Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.518
Total de mensagens
369.631
Total de tópicos
26.969
  • 10 curiosidades acerca dos sonhos
    Iniciado por MissTiny
    Lido 11.513 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
10. Você esquece de 90% dos seus sonhos

Depois de 5 minutos acordado, você esquece metade dos seus sonhos. O famoso poeta, Samuel Taylor Coleridge, acordou de uma manhã, depois de ter tido um sonho fantástico. Pegou uma caneta e papel e começou a escrever a "visão de um sonho", no qual tornou-se um dos mais famosos poemas ingleses: Kubla Khan.

Parte do poema havia sido escrito (54 linhas para ser mais exato), quando ele foi interrompido por uma pessoa. Coleridge voltou ao seu poema, mas não podia lembrar o resto do seu sonho. O poema nunca foi concluído.

9. Cegos também sonham

Pessoas que se tornaram cegas após o nascimento podem ter sonhos com imagem. Pessoas que nasceram cegas não vêem quaisquer imagens, mas também têm sonhos vívidos envolvendo seus outros sentidos como sons, cheiro, toques e emoções. É difícil para uma pessoa que vê imaginar, mas a necessidade de sono é tão forte que o corpo é capaz de lidar com praticamente todas as situações físicas para que isso aconteça.

8. Sonhar previne psicose

Em um recente estudo, os alunos que foram acordados no início de cada sonho, mas ainda conseguiram dormir por mais 8 horas, enfrentaram dificuldade de concentração, irritabilidade, alucinações e sinais de psicose depois de apenas 3 dias. Quando finalmente foi permitido seu sono, recuperando o tempo perdido, aumentaram consideravelmente o percentual gasto na primeira fase.

7. Todo mundo sonha

Todo ser humano sonha (exceto em casos de extrema desordem psicológica), mas homens e mulheres têm diferentes sonhos e diferentes reações físicas. Homens tendem a sonhar mais sobre outros homens, enquanto as mulheres tendem a sonhar igualmente sobre os homens e as mulheres. Além disso, tanto os homens como as mulheres relacionaram reações físicas aos seus sonhos mesmo que ele não seja sexual; os homens costumam ter ereções e as mulheres aumentam o fluxo de sangue vaginal.

6. Os sonhos não são exatamente sobre o que eles são

Os sonhos falam em uma língua profundamente simbólica. A mente, inconsciente, tenta comparar o seu sonho a algo mais, que é semelhante. Portanto, qualquer que seja o seu sonho, é provável que seja somente um símbolo.

5. Nem todos os sonhos são coloridos

12% da população sonha exclusivamente em preto e branco. O restante da população sonha com todas as ]cores. As pessoas também tendem a ter temas comuns em sonhos, como: escola, correndo devagar / no lugar, experiências sexuais, caindo, chegando tarde demais, uma pessoa que está viva - Aparecendo morta, dente caindo, voando, em um acidente de carro, etc.

Ainda não é conhecido se o impacto de um sonho relacionado à violência ou a morte é mais emocionalmente para uma pessoa que sonha em cores do que aquela que sonha em preto e branco.

4. Nós só sonhamos com o que conhecemos

Nossos sonhos estão frequentemente cheios de rostos estranhos - você sabia que sua mente não está inventando esses rostos? - eles são rostos de pessoas reais, que você viu durante sua vida, mas pode não saber ou se lembrar. O assassino do seu último sonho pode ser o cara que abasteceu o carro de seu pai quando você ainda era criança.
Todos nós já vimos centenas de milhares de rostos durante nossas vidas, por isso, temos uma infinidade de personagens para o nosso cérebro utilizar durante nossos sonhos.

3. Pessoas que deixam algum hábito tem sonhos mais vívidos

As pessoas que fumaram por um longo tempo, e pararam, relataram ter sonhos mais vívidos do que o normal. Além disso, de acordo com o "Jornal de Anomalias Psicológicas", em um grupo de 293 fumantes em abstinência entre 1 e 4 semanas, 33% relataram ter pelo menos 1 sonho que estava fumando. Na maioria dos sonhos, os indivíduos eram capturados pelos próprios fumantes e sentiram fortes emoções negativas, como pânico e culpa.

