Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.427
Total de mensagens
369.473
Total de tópicos
26.918
  • [Carece de Informação] Solar da Venda/Sanatório de Louredo - Paredes
    Iniciado por EduhBlack
    Lido 12.157 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.


História
O Solar da Venda é um edifício datado da segunda década do século XX, destinado a habitação e adoptado, posteriormente, para sanatório, entrando num processo de degradação contínua, a partir da década de 1960 encontrando-se actualmente em ruína, com excepção das fachadas que permitem uma leitura e caracterização arquitectónica.

O Sanatório de Louredo situa-se em plena Serra de S. Tiago, na freguesia de Louredo da Serra, em Paredes. Pouco ou nada se sabe sobre este sanatório. Sabe-se que um dos seus Directores foi o Dr. Leonardo Coimbra, possivelmente durante os anos 50 do século XX. Curiosamente, outro edifício serviu como sanatório na mesma freguesia, o Solar da Venda. Construído nos anos 20, encontrava-se abandonado desde os anos 60, estando agora a ser restaurado.



Assombrado? Não se sabe...

Apesar de ser num sítio pouco acessível e estar cheio de mato, o Sanatório de Paredes consegue ter mais histórias para contar que o alguns sanatórios que andam por aí a ser falados. Desde assassinatos a violações, este local (que era conhecido como "Solar da Venda" antes de ser um Sanatório) guarda mais segredos que qualquer um possa imaginar! Um local a investigar



Como chegar lá?
41°14'47"N   8°20'7"W - Coordenadas
Abandon hope all ye who enter here

#1
Andei desesperado durante uns tempos por encontrar mais informações sobre este sanatório e esta casa. Isso foi tudo o que consegui reunir no meu site. Antes de mais, é melhor dizer que se tratam de dois locais distintos, embora estejam relativamente perto um do outro. Brevemente posto aqui algumas fotos e vídeos.

Conselhos para quem for visitar o Sanatório de Louredo:
- A melhor forma de entrar é pelo lado direito (lado da Capela de São Tiago). Tem uma espécie de portão em madeira que se passa facilmente. No entanto, o edifício em si está vedado a quase toda a volta. Se se desviarem um pouco para a direita do caminho que leva ao sanatório (interrompido pela vedação), podem depois saltar de um muro (que não tem vedação, mas tem muitas silvas, por isso cuidado :P).
- Verifiquem antes de passar o portão de que não está ninguém dentro do terreno. O terreno é privado e é frequente andarem lá agricultores/lenhadores (sim, partes do terreno estão cultivadas, e há partes do sanatório que servem como reservatório de lenha ;D).
- Não aconselho a irem lá de noite, pois não é fácil passar a vedação e, conseguindo passá-la, o edifício em si é perigoso. Há muito lixo e buracos no chão. Mesmo conhecendo previamente o local, é perigoso.

Informações soltas sobre o sanatório:
- O caminho em terra que passa em frente ao sanatório e que o liga ao Solar da Venda é também do proprietário do terreno do sanatório. Segundo dizem, é parte da primeira estrada que ligava o Porto a Vila Real.
- Existe uma torre (de electricidade?) nas traseiras do sanatório. É a única parte do complexo que não está vedada. Vão lá encontrar algo como balcões e instrumentos de cozinha. Parece que alguém lá viveu. ::)
- Entre o portão de madeira e o sanatório existe uma casinha amarela. Não é habitada, servindo apenas (acho eu) para guardar materiais agrícolas e outras ferramentas. Se estiverem pessoas no terreno é provável que estejam motas estacionadas perto dessa casinha.
- Existe uma outra entrada do lado esquerdo, mas está vedada, portanto entrar por aí é mais complicado. No muro tem escrito "Proibido entrar - Local Vigiado". Obviamente que não está constantemente a ser vigiado :P
- O edifício principal parece estar "dividido" em duas partes com dois estilos diferentes. De um lado, é de pedra e está bastante degradado. Do outro, é de betão como o sanatório de Valongo. Talvez tenham sido construídas em alturas diferentes, para enfrentar a necessidade crescente de combater a tuberculose.
- Como muitos outros sanatórios, foi fustigado por um (vários?) incêndio(s).

