Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.427
Total de mensagens
369.472
Total de tópicos
26.918
  • Vassouras
    Iniciado por mortgana
    Lido 4.260 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Olá... Tenho uma dúvida, e já pesquisei, não obtendo resposta nenhuma. Aqui vai a questão: Há uns tempos vi numa casa 3 vassouras invertidas, encostadas a parede à entrada da porta desse casa. Achei meio estranho pois são vassouras novas, pois não têm aspecto de serem usadas, e (como passo por lá perto algumas vezes) ora tem as 3 vassouras, ora 2 ou apenas 1, e estão sempre no mesmo sitio. Pode até ser alguma ''mania'' estranha da senhora, ou até posso estar enganada, mas que me suscitou a curiosidade suscitou...
Se alguém me souber responder, ou souber de algo... :-\


Obrigada;)

#1
Olá!

Em que zona é que viste isso? Na minha terra, os "antigos" diziam que quando queriam que as visitas fossem embora, pois estavam a incomodar, colocavam uma vassoura ao contrário e encostada à parede, atrás da porta. Não sei se terá que ver com isso. Não era à beira da porta, mas sim atrás da porta, ou seja, dentro de casa. Acreditavam que as visitas, por vontade própria, iam embora.... ;)

edit: Pois, vi agora que és de Penafiel  ;) Deve mesmo ser tradição da nossa zona. Eu sou de Paredes, e isso acontece. eh

Foi pela terra mesmo... pois, atrás da porta já conhecia, agora mesmo fora da porta de entrada não encontro nada sobre isso... :(

não conhecia essa das vassouras!!que interessante!!!lol agora ja sei que fazer quando vier ca a minha sogra!!!eheheh

EhEh. Experimenta.  ;)
Mas isso de ser fora da porta ou dentro, a que eu conheço é dentro, mas se calhar há quem acredite que é fora, e faz à sua maneira, mas vá, a essência do acto está lá na mesma....eheheh

pois..mas nunca tinha ouvido tal coisa...

#6
essa eu já sabia,dizem que pôr uma vassoura por trás da porta afasta as pessoas mal-intencionadas  :)

tao secalhar é sempre bom ter se...

#8
Diz-se que uma ou mais vassouras ao contrario servem o propósito de afastar bruxas.... Um amigo contou-me de um caso de uma mulher que por acaso virou uma ao contrario enquanto tinha visitas, as visitas ficaram desesperadas para sair mas recusavam-se a tocar  na vassoura que estava encostada a porta então elas admitiram serem bruxas e a mulher deixou-as sair retiram-do a vassoura da porta e nunca mais as voltou a ver...

Espero que isto ajude...

Já me disseram que as coisas invertidas tem a ver com demónios e coisas satánicas.. É provavel que as bruxas de que se falou anteriormente levasses espiritos negativos com elas, não sei!

acho q o q vcs falaram é certo em parte:
vassouras de magia usadas para varrer as energias negativas
3 vassouras=jovem,mae,anciã
viradas para cima=presente a deusa wicca luna
eu ja fiz isso varias vezes ajuda a limpar as energias negativas da casa
wicca não tem nada a ver com demonios satã e etc... falo isso pq sou um

wiccans são bruxos.por isso a teoria de afastar bruxos não cola

Citação de: ???! em 29 dezembro, 2010, 00:57
Diz-se que uma ou mais vassouras ao contrario servem o propósito de afastar bruxas.... Um amigo contou-me de um caso de uma mulher que por acaso virou uma ao contrario enquanto tinha visitas, as visitas ficaram desesperadas para sair mas recusavam-se a tocar  na vassoura que estava encostada a porta então elas admitiram serem bruxas e a mulher deixou-as sair retiram-do a vassoura da porta e nunca mais as voltou a ver...

Espero que isto ajude...

Isto foi também o que sempre ouvi. As crenças populares indicam que uma vassoura era colocada atrás da porta, invertida (tal como o Claudius indicou) para que as bruxas ou não entrassem dentro de casa ou, caso já lá estivessem, para que não conseguissem sair e assim ter-se-ia a certeza de que seriam mulheres de Arte. ;)

Existem várias crenças populares anti-bruxas como, por exemplo, cravar uma navalha de aço na sombra de uma mulher que se suspeite que seja bruxa. Se for, a senhora não pode mover-se a menos que a navalha seja retirada ;)

Há ainda outra muito engraçada que era muito evocada em tempos idos: um casal que tivesse um bebé em casa, quando saiam durante a noite teriam que dizer muito alto "O menino vai à madrinha!" e atiravam pedras de sal para o telhado para obrigarem as bruxas que estariam lá a contá-las todas antes de poderem fazer o que quer que fosse. Além disso assim também eram impedidas de entrar pela fechadura e fazer uma "esperinha" a criança durante a noite.

Este conjunto de crenças populares deriva imediatamente da Igreja Católica e dos ideais anti-bruxas que sedimentou no imaginário colectivo durante séculos.

Espero ter trazido mais algumas luzes para o tema. :)
"A minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem de grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite."