Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.467
Total de tópicos
26.918
  • Um país onde a felicidade é o objectivo principal - Butão
    Iniciado por AndreiaLi
    Lido 4.275 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
AndreiaLi
Um país onde a felicidade é o objectivo principal - Butão



Ignorada pelos roteiros turísticos tradicionais, Paro é a porta de entrada para o Butão, pequeno reino do Himalaia, localizado entre os gigantes China e Índia, na Ásia. Paro não é a capital - a sede administrativa é Thimphu -, mas a única cidade do país que tem aeroporto. A 2.250 metros acima do nível do mar, o vale é também um dos principais pontos de partida para algumas das montanhas mais altas do mundo, como a Gangkhar Puensum (7541 metros acima do nível do mar) e a Jumolhari (7314).

Uma das nações mais pobres do globo, de acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), o Butão também figura entre as dez mais felizes, segundo pesquisa da University of Leicester, no Reino Unido. O país tem fome zero, analfabetismo zero, índices de violência insignificantes e nenhum mendigo nas ruas. Não há registro de corrupção administrativa e o povo adora o rei, Jigme Khesar Namgyal Wangchuck, o quinto em cem anos de monarquia (1907-2007).

Felicidade é levada a sério no país - único do mundo a ter Gross National Happiness (Felicidade Interna Bruta, na tradução para o português) como política pública. Ao Estado cabe prover as condições necessárias para que a população possa se concentrar na busca da felicidade, por meio dos ensinamentos do budismo.

O conceito de Gross National Happiness tem quatro pilares - preservação das tradições butanesas e do meio-ambiente, crescimento econômico e bom governo. Instituída pelo quarto rei, Jigme Singye Wangchuk, em 1972, a política foi criada para se contrapor à ideia de que PIB (Produto Interno Bruto) - que é baseado em valores materiais - mede a qualidade de vida da população. O salário mínimo no Butão é cerca de US$ 100 mensais.

O pequeno reino de 38,4 mil quilómetros quadrados é menor do que o Estado do Rio de Janeiro. Tem 72,5% de sua área coberta por florestas, 34 rios e uma biodiversidade de dar inveja a muitos países ricos. Também abriga cerca de 2000 templos e mosteiros budistas, um deles - Kichu Lakhang -construído em 659 d.C, em Paro.

Em cada distrito - são 20 no total -, tem um "Dzong" - antigos fortes hoje usados como sede administrativa. Assim como os "Chortens" - pequenos templos construídos para abrigar imagens de Buda e relíquias religiosas, os Dzongs são símbolos da identidade e cultura butanesas.

Os butaneses são simples, hospitaleiros e muito gentis. Não apresentam os sinais de estresse, pressa e impaciência tão comuns nas culturas ocidentais. A qualquer pergunta do tipo: "posso fazer isso?", eles respondem invariavelmente o mesmo: "se isso te faz feliz, sim".

No país antitabagista, pés de maconha crescem livremente. Por tradição, os camponeses usam a planta para alimentar porcos. Por causa do turismo e da televisão, butaneses que moram em centros urbanos, como Thimphu e Paro, já conhecem o uso da erva para fins de entretenimento, mas a prática não é comum. Os butaneses confiam no que diz o rei, que baniu o fumo do país em 2005, proibindo a venda de tabaco. Foi a primeira nação do mundo a adotar a medida. De qualquer forma, quem consegue obter cigarros - por intermédio dos turistas ou da venda clandestina - pode fumar. Não tem punição para quem fuma, só para quem vende tabaco. Estabelecimentos que vendem cigarro clandestinamente correm o risco de ter a licença cassada.

A arquitetura é uma das maiores atrações do Butão. Os prédios e casas têm estrutura de madeira e taipa (barro amassado). As estacas são esculpidas e encaixadas umas nas outras sem a ajuda de pregos. O acabamento dos telhados é feito e pintado a mão. Em muitas construções, desenhos de pênis enfeitam as paredes caiadas (pintadas com pó branco, extraídos do arroz), em homenagem ao guru Drukpa Kuenley, deus da fertilidade.

