Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.508
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • "As Bruxas de Salém" (DVD)
    Iniciado por Damiano
    Lido 3.091 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Ver a transcrição dos registos do julgamento de 1692 em Salem Witch Trials Documentary Archive and Transcription Project.


O 'Correio da Manhã' vai distribuir com o jornal em 23/11 (por € 1,95) o DVD As Bruxas de Salém [The Crucible, Nicholas Hytner, USA, 1996]


O filme retrata um caso verídico (162, Massachusetts, EUA) onde, devido à ignorância e superstição, foram condenadas à morte, acusadas de bruxaria, pessoas inocentes.



«Há três séculos, o vilarejo de Salem, na colónia americana da Nova Inglaterra, foi tomado de assalto por uma onda de intolerância e de fanatismo religioso, vitimando quase vinte pessoas. Esse infeliz incidente, e a caça às feiticeiras que então se desencadeou, serviu como um alerta para que os princípios de liberdade religiosa fossem assegurados na história dos Estados Unidos.»
In Irmandade Pagã

«O medo da bruxaria começou quando uma escrava negra chamada Tituba contou algumas histórias vudus (religião tradicional da África Ocidental) a amigas, que, por esse facto, tiveram pesadelos. Um médico que foi chamado para as examinar declarou que deveriam estar embruxadas.»
In Wikipédia

«Foi uma verdadeira histeria. Gente de todos os sectores da vida tinha sido acusada: um pastor graduado por Harvard e dono de uma grande propriedade rural na Inglaterra; o mais rico armador e proprietário de navios mercantes em Salem; o capitão John Alden, filho de John e Priscilla, os lendários amantes da colónia de Plymouth; até a esposa do governador da colônia de Bay. Ninguém estava seguro.»
In Bruxaria.net

Num período de sete meses, 7 homens e 13 mulheres foram executados, muitos com base no testemunho de fantasmas e espectros. O Rev. Burroughs foi enforcado a 19 de Agosto, e Giles Cory, de 80 anos, que se recusou a depor, foi lentamente esmagado até a morte por pesadas pedras. Apenas aqueles que não confessavam eram mortos; Tituba foi poupada e depois vendida pelo Reverendo Parris.

Zühl já aqui publicado (em Out/2009) um artigo sobre "As bruxas de Salem:A verdadeira estória", transcrito da Wikipédia e outras fontes.


Sobre a perseguição das "bruxas" em Portugal, escreveu, em Agosto passado no 'Jornal da Madeira', Agostino Nobile o seguinte (excerto):

«(...) As vítimas não eram oito ou nove milhões, como nos querem fazer crer desde 1829, quando Etienne Leon de Lamothe-Langon criou a “lenda negra”. Com a abertura dos arquivos secretos da Congregação do ex-Santo Ofício, nós temos agora a documentação. Em 1998 foi publicada a pesquisa sobre "A Inquisição", elaborada pelo professor Agostino Borromeo, que deu para verificar os dados sobre os processos, as sentenças e condenações dos tribunais civis e eclesiásticos. Durante a apresentação do livro o Prof. Borromeo, disse: «Agora os historiadores não utilizam o tema da Inquisição como instrumento para defender ou atacar a Igreja porque, ao contrário do debate do passado, mudou a partir de uma perspectiva histórica com uma estatística séria.»

Assim, os dados nos dizem que dos cerca de 100 mil processos documentados «as vítimas da fogueira pelos tribunais eclesiásticos foram 4 em Portugal, 59 em Espanha, 36 na Itália, ao todo, portanto, menos de 100 casos.» Quanto à “caça às bruxas" em mais de 125.000 processos da Inquisição espanhola foram condenadas à fogueira 59 "bruxas", 36 na Itália e 4 em Portugal. A “caça às bruxas" nasceu, como é salientado, entre outros, pelo anti-católico.

(...)

Uma equipa internacional de 170 especialistas que realizou a obra Encyclopedia of Witchcraft. The Western Tradition, compilada por Richard M. Golden, (ABC-Clio, 2007), observa que a “caça às bruxas” também incluiu os homens, e as vítimas em 350 anos eram cerca de 30-40 mil, realizadas principalmente pelos Tribunais Civis e nas regiões protestantes.

A Inquisição ocupava-se dos heréticos (que estavam pondo em perigo a fé), as “bruxas” foram condenadas por heresia e não pelas acusações populares de feitiçaria.»

In A Inquisição.

Se é verdade que se abriram muitos processos e se condenaram poucas pessoas, o sofrimento infligido pela tortura não deve ter sido pequeno a avaliar pelos instrumentos que ainda se preservam desses tempos. Fosse para salvar a alma ou o corpo, a heresia e a ignorância juntas devem ter sido uma mistura explosiva para encontrar bodes expiatórios em cada casa e em cada aldeia, fosse no cristianismo católico ou anglicano.

Um filme a não perder!
«Para aqueles que não querem pensar existe o alimento dos templos»
(Manuscrito de Urga)

ja vi este filme esta interessante ate =)
Ilasa micalazoda olapireta Ialpereji beliore: das odo Busadire Oiad ouoaresa caosago: casaremeji Laiada eranu berinutasa cafafame das ivemeda aqoso adoho Moz, od maof-fasa. Bolape como belioreta pamebeta. Zodacare od Zodameranu! Odo cicale Qaa. Zodoreje, lape zodiredo Noco Mada, hoathahe Saitan!