Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.400
Total de tópicos
26.900
  • Quinta Marques Gomes - Canidelo, Gaia
    Iniciado por helder14
    Lido 50.679 vezes
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
helder14
O palacete localiza-se dentro de uma quinta chamada Quinta de Marques Gomes que se situa na Rua Manuel Marques Gomes, em Canidelo, Vila Nova de Gaia.

Localização:http://maps.google.pt/maps?q=Rua+Manuel+Marques+Gomes,+Vila+Nova+de+Gaia&hl=pt-PT&ll=41.136335,-8.651154&spn=0,0.009645&sll=39.639538,-7.849731&sspn=9.623043,14.282227&z=17&layer=c&cbll=41.134032,-8.652499&panoid=UIMOSt7y_blqCcIwAGzS1Q&cbp=12,325.03,,0,-8.72
(fornecido por user romi)


Bem este local já foi um sitio de muitos acontecimentos, houve muitas historias e falasse que houve também aparições.
Não sei se alguém já ouviu falar da história do homem que tinha um chapéu com 3 bicos(diabo) e o  cavalo branco. Estes dois relatos foi o que ouvi, mas não sei explicar bem o sentido da história.
O problema é que mexeram com aquilo para a sua construção, ou seja espíritos que lá estejam foram atormentados, agora iram andar por ai a vaguear até se juntarem a alguém!
O que eu fiquei com muita curiosidade foi lá de um poço, essa sim foi uma das partes que me meteu medo.
O fundo tinha água mas havia mais qualquer coisa lá dentro, Não sei explicar o que era, mas tinha um odor horrível, quanto a cave é um dos locais assustadores, gelados e sombrios.
Não sei o porquê, mas não consigo lá voltar mais!

Em que zona de Canidelo se localiza este palacete pois não estou a reconhece-lo.

Boas!

helder14, falta umas coisinhas que são mínimas para este quadro:

1)    Deve conter no mínimo uma fotografia (ou vídeo) do local em questão.

2)    Indicar a localização o mais detalhadamente possível, de preferência (não é obrigatório) com coordenadas GPS.

3)    Explicar o porquê do local ser assombrado - abandonado não é sinónimo de assombrado!


Coloca estas informações rápido porque senão sou obrigado a fechar o tópico... tens 24 horas.

Obrigado
ILYM

#3
O palacete localiza-se dentro de uma quinta chamada Quinta de Marques Gomes que se situa na Rua Manuel Marques Gomes, em Canidelo, Vila Nova de Gaia.

http://maps.google.pt/maps?q=Rua+Manuel+Marques+Gomes,+Vila+Nova+de+Gaia&hl=pt-PT&ll=41.136335,-8.651154&spn=0,0.009645&sll=39.639538,-7.849731&sspn=9.623043,14.282227&z=17&layer=c&cbll=41.134032,-8.652499&panoid=UIMOSt7y_blqCcIwAGzS1Q&cbp=12,325.03,,0,-8.72

Neste link não é bem visível o palacete, apenas serve para vocês o localizarem mais facilmente.




Segundo o que encontrei através das minhas pesquisas, a quinta foi propriedade de Manuel Marques Gomes (1867-1932), homem de negócios e benemérito entre finais do sec. XIX e década de trinta. No centro da quinta ergue-se um palacete composto por 37 salas distribuídas por rés-do-chão e dois andares. Está previsto segundo o jornal de notícias de Dezembro de 2008 a recuperação para fazerem um hotel.
No you tube num video fazem referência ao palacete ser assombrado.

Boas,
achei o tópico interessante, e penso em breve ir ao local.
Relativamente ao cheiro que a água do poço contém, não será da água estar lá, supostamente, há demasiado tempo e ficar choca? Ou então algum animal que lá tenha caído? É uma questão de se verificar.
Não há nenhum relato concreto sobre ser assombrado? Como soubeste das aparições e o que relataste?

Cumprimentos  :)


#5
Citação de: romi em 14 julho, 2011, 00:42
(...)
Segundo o que encontrei através das minhas pesquisas, (...)
No you tube num video fazem referência ao palacete ser assombrado.


A pesquisa e as informações disponibilizadas deste palacete são interessantes.
Convinha, igualmente, fornecer a fonte das informações, para pesquisas complementares dos interessados.