Informações soltas sobre o Solar da Venda:
- Foi alvo de restauro recentemente, no entanto as obras parecem estar paradas. Sempre que lá passo parecem estar no mesmo ponto. Ao contrário da foto, está sem janelas e sem telhado, e ainda tem lá gruas.
- Que eu saiba não há boa maneira de entrar. Tanto o portão como o muro são bastante altos. Para além disso, há casas perto, o que dificulta um pouco entrar lá sem se ser visto.

Alguém pode contar alguma coisa sobre os assassinatos que supostamente aconteceram no sanatório? Cumps.

Citação de: NeonFlow em 17 novembro, 2010, 20:12
Andei desesperado durante uns tempos por encontrar mais informações sobre este sanatório e esta casa. Isso foi tudo o que consegui reunir no meu site. Antes de mais, é melhor dizer que se tratam de dois locais distintos, embora estejam relativamente perto um do outro.

O Solar da Venda tornou-se parte do Sanatório, não no Sanatório (são dois edifícios diferentes, o Solar da Venda deve ter servido para ajudar em alguma coisa).


Citação de: NeonFlow em 17 novembro, 2010, 20:12
Alguém pode contar alguma coisa sobre os assassinatos que supostamente aconteceram no sanatório? Cumps.

Pergunta na população local sempre que falo dele na escola falam-me nisso. Como disse, é um local a investigar.
Abandon hope all ye who enter here

Citação de: EduhBlack em 18 novembro, 2010, 20:02
O Solar da Venda tornou-se parte do Sanatório, não no Sanatório (são dois edifícios diferentes, o Solar da Venda deve ter servido para ajudar em alguma coisa).

Ah, bom. Obrigado pelo esclarecimento :D

Mais algumas informações soltas...

Mapa do Sanatório de Louredo:


De norte a sul:
Castanho: capela de São Tiago
Vermelho: entrada com "portão" de madeira
Laranja: casinha amarela
Verde: torre
Roxo: sanatório
Rosa: entrada com vedação
As vedações estão identificadas com tracejados azuis.


Para chegar ao Solar da Venda, basta continuar pelo caminho que se vê na foto acima. As coordenadas do solar são: 41.238080 N,-8.345683 W. Visto do ar:



Consegui também encontrar uns postais antigos na net com fotos do solar.


1 - Estância de Louredo da Serra - Aspecto geral


2 - Aspecto geral


3 - Varanda da Saúde


4 - Banco 'Raul Didier'


5 - Fonte 'João de Deus'


6 - Portão d'entrada


7 - Salão de Refeições


8 - Salas de Jogos


9 - Salão de Festas


10 - Um quarto de dormir


11 - Entrada Principal


12 - Vestíbulo


14 - Grandioso Panorama


15 - Vista Geral

manuelpacheco
Bom dia NeonFlow

Apos pesquisa, encontrei a informacao que publicou sobre o Solar da Venda em Louredo Paredes. Sou o actuar proprietario do imovel. Gostaria de saber se tem fotografia ou postais antigos ou alguma informacao que tenha encontrado. Fico a aguardar o seu contacto. Manuel Pacheco 962421981

Boa tarde manuelpacheco,

Infelizmente, as únicas informações que possuo sobre o Solar são as que estão disponíveis na Internet. Encontrei os postais no site da Pró-Associação Portuguesa de Cartofilia. Quanto a outras informações, apenas tenho conhecimento do que está no site de uma escola local:

CitaçãoA Casa da Venda é um edifício datado da segunda década do século XX, destinado a habitação e adoptado, posteriormente, para sanatório, entrando num processo de degradação contínua, a partir da década de 1960 encontrando-se actualmente em ruína, com excepção das fachadas que permitem uma leitura e caracterização arquitectónica.

