Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.467
Total de tópicos
26.918
  • 2 sonhos incomuns, quase iguais
    Iniciado por Luna S.
    Lido 7.516 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Há algum tempo tive dois sonhos quase iguais, em dias diferentes, com cerca de 4 dias de diferença.

Aspectos:
   - Quando sonho, tenho sempre consciência de que estou a sonhar. Tanto que geralmente consigo controlar os meus sonhos, não permitindo que estes se transformem em pesadelos.
   - Nestes sonhos eu não sabia que estava a sonhar. Tudo me pareceu muito certinho e padronizado, como se estivesse realmente a acontecer.

1º Sonho:
   Deitei-me consciente de que queria acordar um pouco mais cedo para poder tomar banho de manhã. Não me dei conta de adormecer.
   Acordei sobressaltada, a pensar que já estava atrasada para as aulas. Olhei para o relógio, mas vi que tinha acordado na hora que deveria ter acordado. Então fui até à janela abri a persiana. Estava um bom dia, pelo que comecei a planear a roupa que iria vestir. Depois fui buscar as minhas toalhas e fui para a casa de banho. Quando entrei na banheira e me coloquei debaixo da água quente, voltei a acordar. Estava de novo deitada na minha cama, e assim que abri os olhos pude vislumbrar o tecto. Voltei a ficar sobressaltada, com medo de estar atrasada para as aulas. Ouvi passos agitados e barulhentos no meu quarto, como se alguém estivesse a entrar e sair, dando uma volta ao lado da minha cama entre cada entrada e saída. Pensei que poderia ser a minha irmã, mas tinha a sensação de que não. Tentei levantar-me, mas eu não consegui. O meu corpo estava imóvel. Pensei que estava com paralisia do sono, coisa que nunca tinha tido, e tomei consciência de que tinha tido um sonho muito estranho. Tentei levantar o meu braço, fazendo muita força, mas ele mal se mexeu. Chamei pela minha irmã, mas as palavras que saíam da minha boca eram arrastadas e lentas. Então, algo me dizia que não era a minha irmã que estava ali. E reformulei a pergunta. "Quem está aí?" As palavras arrastaram-se novamente, mas o meu corpo foi libertando-se da paralisia. Voltei a perguntar quem é que li estava, forçando o meu corpo a levantar-se. E eu já estava de lado, um pouco erguida, dava para eu ver o quarto. Mas o quarto estava vazio, apesar de eu ouvir os passos. Tive a sensação de que estavam a brincar comigo.
Acordei com o som do despertador do telemóvel.
   Foi muito estranho e eu senti-me cansada nessa manhã. 

2º Sonho:
   Igual ao anterior, com excepção do primeiro sonho, aquele em que me levantava e ia tomar banho. Essa primeira parte não aconteceu.
   Portanto, sonhei com os mesmos passos, com a mesma paralisia do meu corpo. Formulava as mesmas perguntas e também acabei por acordar com o som do despertador. Em ambos só tomei consciência de que estava a sonhar quando realmente acordei. Neste ultimo sonho, não tinha urgência em me levantar cedo.

Foi de facto, estranho e único. Será que se poderá fazer-se alguma interpretação daqui?
""Ha no homem algo de fundamental, que nao se consegue."