2. Estímulos externos invadem nossos sonhos

Chamado "incorporação no sonho", é a experiência que a maioria de nós temos onde um som do mundo real é ouvido e incorporado no sonho, de alguma forma. Um famoso quadro de Salvador Dali, ilustra esse conceito.

1. Você está paralisado enquanto dorme

Acreditem ou não, o seu corpo está praticamente paralisado durante o sono. Segundo a Wikipédia, glândulas começam a fabricar um hormônio que as ajudam a induzir o sono e neurônios enviam sinais à coluna espinhal que fazem com que o corpo descanse e depois fique paralisado.

E tem mais:

1. Quando alguém estiver roncando, não está sonhando.
2. Bebês não sonham até a idade de 3 anos.*
3. Se você for despertado fora do REM (Rapid Eye Movement - Rápido Movimento dos Olhos) está mais propenso a se lembrar do sonho, do que se for acordado de um sono nocturno.


Super interessante Nita :D , nao tens mais sobre o assunto;) ?

Lunática
Você está paralisado enquanto dorme --> ERRADO!!!

Sim, tenho provas. Eu própria.

Também concordo, conheço casos de pessoas que falam, mexem-se, sentam-se na cama e comportam-se quase como se estivessem acordados enquanto sonham.
O possível faz-se, o impossível demora mais um bocado.

Lunática
Citação de: Alekhine em 21 setembro, 2009, 01:17
Também concordo, conheço casos de pessoas que falam, mexem-se, sentam-se na cama e comportam-se quase como se estivessem acordados enquanto sonham.

Sim, eu falo e mexo-me enquanto estou a sonhar.

1. Você está paralisado enquanto dorme

Acreditem ou não, o seu corpo está praticamente paralisado durante o sono. Segundo a Wikipédia, glândulas começam a fabricar um hormônio que as ajudam a induzir o sono e neurônios enviam sinais à coluna espinhal que fazem com que o corpo descanse e depois fique paralisado.


Se não estou em erro, o corpo só está paralisado, normalmente,  quando se entra em estado REM. Não falando de doenças como narcolepsia ou então quando REM atonia não funciona e as pessoas mexem-se durante os sonhos.
"I do not consider it an insult, but rather a compliment to be called an agnostic. I do not pretend to know where many ignorant men are sure -- that is all that agnosticism means."

Citação de: Jessika em 05 setembro, 2009, 11:24
Super interessante Nita :D , nao tens mais sobre o assunto;) ?
não...mas posso pesquisar...

concordo,eu mexo-me imenso enquanto durmo e falo muito,ate ja cheguei a sentar-me na cama e a falar com a minha avo quando tinha de dormir com ela =)
Can you see us? -.-'

eu tb me mexo muito a dormir, e falar... então, nem se fala!!!
"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin

#9
Deixo outras 10 curiosidades sobre o sono  ;)  :

"Todos os anos, estudos e experimentos são realizados a fim de compreender os sonhos humanos. Já houve algum progresso, mas a população sabe muito pouco a respeito do conteúdo desses estudos. Uma coisa é certa: os pensamentos, imagens e emoções que sentimos durante o sono podem influenciar bastante nossa percepção da vida. Veja abaixo uma lista com 10 fatos interessantes sobre os sonhos.

10. Seu cérebro fica ativo quando você sonha

Estudos forneceram evidências de uma grande variação na atividade cerebral enquanto as pessoas dormem. Os cientistas identificaram cinco estágios distintos do sono: 1 a 4 e o final, denominado rapid eye movement (REM, movimento rápido do olho). Quando acordadas neste último, as pessoas relatam sonhos. Pesquisadores descobriram que certas áreas do cérebro ficam muito ativas durante o REM, até mais do que quando as pessoas estão acordadas, principalmente o córtex cerebral, que decodifica estímulos visuais. Uma atividade intensa também é identificada no sistema límbico, estrutura fortemente ligada às emoções.

9. Os animais e os sonhos

Não é possível ter certeza de que os animais sonham de forma similar aos humanos, mas eles também tem o estágio REM. De acordo com um estudo de Frederic Snyder em 1966, os mamíferos acordam imediatamente depois de entrar nele, o que pode indicar que esse processo é usado como mecanismo de defesa. Aves também apresentam o REM, mas répteis e outros animais de sangue frio, não.