Por exemplo, onde se pode ler que o palacete está «assombrado» e porquê?
O facto de não incluir um link directo para o local não significa que não se possa ou não se deva indicar expressamente onde tais afirmações estão contidas.


Nota: No extraordinário blogue Ruin'Arte, dedicado à «História mal acabada, arquitectura desleixada, cultura mal amada, património incompreendido, paisagens sem sentido» - o melhor e mais interessante que conheço sobre a divulgação do nosso património arquitectónico degradado e ao abandono - existe uma excelente reportagem fotográfica, com mais de 30 fotos bem ilustrativas do estado de degradação sobre a Quinta do Montado, o seu verdadeiro nome.
«Para aqueles que não querem pensar existe o alimento dos templos»
(Manuscrito de Urga)

#6
Citação de: Damiano em 14 julho, 2011, 04:16

AConvinha, igualmente, fornecer a fonte das informações, para pesquisas complementares dos interessados.

Por exemplo, onde se pode ler que o palacete está «assombrado» e porquê?
O facto de não incluir um link directo para o local não significa que não se possa ou não se deva indicar expressamente onde tais afirmações estão contidas.


Era importante que soubessem o "porquê" de dizerem que está assombrado. Vejam se existem relatos de alguém sobre algo que tenha lá acontecido.

romi, obrigado pela tua pesquisa  ;), se me permites, vou colocar a localização no inicio do tópico.
Damiano, se descobrires mais alguma coisa avisa. :)

Obrigado
ILYM

helder14
#7
Eu acho que existe outro perto do Arrábida, não sei se sabem exactamente qual seja, vou também tentar colocar link aqui e tentar vos mostrar qual seja!
O local é assustador porque tas a andar e tens a sensação que estás a ser seguido por alguém invisível, é uma questão de ires em silêncio e escutares! Eu já tive essa experiência.
O porquê de ele ser assombrado não sei exactamente mas as pessoas de antigamente falam em vários relatos que já aconteceram, e já ouvi também falar que houve um homem que caiu ao tal poço!
O poço é um pouco escondido, caso precisem de ajuda a lá irem, eu estou dentro, mas sozinho não volto aquele local!
E já agora romi obrigado por me ajudares a localizar este local, pois não conseguia faze-lo através da Internet.
Eu agora mesmo acabei de perguntar ao meu pai e á minha mãe que história tinha o palacete e eles disseram-me que varias pessoas foram mortas lá dentro e atiradas ao poço, muitas foram enforcadas no poço e lá deixadas, essa parte do cavalo branco também é verdade, pois o homem que andava em cima dele era o diabo, mas agora não aparece.
O Palacete Marques Gomes Aqui está o video onde 3 raparigas foram ao local!

helder14
Citação de: helder14 em 13 julho, 2011, 00:58
O palacete localiza-se dentro de uma quinta chamada Quinta de Marques Gomes que se situa na Rua Manuel Marques Gomes, em Canidelo, Vila Nova de Gaia.

Localização:http://maps.google.pt/maps?q=Rua+Manuel+Marques+Gomes,+Vila+Nova+de+Gaia&hl=pt-PT&ll=41.136335,-8.651154&spn=0,0.009645&sll=39.639538,-7.849731&sspn=9.623043,14.282227&z=17&layer=c&cbll=41.134032,-8.652499&panoid=UIMOSt7y_blqCcIwAGzS1Q&cbp=12,325.03,,0,-8.72
(fornecido por user romi)


Bem este local já foi um sitio de muitos acontecimentos, houve muitas historias e falasse que houve também aparições.
Não sei se alguém já ouviu falar da história do homem que tinha um chapéu com 3 bicos(diabo) e o  cavalo branco. Estes dois relatos foi o que ouvi, mas não sei explicar bem o sentido da história.
O problema é que mexeram com aquilo para a sua construção, ou seja espíritos que lá estejam foram atormentados, agora iram andar por ai a vaguear até se juntarem a alguém!
O que eu fiquei com muita curiosidade foi lá de um poço, essa sim foi uma das partes que me meteu medo.
O fundo tinha água mas havia mais qualquer coisa lá dentro, Não sei explicar o que era, mas tinha um odor horrível, quanto a cave é um dos locais assustadores, gelados e sombrios.
Não sei o porquê, mas não consigo lá voltar mais!


