  elemento  "surpresa". Ouviste a música?

Obrigada

Templa
Templa - Membro nº 708

muito bem,Dona Templa ;) adorei ;)

Citação de: Nita em 27 setembro, 2011, 20:00
muito bem,Dona Templa ;) adorei ;)

Olá Nita. Se queres que te diga, eu acho que este tópico está repetido. Mas eu não sei onde é que está o primeiro!!!! ;)

Abraço


Templa
Templa - Membro nº 708

#5
Citação de: Templa em 26 setembro, 2011, 23:31

Às vezes remato os meus contos com o  elemento  "surpresa". Ouviste a música?

Obrigada

Templa

Realmente ás vezes... :-[ não tinha visto o link, estava aqui a pensar... musica... hum....  ;D agora já ouvi sim :) vi a pagina também ;) muito trabalhinho Templa, muito bom :-*

Citação de: Vitka em 30 setembro, 2011, 18:03
Realmente ás vezes... :-[ não tinha visto o link, estava aqui a pensar... musica... hum....  ;D agora já ouvi sim :) vi a pagina também ;) muito trabalhinho Templa, muito bom :-*


É uma coisa que já está escrita desde 1995, 96, talvez. A música foi um amigo meu lhe a colocou...

Portanto, não foi assim tanto trabalho...

Beijinho

Templa
Templa - Membro nº 708

Hoje, por um motivo especifico, tenho necessidade de reavivar este tópico. Já tem muitos anos, já foi publicado na edição electrónica de um jornal. Depois um amigo pos-lhe a música de Pedro Abrunhosa e assim ficou...Escrevi o texto talvez em 1995 ou por aí...

Templa - Membro nº 708