8. A maconha e os sonhos


Muitas pessoas que fumam maconha dizem não sonhar, mas, depois que param, essas mesmas pessoas relatam sonhos vívidos e intensos. Como os sonhos mais vívidos acontecem durante o sono REM, os cientistas se questionam se a maconha afeta esse estágio. Um estudo conduzido em 1975 comparou o sono dos usuários da droga com o sono dos não-fumantes. Os resultados mostraram que há, sim, uma redução do estágio REM nos fumantes. Portanto, da próxima vez que você fumar e não conseguir lembrar de seus sonhos, saberá o porquê.

7. Sonhos épicos

Sonhos épicos são extremamente vívidos e podem até dar a você uma nova perspectiva de algum aspecto da vida. Quando você acorda de um sonho desses, sente como se tivesse descoberto algo profundo e incrível. Pessoas com essa experiência frequentemente relatam uma narrativa contínua que constitui uma vida totalmente diferente e em andamento. Elas podem até dormir dentro do próprio sonho.

6. Diferenças de sexo nos sonhos

Muitos estudos já foram feitos para determinar as diferenças dos sonhos de homens e mulheres. As mulheres sonham com os dois gêneros igualmente, mas em 67% das vezes as pessoas que aparecem nos sonhos dos homens são do sexo masculino. Os sonhos das mulheres tendem a durar mais tempo e a ser mais emocionais, enquanto os homens relatam mais violência, carros e estradas. Na média, 8% dos sonhos incluem atividades sexuais. A diferença é que os homens sonham com lugares desconhecidos ou públicos e com pessoas estranhas, e as mulheres costumam sonhar com isso em lagoas, piscinas e lagos. Claro que esses dados são baseados em porcentagens gerais e não são verdadeiros pra todas as pessoas.

5. Paralisia do Sono

A paralisia do sono é uma condição que afeta muitas pessoas pelo mundo. Ela está diretamente relacionada ao sono REM. Uma pessoa a experiencia quando seu cérebro acorda durante o ciclo do sono REM e o estado de paralisia permanece. A pessoa fica consciente, mas incapaz de se mexer. Ela continua a sonhar e em muitos casos passa a ver o sonho dentro de seu próprio cômodo. A consciência não é total, mas a pessoa consegue entender o que está acontecendo. A paralisia pode vir acompanhada de fortes alucinações e senso de perigo.

4. Pesadelos vs. Terror Noturno

Os trabalhos de Ernest Hartmann, psiquiatra e diretor do Centro de Desordens do Sono de Boston, indicam que o tipo de pesadelo mais comum envolve perseguição. Adultos são geralmente seguidos por uma figura masculina, enquanto crianças precisam enfrentar animais ou criaturas fantasiosas. Estas têm pesadelos com muito mais frequência que os adultos, e eles aparecem principalmente nas idades de quatro, cinco, sete e oito anos. Hartmann sugere que eles estão diretamente relacionados às atividades do dia e são um indicador de medo ou ansiedade que precisam ser confrontados. Alguns gatilhos são uso de drogas, eventos traumáticos ou perda de uma pessoa querida. Terrores noturnos são bem diferentes de pesadelo. Eles ocorrem nas duas primeiras horas do sono, antes do estágio REM, e as pessoas costumam gritar e se debater. É difícil acordá-las e elas geralmente só se lembram de um sentimento forte ou de alguma cena. Terrores noturnos são bem menos comuns que pesadelos. Eles afetam cerca de 15% das crianças, principalmente as com idade entre dois e seis anos.

3. Sonhos famosos

Mary Shelley escreveu Frankenstein depois de ter um sonho com um monstro. Elias Howe, pioneiro das máquinas de costurar, teve um sonho no qual um grupo de canibais estava se preparando para cozinhá-lo enquanto agitavam suas lanças para cima e para baixo. Howe percebeu que havia um buraco na ponta de cada lança, e isso deu a ele a idéia de passar a linha na ponta da agulha, o que mais tarde se mostrou uma grande inovação no ramo das máquinas de costura. O cientista Friedrich August Kekulé descobriu a aparentemente impossível estrutura química do benzeno (C6H6) depois de sonhar com várias cobras engolindo suas caudas. Em 1953, James Watson e Francis Crick descobriram a estrutura do DNA. Watson depois relatou que a idéia veio de um sonho no qual havia uma escada em espiral. Abraham Lincoln, dias antes de sua morte, contou à esposa um sonho no qual ele tinha visto um corpo vestido com roupas de funeral cercado por centenas de pessoas. Ele disse que um soldado o contou que o presidente havia sido assassinado.