DiogoM
Citação- Nestes sonhos eu não sabia que estava a sonhar. Tudo me pareceu muito certinho e padronizado, como se estivesse realmente a acontecer.
CitaçãoDeitei-me consciente de que queria acordar um pouco mais cedo para poder tomar banho de manhã. Não me dei conta de adormecer.
   Acordei sobressaltada, a pensar que já estava atrasada para as aulas. Olhei para o relógio, mas vi que tinha acordado na hora que deveria ter acordado. Então fui até à janela abri a persiana. Estava um bom dia, pelo que comecei a planear a roupa que iria vestir. Depois fui buscar as minhas toalhas e fui para a casa de banho. Quando entrei na banheira e me coloquei debaixo da água quente, voltei a acordar. Estava de novo deitada na minha cama, e assim que abri os olhos pude vislumbrar o tecto. Voltei a ficar sobressaltada, com medo de estar atrasada para as aulas. Ouvi passos agitados e barulhentos no meu quarto, como se alguém estivesse a entrar e sair, dando uma volta ao lado da minha cama entre cada entrada e saída. Pensei que poderia ser a minha irmã, mas tinha a sensação de que não. Tentei levantar-me, mas eu não consegui. O meu corpo estava imóvel. Pensei que estava com paralisia do sono, coisa que nunca tinha tido, e tomei consciência de que tinha tido um sonho muito estranho. Tentei levantar o meu braço, fazendo muita força, mas ele mal se mexeu. Chamei pela minha irmã, mas as palavras que saíam da minha boca eram arrastadas e lentas. Então, algo me dizia que não era a minha irmã que estava ali. E reformulei a pergunta. "Quem está aí?" As palavras arrastaram-se novamente, mas o meu corpo foi libertando-se da paralisia. Voltei a perguntar quem é que li estava, forçando o meu corpo a levantar-se. E eu já estava de lado, um pouco erguida, dava para eu ver o quarto. Mas o quarto estava vazio, apesar de eu ouvir os passos. Tive a sensação de que estavam a brincar comigo.
Acordei com o som do despertador do telemóvel.
   Foi muito estranho e eu senti-me cansada nessa manhã.

CitaçãoIgual ao anterior, com excepção do primeiro sonho, aquele em que me levantava e ia tomar banho. Essa primeira parte não aconteceu.
   Portanto, sonhei com os mesmos passos, com a mesma paralisia do meu corpo. Formulava as mesmas perguntas e também acabei por acordar com o som do despertador. Em ambos só tomei consciência de que estava a sonhar quando realmente acordei. Neste ultimo sonho, não tinha urgência em me levantar cedo.

Podes ter feito viagens astrais inconscientemente devido ao cansaço, partindo para o lado místico do sonho, pode significar boas intuições e/ou alegrias em algumas áreas. ;)

Um espirito quer dizer-te qualquer coisa.

Tive um sonho parecido, mas eu tinha a consiencia que estava a sonhar. mas não conseguia mudar o "rumo" diagmos assim. :-X

Se os sonhos são iguais só com muitas poucas diferenças é porque é uma mensagem importante.
Morri e é o meu fantasma que está gerir esta conta.

DiogoM
CitaçãoUm espirito quer dizer-te qualquer coisa.

Quando não se tem certezas, e melhor supor e não afirmar.

Citação de: DiogoM em 18 junho, 2011, 15:46
Quando não se tem certezas, e melhor supor e não afirmar.

pois é.... ;D
Morri e é o meu fantasma que está gerir esta conta.

Sim, é melhor supor.
Se era uma mensagem importante, calculo que continuasse a insistir em transmiti-la. Mas, não se voltou a repetir.

Citação de: DiogoM em 18 junho, 2011, 15:31
Podes ter feito viagens astrais inconscientemente devido ao cansaço, partindo para o lado místico do sonho, pode significar boas intuições e/ou alegrias em algumas áreas. ;)


isso é que era mesmo bom.  ;D
""Ha no homem algo de fundamental, que nao se consegue."

eu ja tive experiencias semelhantes! no meu primeiro sonho lúcido aconteceu exactamente essa suceção de acordares contínuos, acordava sempre para o dia seguinte real, mas sempre dentro do sonho. chegava a levantar-me e a começar a vestir-me para o trabalho, mas voltava a acordar de seguida ainda a sonhar. ate que cheguei a um estado de duplicidade de consciencia. eu sentia o meu corpo do sonho (que se mexia) e o meu corpo dormente (que não se mexe pois está em paralesia muscular ( os músculos, nos casos gerais, estã relaxados a um nível que nao se mexem quando estamos a dormir! ) só têm espasmos involuntários periódicos. por isso também tive essa sensasão de não me conseguir mexer para apanhar o telemovel que estava na mesa ao lado da minha cama. mas eu já tinha estudado este estado que o corpo atinge quando adormecemos - deixamos de conseguir mexer voluntáriamente os músculos. é esse o processo do adormecimento, o corpo entra num estado de paralesia ao adormecermos. um sonho é o "acordar"da mente durante a dormida. e como o corpo verdadeiro está paralisado, continuamos na deitados na cama apesar de nos mexermos no sonho.

