Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.472
Total de tópicos
26.918
  • Caixa de Pandora
    Iniciado por pipacarvaçho
    Lido 8.462 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Um deus do Olimpo, Prometeu, criou o homem, dando-lhe forma e inteligência. A única coisa que diferenciava o homem dos deuses era que eles não possuíam o fogo e por isso Zeus o escondeu.
Mas Prometeu quebra um pequeno galho seco de uma árvore e voa rapidamente até o céu e o acende no calor o Carro do Sol. Agora que os homens conhecem o segredo do precioso elemento, pouco os difere dos deuses.
Os deuses estão em pânico. Discutem como tornar os homens novamente submissos e humildes. Zeus inventa a forma mais rápida de destruir o paraíso dos homens: a mulher. Chama Hefestos, o habilidoso deus artesão, e pede-lhe que confeccione uma imagem feminina em bronze.
Ela devia assemelhar-se ao homem, mas em alguma coisa diferir dele, de tal forma que o encantasse e comovesse, atrasando-lhe o trabalho e transtornando-lhe a alma. E cada deus oferece alguma coisa àquela criatura, que já nasce para colocar em desconserto a vida dos mortais.
Atena entrega à mulher um lindo vestido bordado, que lhe cobre as harmoniosas formas. Depois lhe coloca um véu sobre o rosto sereno e enfeita-lhe a delicada cabeça com uma guirlanda de flores coloridas. Quando a virgem está inteiramente vestida, Afrodite oferece-lhe a beleza infinita e os encantos que seriam fatais aos indefesos homens. Hermes presenteia-lhe com a língua. Apolo confere-lhe suavíssima voz. Enfim a bela Pandora está pronta para cumprir sua missão.
Mas antes de enviá-la em sua caminhada, Zeus entrega-lhe uma caixa coberta com uma tampa. Nela estão contidas as misérias destinadas a assolar os mortais: doenças, epidemias e dores para enfraquecer o corpo humano. Quando Pandora chega ao mundo, encontra Epimeteu, irmão de Prometeu. Tão logo a vê, ele se encanta, e comovido recebe de suas finas mãos a preciosa caixa que ela lhe oferta. É um presente de Zeus, declara Pandora. E nem por um instante Epimeteu suspeita de que todo o sofrimento humano dali emergiria.
Ainda desorientado pelo deslumbramento que lhe causa a bela figura, esquece o juramento feito a seu irmão Prometeu de nunca aceitar um presente de Zeus. Pandora abre a tampa da caixa fatal. Imediatamente, saltam de dentro dela todas as desgraças do mundo. Entretanto no fundo do recipiente maldito permanecesse um tesouro. Um sentimento precioso, que poderia estragar toda a vingança dos deuses e destruir-lhes definitivamente qualquer praga: a esperança.
Zeus não quer que os homens esperem mais nada. A um só gesto do deus, Pandora fecha a caixa, deixando a esperança calada no fundo, escondida para sempre.
E o homem perde seu paraíso.

FONTE:www.portaldascuriosidades.com

pipacarvaçho, não coloques os títulos em letras maiúsculas.

Ver também Regras Gerais do Fórum, alínea 12

Obrigado :)

Ok, peço desculpa (:

a minha imagem é da Pandora  ;D ;D
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Pois e', eu andava e procura de uma imagem para pôr aqui e vi essa e lembrei-me que alguem aqui ja' a tinha :b
(acabei por não pôr imagem pq como sou muito inteligente não sei pôr) ;D

Believe to see...

