Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.454
Total de tópicos
26.915
  • Tabuleiro de Ouija! O que é...
    Iniciado por ismael
    Lido 7.510 vezes
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
ismael


         O Tabuleiro Ouija ou Tábua Ouija é qualquer superfície plana com letras, números ou outros símbolos em que se coloca um indicador móvel, utilizada supostamente para comunicação com espíritos. Os participantes colocam os dedos sobre o indicador que então se move pelo tabuleiro para responder perguntas e enviar mensagens. Na verdade, há um jogo de tabuleiro registrado no Departamento de Comércio estadounidense com o nome de Ouija, mas a designação passou a servir a qualquer tabuleiro que se utiliza da mesma idéia.

         Há uma variante conhecida como a brincadeira do copo ou o jogo do copo, em que um copo faz as vezes do indicador para as respostas. Existem também apoios para a utilização de lápis durante as sessões.



Origem


         O princípio que baseia o tabuleiro Ouija ficou conhecido depois de 1848, ano em que as duas irmãs Kate e Margaret Fox, supostamente contactaram um vendedor que havia morrido anos antes e espalharam uma febre espiritualista pelos Estados Unidos e Europa. Há também indícios de que o princípio teria sido aperfeiçoado por um espiritualista por volta de 1853, chamado M. Planchette, que teria inventado o indicador de madeira que é utilizado até hoje.



Explicação


Explicação científica

         Cientistas e céticos em geral atribuem o funcionamento do tabuleiro Ouija ao efeito ideomotor. Segundo eles, as pessoas participantes da sessão involuntariamente exercem uma força imperceptível sobre o indicador utilizado, e a conjunção da força exercida por várias pessoas faz o objeto se mover. O físico inglês Michael Faraday realizou experimentos que provaram que movimentos inexplicáveis (nesse caso, das mesas girantes) atribuídos a fontes ocultas eram na verdade realizados pelos participantes dos experimentos.
         O mágico ilusionista e cético americano James Randi cita em seu livro An Encyclopedia of Claims, Frauds, and Hoaxes of the Occult and Supernatural que, quando vendados, os participantes do tabuleiro Ouija não conseguem produzir mensagens inteligíveis.


Explicação espiritualista

         Espiritualistas que acreditam que é possível fazer contato real com o mundo dos mortos argumentam que vendar os olhos dos participantes da mesa prejudica suas supostas capacidades mediúnicas. A idéia que fundamenta o argumento é que o espírito utilizaria os sentidos do participante durante as sessões. A maioria dos adeptos dessa teoria acredita que o tabuleiro não tem poder em si mesmo, servindo apenas como ferramenta para o médium se comunicar com o mundo dos espíritos.



Críticas


         Além das tradicionais críticas dos céticos, o tabuleiro Ouija também é criticado entre os espiritualistas. O famoso Edgar Cayce declarou-os perigosos. Críticos avisam que maus espíritos poderiam enganar os participantes e possuí-los espiritualmente.

         No meio especializado, há diversos avisos contra o uso do tabuleiro por pessoas desavisadas. Há também notícias de tablóides relatando casos de suposta possessão demoníaca em decorrência de sessões envolvendo espíritos malignos.

         A Igreja Católica é crítica com o tabuleiro e a brincadeira do copo, assim como as experiências de seus fiéis no Espiritismo em geral. A recomendação dos padres é que os fiéis se mantenham distantes de participações nesse tipo de evento. Da mesma forma, Igrejas Pentecostais costumam acusar as práticas espíritas como "brincadeiras com demônios".



Sinceramente... comunicar com os espíritos não é nem nunca foi a minha praia. Todos os espíritos que conheci podem ser classificados em duas categorias:

1 - as mais frequentes são entidades de natureza distinta da nossa, ou seja, não são humanas (são divindades, espíritos da natureza, genius loci, etc.)
2 - as mais raras são espíritos de pessoas que já morreram e, nesses casos, costumam ser gente com sérios problemas!

Lido com Magia diariamente, porém sou muito céptica - o cepticismo ajuda-me a perceber o que é real e o que é outra coisa (imaginação, projecção da própria vontade, fraude ou puro disparate). Passados todos estes anos não consigo ser da opinião que que os espíritos dos mortos "andem todos por aí", simplesmente porque os espíritos continuam a sua viagem, alguns voltam a encarnar, outros simplesmente ficam em paz. Quando se morre é porque a missão aqui na Terra está concluída.

Mas com respeito ao tabuleiro Ouija... estou parcialmente de acordo com o James Randi, na medida em que penso que os resultados produzidos nas sessões provém da mente dos participantes e não dos espíritos. Por outro lado - e nisso discordo - não me parece que todos os resultados sejam fraude. Como explicar as informações correctas prestadas pelos tabuleiros quando nenhum dos participantes as detém?