enquanto adormecemos, o corpo vai mandando sinais ao cérebro, e se nos mexemos, então ele sabe que o cérebro está acordado e nao entra em paralesia. mas se ignorar-mos sempre estes sinais do corpo, se nos mantermos sempre imóveis com o cérebro activo, o corpo acaba por ficar paralisado. este é um método utilisado para auto indução de projeção astral por exemplo!

bem, quando senti isso da duplicidade de corpos, dei por mim a mexer um corpo da mente, e ao mesmo tempo a sentir o corpo paralisado real. foi uma sensação muito única mesmo.. sem precedentes. nunca tinha sentido nada igual. isso aconteceu há coisa de 10 meses.

quando acordei de vez, tomei nota de tudo que me lembrva do sonho, do que vi, descrevi as sensações que tive, fiz pequenos esboços e esquemas, em suma, registei a experiencia! :)

Citação de: aros em 22 dezembro, 2011, 15:41
eu ja tive experiencias semelhantes! no meu primeiro sonho lúcido aconteceu exactamente essa suceção de acordares contínuos, acordava sempre para o dia seguinte real, mas sempre dentro do sonho. chegava a levantar-me e a começar a vestir-me para o trabalho, mas voltava a acordar de seguida ainda a sonhar. ate que cheguei a um estado de duplicidade de consciencia.

Já tinha ouvido essa expressão de sonhos lúcidos... mas não tinha noção do que eram realmente.

Citação de: aros em 22 dezembro, 2011, 15:41
bem, quando senti isso da duplicidade de corpos, dei por mim a mexer um corpo da mente, e ao mesmo tempo a sentir o corpo paralisado real. foi uma sensação muito única mesmo.. sem precedentes. nunca tinha sentido nada igual. isso aconteceu há coisa de 10 meses.

quando acordei de vez, tomei nota de tudo que me lembrva do sonho, do que vi, descrevi as sensações que tive, fiz pequenos esboços e esquemas, em suma, registei a experiencia! :)

É de facto curioso, até que ponto conseguimos manipular e controlar os nossos sonhos... Ao ponto de estarmos conscientes.
Registas-te a experiência com o intuito de a repetir?
""Ha no homem algo de fundamental, que nao se consegue."

eu só registei porque já me apercebi que esqueço os meus sonhos passado umas horas ou uns dias depois de os ter, decidi então anotar enquanto ainda tinha tudo fresco na cabeça: logo depois de ter acordado! e também porque eu tenho quase sempre um caderno e uma caneta comigo.

quanto ao motivo, foi só esse. fi-lo para poder mais tarde relembrar os detalhes e os processos de que tive consciencia, caso contrário ia desvanecer muita coisa da minha memória relativamente aos acontecimentos do sonho.

ja tive mais alguns sonhos lúcidos para alem desse primeiro. apesar de nao ter treinado muito para conseguir faze-lo sempre que queira.. e quando tenho um, nunca é porque quis ter.. simplesmente acontecem certas circunstancias no sonho que me levam a fazer aperceber de que estou num sonho! e continuo nele!

por exemplo, é frequente nos sonhos os espelhos reflectirem uma imagem ligeiramente distorcida se olhares para eles. ja registei casos em que me vi ao espelho em sonhos e era sempre um reflexo distorcido.. num vi-me como se fosse um gajo meio gordo e disforme, noutra ocasiao, aconteceu ver a minha cara ao espelho e um olho estava mais acima do que o outro lol!

quando estou lúcido num sonho nunca tenho essa sensasão das palavras arrastadas e lentas, apesar de ja ter sentido isso noutro tipo de sonhos. sonhos em que parece que nao consigo falar ou expressar-me.. nao sai o som das minhas palavras apesar de eu dize-las com muita força.... mas ja nao tenho sonhos desses ha uns tempos...


deixo-te uma sugestão: saca o filme "waking life" - é uma narrativa que se passa só em sonho, o personagem que está a sonhar, acorda varias vezes dentro do proprio sonho e acaba por tomar consciencia de que esta a sonhar.. ao longo do filme sao expostas inúmeras teorias, pontos de vista sobre a vida, e também vários métodos de como tomares consciencia no teu sonho de que estás a sonhar. tudo isto de uma forma muito animada e diversificada, é um filme feito por muitos animadores, com estilos de desenhos diferentes!







