Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.512
Total de mensagens
369.629
Total de tópicos
26.968
  • Zombies
    Iniciado por Edhelar
    Lido 7.569 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Zumbis
No dia 12 de setembro de 1989, Wilfred Doricent de 17 anos reunia-se com sua familia em sua casa no sul do Haiti. É normal adolescentes irem embora de casa, mas com Wilfred foi diferente, esteve morto por 18 meses. Sua família assistiu ao seu enterro e possuía seu certificado de óbito.
Wilfred era um bom estudante e sua família o adorava. Porém em março de 1988, ficou gravemente doente e subitamente morreu. Seu corpo tinha inchado e exalava um odor tão insuportável que seu pai teve que apressar os procedimentos para o funeral.
Wilfred, no entanto, não estava morto. Sem que seu pai soubesse, ele havia transformado-se em um zumbi ou "morto-vivo". Obedecendo o pedido dos inimigos do pai de Wilfred, que encontrava-se no meio de uma disputa territorial, um bokor (feiticeiro de vodu que pratica a magia negra), ministrou um poderoso coup poudre, um pó envenenado, que fez Wilfred entrar em coma. Pouco tempo depois foi declarado morto

Escravo zumbi
Na noite seguinte ao funeral, o túmulo de Wilfred foi violado e seu corpo retirado. O bokor deu a Wilfred uma droga feita com uma planta que os haitianos chamam de concombre zombi (pepino dos zumbis) e o fez voltar a si já sem a sua consciência plena. Logo depois, foi levado à uma fazenda nas montanhas onde trabalhou como escravo. Depois de 18 meses, ninguém sabe como, Wilfred voltou para sua assustada porém feliz família.
Depois , Wilfred contou a um amigo que havia estado completamente consciente de tudo o que lhe ocorrera, como os preparativos de seu enterro, mas não podia falar ou mover-se. Lembra como fecharam a tampa do caixão e ouvia sua família chorar enquanto o sepultavam no estilo taitiano: um túmulo de cimento sob a terra.
Depois do que lhe ocorreu, já não era Wilfred de antes. Sombrio e taciturno, às vezes ausentava-se sem motivo. Um médico que o examinou chegou à conclusão de que seu cérebro sofreu danos por falta de oxigênio quando foi enterrado vivo.
A história de Wilfred parece um roteiro de filme de terror, mas ele é somente mais um dos vários haitianos que foram transformados em escravos zumbis. Qual é a base do poder dos feiticeiros que permite a eles destruir pessoas sãs e fazer com que mortos voltem à vida?
O vodu está dominado pela crença nos loa: espírito da terra, do ar, do fogo, da água e dos ancestrais. Os seguidores do vodu acreditam que todos os aspectos da vida são uma manifestação de Deus, Le Gran Maitre, e agem como seus intermediários nas questões humanas.

O Morto-Vivo
Na crença vodu não há tormenta maior que a possibilidade de perder a alma, que é o que ocorre quando alguém transforma-se em zumbi. Depois da "ressurreição" feita pelo bokor,que deve ser realizada pouco tempo depois do enterro para evitar a morte por asfixia no caixão, os sentidos da pessoa transformada em zumbi estão entumecidos, além de padecer de falta de memória. A pessoa torna-se fácil de manipular e é utilizada como escrava em plantações remotas e em construções, que normalmente são propriedades de bokors sem escrúpulos.
Contudo, alguns zumbis conseguem escapar de seu cativeiro. Diz-se que o encantamento pode ser desfeito se o bokor que o possui morre ou se o zumbi toma sal.
Também, em certas ocasiões, a falta de oxigênio no caixão provoca muitos danos no cérebro e faz com que a pessoa torne-se inútil como escrava. Nesse caso, é abandonada nos bosques.
Não é fácil uma pessoa dessas retornar à sua anterior condição de vida. Diferente da afetuosa recepção dada a Wilfred Doricent quando voltou à sua casa, as famílias e os aldeões costumam rejeitar os zumbis que retornam aos seus lares. Temem que possuam aqueles que os prejudicam. Essas pessoas acabam levando uma vida de abandono e sua existência fica entre os reinos da vida e da morte.
Quando morre um parente, algumas famílias tomam uma série de precauções. Além da prática dos rituais para enviar o espírito do morto pelo caminho certo,a família costuma guardar sua cabeça antes de enterrá-lo, ou cravar uma estaca em seu coração para assegurar que não se transforma em um zumbi. Outra precaução consiste em costurar o corpo com tiros de bala.
A tetrodotoxina, 500 vezes mais potente que o cianureto e produzida em peixes teleósteos, é o ingrediente ativo do coup poudre, o pó vodu. Em pequenas quantidades, o tetrodotoxina produz uma paralisia total do corpo. Uma pessoa que tenha ingerido esse veneno pode ser facilmente considerada morta, ainda que mantenha seus sentidos.
Depois de 10 a 12 horas, a paralisia desaparece e se dá à vitima uma segunda dose que contém estramônio de datura. Trata-se de potente alucinógeno que também contém atropina, um antídoto da tetrodotoxina. Depois de padecer dos efeitos dos venenos, do medo, da confusão, e às vezes, da falta de oxigênio no caixão, a pessoa transforma-se, para todos os efeitos, em um"morto-vivo".
"Segundo o folclore haitiano, um zumbi se cura ao ingerir sal. O que costuma acontecer então é que ele ataca o sacerdote que o criou ou volta para o local onde foi enterrado e morre. Ironicamente, a tetrodotoxina funciona bloqueando os canais de sódio nos músculos e células nervosas. Contudo, é improvável que a quantidade de sódio em um punhado de sal tenha qualquer efeito fisiológico sobre uma pessoa envenenada".

