Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.458
Total de tópicos
26.916
  • O Umbral
    Iniciado por Zühl
    Lido 4.448 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
O umbral para o espiritismo e certos sistemas de crenças influenciados por ele é um estado ou lugar transitório localizado próximo a crosta terrestre por onde passam a maioria dos homens após a morte, no qual experimentam sofrimentos "físicos" e morais.
Muitas vezes o espírito, tão ignorante, desencarna, passa ali vários anos e mesmo assim ignora sua condição de desencarnado. Segundo as descrições dos espíritos, o umbral é a sede dos espíritos de baixo desenvolvimento espiritual da terra, e sua descrição é de um lugar de trevas povoado de dor, gritos de sofrimento, gemidos e de um insuportável cheiro.

Agora você deve estar pensando que o umbral e o inferno são a mesma coisa. Certo? Errado!

Diferença entre o umbral e o inferno católico:

No inferno católico a alma recebe uma sentença eterna de sofrer nas chamas para todo o sempre e segundo a doutrina espírita, o umbral é a região onde o espírito desregrado permanece temporariamente, até que lhe seja permitida uma nova encarnação para que possa resgatar melhor as suas dívidas com Deus. Porque no espiritismo não existe uma lei de Deus que condene ou felicite um espírito eternamente, pois existe a lei da reencarnação e uma imposição assim estaria claramente negando a tão falada justiça divina, que o catolicismo tanto proclama mas se contradiz totalmente ao impor penas eternas para uma alma que só teve uma encarnação para praticar o bem e o mal.



No livro "Nosso Lar", uma das primeiras obras a mencioná-lo, psicografada por Chico Xavier e atribuída ao espírito de André Luiz, o Umbral é definido como uma "região destinada a esgotamento de resíduos mentais (...)". O tempo de permanência no Umbral, e a ocorrência de processos dolorosos de culpa e flagelação, vai depender do estágio evolutivo da alma e do reconhecimento humilde das faltas cometidas (quando for o caso).

Believe to see...

Post interessante, já conhecia o conceito mas está bem descrito e explicado, quanto ás diferenças entre o umbral e o inferno, enfim, a igreja católica tem uma queda para o dramatismo e para o exagero, já quanto á lei da reencarnação, têm muito que se lhe diga acho...eu questiono muito a universalidade dessa mesma lei, mas isso são outros assuntos.

Bom post
Fueled by Satan

MargaridaKeating
Já tinha ouvido falar de uma coisa assim, mas não sei se é o mesmo.

Uma senhora mais de idade "ameaçou-me" a dizer que se eu não me baptizasse que iria para ao Umbral. Eu estava a ver que a senhora me ia atirar com os livros que segurava para cima, afastou-se de mim como se eu fosse leprosa.

Não sei se terá alguma coisa haver... Mas enfiim.

Penso que a questão é interessante!! Nunca tinha ouvido falar disso no catolicismo, mas ja nas tradições orientais.

Primeiramente é importante saber o que é o Umbral? segundo a etiologia mais generalizada, referimo-nos ao umbral da porta, que tradicionalmente se atravessa para ir para o outro lado. Logo, esta expressão pode adoptar diferentes significados, tais como: o acontecer da morte, a passagem para outros estados, etc.

Na parte que eu conheço, Buda estava a meditar, quando foi confrontado com o guardião do Umbral (aquele ser que guarda a passagem). Ao derrotar-lo ele conquistou o acesso ao nirvana, vivendo apartir desse ponto no samshara (mesmo estando vivo).
Citação de: MargaridaKeating em 31 julho, 2010, 00:14
Já tinha ouvido falar de uma coisa assim, mas não sei se é o mesmo.

Uma senhora mais de idade "ameaçou-me" a dizer que se eu não me baptizasse que iria para ao Umbral. Eu estava a ver que a senhora me ia atirar com os livros que segurava para cima, afastou-se de mim como se eu fosse leprosa.

Não sei se terá alguma coisa haver... Mas enfiim.

Não sei ao que a senhora se referia. Ultimamente, parece-me que o fanatismo anda mesmo a subir de tom não me admirava nada que voltassemos a ter a caça ás bruxas.
Pensamento positivo: sempre disse que dueria ser cremado >:D >:D >:D
Homem!... Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses.»