Citação de: aros em 22 dezembro, 2011, 20:23
(...) por exemplo, é frequente nos sonhos os espelhos reflectirem uma imagem ligeiramente distorcida se olhares para eles. ja registei casos em que me vi ao espelho em sonhos e era sempre um reflexo distorcido.. num vi-me como se fosse um gajo meio gordo e disforme, noutra ocasiao, aconteceu ver a minha cara ao espelho e um olho estava mais acima do que o outro lol!

(...)

deixo-te uma sugestão: saca o filme "waking life" - é uma narrativa que se passa só em sonho, o personagem que está a sonhar, acorda varias vezes dentro do proprio sonho e acaba por tomar consciencia de que esta a sonhar.. ao longo do filme sao expostas inúmeras teorias, pontos de vista sobre a vida, e também vários métodos de como tomares consciencia no teu sonho de que estás a sonhar. tudo isto de uma forma muito animada e diversificada, é um filme feito por muitos animadores, com estilos de desenhos diferentes!

Não me lembro de me olhar num espelho, os meus sonhos ou são muito confusos, ou são relativamente a mim a interagir com outras pessoas ou eu a assistir a coisas que se passam com outras pessoas...

Vou ver se consigo arranjar o filme, obrigado pela dica  ;)

Ainda em relação ao que descreveste antes, da duplicidade de corpos em que dás por ti a mexer um corpo da mente, mas sentes o corpo real paralisado. Não compreendo. Na tua cabeça, ordenavas ao corpo para se mover. O corpo do sonho movia-se, mas sentias ou outro paralizado? Ou mexias o corpo da mente com dificuldade, sentido o peso do corpo real?
""Ha no homem algo de fundamental, que nao se consegue."

sentia dois corpos em simultaneo.isto foi na fase final do sonho, eu pensava que acordava mas nao. e ao pensar que ja estava acordado, estendia o braço para pegar no telemovel, mas quando estava prestes a apanha-lo, voltava a dar por mim com o braço imóvel na cama, e isto repetiu-se várias vezes, ate que me começei a rir para mim próprio! eu de facto sentia um corpo em que estendia o braço, e outro em que esse mesmo braço ficava imòvel, ou seja, sentia os dois braços "sobrepostos" . foi uma sensação inédita.. ;D e quando verdadeiramente abri os olhos, sentia-me mesmo contente, e estava a sorrir mesmo! tinha acabado de sonhar como nunca antes tinha sonhado.... :)

ya ve o filme aposto que vais curtir.. eu tinha visto esse filme umas duas ou tres vezes no mes anterior a este primeiro sonho lúcido que tive

Citação de: Luna S. em 07 maio, 2011, 20:49
Há algum tempo tive dois sonhos quase iguais, em dias diferentes, com cerca de 4 dias de diferença.

Aspectos:
   - Quando sonho, tenho sempre consciência de que estou a sonhar. Tanto que geralmente consigo controlar os meus sonhos, não permitindo que estes se transformem em pesadelos.
   - Nestes sonhos eu não sabia que estava a sonhar. Tudo me pareceu muito certinho e padronizado, como se estivesse realmente a acontecer.