Casas são geralmente construídas sem projeto arquitetônico, mas os butaneses fazem consultas astrológicas antes de erguer suas residências, algumas com cerca de 900 anos. Os dzongs têm formato ligeiramente piramidal - largos na base e mais estreitos no topo.

Algumas pinturas dos prédios são verdadeiras obras de arte, com dragões e desenhos de flores, bolas, portais e rodas da sorte (um dos símbolos do Butão) - todos coloridos. A casa butanesa típica é grande. Tem quatro andares que abrigam animais (térreo), diferentes gerações da família - avós no primeiro, pais e filhos no segundo - e suprimentos de inverno.

Tradição

O pequeno reino do Himalaia é também conhecido como "Land of Thunder Dragon". Por isso, o Butão ostenta um dragão branco em sua bandeira laranja e amarela. O dragão é um símbolo nacional, tanto quanto o a papoula azul e os ciprestes, tão comuns no país. Em vez de futebol, vôlei, tênis ou basquete, o desporto nacional do Butão é o arco e flecha.

Butaneses acreditam que mente, fala e corpo têm de estar em harmonia. Eles cultuam o budismo Mahayana, que tem garantia Constitucional no país. Essa é a herança espiritual que o povo deve passar para as próximas gerações, pregando a paz, a compaixão e a não-violência.

A população tem estatura mediana (entre 1,60 m e 1,75 m) e mantém boa forma física. Além de andar bastante por falta de transporte público, os butaneses se alimentam basicamente de arroz montanhês, batata e pimenta.

A população é adepta à poligamia, e isso vale para homens e mulheres. Alguns butaneses se casam com várias pessoas de uma mesma família. O quarto rei, Jigme Singye Wangchuk, por exemplo, é casado com quatro irmãs.

A sociedade tradicional butanesa é matriarcal. É hábito local o homem se mudar para a casa da mulher, após o casamento. Herança também costuma ser totalmente transferida às filhas, na maioria das regiões do Butão. Essas tradições têm se dissipado em virtude da influência de indianos, nepaleses e outros estrangeiros que se casam e vão morar no país. No Sul, por exemplo, onde há mais hindus, as mulheres se mudam para as casas dos maridos.

O culto às tradições butanesas é uma política de governo e uma questão de sobrevivência. Localizado entre dois países de culturas muito fortes - China e Índia -, o Butão está susceptível a influências. Tem de preservar seus hábitos e costumes para não perder a identidade. Além disso, o país não tem seguridade social e depende dos jovens para manter seus idosos vivendo com dignidade. É tradição no país que os mais novos morem na mesma casa dos pais e sustentem os mais velhos.

O artesanato e o vestuário também têm tradição milenar. Peças de prata e cobre, tecidos criados no tear, bordados feitos a mão, dragões e Budas esculpidos em madeira, pinturas e desenhos de fundo religioso enfeitam todas as casas e estão em todas as lojas de suvenires do país. Butaneses misturam cores fortes e sóbrias, com um resultado sempre vibrante.

Ao ver as roupas de um butanês, tem-se a sensação de viagem no tempo. Os homens usam "gho" - espécie de vestido longo preso na cintura por uma faixa. Dentro do vestido, os homens usam camisa com gola e longos punhos brancos. Os sapatos são sociais - pretos e feitos de couro. Nos dias frios, meias de lã preta esticadas até os joelhos aquecem as pernas dos butaneses. As mulheres vestem "kira" - uma peça de pano longa e colorida, sustentada por presilhas na altura dos seios, num modelo tomara-que-caia. Os ombros são cobertos por blusas de seda de mangas longas e cores vibrantes

Turismo cultural

Para proteger seu património cultural e ecológico, o governo faz campanhas nas escolas rurais, treina guias turísticos e controla o turismo com mão de ferro. Oficialmente, o país abriu as portas aos estrangeiros em 1974, depois de séculos de isolamento e de muitas discussões sobre impacto sociocultural promovidas pelo rei e seus oficiais.

