Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.509
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • Casa da Praça (Frazão, Paços de Ferreira)
    Iniciado por fábio barbosa
    Lido 43.548 vezes
VAMPIRA
Aii.. :/ Não vi este post e devia mesmo ter visto!

Na semana passada fui a Raimonda e a Sanfins, pesquisar casas que terão pertencido a antepassados meus, assim como tirar fotos aos túmulos e conversar com o prestável e muito simpático Presidente da Junta de Freguesia de São Pedro da Raimonda.
Conforme um post antigo que aqui fiz, tenho ascendência de família "Leão", cujo episódio de "exorcismo" aqui relatei. Ando a tentar fazer a árvore genealógica dessa parte da família.
A minha outra parte, a da minha avó, é de Carvalhosa, Paços de Ferreira e dela consegui aceder até bastante tempo atrás, incluíndo a D. Sílvia Cardoso numa das ramificações.
E, de facto, os solares que lá encontramos, são, além de espectaculares, muito conhecidos e famosos pelos seus habitantes perpétuos.
Em Sanfins, em frente à casa de Cide, dois senhores que ali encontrei, em conversa, diziam-me que se lhes oferecessem a quinta e mais 100 mil €, não a queriam por estar assombrada.
Curioso ter encontrado este tópico hoje e pena não o ter visto antes.

Cumprimentos.

Citação de: VAMPIRA em 05 fevereiro, 2011, 00:11
...
Em Sanfins, em frente à casa de Cide, dois senhores que ali encontrei, em conversa, diziam-me que se lhes oferecessem a quinta e mais 100 mil €, não a queriam por estar assombrada.
Curioso ter encontrado este tópico hoje e pena não o ter visto antes.

Cumprimentos.

Que quinta é essa?

Cumprimentos,

Team Anormal

VAMPIRA
Citação de: slam em 14 fevereiro, 2011, 22:57
Que quinta é essa?

Cumprimentos,

Team Anormal

Olá.

A quinta chama-se Casa de Cide.

Cumprimentos.

Citação de: VAMPIRA em 14 fevereiro, 2011, 23:34
Olá.

A quinta chama-se Casa de Cide.

Cumprimentos.

Podes me dar mais informações sobre essa quinta. Tipo a história dela e localização (de preferência coordenadas GPS)

Obrigado,

Team Anormal

VAMPIRA
Citação de: slam em 15 fevereiro, 2011, 12:10
Podes me dar mais informações sobre essa quinta. Tipo a história dela e localização (de preferência coordenadas GPS)

Obrigado,

Team Anormal

Em relação à casa, é fácil. Eu cheguei a Sanfins, perguntei pela casa e toda a gente me disse que era perto do café "Nini".
Quanto à história da casa, remonta ao século XVIII, mais precisamente a 1717, que é a inscrição que se encontra gravada na pedra. Tenho vários textos sobre a casa e o mais actual e o que me interessa é este:
"Noutro acto de partilhas afecto à Casa da Devesa, em 1888, viviam em Cid novos donos: Manuel Ferreira Leão Torres (do Leão-Raimonda) e esposa, D. Ana Pacheco Ribeiro Coelho (Devesa). Deste casal nasceram em Cid:

— D. Teresa Pacheco Leão Torres, presentemente solteira, moradora na Casa da Portela de Cima-Codessos.

— D. Maria Pacheco Leão Torres, viúva de António Teófilo Coelho de Sousa Leão (da Casa de Monte-Sô — Roriz).

— José Pacheco Leão Torres. Morreu solteiro, em Cid. Sepulto em jazigo de família, no cemitério de Codessos.

— Joaquim Pacheco Leão Torres, já falecido. Casou com D. Rosa Maria Leão Ribeiro (Condominhas), também falecida. Residiram na Casa da Torre de Cima, Raimonda. Descansam no cemitério local.

— António Pacheco Leão Torres. Morreu no estado de solteiro; em Cid.

Repousa no cemitério de Codessos.

— Zeferino Pacheco Leão Torres. Faleceu igualmente solteiro. Funeral de Cid para Codessos.

— Albertina Pacheco Leão Torres, viúva de Artur Pinto de Sousa e Castro. Reside em S. Martinho do Campo.

— Conceição Pacheco Leão Torres, viúva de Alexandrino Coelho de Sousa Leão, de Monte-Sô. Residente na Casa da Venda-Codessos.

— Arminda Pacheco Leão Torres, solteira, última locatária de Cid. Também sepulta no Cemitério de Codessos.

— Ana Pacheco Leão Torres, solteira, moradora na Portela de Cima.

— João Pacheco Leão Torres. Morreu solteiro, em Cid. As cinzas deram entrada no cemitério de; Codessos.

— Brás Pacheco Leão Torres, já falecido. Jaz no cemitério da Raimonda. Deixou viúva a sr.ª D. Alcina Leão de Meireles (da Casa da Presa-Meixomil). Permanece na Casa do Leão, daquela freguesia."