1º Sonho:
   Deitei-me consciente de que queria acordar um pouco mais cedo para poder tomar banho de manhã. Não me dei conta de adormecer.
   Acordei sobressaltada, a pensar que já estava atrasada para as aulas. Olhei para o relógio, mas vi que tinha acordado na hora que deveria ter acordado. Então fui até à janela abri a persiana. Estava um bom dia, pelo que comecei a planear a roupa que iria vestir. Depois fui buscar as minhas toalhas e fui para a casa de banho. Quando entrei na banheira e me coloquei debaixo da água quente, voltei a acordar. Estava de novo deitada na minha cama, e assim que abri os olhos pude vislumbrar o tecto. Voltei a ficar sobressaltada, com medo de estar atrasada para as aulas. Ouvi passos agitados e barulhentos no meu quarto, como se alguém estivesse a entrar e sair, dando uma volta ao lado da minha cama entre cada entrada e saída. Pensei que poderia ser a minha irmã, mas tinha a sensação de que não. Tentei levantar-me, mas eu não consegui. O meu corpo estava imóvel. Pensei que estava com paralisia do sono, coisa que nunca tinha tido, e tomei consciência de que tinha tido um sonho muito estranho. Tentei levantar o meu braço, fazendo muita força, mas ele mal se mexeu. Chamei pela minha irmã, mas as palavras que saíam da minha boca eram arrastadas e lentas. Então, algo me dizia que não era a minha irmã que estava ali. E reformulei a pergunta. "Quem está aí?" As palavras arrastaram-se novamente, mas o meu corpo foi libertando-se da paralisia. Voltei a perguntar quem é que li estava, forçando o meu corpo a levantar-se. E eu já estava de lado, um pouco erguida, dava para eu ver o quarto. Mas o quarto estava vazio, apesar de eu ouvir os passos. Tive a sensação de que estavam a brincar comigo.
Acordei com o som do despertador do telemóvel.
   Foi muito estranho e eu senti-me cansada nessa manhã. 

2º Sonho:
   Igual ao anterior, com excepção do primeiro sonho, aquele em que me levantava e ia tomar banho. Essa primeira parte não aconteceu.
   Portanto, sonhei com os mesmos passos, com a mesma paralisia do meu corpo. Formulava as mesmas perguntas e também acabei por acordar com o som do despertador. Em ambos só tomei consciência de que estava a sonhar quando realmente acordei. Neste ultimo sonho, não tinha urgência em me levantar cedo.

Foi de facto, estranho e único. Será que se poderá fazer-se alguma interpretação daqui?
Luna S., não está lá ninguém porque fazes isso por vontade. Tens a resposta (a diferença entre os dois sonhos) e tens a questão (a repetição dos dois sonhos).
Tem mais cuidado com o que pensas e com o que pensas que pensas porque um dia destes ainda começas a ver ETs. ::)
NÃO!
(só porque diz que tem sempre de haver alguém que diz isso...)

Citação de: marcvs em 06 janeiro, 2012, 17:34
Luna S., não está lá ninguém porque fazes isso por vontade. Tens a resposta (a diferença entre os dois sonhos) e tens a questão (a repetição dos dois sonhos).
Tem mais cuidado com o que pensas e com o que pensas que pensas porque um dia destes ainda começas a ver ETs. ::)

Obrigada por expressares a tua opinião, só é pena não ser fundamentada. Se voltares a ler o que coloquei, não há qualquer referência de que eu tome esses sonhos como um fenómeno paranormal que me aconteceu. Chamei-lhe incomuns, porque o são para mim, não é o tipo de sonho que eu vulgarmente tenha e porque os tive por duas vezes, de forma similar (outra coisa que nunca me ocorreu). Depois, eu coloquei este relato na pasta de "Significado dos Sonhos e Interpretação", uma vez que tinha curiosidade em saber quais as diversas opiniões, de preferência construtivas em relação a estes. Porque há aspectos relativamente aos sonhos (que não só são referentes a aspectos espirituais) como a aspectos psicológicos e fisiológicos do ser humano. Eu, pessoalmente, tenho uma mente aberta e respeito as várias opiniões que aqui foram expostas de forma educada. Achei desnecessário a ironia, mas és livre para a expor na mesma, no entanto para mim não foi pertinente, pelo que já expliquei nesta resposta e porque há uma diferença entre o que é expor uma opinião séria e fazer "ironias" em relação às opiniões das restantes pessoas. Estamos num fórum para expor e partilhar experiências e opinar sobre temas que nos cativem e fomentem a crítica, não para desrespeitar ou fazer troça das opiniões alheias.

