Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.512
Total de mensagens
369.629
Total de tópicos
26.968
  • O que levar numa caça a fantasmas?
    Iniciado por Alex
    Lido 6.658 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Uma caça a fantasmas é uma expedição a um local onde se suspeite da presença de fantasmas com o objectivo de testemunhar na primeira pessoa e/ou registar alguma evidência da sua presença (videos, fotos, sons). (1)


Quem se aventura numa caça a fantasmas assume geralmente que estes são espíritos de pessoas falecidas que não "seguiram em frente" após a sua morte, por algum motivo. Talvez por não saberem ainda que morreram, por terem algum assunto por resolver, por culpa, etc. Estes espíritos serão como a pessoa era em vida. Poderão ser, portanto, bons ou maus, mas normalmente não são perigosos.(1)

Segundo alguns investigadores do paranormal, estes espíritos poderão encontrar-se num estado emocional de choque permanente induzido por uma morte súbita, violenta ou por grande sofrimento, sendo por isso incapazes de compreender o que lhes aconteceu. Serão incapazes de ver para além da sua presente situação e do seu ambiente, estando obrigados a reviver continuamente os seus momentos finais de agonia até que alguém lhes explique o que se passa. (2)

Consideram-se também fantasmas aqueles que se limitam a repetir um acontecimento passado (frequentemente acontecimentos trágicos ou violentos)como uma gravação no espaço. (Com estes não será possível interagir, tal como não o é com uma cena num ecrã de cinema.)

Existe ainda um terceiro e muito desagradável tipo de entidade que cai na definição de fantasma, mas que nunca foi humana. Chamados por vezes de demónios (5), felizmente serão raras e a probabilidade de se cruzar com uma numa caça a fantasmas deverá ser diminuta. (1)



O QUE LEVAR NUMA CAÇA A FANTASMAS?


Antes de partir é aconselhável que faça um inventário do material que irá precisar.

Comece por pensar nos itens que poderão tornar a vigília mais confortável. A sua lista dependerá de factores como o local a visitar, se é ao ar livre ou num edifício, do estado do tempo, da duração da saída, e poderá incluir coisas como:
- roupa e calçado adequado ao clima;
- 1 muda de roupa;
- cadeira desdobrável;
- comida e bebidas.

De seguida considere o equipamento que quererá levar:

Equipamento básico "low-tech":

- Velas e fósforos ou isqueiros - para iluminação de emergência;
- Fita cola e massa adesiva (Bostik) para fixar objectos;
- Palitos de incenso para detectar correntes de ar;
- Linha de pesca e cordel;
- Um frasco de açúcar - espalhado em redor de objecto permite detectar se esse objecto se moveu;
- Fita métrica;
- Bloco de notas, lápis e canetas, borracha, afia;
- Sacos ou caixas para guardar amostras ou itens que deseje analisar mais tarde.
- Estojo de primeiros socorros;
- Relógio

Equipamento básico mais avançado:

- Lanternas com lâmpadas sobresselentes,  pilhas extra com um filtro vermelho para ajudar a preservar a sensibilidade da sua visão nocturna (use aquele plástico vermelho translúcido que envolve alguns queijos tipo Flamengo)
- Máquina fotográfica analógica com filmes extra, de 400 ou 800 ISO ou digital com pilhas extra;
- Câmara de filmar e pilhas extra;
- Tripé(s) para as máquinas (opcional)
- gravador digital ou de fita magnética, neste caso de preferência com um microfone exterior acoplado (idealmente sem fios - mais pilhas extra!), para reduzir os ruídos parasita causados pelo mecanismo da cassete e pelo fio do microfone em movimento, pilhas extra e cassette de fita high bias/metal)
- Walkie-Talkies (com - exacto! - pilhas extra) ou telemóveis carregados (caso haja rede!) para manter o contacto entre os membros do grupo;
- Termómetros para medições da temperatura ambiente;
- bússulas;
- Binóculos.

Equipamento avançado (para o verdadeiro profissional):

- detectores de movimento portáteis;
- detectores de proximidade portáteis;
- detectores de som;
- termómetros à distância por infra-vermelhos;
- microfones sem fios;
- equipamento de monitorização e registo de temperaturas com sensores sem fios;
- câmaras video com visão nocturna;
- câmaras de infra-vermelhos

Fonte, com adaptações: (3)

Um equipamento que hoje se tornou comum entre a maioria dos caça-fantasmas é o sensor EMF (sigla para ElectroMagnetic Field). A premissa para a sua utilização é que a manifestação de uma entidade provoca, por razões desconhecidas, variações bruscas na intensidade do campo electro-magnético no local, variações estas supostamente detectáveis com este equipamento. (1)

No entanto existe ainda alguma controvérsia mesmo dentro da comunidade de investigação paranormal quanto à real utilidade deste equipamento. (4)


(1) David Juliano, www.ghosthunting101.com
(2) Ghosts - True Encounters With the World Beyond, Hanz Holzer, Ed. Black Dog & Leventhal Publishers, 1997 (ISBN 1-884822-64-9)
(3) Ghost Hunter's Guide to Britain, Ed. Collins, 2000 (ISBN 0004489640)
(4) Association for the Scientific Study of Anomalou Phenomena, http://www.assap.org/newsite/articles/Ghosts%20EMF%20meters%20and%20baselines.html
(5) David Juliano, theshadowlands.net: http://theshadowlands.net/ghost/goodevil.htm
O equilíbrio perfeito entre espírito aberto e cepticismo - procura-se.

Bom tópico!  ;)
Muito completo, assim ninguém se esquece de nada ao fazer a mala antes da investigação!  :laugh:
"Disce quasi semper victurus,vive quasi cras moriturus"

Deleteyrself
boa cena... mas na minha a opinião as velas (brancas de preferência) são para afastar os maus espíritos caso seja necessário... a menos que queiram trazer-los com vocês...

Muito bem ...

Eu só acrescentava que os incensos que falavas não são necessários para ver as correntes de ar ... estas facilmente se detectam através de um fosforo ou isqueiro ... Pois o que se pretende verificar é sempre se existe ou nao corrente de ar e não propriamente o caminho que esta realiza pelo edificio.

Para além disso existe sempre um odor associado aos incensos o que iria eliminar um dos factores que muita gente se esquece quando investiga que é os odores que aparecem do nada ... Daí que quando se vai para uma investigação nunca se deve ir perfumado nem fumar antes nem durante pois muitas vezes a presença de entidades é se faz sentir por esta forma.

Only good vibes people ...

Acho que o pó de talco seria uma alternativa mais segura ao açúcar, visto o açúcar incorrer  o risco de atrair hostes de animais menos desejados  :D
"Camouflage is the colour of fear... I have no need to hide from my foes... I have no fear of death. My colours I wear openly, they proclaim louder than any words, "I am proud to live - I am proud to die".

SpiritWolf
Sim, muito bom topico ;)


depende tbm do sitio, e que nao esta assinalado , Tendas, para quem planear ficar mais que um dia ;)

Serve como abrigo para descanso ou apenas mas nao se ficar ao relento :P

Legal , eu sempre quis dar uma de Sam e Dean com meu irmão.

Bom topico.
Realmente temos de andar prevenidos e saber.
As únicas respostas interessantes são aquelas que destroem a questão.

Existe também um ritual que se pode fazer num local (assombrado/ ou não) que captura os espíritos dentro de uma estrela de 6 pontas. Assim os espírito fica incapaz de sair do limite da estrela, podendo assim conversar com ele sem recebermos alguma influencias exteriores (como um jarro na cabeça, ;D).