2. O ronco pode levar a distúrbios do sono

Quem ronca pode desenvolver distúrbios do sono REM, que faz com que, entre outras coisas, elas falem, gritem, chutem, deem socos, pulem para fora da cama, agitem os braços e agarrem coisas. Essas pessoas continuam dormindo enquanto fazem isso e não se lembram de nada no dia seguinte.

1. Sonhos vívidos ajudam a aprender

O sono REM ativa a área do cérebro que usamos para aprender. Esse pode ser um fator extremamente importante para o desenvolvimento normal do cérebro durante a infância, o que ajuda a explicar por que crianças pequenas dormem muito mais que os adultos. Além disso, o sono REM é associado ao aumento de proteínas no cérebro. Estudos realizados relacionam esse estágio à aprendizagem de habilidades mentais. Grupos separados de pessoas aprendiam a mesma habilidade e uma grande porcentagem das que conseguiam entrar no sono REM era capaz de retomá-la. Essa teoria é chamada de Ontogenetic Hypothesis do sono REM."

Fonte: My Milliways
"Detesto, de saída, quem é capaz de marchar em formação com prazer ao som de uma banda. Nasceu com cérebro por engano; bastava-lhe a medula espinal" A.Einstein

*No tópico que iniciei há uma informação FALSA:
diz que o bebé só sonha a partir dos 3 anos-é FALSO...

Os bebés já sonham com 33ª semanas dentro da barriga da mãe.


Citação de: Nita em 22 agosto, 2009, 00:46
1. Você está paralisado enquanto dorme

Acreditem ou não, o seu corpo está praticamente paralisado durante o sono. Segundo a Wikipédia, glândulas começam a fabricar um hormônio que as ajudam a induzir o sono e neurônios enviam sinais à coluna espinhal que fazem com que o corpo descanse e depois fique paralisado.


Isso depende. Uma vez tive um pesadelo, acordei e estava paralisada...
Cada pessoa é diferente.
Morri e é o meu fantasma que está gerir esta conta.

Ligeia
Se é o tópico certo ou não...não sei, mas como não quero sobrecarregar o fórum com tópicos já debatidos ou mal colocados aqui vai: de há umas semanas para cá ando com uma dúvida/curiosidade no que respeita ao "mundo do sonho": como tenho alguma dificuldade em adormecer e fiquei farta do falso sono induzido por medicação, comecei por fazer alguns exercícios de relaxamento e meditação que têm resultado de modo bastante satisfatório. No entanto, os meus sonhos (os que me recordo, pelo menos) têm-se tornado "mais fortes", vívidos e intensos... O que (por diversos motivos que não julgo pertinentes para esta questão) gradualmente implantou a seguinte dúvida: será possível, pela força onírica contactar com pessoas com as quais temos "assuntos pendentes" (aka situações não resolvidas)? Não digo "forçar" o sonho no sentido de resolver as situações, mas sim num sentido mais "literal", de contactar efectivamente pelo sonho, uma pessoa (que, de outro modo não podemos contactar, apesar de viva)? É que sempre me causou alguma confusão o facto de só considerarmos passível de contacto espiritual alguém que já esteve neste mundo e a ele regressou de forma incorpórea ou "reencarnado"... Não poderá o nosso espírito comunicar com outro espírito ainda que ambos estejam agregados a corpos vivos e cientes?... Através do sonho parece o momento ideal, pois as almas estão menos ocupadas com questões materiais e libertas da moral social que muitas vezes nos prende...

Desculpem se me alonguei, mas é uma coisa que me tem dado que remoer...(e sim, tenho assuntos não resolvidos com alguém que está neste mundo mas de quem perdi totalmente o rasto e que, quanto mais tempo passa, mais condicionam a minha forma de estar e têm vindo a modificar gradualmente o meu ser  ;D)

[center]"Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar. Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu."[/center]

Ás vezes quando sonho com coisas engraçadas ou estúpidas, acordo a rir.
Isso também me acontece quando sonho que estou a rir e depois acordo mesmo a rir.
É estranho.
* Sou perfeita de imperfeições *