Boas
Quero dar os parabéns aos Team Anormal, pela maneira como dão o corpo ao manifesto e pela vossa gravação feita de forma pausada sem grande confusão de comentários e vozes e sem fumos humanos :)
Acho realmente que ''apanharam'' algo,outros fumos ou névoas não se desvanecem assim tão rapidamente nem se movimentam de forma tão fugaz.
Parece-me que também tiraram fotos,gostaria de saber se captaram algo?
Obrigada

Realmente, agora vendo bem, justifica-se :O

Muito bom Post :D
A verdade encontra-se atrás da nitidez

ocultoe2010
Gostava de saber se já efectuaram as pesquisas na Casa da Barroca, sou de perto e podiamos marcar um encontro para la irmos todos.

Dizem horrores da casa estou muito curioso.

o problema da quinta da barroca, alem do dificil acesso, é o estado deteriorado em que a casa se encontra.

sempre k kiserem dar uma visitinha a casa da barroca kontem kmg tmbm....
ja agora tenho um video altamente k se passou na casa em frente à casa da praça num dos misteriosos korredores da casa .....  vou postar u video logo k possa se possivel ainds hoje ou amanha.....
o video é de um kuadro de uma senhora kom uma cara sinistra, k nao sei kmo se mexe sozinhu.... até k kai no chao..... o pior de tudo é saber k mesmo eu morando nessa kasa as koisas akontecem mesmo assim é terrivel, k ninguem keira passar neste korredor à noite....

Sim, Nita, tenho visto os teus comentários noutros tópicos, e sei que es uma Expert no sobrenatural  ;D . Sim, vejo um homem de cartola, parece desconfiado....   :-\ Não sei, parece que está a tentar decidir se aquilo é bom ou mau! Mas não me parece nada um

estou curioso para ver o vídeo :)

Citação de: VAMPIRA em 16 fevereiro, 2011, 15:06
Em relação à casa, é fácil. Eu cheguei a Sanfins, perguntei pela casa e toda a gente me disse que era perto do café "Nini".
Quanto à história da casa, remonta ao século XVIII, mais precisamente a 1717, que é a inscrição que se encontra gravada na pedra. Tenho vários textos sobre a casa e o mais actual e o que me interessa é este:
"Noutro acto de partilhas afecto à Casa da Devesa, em 1888, viviam em Cid novos donos: Manuel Ferreira Leão Torres (do Leão-Raimonda) e esposa, D. Ana Pacheco Ribeiro Coelho (Devesa). Deste casal nasceram em Cid:

— D. Teresa Pacheco Leão Torres, presentemente solteira, moradora na Casa da Portela de Cima-Codessos.

— D. Maria Pacheco Leão Torres, viúva de António Teófilo Coelho de Sousa Leão (da Casa de Monte-Sô — Roriz).

— José Pacheco Leão Torres. Morreu solteiro, em Cid. Sepulto em jazigo de família, no cemitério de Codessos.

— Joaquim Pacheco Leão Torres, já falecido. Casou com D. Rosa Maria Leão Ribeiro (Condominhas), também falecida. Residiram na Casa da Torre de Cima, Raimonda. Descansam no cemitério local.

— António Pacheco Leão Torres. Morreu no estado de solteiro; em Cid.

Repousa no cemitério de Codessos.

— Zeferino Pacheco Leão Torres. Faleceu igualmente solteiro. Funeral de Cid para Codessos.

— Albertina Pacheco Leão Torres, viúva de Artur Pinto de Sousa e Castro. Reside em S. Martinho do Campo.

— Conceição Pacheco Leão Torres, viúva de Alexandrino Coelho de Sousa Leão, de Monte-Sô. Residente na Casa da Venda-Codessos.

— Arminda Pacheco Leão Torres, solteira, última locatária de Cid. Também sepulta no Cemitério de Codessos.

— Ana Pacheco Leão Torres, solteira, moradora na Portela de Cima.

— João Pacheco Leão Torres. Morreu solteiro, em Cid. As cinzas deram entrada no cemitério de; Codessos.

— Brás Pacheco Leão Torres, já falecido. Jaz no cemitério da Raimonda. Deixou viúva a sr.ª D. Alcina Leão de Meireles (da Casa da Presa-Meixomil). Permanece na Casa do Leão, daquela freguesia."

Tantos Pachecos. Com sorte (ou azar) ainda faço parte da família. O meu lado Pacheco veio de Eiriz, mas acho que tem ligações com Carvalhosa. Em todo o caso, em Paços de Ferreira as famílias estão todas ligadas umas às outras, quase.

Citação de: slam em 15 novembro, 2010, 22:38
Estivemos lá este fim de semana. Aqui fica em vídeo a nossa investigação. Iremos colocar fotos brevemente.

Penso que apanhamos alguma coisa mas ainda não analisei bem o vídeo. Vejam os minutos 11:45, 12:49 e 13:58

Casa com Capela em Paços de Ferreira - SAPO Vídeos

Vídeo gravado com IR

Cumprimentos,

Team Anormal

Estarei enganado ou ao minuto 6.26 vê-se mais uma das tais "neblinas" a fugir? Pode ter sido gerado pelo movimento da câmara e reflexo na lente, mas...

Estive lá estes dias pela segunda vez, na primeira ainda era muito cedo (embora noite) e a vizinhança podia estar acordada e penso que quem toma conta da casa são os moradores da frente então não arriscamos muito, na segunda vez já exploramos mais um pouco e há qualquer coisa quando se entra na capela. é diferente do que estar no resto da casa. Vou lá voltar, com uma máquina, tirar algumas fotos e filmar um pouco ver se realmente pode haver qualquer coisa.