Turistas estrangeiros só entram no país depois de pagar uma taxa diária que varia de US$ 200 (julho e agosto) a US$ 250 (demais meses). A taxa contempla serviços de guia, hospedagem em hotel categoria turística, alimentação (pensão completa) e transporte dentro do país. A ideia não é frear o número de visitantes, mas desenvolver um turismo qualitativo e evitar que o número de estrangeiros seja maior do que o país pode abrigar em seus cerca de 1.900 quartos de hotel.

História

Não há registo histórico no Butão antes do século 7. Acredita-se que o país era inabitado até o ano 2000 a.C. No século 7, o rei do Tibete Songtsen Gambo, construiu os dois primeiros monastérios do país - o Kyichu Lhakhang, em Paro, e o Jambay Lhakhang, na cidade de Bhumtang. Os templos colocaram o Butão no mapa do Budismo.

Até o século 20, o Butão era regido pela filosofia budista, que oferecia diretrizes administrativas, sociais, morais e legais. Somente em 1907, o país coroou o seu primeiro rei, Gongsar Ugyen Wangchuck, dando início a uma monarquia hereditária.

O Butão é hoje é uma monarquia democrática. Por decisão do quarto rei, os butaneses foram às urnas pela primeira vez para escolher seu primeiro-ministro, Jigme Thinley, em março de 2008. Quatro meses depois, o país promulgou sua primeira Constituição.

Actualmente, o rei do Butão se envolve somente com questões de segurança nacional. Cabem ao primeiro-ministro as demais decisões. Mesmo assim, a imagem do rei está presente em quase todas as casas, bares, restaurantes e prédios públicos do país. A família real costuma participar de todas as festividades e comemorações butanesas, atraindo grande interesse da população.








fonte: UOL viagem

Eu diria... Budismo claro!! Uma das poucas religiões que só "luta" para se defender dos invasores... E para mim, a religião mais perto do "caminho"...

Butão, Tibete e Nepal deviam ser exemplos a seguir na minha opinião!

Muito bom post AndreiaLi. :D
"Nada é absoluto, tenho um relógio avariado que está certo duas vezes por dia"

"Sejas uma pedra ou um grão de areia, na água ambas se afundam"

mmv
#2
Wrong again,

A religião maioritária do Nepal é o Hinduismo, se achas que é um exemplo a seguir aconselho-te então a ires a Kathmandu veres a felicidade espalhada nos rostos dos seus habitantes. Uma cidade 3º mundista, com cães sarnentos a morrerem nas ruas, crianças a brincarem no meio de lixeiras, galinhas e vacas dentro de casas, saneamento é coisa apenas para turistas, agua quente um luxo, electricidade apenas 12h por dia, estradas alcatroadas inexistentes, Maoistas no poder, higiene absolutamente horrivel, poluição desvastadora. Um exemplo a seguir....

Tibete, antes da anexação era um dos únicos países feudais existentes no mundo, onde as pessoas ainda tinham que pagar aos seus senhores para poderem plantar nas terras deles. Para não falar da iliteracia e da fome.

Butão, um país que persegue minorias religiosas nunca deverá ser considerado um exemplo a seguir.

Esquece a visão e versão romântica das coisas dos monges, kung fu, chakras etc. Isso é para turista ver, a realidade desses países é muito diferente.

Na Coreia do Norte tens leis que te obrigam a sorrires na via publica, e não é por causa disso que seja o melhor país do mundo para se viver.

