Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.536
Total de mensagens
369.655
Total de tópicos
26.977
  • Magia Ibérica
    Iniciado por Gens
    Lido 2.389 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
As técnicas de magia ibérica poderão ter sido herdadas dos tempos que antecederam a introdução do cristianismo, e ao longo dos séculos, foram enriquecidas com os conhecimentos incorporados pelos judeus, pelos povos islâmicos, e mais tarde, pelo contacto dos castelhanos e dos portugueses com os povos da América, de África ou da Ásia, durante o período dos Descobrimentos. Os conhecimentos eram, regra geral, transmitidos de mãe para filha, mas muito desse manancial foi perdido devido à acção nefasta da Inquisição, mormente durante o século XVII. Ainda assim, em muitas aldeias mais isoladas das nossas serranias, as práticas persistiram.

Seria interessante que fosse criado um manual extenso que compilasse estas práticas. Alguém tem conhecimentos na área e está disposto a transmiti-los?

EDIT:

Três temas surgem com frequência no século XIX:

1) Encantamentos levados a cabo por mouros, o tema dos encantamentos também surge no ocultismo judaico;

2) A figura da bruxa feminina, com capacidade de voar sobre uma vassoura encantada, durante a noite, graças ao pacto com o Diabo;

3) A existência de técnicas mágicas, muito praticadas pelos mouros e pelos marranos, que permitiam viajar no espaço e no tempo (viagens astrais?).

Foi no início do século XIX que surgiu o famoso Livro de São Cipriano, no Noroeste da Península Ibérica, e que em boa verdade me parece uma compilação de feitiços de magia ibérica.
C'est dans l'air.

Séc. XIX? não seria mais cedo?
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

#2
Citação de: akasha867 em 06 janeiro, 2011, 14:05
Séc. XIX? não seria mais cedo?

O livro de São Cipriano, tal como nós o conhecemos, surgiu no século XIX. De acordo com a biografia de São Cipriano, os seus manuscritos foram queimados quando o bruxo se converteu ao cristianismo, sendo por isso impossível que tenham chegado até nós. Parece-me mais que o título trata-se apenas de uma homenagem ao antigo feiticeiro da Antioquia.

EDIT

São Cipriano faleceu no ano 304.

C'est dans l'air.