É um edifício marcadamente revivalista manifesto num eclectismo de "estilos" bem ao sabor dos anos 20 do século passado, tendo tido como base de inspiração duas orientações: os solares nortenhos dos séculos XVII-XVIII e o dominado "estilo D. João V " ou barroco".

Caracteriza-se por três pisos ritmados por janelas altas, portas e varandas de duas folhas e de bandeiras fixas rectangulares ou arredondadas com desenhos curvilíneos, ornamentadas com molduras graníticas rematando as padieiras com os cantos superiores alargados em esquadria e delimitados por um friso simples em relevo com aventais recortados onde se penduram borlas, em alternância com molduras de padieira arqueada e com um pequeno friso boleado, em relevo, ambas na tradição da casa urbana portuense dos séculos XVII-XVIII.
A plástica decorativa manifesta-se, também, nas volutas da fachada, nos remates dos cunhais, nas cornijas que pontualmente se encurvam acima da linha do telhado e nos boiões que rematam os ângulos do corpo mais elevado.

Para além daqueles elementos decorativos que animam a construção destacam-se painéis de azulejos, em azul cobalto e branco, alguns dos quais com motivos alusivos a monumentos da região, distribuídos pelas fachadas.
O carácter cénico da construção articula-se, claramente, com o enquadramento natural envolvente, estabelecendo uma forte relação casa-jardim.
No passado, a Casa da Venda foi palco de eventos culturais e sociais com projecção nacional e internacional veiculada na imprensa da época. Hoje, continua como marco de referência, devido à sua imponência e ainda por ter servido de estância de "cura e repouso".




boas eu sou da zona já la estive 3 ou 4 vezes sempre com colegas , k eu saiba n tem nada de assombrado ,, e um sitio assustador e mt mais interessante ir la a noite eu sempre fui a noite, mas também e perigoso , n conheço nada de historias de assacinato, conhece sim e a lenda da mina de Santiago k guarda  mt ouro do tempo dos mouros e quem la entrar tem de entrar a ler o livro de s Cipriano.

A verdade encontra-se atrás da nitidez

Bom sitio até tinham mesa de snooker e tudo bons tempos que essa gente passava  :)
Agora fora de brincadeiras...
Tens aqui um tópico interessante, era realmente um bom lugar para ser explorado, mas isso tinha de ser com calma e com mais informação e com alguém para alinhar :)...
Parece que a zona do Norte é a zona "assombrada" assim dizendo ... :)
beijinhos *
ReneeM*

Estive neste local hoje... bem, o que posso dizer é que é no mínimo assustador  ::)


#11
Ainda não tive coragem de entrar..até porque se não me engano agora tem lá uma pedreira e é preciso cuidado. mas sim é mesmo muito interessante!

Bom dia. Sou bem de perto deste Sanatório, aliás, da minha casa consigo ver o sanatório e quando a minha mãe era pequena costumava ir para lá brincar.
Este sanatório nunca chegou a ser completamente contruído pelo que também nunca chegou então a ser habitado. Nunca chegou a ter portas sequer.
As imagens da localização que o NeonFlow postou estão corretas mas as que dizem respeito ao sanatório já construído não estão. Podem sim é dizer respeito a um outro sanatório que também houve em Louredo a alguns metros deste. Esse sim, chegou mesmo a ser habitado.
A informação sobre o Solar da Venda julgo que também ela está errada pois refere-se também ela a este mesmo edificio.
Vejam que o Sanatório do Solar da Venda é este que se vê aqui e que é o mesmo que o NeonFlow postou já acabado:



E o Sanatório que aqui foi apresentado em ruinas é o da Serra de S.Tiago:

(imagem retirada da net)