Tens razão em relação ao pensamento. O pensamento é um bom aliado na interpretação do mundo que nos rodeia, mas sem inteligência torna-se nosso inimigo.  :)
""Ha no homem algo de fundamental, que nao se consegue."

Citação de: Luna S. em 06 janeiro, 2012, 21:58
Obrigada por expressares a tua opinião, só é pena não ser fundamentada. Se voltares a ler o que coloquei, não há qualquer referência de que eu tome esses sonhos como um fenómeno paranormal que me aconteceu. Chamei-lhe incomuns, porque o são para mim, não é o tipo de sonho que eu vulgarmente tenha e porque os tive por duas vezes, de forma similar (outra coisa que nunca me ocorreu). Depois, eu coloquei este relato na pasta de "Significado dos Sonhos e Interpretação", uma vez que tinha curiosidade em saber quais as diversas opiniões, de preferência construtivas em relação a estes. Porque há aspectos relativamente aos sonhos (que não só são referentes a aspectos espirituais) como a aspectos psicológicos e fisiológicos do ser humano. Eu, pessoalmente, tenho uma mente aberta e respeito as várias opiniões que aqui foram expostas de forma educada. Achei desnecessário a ironia, mas és livre para a expor na mesma, no entanto para mim não foi pertinente, pelo que já expliquei nesta resposta e porque há uma diferença entre o que é expor uma opinião séria e fazer "ironias" em relação às opiniões das restantes pessoas. Estamos num fórum para expor e partilhar experiências e opinar sobre temas que nos cativem e fomentem a crítica, não para desrespeitar ou fazer troça das opiniões alheias.

Tens razão em relação ao pensamento. O pensamento é um bom aliado na interpretação do mundo que nos rodeia, mas sem inteligência torna-se nosso inimigo.  :)
Luna S., eu sei que estás habituada a outras posturas minhas noutros tópicos - mas não me tomes por isso nestes tópicos sobre sonhos, eu compreendo que são coisas íntimas demais para hironias (vê-me noutros tópicos dentro desta categoria se estiveres mesmo mais interessada na minha arrogância do que nos teus sonhos). Eu posso desenvolver a ideia para me entenderes melhor.

Quando forças a consciência nos sonhos estás a alterar a ordem natural das coisas, digo isto em todos os aspectos - espirituais, psicológicos, bio-físicos, tudo! Eu sou adepto dessa prática também, mas repara: em todos os vícios, há habituação. É um bocadinho como o consumidor de drogas, se ele passar muito tempo sob o efeito de psicotrópicos e desenvolve a personalidade sobre esses efeitos, quando parar de os ter, a maneira de ver o mundo vai ficar alterada e, do ponto de vista dele, o que está errado é a falta dessa base que sustenta a personalidade que ele desenvolveu sobre esses mesmos efeitos. Penso que podes entender isto, agora usa isto como referência apenas. Assim como acontece isso na abstinência (porque a base que sustenta a "normalidade" dele está alterada), também acontece esse problema quando estás a forçar outras alterações ao que é natural. Por exemplo, se estás habituada a ir dormir para descançar e confias no despertador para te acordar e, certo dia como no que relatas, forças esse hábito a uma irregularidade (acordar mais cedo) e essa irregularidade ocupa o teu pensamento quando estás a adormecer, é natural que o teu sonho se vá desarrolar sobre isso (que é uma questão relevante para o desenvolvimento da personalidade).
O teu sonho mostrou-te isso! O facto deles se repetirem, na minha modesta opinião, revela que devias dar atenção a essa questão. O que eu disse antes, de uma maneira simplificada é isso. Quando tens um sonho que se repete e tens uma variação significativa (a diferença entre os dois sonhos, aquilo que forças-te no hábito!), deves olhar para ela como alguma coisa relevante, como um chamar de atenção do teu "subconsciente". O conteúdo repetido tem aspectos mais profundos, que só tu deves dar significado mas, repara: revelam muito da tua personalidade. Agora, peço-te que não mates o mensageiro por causa disso. E tenta não forçar os teus hábitos de sono porque isso pode causar-te problemas muito sérios, em termos psicológicos.