Citação de: mmv em 11 janeiro, 2011, 10:25
Wrong again,

A religião maioritária do Nepal é o Hinduismo, se achas que é um exemplo a seguir aconselho-te então a ires a Kathmandu veres a felicidade espalhada nos rostos dos seus habitantes. Uma cidade 3º mundista, com cães sarnentos a morrerem nas ruas, crianças a brincarem no meio de lixeiras, galinhas e vacas dentro de casas, saneamento é coisa apenas para turistas, agua quente um luxo, electricidade apenas 12h por dia, estradas alcatroadas inexistentes, Maoistas no poder, higiene absolutamente horrivel, poluição desvastadora. Um exemplo a seguir....

Tibete, antes da anexação era um dos únicos países feudais existentes no mundo, onde as pessoas ainda tinham que pagar aos seus senhores para poderem plantar nas terras deles. Para não falar da iliteracia e da fome.

Butão, um país que persegue minorias religiosas nunca deverá ser considerado um exemplo a seguir.

Esquece a visão e versão romântica das coisas dos monges, kung fu, chakras etc. Isso é para turista ver, a realidade desses países é muito diferente.

Na Coreia do Norte tens leis que te obrigam a sorrires na via publica, e não é por causa disso que seja o melhor país do mundo para se viver.

Parece-me a mim que não sabes ler... É que eu formulei uma opinião... E as opiniões nunca estão erradas da perspectiva de quem as formula, poderás discordar e fizeste-o, mas dizer que está errado acho absurdo...

E aliás, eu apenas disse que é a religião mais perto do "verdadeiro caminho"... e como deverás saber, cada um faz o seu próprio caminho.

Referi também o Nepal e o Tibete, porque são dois países com grande presença budista, mais o Tibete que o Nepal claro.

"Nada é absoluto, tenho um relógio avariado que está certo duas vezes por dia"

"Sejas uma pedra ou um grão de areia, na água ambas se afundam"

mmv
Sim, está errado. Afirmas que o budismo é a unica religiao que se "defende" e não "ataca".
Vai perguntar às minorias religiosas do Butão, Miammar, Sri Lanka entre outras.

Muito recentemente no Butão, foi proposta uma lei anti-conversão, de forma a evitarem o crescimento do cristianismo.
Se dizes que isto são países a serem seguidos, é uma opinião. Emboro dúvido muito que se esse tipo de comportamento estivesse presente na Europa, tu mantivesses essa tua opinião.

#5
Excelente tópico AndreiaLi, também sou fã do conceito de um governo se preocupar com o índice de felicidade da população, e de prezarem mais isso que procurarem um desenvolvimento económico sem limites...


mmv, Não me parece que isso se oponha ao valor do país, alias creio que se lesses o texto que dá inicio ao post saberias que essa medida faz parte do ideal de conservação de tradições que o país escolheu... A constituição do Butao garante o direito á liberdade religiosa pessoal, o que não permitem é o florescimento de religiões que não tenham a ver com a historia do país...o que na minha opinião é boa ideia, de um ponto de vista de preservação de patrimonio histórico e espiritual...isso é perseguição a minorias religiosas?  :laugh: :laugh: :laugh:

Que horror, é pior que as cruzadas e a inquisição juntas, vamos já todos para lá exercer o nosso direito de liberdade religiosa e mandar um ou dois mosteiros milenares abaixo para construir uma igreja... :o :o :o

Creio que o que o AlexSyncro queria dizer é que o Budismo é no geral, e examinando a essencia da sua mensagem, é uma religião menos dada a conflitos, se souberes algo sobre budismo vês isso facilmente, claro que como todas as religiões está sujeita a que aparecam idiotas que acham que sabem mais e\ou que são mais que os outros e procuram impor a sua fé aos que não a partilham...
Como na igreja catolica, como na fé muçulmana, como nos hindús...etc.


E por favor mantem a argumentação no tópico, que não é sobre o nepal nem sobre o hinduismo, muito menos sobre maoistas e coreia do norte ok?

