Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.463
Total de tópicos
26.917
  • O Livro de Urântia
    Iniciado por Arph
    Lido 35.206 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Como não sei bem onde introduzir este tópico, coloquei-o aqui, já que não se enquadra bem em nenhum dos temas.

Possivelmente muitos de vós nunca ouviram falar do "Livro de Urântia". Por isso remete-vos para a sua descoberta na net, já que a pesquisa faz-nos bem  ;D ;D

É um tema interessantíssimo e muito pouco debatido na generalidade dos fóruns que tratam dos assuntos que o PortugalParanormal acolhe.

Com certeza já ouviram falar das seguintes obras de J.J. Benitez: "Operação Cavalo de Tróia" e "A Rebelião de Lúcifer". Esta última obra, curiosamente, até trata da questão hoje muito debatida do tal "Planeta X", também conhecido por Niribu, Hercólubus, etc.

A "Operação Cavalo de Tróia" retrata uma emocionalmente viagem no tempo, por dois oficiais norte-americanos, à era de Cristo, seguindo os seus passos, tornando-se amigos deles e seus discípulos do futuro. Retrata a Galileia e Jerusalém de há dois mil anos dum modo magistral e comovente.
Foi uma obra muito vendida internacionalmente e projectou mundialmente a figura de J.J.Benitez para a ribalta. Posteriormente escreveu a segunda obra referida (A Rebelião de Lúcifer) e ainda escreveu uma série de livros dedicados à temática Óvni.

Nessa altura (anos 70), o Livro de Urântia era conhecido apenas por uma elite, se assim se pode chamar a um grupo que o guardava ciosamente.

Com a sua divulgação, que pese embora tenha expressão ainda num pequeno número de pessoas, a verdade é que se descobriu que a genialidade de J.J.Benitez na criação daquelas suas duas obras magistrais foi, afinal, um decalque duma obra muito mais antiga a que ele tivera acesso e era desconhecida do grande público, o dito "Livro de Urântia"

Esse livro fala da criação dos mundos, e da própria Terra (Urântia), da hierarquia dos governos e da administração dos mundos, entre muitos outros temas interessantíssimos.

Alguém conhece as obras e tem alguma opinião sobre o assunto?

OlÁ!

Isso é um opusculo,nem livro é,visto ser muito pequeno.

Papus,Saint martin,e os utopicos do sec XIX já tinham escrito algo identico,senão com a mesma linha de desenvolvimento.A sinarquia

Até os famosos "protocolos ds sabios de sião" segue no mesmo esteio.

Aldos huxley, e George Orwell continuam.
...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez


Sim, é verdade, que já existiam outros livros que tratavam do mesmo assunto, já que é um assunto (criação dos mundos) que sempre foi objecto de estudo pelas várias correntes místico/filosóficas, em especial as chamadas "Escolas de Mistérios".
Mas "O Livro Urântia"

"possui 2097 páginas e divide-se em 4 partes, a saber:

    * Prólogo - apresenta-se como guia para as palavras e conceitos religiosos e filosóficos presentes ao longo da obra.
    * Parte I - O Universo Central e os Superuniversos
    * Parte II - O Universo Local
    * Parte III - A História de Urântia
    * Parte IV - A Vida e os Ensinamentos de Jesus"

Não é bem um opúsculo  ;)

Obrigado

Olá!
Têns razão,desculpa lá.

Confundi com um pdf que tenho com o mesmo titulo.

É pois um resumo que aponta para o conteudo,mais extenso, do livro.
...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

#4
Citação de: Arph em 18 setembro, 2010, 12:52
(...)
Possivelmente muitos de vós nunca ouviram falar do "Livro de Urântia". Por isso remete-vos para a sua descoberta na net, já que a pesquisa faz-nos bem  ;D ;D
(...)
Com certeza já ouviram falar das seguintes obras de J.J. Benitez: "Operação Cavalo de Tróia" e "A Rebelião de Lúcifer". Esta última obra, curiosamente, até trata da questão hoje muito debatida do tal "Planeta X", também conhecido por Niribu, Hercólubus, etc.
(...)
Esse livro fala da criação dos mundos, e da própria Terra (Urântia), da hierarquia dos governos e da administração dos mundos, entre muitos outros temas interessantíssimos.