Peço desculpa por qualquer mal entendido.
NÃO!
(só porque diz que tem sempre de haver alguém que diz isso...)

Citação de: marcvs em 06 janeiro, 2012, 23:53
Luna S., eu sei que estás habituada a outras posturas minhas noutros tópicos - mas não me tomes por isso nestes tópicos sobre sonhos, eu compreendo que são coisas íntimas demais para hironias (vê-me noutros tópicos dentro desta categoria se estiveres mesmo mais interessada na minha arrogância do que nos teus sonhos). Eu posso desenvolver a ideia para me entenderes melhor.

Quando forças a consciência nos sonhos estás a alterar a ordem natural das coisas, digo isto em todos os aspectos - espirituais, psicológicos, bio-físicos, tudo! Eu sou adepto dessa prática também, mas repara: em todos os vícios, há habituação. É um bocadinho como o consumidor de drogas, se ele passar muito tempo sob o efeito de psicotrópicos e desenvolve a personalidade sobre esses efeitos, quando parar de os ter, a maneira de ver o mundo vai ficar alterada e, do ponto de vista dele, o que está errado é a falta dessa base que sustenta a personalidade que ele desenvolveu sobre esses mesmos efeitos. Penso que podes entender isto, agora usa isto como referência apenas. Assim como acontece isso na abstinência (porque a base que sustenta a "normalidade" dele está alterada), também acontece esse problema quando estás a forçar outras alterações ao que é natural. Por exemplo, se estás habituada a ir dormir para descançar e confias no despertador para te acordar e, certo dia como no que relatas, forças esse hábito a uma irregularidade (acordar mais cedo) e essa irregularidade ocupa o teu pensamento quando estás a adormecer, é natural que o teu sonho se vá desarrolar sobre isso (que é uma questão relevante para o desenvolvimento da personalidade).
O teu sonho mostrou-te isso! O facto deles se repetirem, na minha modesta opinião, revela que devias dar atenção a essa questão. O que eu disse antes, de uma maneira simplificada é isso. Quando tens um sonho que se repete e tens uma variação significativa (a diferença entre os dois sonhos, aquilo que forças-te no hábito!), deves olhar para ela como alguma coisa relevante, como um chamar de atenção do teu "subconsciente". O conteúdo repetido tem aspectos mais profundos, que só tu deves dar significado mas, repara: revelam muito da tua personalidade. Agora, peço-te que não mates o mensageiro por causa disso. E tenta não forçar os teus hábitos de sono porque isso pode causar-te problemas muito sérios, em termos psicológicos.

Peço desculpa por qualquer mal entendido.

Os sonhos são parte da natureza humana, não há nenhum que não tenha significado, mesmo os mais confusos. Concordo com a questão relativa aos aspectos do subconsciente, podem muito bem emergir e reflectir-se nos sonhos. Hábitos de sono para mim não podem ser problema, visto que a profissão para a qual me preparo para exercer requer trabalhos por turnos (na sua maioria). Tanto que apenas procuro completar as horas de sono suficientes para alcançar o descanso necessário ao meu corpo. A possibilidade de hábitos de sono não regulares causarem danos psicológicos aplicam-se a pessoas que sejam mais susceptiveis ou tenham perturbações ao nível da ansiedade e stress.

Não estava familiarizada com a tua participação noutros tópicos. Até porque sonhos não são um tema em que eu possa ajudar ou dar opiniões construtivas. E não tens que pedir desculpa pelo que escreves. São opiniões. Eu só não fiquei satisfeita com a tua primeira resposta, porque eu não a consegui perceber e interpretei-a como uma opinião não fundamentada. Agradeço o facto de a teres fundamentado.
Não mato mensageiros, apenas mensagens sem sentido.  ;D
""Ha no homem algo de fundamental, que nao se consegue."