Fueled by Satan

Citação de: mmv em 12 janeiro, 2011, 12:18
Sim, está errado. Afirmas que o budismo é a unica religiao que se "defende" e não "ataca".
Vai perguntar às minorias religiosas do Butão, Miammar, Sri Lanka entre outras.

Muito recentemente no Butão, foi proposta uma lei anti-conversão, de forma a evitarem o crescimento do cristianismo.
Se dizes que isto são países a serem seguidos, é uma opinião. Emboro dúvido muito que se esse tipo de comportamento estivesse presente na Europa, tu mantivesses essa tua opinião.

Epah, há já algum tempo que não encontrava uma mente tão fechadinha. Então agora já te preocupas com as minorias? Quando falámos das cruzadas num outro tópico, era o contexto da época blah blah blah... Ok ok...
Claro que não se justifica esmagarem minorias, mas podes crer que nunca invadiram nenhum país.

Acho que de forma a evoluíres, devias deixar de julgar os outros da forma que fazes, sempre com dúvidas em relação ao que os outros fazem, ou ajudam, ou fariam em caso de... Cada qual sabe de si e é livre de pensar e formular próprios pensamentos e opiniões.

A forma como tu julgas faz-me lembrar a Santa Inquisição, a perseguição, a tentativa de humilhar através do sarcamo, etc...

Num outro post disse que não comentaria mais comentários teus, fi-lo, mas não o voltarei a fazer.
"Nada é absoluto, tenho um relógio avariado que está certo duas vezes por dia"

"Sejas uma pedra ou um grão de areia, na água ambas se afundam"

mmv
#7
Citação de: AlexSynchro em 12 janeiro, 2011, 16:40
Epah, há já algum tempo que não encontrava uma mente tão fechadinha. Então agora já te preocupas com as minorias? Quando falámos das cruzadas num outro tópico, era o contexto da época blah blah blah... Ok ok...
Claro que não se justifica esmagarem minorias, mas podes crer que nunca invadiram nenhum país.

Acho que de forma a evoluíres, devias deixar de julgar os outros da forma que fazes, sempre com dúvidas em relação ao que os outros fazem, ou ajudam, ou fariam em caso de... Cada qual sabe de si e é livre de pensar e formular próprios pensamentos e opiniões.

A forma como tu julgas faz-me lembrar a Santa Inquisição, a perseguição, a tentativa de humilhar através do sarcamo, etc...

Num outro post disse que não comentaria mais comentários teus, fi-lo, mas não o voltarei a fazer.

Comparar o século XXI com o século XII e eu é que sou uma mente fechada. Nunca defendi actos de violência, acho inqualificável sim e a nivelarem actos do século XI com o século XXI. Mas tu lá sabes. É tudo igual. As circunstâncias são iguais e o mundo nunca mudou nem evoluiu nada. Como já te disse no passado, penso que te deves penitênciar-te devido à Reconquista Cristã da Peninsula Ibérica.

Penso que deverias tu aprender a ler, eu não disse que não comentava mais posts teus, mas sim não comentaria mais aquela thread, visto que nada de novo seria acrescentado. Mas visto que tu entendeste assim e vendo que a tua mensagem no outro topico era com esse sentido, espero que honres a tua palavra.

Estou a ver que tens um grande complexo de inferioridade que não gosta nada que te contradigam. Azar o teu. Tens que engolir mais esta.

Volta para os tópicos de zombies comentares videos de videojogos chamados S.T.AL.K.E.R e com os teus pedidos de acesso aos documentos do Vaticano. Volta para lá, que aqui não tens nada a ensinar.

E mais uma vez, não comentas nada aquilo que disse. Passas para o insulto barato e fácil, apelidando as pessoas de de serem quadradas e não evoluidas. Ataca-se o mensageiro e não a mensagem. É tão simples não é? Damos um ar de superioridade e de arrogância perante toda a gente. Que bonito. Assim até se parece que se tem razão, embora não se diga nada.