Citação de: helder14 em 14 julho, 2011, 21:27
(...)
O local é assustador porque tas a andar e tens a sensação que estás a ser seguido por alguém invisível, é uma questão de ires em silêncio e escutares! Eu já tive essa experiência.
O porquê de ele ser assombrado não sei exactamente mas as pessoas de antigamente falam em vários relatos que já aconteceram, e já ouvi também falar que houve um homem que caiu ao tal poço!(...)

O facto de um local ser «assustador» muitas (talvez a maior parte) das vezes tem a ver com as ideias feitas que temos sobre certos sítios, locais ou coisas.
O facto de se ter a sensação de «estar a ser observado» não tem nada de assombrado nem prova rigorosamente nada a não ser isso mesmo que se está a ser observado.
Eu próprio sinto-me constantemente observado e nem por isso vivo ou frequento locais assombrados.
Assim como os que sentem que estão a ser observados estão a ser de facto a ser observados, como os entendem que não sentem estão também de facto a ser observados. A diferença está em que os primeiros sentem e os segundos não sentem ou procuram sempre qualquer justificação ou desculpa para contrariar o que não estão em condições de aceitar, por comodismo ou por convicções pessoais.

Desculpem a minha insistência, o facto de "ouvir dizer" («as pessoas de antigamente falam em vários relatos que já aconteceram») é demasiado curto para assumir qualquer verdade, fica-se sempre com a ideia de poder ser um boato ou um conto a quem lhe acrescentaram um ponto...
Não foi apresentada uma única prova, indício ou suspeita, mas apenas dito que as pessoas... falam. Se invocam relatos que já aconteceram, devem estar narrados e descritos em algum lado, por exemplo, na imprensa local, em livros antigos ou em testemunhos de pessoas ainda vivas.
Mas, não há nada, até ao momento não foi apresentado nada que sustenta tais «acontecimentos».

Até o texto de apresentação do vídeo no YouTube, é enganador... «Reza a lenda que o palacete está assombrado ...».
Qual lenda? E quais os indícios, provas que fundamentem que se está perante uma assombração e não uma invenção, como aquelas em que a História de Portugal está cheia para introduzir o medo ou para enaltecer virtudes que ou não existiram ou foram generosamente aumentadas?

Aceitar que algo está assombrado, "porque sim" ou por "ouvir dizer" é uma outra forma de crença que pode traduzir-se em pura especulação e perca de tempo nas pesquisas, investigações e estudos paranormais.

Para que conste:
Eu não disse que o local não está assombrado, em bom rigor nunca o poderia fazer com os elementos disponíveis, o que digo é com os dados apresentados não é possível fazer-se tal afirmação sob pena de estarmos a falar de situações do domínio da ficção.
«Para aqueles que não querem pensar existe o alimento dos templos»
(Manuscrito de Urga)

helder14
#10
Eu digo que não me acredito nas pessoas de antigamente, mas quem me disse ontem foi o meu pai e a minha mãe, que eles afirmaram que viram o homem que andava a cavalo branco e que houve pessoas mortas naquele poço, até pessoas minhas vizinhas lá se mataram!
Quanto ao assombrado não faço mínima ideia se o é ou não!
Eu sei que já lá foi seguido por ser invisível, pois como disse, sinto vejo e ouço! Apenas não me consigo comunicar com eles!

Citação de: helder14 em 13 julho, 2011, 00:58
O palacete localiza-se dentro de uma quinta chamada Quinta de Marques Gomes que se situa na Rua Manuel Marques Gomes, em Canidelo, Vila Nova de Gaia.

Localização:http://maps.google.pt/maps?q=Rua+Manuel+Marques+Gomes,+Vila+Nova+de+Gaia&hl=pt-PT&ll=41.136335,-8.651154&spn=0,0.009645&sll=39.639538,-7.849731&sspn=9.623043,14.282227&z=17&layer=c&cbll=41.134032,-8.652499&panoid=UIMOSt7y_blqCcIwAGzS1Q&cbp=12,325.03,,0,-8.72


Bem este local já foi um sitio de muitos acontecimentos, houve muitas historias e falasse que houve também aparições.
Não sei se alguém já ouviu falar da história do homem que tinha um chapéu com 3 bicos(diabo) e o  cavalo branco. Estes dois relatos foi o que ouvi, mas não sei explicar bem o sentido da história.
O problema é que mexeram com aquilo para a sua construção, ou seja espíritos que lá estejam foram atormentados, agora iram andar por ai a vaguear até se juntarem a alguém!
O que eu fiquei com muita curiosidade foi lá de um poço, essa sim foi uma das partes que me meteu medo.
O fundo tinha água mas havia mais qualquer coisa lá dentro, Não sei explicar o que era, mas tinha um odor horrível, quanto a cave é um dos locais assustadores, gelados e sombrios.
Não sei o porquê, mas não consigo lá voltar mais!




