Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.467
Total de tópicos
26.918
  • Japeto (Iapetus) - Uma das luas de Saturno. Artificial?
    Iniciado por Arph
    Lido 4.551 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.


Depois da discussão aberta sobre a singularidade da nossa Lua e suas anomalias, ou 'anomalias', conforme o caso, no tópico "O homem foi à lua?", achei pertinente colocar aqui à discussão dos utilizadores deste fórum mais um caso singular e anómalo, ou 'anómalo', conforme o caso. Trata-se de uma das luas de Saturno, mais precisamente de Japeto (Iapetus).

Descoberta, em 1671, por Giovanni Cassini.

O curioso nesta lua é a "costura" que tem à volta do seu equador, como se as duas semi-esferas (hemiesferas) fossem soldadas uma à outra. Havendo quem defenda (mesmo cientistas) que esta lua é artificial.






A propósito, foi nesta lua que George Lucas se inspirou para criar a Estrela da Morte, em "Guerra das Estrelas" (Star Wars)






Citação de: Nita em 10 setembro, 2011, 11:39
uau,que chocante,será? :o

Tudo é possível Nita, tudo é possível.
Só agora estamos a "acordar" e a ver o mundo lá fora. Eu não tenho dúvidas nenhumas que o nosso sistema solar já foi palco de imensas e terríveis lutas entre entidades inteligentes. Os sinais disso andam por aí, espalhados por todo o lado, e nós começamos agora a vermo-nos confrontados com eles.
Como partimos do princípio que somos os "únicos" e que ninguém antes de nós por cá passou, custa-nos aceitar muitas evidências, mas chegará um dia em que não será possível que a verdade se não revele.

Cada vez mais a evidências nos "atropelam". É uma questão de tempo até admitirmos que somos uns quantos no meio de um incontável número de seres inteligentes que pululam pelo Universo. E somos tão pequeninos e tacanhos que ainda temos muita gente a afirmar a pés juntos que somos os únicos seres inteligentes no Universo. Enfim... sempre nos fará bem ao ego  ;D ;D ;D ;D

Morri e é o meu fantasma que está gerir esta conta.


Uma outra coisa interessante que ocorre com Japeto é que esta lua, à semelhança da nossa, também tem uma face oculta; ou seja, tem uma face que nunca se dá a conhecer a Saturno.

Assim, tal como já defendi relativamente à nossa Lua, entendo que Japeto também não tem movimento de Rotação. Tendo apenas movimento de Translação.

Curiosidades, ou talvez não, que se repetem com luas.

Muito interessante este tema. Quanto aos extraterrestres a viverem nas duas luas, duvido.
Sim acredito que não somos os únicos no universo, claro tem muita lógica, mas penso que no nosso sistema solar devemos ser os únicos agora... até porque o nosso planeta é o mais favorecido a nível de aproximação do sol, para geral e ter vida nele, os outros ou estão muito longes ou demasiado perto, entre outros factores claro...


Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

Citação de: BACHOR em 12 setembro, 2011, 03:17
Bem curioso.  ::)

Curioso sim, mas certamente não passará de uma formação natural decerto que invulgar.

Citação de: kalabdog13 em 12 setembro, 2011, 02:14
Quem sabe star wars, não será realidade...:D

Conheci uma rapaz que dizia que o Star Wars foi feito de histórias verídicas?

Hum... Não deve ser!
Morri e é o meu fantasma que está gerir esta conta.

tonyBaptista
Eu estive a observar a lua e marte na madrugada de hoje, e reparei que na lua também há essas ditas "costuras"  mas não nessa dimensão.


Como se pode verificar, as "costuras" de Japeto, junto das crateras, por força dos impactos, encontram-se em algumas partes imperceptíveis. Mas percebe-se que foi por consequência dos impactos de meteoróides.

Citação de: Arph em 14 setembro, 2011, 20:18
Como se pode verificar, as "costuras" de Japeto, junto das crateras, por força dos impactos, encontram-se em algumas partes imperceptíveis. Mas percebe-se que foi por consequência dos impactos de meteoróides.

Como assim?

Citação de: tonyBaptista em 14 setembro, 2011, 19:05
Eu estive a observar a lua e marte na madrugada de hoje, e reparei que na lua também há essas ditas "costuras"  mas não nessa dimensão.

Mas essas "costuras" são pactos de asteriodes, que cairam do espaço, tonyBaptista!
Morri e é o meu fantasma que está gerir esta conta.

tonyBaptista
Citação de: lilisoft em 14 setembro, 2011, 20:23
Como assim?

Mas essas "costuras" são pactos de asteriodes, que cairam do espaço, tonyBaptista!

Em relação a lua de Saturno qual é a teoria defendida?
Relatei o que vi, não estou dentro da astronomia por isso os meus conhecimentos são poucos, uso o telescópio vagamente.
Quem se interessa verdadeiramente por este assunto tem um conhecimento maior (não incluo os cientistas).

#14
Citação de: lilisoft em 14 setembro, 2011, 20:23
Como assim?

Sim, como se pode ver à direita de Japeto existe uma grande cratera que apanha a linha equatorial e quase que apaga a perceptibilidade da continuação da "costura".

Digo meteoróides (que englobam os meteoros e meteoritos) porque me parece que, sendo Jepeto uma lua com um diâmetro equatorial de cerca de 1.400 km (muito menos de metade da nossa lua), tal cratera ( e outras semelhantes) não poderia ser feita por um impacto de asteróide, os quais são grandes corpos celestes, variando das centenas de metros a centenas de kms de dimensão (Eros, por exemplo), e cujo impacto seria muito mais devastador.
Mas esta é uma mera opinião minha, astrónomo amador e só nas horas livres, que vão sendo poucas - agora estou numa pausa do trabalho  ;)