Alguém conhece as obras e tem alguma opinião sobre o assunto?


A mensagem que o Livro de Urantia pretende transmitir é a de que «todos os seres humanos são uma família», abordando ainda a origem e o destino da Humanidade e o seu relacionamento com a divindade e com um perspectiva cristã, retrata a vida e os ensinamentos de Jesus.

No essencial, não traz grandes novidades, para quem frequente ou conheça círculos reservados ou internos de um conhecimento arcano que foi sendo sucessivamente disponibilizado aos seres humanos ao longo dos tempos.

A própria Wikipédia, onde vão beber quase todos que procuram o máximo de informação com o mínimo esforço, é parca em informações sobre o livro.
Bem curiosa é, por seu lado, a informação disponibilizada em tempos pelo sítio jperegrino.com.br, sobre este movimento. Nele se podia ler:

A história dos documentos que compõem o Livro de Urântia, cobre um período de 50 anos. Diz-se que durante os anos de 1906 a 1955, seres não-materiais de inteligência supra-humana tiveram um relacionamento regular com um grupo de seis mortais com a finalidade de prover à Humanidade, uma revelação de época, de extrema importância. As pessoas envolvidas não eram nem médiuns nem amadores.
A figura central, o Dr. William S. Sadler era um psiquiatra proeminente e autor de 42 livros. Tinha uma excelente reputação como desmascarador de fenómenos mediúnicos e médiuns fraudulentos. Depois de vários anos como cirurgião de sucesso, ele decidiu se tornar um psiquiatra e após vários exames e certificações, ele foi para a Europa e estudou com Freud em Viena por quase um ano. Ele fazia parte do grupo de debates com Freud, juntamente com Jung e Adler.


Sobre os livros de J.J.Benitez, afirmou o pesquisador e editor da Revista UFO do Brasil, Ademar Gevaerd, em entrevista publicada em [Link Removido]:

A série Operação Cavalo de Tróia (publicada no Brasil pela Editora Mercuryo), do jornalista e ufólogo espanhol Juan José Benítez, seria um plágio literário desse quarto capítulo do Livro de Urantia, conforme comprovou o ufólogo espanhol Antonio Ribera em seu livro No caballos, no troyans.
Na capa de seu livro A Rebelião de Lúcifer, que seria outro plágio de certas partes do Livro de Urantia, o Benítez estampou um símbolo que nada mais é do que o símbolo de Urantia. Ou seja, ele não só se apropriou do conteúdo como também do logotipo. (...)
Do ponto de vista científico, por exemplo, no que tange a astronomia, o que se descreve é muito bagunçado e confuso, mas lembra coisas que já haviam sido ditas por personalidades como Nostradamus, Madame Blavatsky e outros que tiveram visões do futuro.


Independentemente do plágio ou não do texto, não existe propriamente plágio de ideias.
A ser assim, Jesus, teria sido um plagiador de Buda, nascido cerca de 500 anos ou de Krishna nascido 3000 anos antes ou mesmo ainda de Rama, seu antecessor.
E o que transmite, do ponto de vista espiritual, Jesus que não tenha sido transmitido por qualquer outro avatar, ainda que de forma diferente? Não são todos encarnações divinas ou expressões da mesma divindade ou colocando a questão de ouro modo, não são todos eles manifestações da vida, embora expressando-se de forma diferente em lugares e épocas diferentes?

A diferença do conhecimento transmitido reside apenas no nível e qualidade da informação transmitida.
O Livro de Urantia transmite mais informação do que um livro de uma qualquer religião revelada mas menos informação do que um qualquer círculo interno ou escola de mistérios.
Pretende ser um misto dos dois ou uma ponte, seguindo o exemplo da transmissão bíblica e algo confuso ou tortuoso de se ler. Na «Perfeição há aspectos absolutos, relativos e imperfeitos» e «os dois Absolutos: o qualificado e inqualificável», são apenas dois dos exemplos mais acessíveis. Ou então, «O Absoluto (...), é estritamente limitado pela Trindade e dominado pela Deidade.»

O conhecimento arcano vai sendo progressivamente desvelado e quem sabe divulga o que sabe e quem não sabe papagueia o que ouviu ou leu ou pior do que isso inventa ou deturpa. Sempre foi assim.
Porventura, o importante será transmitir informação e conhecimento, de forma séria, rigorosa e verdadeira. E nem todos estão em condições disso.