Não é permitida a colocação de mensagens seguidas no mesmo tópico, em vez disso deve editar-se a anterior. Ver também Regras Gerais do Fórum, alínea 20. Obrigado.






É um pouco complicado comprovar que o palacete está assombrado... nos outros tópicos postados em Locais Assombrados em Portugal o mesmo acontece... não sei que provas concretas é que o Damiano pretende (EVP's, fotos?).

Quem nos garante que vamos apanhar alguma coisa? Se não apanharmos, isso quer dizer que não existe lá nada? Mas as entidades, se existirem, podem não querer se manifestar... não é todos os dias que se captam coisas paranormais, não é só a gente querer... daí quem criou o tópico se ter baseado apenas no que os conhecidos lhe disseram (penso que foi isso que o helder14 fez).


helder14
#12
exactamente Marlene, eu baseei-me no facto dos meus pais e os meus avós me terem contado o que lá se tinha passado, quanto ao local se esta assombrado ou não isso eu não sei, não há mesmo factos que o comprovem ou não, pelo que sei não há nada escrito ou provado!

Citação de: Marlene em 15 julho, 2011, 16:15
É um pouco complicado comprovar que o palacete está assombrado... nos outros tópicos postados em Locais Assombrados em Portugal o mesmo acontece... não sei que provas concretas é que o Damiano pretende (EVP's, fotos?).
(...)


A Marlene afirma que «É um pouco complicado comprovar que o palacete está assombrado...». Pois é, por isso é que não se deve afirmar ou insinuar que o palacete está assombrado, quando não podemos comprovar, sejam quais forem os métodos que se utilizem.

É verdade que helder14 não afirma que o palacete esteja assombrado. Apenas diz que «...foi um sitio de muitos acontecimentos» e que «O problema é que mexeram com aquilo para a sua construção, ou seja espíritos que lá estejam foram atormentados...».
Mas, helder14 foi abrir um tópico "Palacete em Canidelo - Gaia" no espaço "Locais Assombrados em Portugal", onde se pode ler «Conhece algum local assombrado? Discussão e publicação de fotografias e informação de locais assombrados em território nacional» e foi aqui que decidiu abrir um tópico, mas não apresenta provas, indícios ou suspeitas, documentais ou outras.
O local ou o palacete até pode estar "assombrado" mas, até ao momento, não há indicação que o esteja.
Pode(m) entreter-se com idas ao local mas sem investigação e estudo sério não chegam longe e não ganham credibilidade e seriedade com isso.

Não é porque alguém afirma ou deseja que um local ou edifício está assombrada que ele de facto se encontra assombrado.

É verdade que «é um pouco complicado comprovar»,  por isso é que se investigam (e estudam) os locais e os edifícios. Não estamos no domínio da crença e da fé. Pode ser difícil mas impossível não é. E, enquanto não pudermos comprovar devemos abstermo-nos de afirmar o que quer que seja mesmo que estejamos persuadidos de que temos razão, porque ninguém, para além dos fiéis, nos vai reconhecer o mérito.
É igualmente verdade que em outros tópicos postados em "Locais Assombrados" o mesmo acontece  o que não prova coisa alguma, excepto, que o desejo supera a realidade e faz induzir o erro, da mesma forma que eu faço os possíveis por denunciar essas afirmações precipitadas e pouco cuidadas.
No entanto, em muitos dos tópicos são oferecidos testemunhos que, se não indiciam, pelo menos sugerem que deva ser investigado para provar se o local está assombrado ou não. Apresentam-se fotos, gravações, pelo menos, isto é, provas, evidências físicas dos factos que se pretendem comprovar.
Mas, isto não se passa aqui.
O melhor que se apresenta são testemunhos, não reduzidos a escrito, que inviabilizam, de momento, saber mais. Se eu quiser investigar ou estudar não tenho possibilidade de ler os relatos, testemunhos, desses acontecimentos. As histórias que se contam são vagas e imprecisas.
Tudo isto pode ser importante princípio para uma investigação, mas não permitem, desde já, afirmar que estamos perante um palacete assombrado, como se pretende, por exemplo, de forma explícita, no vídeo do YouTube e aqui de forma implícita, pela sugestão.