Citaçãommv, Não me parece que isso se oponha ao valor do país, alias creio que se lesses o texto que dá inicio ao post saberias que essa medida faz parte do ideal de conservação de tradições que o país escolheu... A constituição do Butao garante o direito á liberdade religiosa pessoal, o que não permitem é o florescimento de religiões que não tenham a ver com a historia do país...o que na minha opinião é boa ideia, de um ponto de vista de preservação de patrimonio histórico e espiritual...isso é perseguição a minorias religiosas?

Sim, isso é perseguição religiosa. A partir do momento em que sou proibido por lei a não poder professar a minha religião em público podendo ser punido criminalmente, isso é intolerância e perseguição religiosa. Tens casos no passado Europeu como o que começou em 1933 passando pelo Getto de Varsóvia. Ou isso já não era intolerância nem perseguição?

Então e se o nosso PM proibisse a construção de locais de culto de minorias religiosas de forma a preservar a nossa herança e matriz Cristã? Isso não seria perseguição religiosa?

Como assim se souber algo sobre o budismo? Que tipo de budismo estás tu a falar? Theravada? Mahayana? Vajrayana? Left path ou right path? Budismo não ligado a conflitos? Como já disse, têm uma visão mt afloreada e romântica das coisas...

#8
Obrigado pela tua opinião mmv, mas infelizmente caís nos mesmos erros que acusas outros users do forum de cometerem...Não é perseguição religiosa, porque a constituição do Butao garante o direito á liberdade religiosa pessoal, (eu explico...quer dizer que não faz qualquer diferença a tua religiâo)  ;) aquilo que que não permitem é o florescimento de religiões que não tenham a ver com a historia do país nisto refiro-me a contruir catedrais mesquitas etc...o que, repito na minha opinião é boa ideia, de um ponto de vista de preservação de patrimonio histórico e espiritual.

Simplificando para evitar más interpretações, ninguem te impede de professar o teu amor a cristo, maome, satanas, ao monstro do esparguete voador, zeus, etc...só não podes estragar a cidade a contruir templos das mesmas...eis porque não se qualifica como perseguição a meu ver.

Espero que sublinhando as partes mais relevantes não voltas a cair no erro de classificar isto de perseguição, pois creio que é bem diferente de uma inquisição...(isso sim foi mais uma perseguição)

Quanto á tu pergunta, é-me indiferente qualquer decisão do PM, a minha fé não se ministra em templos de pedra, só no templo interior...não preciso de edificios ou de sacerdotes, por isso seria indiferente qualquer decisão desse tipo.

Já agora eu estava a pensar no Budismo Mahayana, mas na minha argumentação esse pormenor era irrelevante pois o budismo têm um tronco comum, como as igrejas cristãs, das quais a mais pura relativamente á sua origem é a religião cristã ortodoxa, não o catolicismo romano, muito posterior e muito mais afastado dos principios de Cristo ;)

Fico contente que conheças essas variantes todas do budismo, mas lamento que não saibas aplicar os principios das mesmas á tua forma de comunicar, que se apresenta algo agressiva...o que dá um certo tom de comédia ao teu discurso, afinal ser agressivo a falar de budismo...excelente karma...devias meditar algo mais acerca disso :laugh:

P.s. Boa educação nunca fez mal a ninguem mmv, e a tua forma de comunicar deixa muito a desejar nesse aspecto, a forma como te diriges a certos users é a meu ver desagradável, e caso não saibas o forum têm regras sobre isso, devias ter isso em consideração antes que um moderador decida tratar disso de outra forma se calhar, e para além de tudo isso, é um sinal claro de infantilidade e fraqueza mental, como recorrer a demagogia e a insultos...pensa nisso, se conseguires entender o meu ponto de vista... tudo de bom ;)
Fueled by Satan

AndreiaLi
Isto de começarem a discutir e etc nos meus tópicos já se está a tornar um hábito  ::)

Mais respostas geradoras de mau ambiente entre users, e off-topic serão apagadas. Chega!!