Receita do pó de zumbi
Uma ou mais espécies de baiacu, que normalmente contém uma neurotoxina mortal chamada tetrodotoxina;
uma espécie de sapo boi (Bufo marinus) haitiano, que produz inúmeras substâncias tóxicas;
um sapo de hyla (Osteopilus dominicensis), que produz uma substância irritante, porém não mortal; restos humanos.

Um poderoso veneno
O medo de transforma-se em zumbi demonstra como a feitiçaria vodu é poderosa. Porém,até que ponto? O antropólogo e etólogo Wade Davis realizou um grande estudo sobre o fenômeno zumbi. Acredita que partes das respostas está na poção venenosa que o bokor ministra à sua vitima para ativar o processo de "transformação em zumbi". Esse veneno, feito com plantas venenosas e porções do letal sapo Bouga e do peixe baiacu é tão tóxica que basta absorvê-lo através da pele para que faça efeito.
Na opinião de Davis, alguns bokors vodu são especialistas em venenos, que sabem como dosar exatamente cada ingrediente mortal, para tornar o metabolismo das vítimas mais lentos,até o ponto de parecerem mortas. Se a dose for exagerada, não será possível "reanimar o cadáver". Depois do enterro, o bokor força o túmulo e ministra um poderoso antídoto: o pepino do zumbi.
É possível que tudo veja verdade, mas não explica os encantamentos vodu que, para que façam efeito, baseiam-se em rituais ao invés de poções venenosas. Brian Lara, um grande jogador de críquete, no início de 1995, encontrou os arredores de sua casa semeados com estranhos pós, velas negras, cabeça e vísceras de galinha.
Pensaram que fosse obra de um praticante local de magia negra vodu.
Um excelente batedor, Lara, teve uma ótima temporada em 1994, porém na segunda não conseguiu realizar nada. Tratava-se da perda da forma física de um esportista ou do resultado do vodu?
Poucos questionam a relação entre a mente e corpo. Em seu livro Passage of Darkness (1988), Davis menciona que "inclusive os doutores mais tradicionais admitem o papel que a psicologia desempenha em nosso bem estar". Mantém que o vodu parece funcionar por fazer parte da bagagem cultural dos haitianos: "Acredita-se que se pensamos algo intensamente, é muito provável que ocorra." Porém, o que se pode dizer daqueles que não acreditam no vodu ou, ainda que façam parte de outro entorno cultural e que ainda assim forma vitimas de um exorcismo vodu?
Os devotos do vodu acreditam que o poder de sua fé afeta todos, independente de suas crenças. J. Gatty Dowling, advogado da Carolina do Sul, pôde perceber isso quando descobriu em sua casa uma raiz símbolo de um encantamento vodu. Pouco depois, sofreu uma apendicite, sua esposa pegou catapora com seu bebê, que também contraiu sarampo e, seu filho mais velho desenvolveu uma grave infecção respiratória. Coincidência? Talvez. Porém é impossível termos certeza.

Prisão perpétua
Um juiz de Nova Orleans, onde há uma comunidade vodu entre os imigrantes haitianos,não estava preparada para que averiguou e condenou um praticante de vodu à cadeia perpétua por tentativa de assassinato, sobre a base de que o réu havia obtido uma mecha de seu cabelo, com a intenção de aplicar-lhe um feitiço.
Os críticos argumentam que esse tipo de atitude apenas fortalece uma antiga superstição. Porém alguns pesquisadores do vodu possuem um ponto de vista mai amplo. Querem acreditar que talvez possa haver um pouco de verdade no provérbio haitiano que diz: "quanto mais próximo estás do vodu, mais vulnerável está ao seu poder".
Fonte: revista Fator X nº 13

Está fixe o texto, Etcetra!
Existe outra teoria para os Zombies, mas acho que isso é só uma história.