Há um princípio geral básico na pesquisa, investigação e estudo do paranormal: quem afirma prova.
Não basta a palavra, por mais séria e legítima de quem possa ser, porque em investigação "argumentos de autoridade" não têm qualquer relevância nem são aceites como prova ou evidência do que quer que seja.
Estou a falar de quem afirma e não de quem (se) pergunta, levanta questões se o local estará (como se ouve dizer) assombrado.
São posturas diferentes, métodos diferentes de actuação, e, porventura, com conclusões diferentes.


Citação de: Marlene em 15 julho, 2011, 16:15
(...)
Quem nos garante que vamos apanhar alguma coisa? Se não apanharmos, isso quer dizer que não existe lá nada? Mas as entidades, se existirem, podem não querer se manifestar... não é todos os dias que se captam coisas paranormais, não é só a gente querer... daí quem criou o tópico se ter baseado apenas no que os conhecidos lhe disseram (penso que foi isso que o helder14 fez).

Não tenho perante o "paranormal" a posição de crente, isto é, que acredita em tudo, como não tenho a posição de céptico, que nunca acredita em coisa alguma.
Admito que os meios de prova  possam ser escassos ou insuficientes, o que basta desde logo para a investigação ou o estudo não possa chegar a bom porto, mas há um percurso metodológico que deve ser seguido com determinado fim.

Sou defensor da investigação, com rigor, com método, com objectivos e para isso é necessário um código de conduta, de actuação, na investigação, aquilo que qualquer investigador chama protocolo -Protocolo de Investigação - única forma que permite conhecer e validar séria e responsavelmente uma qualquer pesquisa, investigação e estudo de qualquer fenómeno paranormal. Uma palavra que estranhamento nunca encontrei mencionada neste fórum, em especial, por aqueles que estão ligados ou fazem investigação paranormal e que me poderá levar a abrir um tópico no fórum se for oportuno.

É verdade que «Se não apanharmos, isso quer dizer que não existe lá nada? Mas as entidades, se existirem, podem não querer se manifestar...». Mas esta afirmação, que sendo verdadeira, é válida para os dois lados.
Nem o facto de nada apanharmos significa que nada exista lá, nem o facto de apanharmos, significa que exista lá algo assombrado. O tema principal em que este tópico está inserido não esqueçamos é estar o palacete assombrado e não se tem actividade paranormal ou não.
Isto para simplificar a situação.

A questão levantada é, de facto, muito importante talvez das mais importantes que é abordado frequentemente e a quem muito poucos dão a devida e cuidada atenção.
O que é uma «casa assombrada», ou melhor, o que é uma «assombração».

Desculpem-me o tom final: Nem tudo o mexe, o que desconhecemos, o que não vemos, não ouvimos e não sentimos, e... no entanto existe, é ou está "assombrado", só que nem todos sabem nem querem saber isso, e no entanto o administrador deste fórum teve o especial cuidado, depois de abrir o espaço Locais Assombrados em Portugal, escrever que «Este tópico sofreu uma pequena modificação relativamente à finalidade do tópico original e servirá como meio de discussão e angariação de informação sobre eventuais locais assombrados em Portugal.»  (https://portugalparanormal.com/index.php/topic,310.msg1131.html#msg1131)

O palacete pode estar assombrado e não se manifestar a actividade paranormal, pelo menos de forma evidente, e para isso há a necessidade dos equipamentos, como pode conter actividade paranormal e ela existirá sempre mesmo que não seja evidente ou manifesta para a maioria das pessoas e não estar assombrado.

E nem sempre sabemos isso, mesmo que tenhamos pela frente algo, seja um local ou um prédio ou uma habitação, que ouvimos dizer por alguém amigo ou por quem tenhamos muita estima.
É para saber tudo isto que se fazem investigações e pesquisas paranormais e se constituem grupos que actuam com meios, equipamentos, técnicas e métodos. E Protocolos!.
«Para aqueles que não querem pensar existe o alimento dos templos»
(Manuscrito de Urga)

Tem razão, mas se formos a ver as coisas por esse prisma bem que teriamos de trancar quase todos os tópicos que se encontram neste quadro...

De uma forma resumida, o que acha que o helder14 deve fazer para dar fundamento à sua teoria?