Segundo a minha opinião, o que pode acontecer é o seguinte: o tabuleiro de Ouija pode funcionar (e funciona, de facto) como instrumento mântico, ou seja, serve para "ver", tal como as bolas de cristal, o tarot, as runas, etc. Já agora, para quem não sabe, os instrumentos mânticos são ferramentas que nos permitem aceder às informações contidas no Inconsciente Colectivo. Tal como costumo dizer aos meus clientes, o Tarot não nos diz absolutamente nada que não saibamos já. O que se passa é que, na maioria das áreas, não temos a menor consciência daquilo que é sabido - daí utilizarmos estes meios.

Bjs *****


Eu lembro-me de na minha adolescência haver uma altura em que estava "na moda" utilizar uma versão simples do tabuleiro de Ouija por entre os jovens.
Na verdade lembro-me de amigos meus fazerem umas brincadeiras com esse tipo de coisas, nomeadamente usarem um copo, até penso que lhe chamavam o "jogo do copo".
Viravam o copo ao contrário e com os dedos no topo do copo, um suposto espírito lhes fornecia informações á medida que iam perguntando e o copo ia deslizando por cima de uma folha com as tais letras e números.
Claro que posso apenas supor, uma vez que nunca o fiz pessoalmente por uma questão de respeito por este tipo de actividades.
Conheci amigos que me contavam inclusive que por vezes faziam uma evocação de um espírito mau sem querer, e que no fim tinham que partir o copo, por uma razão que á não me recordo, mas que devia ter a ver com a libertação do espírito talvez.
O que é certo é que nunca o fiz nem me parece que alguma vez o vá fazer, mas tenho alguma curiosidade se alguém alguma vez ouviu falar deste Jogo do Copo, deixo um exemplo em baixo:


Jogo do Copo (verdadeiro)

#3
O "Jogo do Copo" é um nome absolutamente irresponsável para a prática do que eu chamo de sessão de ouija.

Ou seja, não importa se é um tabuleiro com as letras e os números ou se é uma folha de papel.

Geralmente quando não se possui o tabuleiro "standard" de ouija, usa-se um copo, mas também se pode fazer com uma moeda e obtêm-se os mesmos resultados.

Só para completar, existe ainda uma outra variante, é vulgarmente chamada o "Jogo do Compasso" ou (pior) ainda "Brincadeira do Compasso".

Estas práticas não podem de todo ser associadas a brincadeiras ou jogos! Podem ter graves consequências se não soubermos lidar com elas.

Citação de: IceBurn em 25 abril, 2009, 21:43
O "Jogo do Copo" é um nome absolutamente irresponsável para a prática do que eu chamo de sessão de ouija ou espiritismo.

Ou seja, não importa se é um tabuleiro com as letras e os números ou se é uma folha de papel.

Geralmente quando não se possui o tabuleiro "standard" de ouija, usa-se um copo, mas também se pode fazer com uma moeda e obtêm-se os mesmos resultados.

Só para completar, existe ainda uma outra variante, é vulgarmente chamada o "Jogo do Compasso" ou (pior) ainda "Brincadeira do Compasso".

Estas práticas não podem de todo ser associadas a brincadeiras ou jogos! Podem ter graves consequências se não soubermos lidar com elas.


Está é a principal razão de eu nunca ter "jogado" com estas coisas, tenho demasiado respeito por elas, no entanto nunca ouvi dizer de alguem morrer por causa disso...ainda  :)

Uma ves tava com uma migo mas ele não quis faser o jogo,eu fis sozinho.Mas nao resultou.Tive 5 minutos e nada tirei o dedo do copo e sai.Sou novo no forum pelo qual nececitav de ajuda.Existem espiritos?Existe telecinesia?Obrigado

#6
Citação de: jony44 em 13 maio, 2009, 18:32
Uma ves tava com uma migo mas ele não quis faser o jogo,eu fis sozinho.Mas nao resultou.Tive 5 minutos e nada tirei o dedo do copo e sai.Sou novo no forum pelo qual nececitav de ajuda.Existem espiritos?Existe telecinesia?Obrigado

Sozinho é quase impossível conseguires. Tem de ser no mínimo duas pessoas.
Por vezes é necessário mais do que 5 minutos, há quem espere pelo menos 30 minutos até conseguir resultados, mas isso depende de muita coisa.

Quanto à existência de espíritos, isso já parte das crenças de cada um, eu pela minha experiência pessoal posso afirmar que sim. Espíritos estão por toda a parte.

Não sei se foi já dito mas o tabuleiro Ouija foi comprado pelos Parker Brothers,os mesmos do Jogo Monopólio.
É uma curiosidade interessante :)
Believe to see...