Tenho para mim que cada um procura a literatura adequada ao seu nível de pensamento e de consciência.
Por isso, não há bons ou mais livros mas adequados ou não ao nível exigência que cada tem necessidade para se conhecer a si próprio e o mundo.

Alguém se questionou sobre os livros de Paulo Coelho sobre a sua qualidade literária? Ou mesmo sobre o conteúdo repetidamente divulgado por outras mentes? E, no entanto, eles cumprem, porventura bem, um vazio espiritual que confortará as almas mais necessitadas e menos exigentes que não terão a paciência ou o interesse ou a exigência para ler os dois volumes de A Doutrina Secreta, de Helena Blavatsky, A Grande Síntese, de Pietro Ubaldi, O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, O Conceito Rosacruz do Cosmos, de Max Hendel ou mesmo O Livro de Urantia ou qualquer outro semelhante.


Por favor consulte/reveja as regras do forum.  Regras Gerais do Fórum, alínea 3
«Para aqueles que não querem pensar existe o alimento dos templos»
(Manuscrito de Urga)

Olá!

O "Conceito Rosacruz do Cosmos", de Max Hendel tive que o ler quando pertenci á Rosacrussian fellowship,passei os dois primeiros graus.
A "doutrina secreta" veio por arrasto.

Como estes não têm resposta,pelo menos para mim,abandonei.Prefiro autores reconhecidamente académicos compatíveis com a minha formação.

Mas concordo que cada um tenha que passar por certos caminhos,minguem é igual a ninguém.
...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

O Livro de Urântia está disponível para ler ou baixar download na internet. É só digitar no google urantia.org
:)
O bem é caminho natural de aperfeiçoamento humano.

Encontrei o site do "clube Urantia Portugal" com o livro traduzido em português em PDF e MP3 :   www [ponto] urantia.com.pt
"Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, desperta."
Carl Jung

#8
E para quem quiser ler online:



Hiperligação removida. Consultar por favor as Regras Gerais do Fórum, alíneas 2 e 3. Obrigado.


Ia referir mesmo isso, que existe online. Ainda nao tive oportunidade de o ler completamente (é enorme).. tambem já o vi á venda, creio que nas lojas Fnac.

ja tinha ouvido falar do livro, embora não o tenha lido
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

#11
Realmente sempre achei que o nosso planeta deveria ter um nome mais bonito do que "Terra"..hehe

Olhem encontrei um vídeo,..fica aqui...

http://www.youtube.com/watch?v=TtAS42kKPNE#ws
"É sinal de uma mente educada, ser capaz de entreter uma ideia sem necessariamente aceitá-la."-Aristoteles

#12
Eu já reparei que neste último mês este tópico tem sido dos mais visitados,... mas porquê? Qual a razão por trás de todo este interesse neste assunto ultimamente??
Se algum dos visitantes estiver a ler isto que se inscreva no fórum e nos esclareça a situação...e se souber mais sobre o assunto, as suas informações são bem vindas... ;)
"É sinal de uma mente educada, ser capaz de entreter uma ideia sem necessariamente aceitá-la."-Aristoteles

Sempre fui levado a buscar informações estas que me tocam profundamente o meu intimo uma busca na qual pretendo esclarecer o porque da vida de estarmos aqui,sendo enganados e confundidos com tantas informações desleais.Cabe a nós buscarmos,com esta busca acreditarmos na verdadeira historia da criação e dos nossos poderes.Sou do Brasil vivencio em meu País uma enorme variedade de informações mais no meu intimo vejo que temos algo muito mais forte e importante a fazermos nesta oportunidade nos dada pelo cosmos.DEUS não nos daria a inteligencia para simplesmente estarmos aqui passeando continuarei minhas buscas e fiquei muito interessado nestas informações trazidas por vocês.Obrigado por me aceitarem nesta família,abraços a todos.

Soube da existência deste livro graças a um senhor de idade que conheci por meio de uma amiga. Ele mostrou-me o livro e disse-me num estado de semi-transe que tinha sido, numa vida anterior, um dos fundadores de Urantia. Falou-me de coisas que nenhum humano poderia saber. Uma experiência magnífica, mas que ainda nao consegui aprofundar como desejaria.
DeepGirl