Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.507
Total de mensagens
369.621
Total de tópicos
26.965
  • Linhas e Geóglifos de Nasca e das Pampas de Jumana
    Iniciado por Zühl
    Lido 3.834 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
As linhas de Nazca são geóglifos de enormes dimensões localizados no deserto de Nazca, no altiplano do Peru. Criados pelo povo de Nasca entre os séculos III a.C e VIII, estes geóglifos representam centenas de figuras, incluindo imagens estilizadas de animais como macacos, beija-flores ou lagartos, traçados no solo plano do deserto, em linhas se constituem em extensas esteiras de pedras não muito grandes catadas dos arredores.

Eles começaram a ser estudados por Paul Kosok que posteriormente passou as pesquisas à sua amiga Maria Reiche que, então, descobriu novas figuras que eram semelhantes a figuras de vasos e tecidos, e também tentou explicar o motivo da criação das figuras não chegando a uma conclusão objetiva.

A explicação da existência dessas linhas então varia desde criação por seres extraterrestres, de calendários, pura demonstração de arte e sabedoria (de um povo que tinha até complexos sistemas de aquedutos e técnicas agrícolas) ou então culto aos deuses.

O curioso é que, de tão extensas que são as figuras, elas não são perceptíveis do solo, mas apenas por vistas aéreas, dando margens a cogitação das razões pelas quais foram feitas e dos efeitos que puderam causar, já que aquela civilização não possuía aeroplanos. Contudo, os índios Nazca poderiam saber produzir balões pois há um vaso, agora no museu de Lima, com uma gravura de um balão, e em 1975, um grupo da International Explorers Society conseguiu construir o Condor I, baseado no desenho impresso no vaso guardado no museu e usando tecnologias encontradas na época e local da sociedade indígena.







Linhas de Nasca

Believe to see...


#2
BRASIL - SÃO PAULO – Do chão, nada se vê. Mas sobrevoando o deserto peruano é possível enxergar com clareza enormes desenhos que se estendem por quilômetros.

Macacos, baleias assassinas, condores, pelicanos, flores, árvores e formas geométricas: são os mais de 1.500 geoglífos que formam as famosas Linhas de Nazca.

Desenhadas por uma civilização que habitou a região entre 200 AC e 600 DC, elas foram preservadas pelo clima árido e acabaram declaradas patrimônio da humanidade pela Unesco em 1994,

No entanto, muitos mistérios ainda rondam esses desenhos – e cientistas e leigos de todo o mundo elaboraram diferentes teorias. Seriam caminhos sagrados ou serviam como calendários? Talvez tivessem finalidades astronômicas ou agrícolas, indicando a existência de canais subterrâneos. Seriam elas uma oferenda aos deuses ou pistas de pouso para naves extraterrestres?

Foi em busca de respostas que a Dra. Christina Conlee, arqueóloga da Universidade Estadual do Texas, partiu em 2002 rumo a La Tiza, local de escavação da cultura Nazca. O objetivo era ir além das linhas e compreender a cultura do povo para inserir os geoglífos em um contexto social. Além das surpreendentes imagens feitas com a ajuda de helicópteros, a equipe fez descobertas reveladoras.

Durante as escavações, foi encontrado algo inédito: o esqueleto de um jovem enterrado com sinais evidentes de decapitação. Embora a decapitação seja um símbolo comum nos jarros Nazca, nunca um corpo havia sido achado. O que ele significa? Teria alguma relação com as linhas?

O trabalho da equipe de 16 cientistas foi acompanhado pelo canal NatGeo, que exibe neste domingo (14), às 22h, um documentário sobre as descobertas chamado "Desvendando as Linhas de Nazca". Veja abaixo uma entrevista com a Dra. Conlee, na qual ela fala um pouco sobre o que é revelado na gravação.

-O que é este corpo decapitado?

Esse corpo foi achado em 2004. Ele está sem cabeça e foi uma grande surpresa e rendeu patrocínio da Nacional para continuar a pesquisa. Na cultura Nazca, achamos centenas de cabeças troféus, cabeças mumificadas, mas essa foi a primeira vez que encontramos um corpo.

- Qual a importância dele?

- Este homem ajuda a esclarecer um debate antigo sobre as cabeças troféus, se eram tiradas na guerra ou eram para sacrifícios. Com a descoberta, agora sabemos que eram troféus, oferendas aos Deuses. Há uma linha de Nazca de uma baleia com uma cabeça na boca. Mas não sabemos exatamente como elas se ligam.

- O que significam as linhas?

Há diferentes linhas: imagens de animais, formas geométricas. Sempre acreditei que elas estavam relacionada à rituais de alguma forma, mas o que ficou claro é que elas têm a ver com a água. Achamos que os animais estão relacionados de alguma forma à fertilidade e à água, e as linhas eram grandes templos a céu aberto. Não achamos que sejam, por exemplo,  parte de um calendário.

- Porque a certeza de serem templos?

Em muitas linhas, especialmente nos trapézios, há pequenas plataformas, e há comida nas linhas, potes quebrados. Estamos estudando a cultura para compreender os significados de tudo isso, juntando peças desse grande quebra-cabeças.

- Quantas pessoas foram necessárias para construir as linhas e quanto tempo levou?

Não sabemos quanto tempo levou para fazer todas. Algumas são pequenas, e um grupo de 20 pessoas poderia ter feito em um dia. Outras, demandaram mais de 100 pessoas e até semanas.

- O que a Sra tem a dizer sobre as especulações de OVNI´s relacionados às linhas?

Esta é a primeira pergunta que as pessoas fazem. Não há evidencia de OVNI´s. Há evidência clara de que os Nazca fizeram essa linha.

- Muitas pessoas ficam impressionadas com a precisão dos desenhos. Como é possível formas assim, tão perfeitas?

O importante é ressaltar que foram realmente pessoas que as desenharam. Usando gravetos com linhas e barbantes amarrados, elas conseguiam antes criar esboços para fazer os animais e linhas. Além disso, as linhas, apesar de melhores vistas do céu, são visíveis de morros em toda a região.

- O que falta descobrir?

Bem, sabemos que eram realizados sacrifícios, mas não sabemos onde eram feitos – se nas linhas ou outro lugar. Uma equipe ainda vai gravar mais linhas e eu continuarei minhas escavações. Apesar de sabermos muito mais sobre Nazca do que há 20 anos, é uma investigação que ainda está em curso.







Rodrigo Messias

Shinoda, já havia um tópico sobre as Linhas de Nazca. Juntei-lhe o teu post.

Por favor, utiliza sempre a pesquisa do fórum antes de iniciares um novo tópico :)
"Detesto, de saída, quem é capaz de marchar em formação com prazer ao som de uma banda. Nasceu com cérebro por engano; bastava-lhe a medula espinal" A.Einstein

Rodrigo Messias

Boas

Já conhecia essa celebres linhas, e no meio de tanta especulação acerca das finalidades das mesmas lembrei-me de uma teoria mais que ouvi sobre as mesmas.

Há quem defenda que uma das finalidades das mesmas era ser parte do treino dos guias espirituais do povo, que teriam que passar uma prova em que teria que fazer projecção astral e afastar-se do próprio corpo o suficiente para perceber os desenhos formados pelas linhas, assim quando a sua viagem astral acabasse saberiam os desenhos por os terem visto de cima.

É só mais uma hipótese, mas achei que poderia dar que pensar ;D
Fueled by Satan

#6
entrem em meu blog
Hiperligação removida
fala a respeito sobre esses misterios...
beijos ;D




Hiperligação removida. Consultar por favor as Regras Gerais do Fórum, alíneas 2 e 3. Obrigado.