mmv
#10
Citação de: Aizen em 12 janeiro, 2011, 21:31
Obrigado pela tua opinião mmv, mas infelizmente caís nos mesmos erros que acusas outros users do forum de cometerem...Não é perseguição religiosa, porque a constituição do Butao garante o direito á liberdade religiosa pessoal, (eu explico...quer dizer que não faz qualquer diferença a tua religiâo)  ;) aquilo que que não permitem é o florescimento de religiões que não tenham a ver com a historia do país nisto refiro-me a contruir catedrais mesquitas etc...o que, repito na minha opinião é boa ideia, de um ponto de vista de preservação de patrimonio histórico e espiritual.

Simplificando para evitar más interpretações, ninguem te impede de professar o teu amor a cristo, maome, satanas, ao monstro do esparguete voador, zeus, etc...só não podes estragar a cidade a contruir templos das mesmas...eis porque não se qualifica como perseguição a meu ver.

Espero que sublinhando as partes mais relevantes não voltas a cair no erro de classificar isto de perseguição, pois creio que é bem diferente de uma inquisição...(isso sim foi mais uma perseguição)

Quanto á tu pergunta, é-me indiferente qualquer decisão do PM, a minha fé não se ministra em templos de pedra, só no templo interior...não preciso de edificios ou de sacerdotes, por isso seria indiferente qualquer decisão desse tipo.

Já agora eu estava a pensar no Budismo Mahayana, mas na minha argumentação esse pormenor era irrelevante pois o budismo têm um tronco comum, como as igrejas cristãs, das quais a mais pura relativamente á sua origem é a religião cristã ortodoxa, não o catolicismo romano, muito posterior e muito mais afastado dos principios de Cristo ;)

Fico contente que conheças essas variantes todas do budismo, mas lamento que não saibas aplicar os principios das mesmas á tua forma de comunicar, que se apresenta algo agressiva...o que dá um certo tom de comédia ao teu discurso, afinal ser agressivo a falar de budismo...excelente karma...devias meditar algo mais acerca disso :laugh:

P.s. Boa educação nunca fez mal a ninguem mmv, e a tua forma de comunicar deixa muito a desejar nesse aspecto, a forma como te diriges a certos users é a meu ver desagradável, e caso não saibas o forum têm regras sobre isso, devias ter isso em consideração antes que um moderador decida tratar disso de outra forma se calhar, e para além de tudo isso, é um sinal claro de infantilidade e fraqueza mental, como recorrer a demagogia e a insultos...pensa nisso, se conseguires entender o meu ponto de vista... tudo de bom ;)


A tua definição de liberdade religiosa é deveras curiosa. Sem dúvida alguma que, como estado independente e soberano, reconheço ao Butão toda e qualquer legitimidade na criação e da aplicação de qualquer tipo de leis que eles achem pertinentes e necessárias para o desenvolvimento do país.

Agora o que não posso concordar é essa lei travestida a que dás o nome de liberdade religiosa. Não estamos a falar se as pessoas acham que necessitam de templos de pedra para orarem ou não, está sim na liberdade de o fazerem.

Se algo nos é imposto com base em ideais, e se essa imposição obriga-nos a comportamentos diferenciados da restante população... Podes arranjar os nomes que quiseres, mas é uma perseguição baseada em ideais religiosos. Dizes que isto baseia-se em protecção do estilo arquitectonico . É uma meia verdade, porque esta proposta prevê a criminalização da conversão religiosa. E poderás comprovar isso nas inúmeras notícias que falam acerca desse assunto. Onde está a liberdade se não sou livre nem de profeçar a minha fé em templos, nem difundí-la e muito menos uma pessoa ser impedida de se converter?