#4
Não conhecia nada disto...!!
Buéda fixe ;D
Parece que já não há tantos motivos para temer o Inferno, assim...
Já agora, acreditam que a Inquisição torturava as suas vítimas também com o propósito delas não irem para o Inferno mas para o Umbral, ou para encurtarem o tempo das suas almas por lá?
Não questionem, claro que eu sei que os Inquisidores não eram santos nenhuns...
Na minha opinião, eram mas é uns Demónios, na verdadeira acepção da palavra!!
Beijo*

serrasagrada
Então e a Filologia?
Serve para quê?...

A filologia aborda, portanto, problemas de datação, localização e edição de textos. Para tanto, ela se apoia na História e em seus ramos (como a história das religiões etc.), na lingüística, na gramática, na estilística, mas também em disciplinas ligadas à arqueologia, como a epigrafia ou a papirologia.

Num registro documental o filólogo pode traçar o desenvolvimento em geral.

Nas tradições acadêmicas de várias nações, uma ampla acepção do termo filologia descreve o estudo de uma língua juntamente com a sua literatura e os contextos históricos e culturais que são indispensáveis para uma compreensão das obras literárias e de outros textos culturalmente significativos. Filologia compreende, portanto, o estudo da gramática, retórica, história, a interpretação dos autores, críticos e tradições associadas a um determinado idioma. Tal definição tão abrangente está se tornando rara, e filologia tende a referir-se a um estudo de textos a partir da perspectiva histórica da lingüística.

Fonte: Wikipédia

parece-me um pouco off topico!!! Mas foi o que encontrei numa pesquiza rapidinha!!!
Homem!... Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses.»

serrasagrada
Normal.
O Google não é o que parece...

serrasagrada
Garanto-lhe que teria sido mais útil pesquisar o tema "prontuário ortográfico"...

maos_de_luz
o filme "o nosso lar" é muito bom, impressionou-me... estava á espera de ver imagens piores do umbral, está muito bem feito o cenário, mas....aquilo é um pouco pior...vai lá vai !!!
aconselho a ver o filme, vale a pena.

Citação de: Aizen em 30 julho, 2010, 17:45
Post interessante, já conhecia o conceito mas está bem descrito e explicado, quanto ás diferenças entre o umbral e o inferno, enfim, a igreja católica tem uma queda para o dramatismo e para o exagero, já quanto á lei da reencarnação, têm muito que se lhe diga acho...eu questiono muito a universalidade dessa mesma lei, mas isso são outros assuntos.

Bom post

O umbral não seria o mesmo que o Purgatório dos ICAR? E o inferno não seria para o ICAR outra coisa?  ::)

Já reencarnação é outro assunto, cada religião com sua crença.  :angel:
Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

Citação de: serrasagrada em 14 outubro, 2010, 16:44
Garanto-lhe que teria sido mais útil pesquisar o tema "prontuário ortográfico"...

Importa-se de esclarecer. Qual a ligação entre prontuário ortográfico e filologia e a importância para o tópico? Pergunto porque não entendi porque veio ao caso...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

fabiana
Citação de: maos_de_luz em 21 fevereiro, 2012, 23:47
o filme "o nosso lar" é muito bom, impressionou-me... estava á espera de ver imagens piores do umbral, está muito bem feito o cenário, mas....aquilo é um pouco pior...vai lá vai !!!
aconselho a ver o filme, vale a pena.



eu vi o filme nossa lar de andre luiz amei e muito bom vocé ja viu o filme de chico xavier também e ótimo ele e um médiun brasileiro e esse filme conta a historia dele.... também livros de romances psicografados falam sobre o umbral e muito bom e nos ensina bastante a ver o mundo de outra forma.nos ajuda na evolução

Bom post Zühl   ;)


Citação de: akasha867 em 22 fevereiro, 2012, 13:17
Importa-se de esclarecer. Qual a ligação entre prontuário ortográfico e filologia e a importância para o tópico? Pergunto porque não entendi porque veio ao caso...

Eu também não entendia, mas pensei, pensei ... e acho que é um "problema de juntas".

Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )


Eu li o livro "Nosso Lar" e vi parte do filme (ainda não acabei...).

(In)felizmente tenho a mania de questionar tudo... porque existe essa zona intermédia? Será a mesma que as pessoas relatam nos casos de quase-morte?

Há tanta coisa por explicar...
[b]Ressonância[/b]: "...Nessas frequências, até mesmo forças periódicas pequenas podem produzir vibrações de grande amplitude, pois [b]o sistema armazena energia vibracional[/b]."