Se uma pessoa morre e é ressuscitada, acaba por se transformar num zombie, mas têm a sua própria consciência e sabe o que está a fazer está errado. Comem a carne, mas também o sangue e os órgãos (embora alguns não comam). Quando um zombie mata alguém e não acaba de a comer (ou então não come o coração ou outra coisa vital á vida), esse morto acaba por se transformar também num zombie. O zombie consegue controlar durante algumas horas e ter uma vida, um pouco mais normal, mas com o tempo eles têm mais fome e em menos horas.
O melhor de tudo é não ressuscitar ninguém...

(Vi isto numa série e por isso, deve ser tudo falso, mas é interessante)
Morri e é o meu fantasma que está gerir esta conta.

Citação de: lilisoft em 18 junho, 2012, 11:09
Está fixe o texto, Etcetra!
Existe outra teoria para os Zombies, mas acho que isso é só uma história.

Se uma pessoa morre e é ressuscitada, acaba por se transformar num zombie, mas têm a sua própria consciência e sabe o que está a fazer está errado. Comem a carne, mas também o sangue e os órgãos (embora alguns não comam). Quando um zombie mata alguém e não acaba de a comer (ou então não come o coração ou outra coisa vital á vida), esse morto acaba por se transformar também num zombie. O zombie consegue controlar durante algumas horas e ter uma vida, um pouco mais normal, mas com o tempo eles têm mais fome e em menos horas.
O melhor de tudo é não ressuscitar ninguém...

(Vi isto numa série e por isso, deve ser tudo falso, mas é interessante)

Epah, espero que seja falso sim!  ;D ;D
ILYM

#18
"lilisoft
Está fixe o texto, Etcetra!"

Obrigado Lilisoft!


Zumbis

"Ele vem da sepultura. Seu corpo é o lar de vermes e imundícies. Não há vida em seus olhos, nem calor em sua pele ou batimen¬tos em seu peito. Sua alma é vazia e negra como o céu noturno. Ele ri diante da lâmina, cospe na flecha, para que estes não firam suas entranhas. Pela eternidade ele irá caminhar pela terra, sentindo o aroma do doce sangue dos vivos, banque- teando-se sobre os ossos dos condenados. Tenha cuidado, pois ele é o morto-vivo."
- TEXTO HINDU OBSCURO, CERCA DE 1000 a.C.

ZUM-BI: Corpo animado que se alimenta da carne de seres humanos vivos. 2. Um feitiço de vodu que faz com que os mortos se levantem de suas sepulturas. 3. O deus " cobra vodu. 4. Pessoa que se movimenta ou age atordoadamente "como um zumbi". [palavra originária do oeste da África]



Zombie Walk
http://www.youtube.com/watch?v=7akXZCH1JlA#

Zombie Walk é uma flash mob composta por um grande grupo de pessoas que se vestem de zumbis. Geralmente caminhando ou correndo por grandes centros urbanos, os participantes organizam uma rota através das ruas da cidade, passando por shoppings, parques e outros locais com grande público.

No Brasil temos ainda o dia de  Zumbi dos Palmares/Dia Nacional da Consciência Negra  que é em 20 de novembro!

Como Sobreviver a um Ataque de Zumbis
http://www.youtube.com/watch?v=YMwfXTwaf_E#

ataque zumbi!aprenda como fazer seu filho enfretar o medo!
http://www.youtube.com/watch?v=Iib5xkqZkIc#


Normalmente os zumbis não são  bonzinhos mas temos exceções como no filme Dylan Dog onde o amigo do herói é um zumbi!
Dylan Dog e as criaturas da noite - Trailer
Quando é mencionado a palavra zumbi vem a nossa mente a figura de uma criatura lenta e burra mas o cinema parece que de tempos em tempos tenta mudar este conceito!
Freddy vs. Jason trailer
Freddy vs. Jason trailer (2003)

Há algum jogos online de zumbis que eu gosto!
Um exemplo é Plantas VS zumbis


Outro é o Flaming Zombooka

Jogos de zumbis


A editora Marvel também explorou o tema dos zumbis!
Zumbis Marvel (no original, Marvel Zombies) refere-se à uma série de revistas publicadas através de diferentes minisséries, criando um franquia dentro do Universo Marvel. Os personagens inicialmente surgiram durante um arco de história do título Ultimate Fantastic Four. No universo ficcional dos "zumbis Marvel", virtualmente todos os personagens da editora foram vitimados por um apocalipse zumbi, e se transformaram em mortos-vivos.



Hiperligação removida. Consultar por favor as Regras Gerais do Fórum, alíneas 2 e 3. Obrigado.


--------------------------------------------------------------------------------