Achas isto correcto? É liberdade? Achas que um país resume-se a património? E os seus cidadãos? São o quê afinal?
Um bocadinho offtopic, há um caso muito parecido na Suiça, em que no ano passado (julgo eu), foi a referendo uma proposta de proibição de construção de minaretes e locais de culto islâmico (a proibição ganhou). Gostaria de saber (mt honestamente) a tua opinião sobre esse acontecimento tão parecido que ocorreu em solo europeu.

Agradeço a tua preocupação com aquilo a que chamas de "raiva". E lamento-te informar que não sou seguidor do budismo, nem mesmo do catolicismo (embora tenha a consciência que os nossos conceitos de ética e moralidade foram forjados nesta religião, acredito que todos nos somos um bocadinhos catolicos). Sou agnóstico, o meu interesse pela religião (e por muitos outros assuntos) é puramente académico. Por isso o conceito de karma, shakras, meditação, paz interior etc etc etc, não me dizem muito.

Quanto à questão da falta de educação, insultos e demagogia, lamento muito mas não encontro nada disso nos posts. Se foi por responder às insinuações de "mente fechada, pequenina", peço desculpa mas quem me insulta não me merece o mínimo de cortesia, embora esteja muito curioso em saber onde fui mal educado e quando insultei alguém. De certo é por ter a mente tão toldada devido à minha "fraqueza mental e infantilidade".

Visto que neste momento não encontro nada, e visto que neste forum existem regras, peço então que entre em contacto com a moderação para que os utilizadores que me insultaram, sejam devidamente punidos.

Paz e amor para todos vós.

AndreiaLi, o objectivo do forum não é mesmo esse? Troca de ideias? É que normalmente as ideias surjem no seio de discussões. Ou este é também um conceito novo de "liberdade"?

AndreiaLi
#11
Para esclarecimentos mais detalhados acerca das Regras do Fórum e como as deves cumprir tu e os outros, (se lê-las não for o suficiente) podes dirigir-te directamente ao Administrador do fórum, Iceburn.


Três mensagens offtopic apagadas.

Citação de: mmv em 11 janeiro, 2011, 10:25
Wrong again,

A religião maioritária do Nepal é o Hinduismo, se achas que é um exemplo a seguir aconselho-te então a ires a Kathmandu veres a felicidade espalhada nos rostos dos seus habitantes. Uma cidade 3º mundista, com cães sarnentos a morrerem nas ruas, crianças a brincarem no meio de lixeiras, galinhas e vacas dentro de casas, saneamento é coisa apenas para turistas, agua quente um luxo, electricidade apenas 12h por dia, estradas alcatroadas inexistentes, Maoistas no poder, higiene absolutamente horrivel, poluição desvastadora. Um exemplo a seguir....

Tibete, antes da anexação era um dos únicos países feudais existentes no mundo, onde as pessoas ainda tinham que pagar aos seus senhores para poderem plantar nas terras deles. Para não falar da iliteracia e da fome.

Butão, um país que persegue minorias religiosas nunca deverá ser considerado um exemplo a seguir.

Esquece a visão e versão romântica das coisas dos monges, kung fu, chakras etc. Isso é para turista ver, a realidade desses países é muito diferente.

Na Coreia do Norte tens leis que te obrigam a sorrires na via publica, e não é por causa disso que seja o melhor país do mundo para se viver.
Quanto ao Hinduismo concordo, pois vivo na India e posso confirmar que quase sem excessão, o povo que aqui é Hindu é do pior que se pode imaginar, tanto em questões de igualdade e simpatia com o próximo como em higiene e respeito aos outros.
Não venham cá com coisas a dizer que os muçulmanos são uns barbaros ou outra coisa que o que os Hindus fazem é muito pior e sem qualquer fundamento..
No entanto, em relação ao Budismo, não posso dizer muito pois quase não contacto com pessoas dessa fé.

Citação de: AlexSynchro em 11 janeiro, 2011, 04:48

Butão, Tibete e Nepal

Tibete não é uma país, é uma região da China; embora queiram a independência!
Morri e é o meu fantasma que está gerir esta conta.