LOOOL!!!
Engraçado, a lenda q eu conheço é um Bocado diferente.
É assim:
Durante a Guerra entre os Titãs e os Deuses Gregos, os Titãs aperceberam-se que apesar de serem mto mais avantajados que os Deuses, não eram dotados de nem 1 terço da inteligência dos seus Adversários. Através de uma relaçao entre um Titã e uma Deusa, ou pela Obra dos Deuses, o Humano foi Criado, e a Guerra cecida, chegando-se a um acordo.
Prometeu, (um Titã), sentindo um grande afecto pelos Humanos, sempre os protegeu.
E de facto houve um dia em que o apreço de Prometeu foi posto à prova. Os humanos estavam a fazer descobertas magnificas, e Zeus, afrontado com a sua inteligência, tirou lhes o Fogo. Prometeu foi pedir auxilio à Deusa Minerva, ou Atena, (nao me recordo), pois uma delas é a Deusa da Sabedoria. Como a Deusa lhe disse que nada poderia fazer em afronta à ira de Zeus, Prometeu roubou uma Tocha do Olimpo, e levou o fogo de Volta aos Humanos. Mais irado ainda, Zeus condenou Prometeu a ficar acorrentado, mãos e pés, nas montanhas do Tártaro, onde todos os dias aparece um Corvo que lhe come o Fígado, e todas as noites o seu Fígado reconstitui-se.
Nao suficiente, Zeus procura Hefestos, o Deus da Forja, e pede-lhe para Forjar uma Mulher humana com a Beleza de uma Deusa. E assim Hefestos Cria, em Ouro, Uma Mulher Perfeita, a qem chama de Pandora.
E Pandora foi a oferta ao Rei dos Humanos, Epimeteu, Irmão de Prometeu. Todos os Homens suspiravam à sua passagem, encantavam-se com o seu mais vulgar e rude gesto, e todos Riam às suas Piadas, e as gargalhadas duravam durante varios Minutos. Mas as Piadas de Pandora nao tinham realmente Graça nenhuma. E Epimeteu orgulhava-se da sua Mulher apenas pela sua Beleza extraordinária, pqe Pandora era Oca, Futil.
E Epimeteu, no seu Enorme Palacio, tinha uma Sala em que nngm entrava sem ser ele, e a Unica coisa Presente nessa Mesma Sala, era uma caixa pequena, mto velha, de Madeira escura, de Ébano.
Epimeteu nnca disse a Pandora o que estava dentro da Caixa, apenas q era uma caixa perigosa que nnca devia ser aberta. Mas morta de Curiosidade, Pandora roubou a chave da Sala a Epimeteu enquanto este Dormia, e ficou surpreendida qndo viu uma caixa tao peqena e tao Velha. A fechadura da peqena caixa era em forma de Caveira. Mas mesmo assim, Pandora Abriu a Caixa, MORTA DE CURIOSIDADE. E de lá Sairam todos os Males do Mundo em forma de Insectos, numa algazarra enorme, e Pandora ficou assustadissima a olhar para toda a especie de Bichos que saíram daqela Caixa.
Epimeteu apenas teve tempo de Fechar coisa qndo já só Restava lá o Unico Bem Precioso Contido Nela: A Esperança.
Tbm sñ fosse isso, o que seriamos sem ela? ;)

Esta foi a que Li num Livro da Biblioteca da Minha Cidade :)

Caixa essa que Epimeteu levou vários anos a recolher os Males do Mundo e a Guardá-los Nela ;)

Pois, e' uma versão diferente :b
Tambem ja' li outras (:

Yah, isto cada conto acrescenta-se um Ponto  :P
Beijoca*

Exacto isso e' verdade (:
bjs*

AbelhaMaia
uma conclusão que tirei a partir deste que dá pra justificar as desigualdades entre os sexos e vê-se isso nos mitos: a culpa de todos os males é das mulheres. (mas não e claro)

Pois e', as mulheres representam sempre o pecado e o mal -.-

Isso pqe tanto no Cristianismo, qe é uma religiao recente, como em tantas outras q conheço, todos os escritores, neste caso da biblia, os profetas e os filosofos, SÃO TODOS HOMEMS!!! Daí o Machismo tão assente nas religiões e culturas, pois os Homems, por mto razoaveis, sabios e sensatos q fossem, nnca descobriram uma lógica para resistir ao encanto e ao Amor de uma Mulher. E desde mto cedo que os Homems se impõem sobre a Mulher, mas tudo isto começou devido aos grandes Musculos, nao ao Grande Cerebro. Mas deixem-me-vos dizer que atrás dum Homem está uma Grande Mulher!! :)
Não qerendo desrespeitar os membros do sexo Masculino qe lêm esta msgm, mas têm de admitir q o q digo é verdade!!
Agora já nao, pqe na actualidade existe igualdade entre Homems e Mulheres, mas estamos a falar de Antigamente. E hje, ainda existem certos Homems que têm a idealogia de qe a Mulher tem de fazer Certas coisas, q é irrevogavel o Homem fazer! E digo-vos, os Homems que Inciaram Religioes, Mitos, e Lendas, eram Homens de Ciência, o qe qero dizer com isto, é que eram Homens que apesar de terem uma fé enorme na Religião, no que era Material, e no q tocava a aos sentimentos como as relações entre pessoa com pessoa, sentimentos cujos esses Julgavam poder controlar, nao controlavam assim tanto. E sempre q isso se verificava, e como em termos fisicos o Homem impõe-se certamente à Mulher, sempre se aproveitaram dessa vantagem para se afirmarem como Superiores ás Mulheres, e talvez até nos intimidavam para ficarmos em casa a fazer Lida Doméstica. Sim, pqe a Violencia Domestica tem de vir de algum lado.
Apesar de eu saber que esta minha opiniao é mt feminista, é a minha opiniao.
Gostava de ouvir a vossa opiniao acerca da Minha tbm, para ter uma opiniao mais formada sobre este assunto :)
Cumprimentos, e Obrigada Pela Atençao*
PEço Desculpa se algum membro masculino se sentiu ofendido com as minhas palavras, pois as minhas intençoes nnca foram essas.

Porque nao abres um topico so para esse tema noutro sub forum? assim nao se misturava os toppicos...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld