Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.458
Total de tópicos
26.916
  • Psicopompos
    Iniciado por AndreiaLi
    Lido 4.510 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
#15
Olá!

Antes de continuar vejam este clip
YouTube - Broadcast Yourself.


Como já disse os mitos recriam-se,e como estamos com tema do psicopompos...
...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

AndreiaLi
#16
Citação de: mateiro em 06 julho, 2010, 23:25


Observo a preocupação da Missivista em Responder de Forma Clara e Objetiva.
Salutar posicionamento de quem  procura Iluminar-se, oferecendo sua propria Luz aos que dela procuram guarita para também se iluminarem.
Paz Sempre, Andreia.

Obrigada pelas palavras  :)

mysterium, bela musica e filme. Mas porque? mito relacionado com a beleza, amor?

#17
Citação de: AndreiaLi em 06 julho, 2010, 23:07

Todos os pormenores no mito são importantes, sobretudo para quem sabe ler nas entrelinhas, e para quem sabe todos os seus pormenores com exactidão.

Exactamente o que eu ia dizer.

Fantasma da opera? Nãããããããõ! Detesto esse filme.

Se a ideia é falar da simbologia implicita por detras da imagetica obrigado mas é obvia que chegue, mas já não tem mesmo nada a ver com o topico, só com o ja falado inconsciente colectivo e com arquetipos :P

Não vamos começar a fugir do tema outra vez espero...
Fueled by Satan

#18
Não, é com o tema que estamos a tratar,mas depois explico
...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

Citação de: mysterium coniunctionis em 07 julho, 2010, 00:09
Não é com o tema que estamos a tratar,mas depois explico

Por favor, peço então humildemente que explique.
Não existe Evolução de Espécie sem Manipulação Genética.

#20
Olá!

Então humildemente aguarde...

"Todos os pormenores no mito são importantes, sobretudo para quem sabe ler nas entrelinhas, e para quem sabe todos os seus pormenores com exactidão"

Isso é verdade,mas também sabes que por vezes existem pequenas divergências,depende da fonte originaria da informação.Já Levi strauss dizia:
"traduttore traditore".Sabemos que é verdade.
...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

AndreiaLi
#21
Sim, contudo tomo como referencia maioritamente obras que foram ás fontes originais (e uma obra em particular), logo não existem hipóteses de erro na mesma  ;) sendo assim confio nessa fonte.

Agora relativamente a coisas encontradas na internet sim, a hipótese de erro está mais do que presente.
Mas mais importante do que nos basearmos em autores para expormos as nossas ideias e pontos de vista, é importante dizer aquilo que realmente achamos sobre as coisas, e a nossa própria visão sobre as mesmas pois o mundo não é apenas construído com teorias e escritos de outros.

Seek your own truth. Procurem as vossas próprias verdades.

#22
Olá!

É raro ir á net á procura de informação sem primeiro consultar na minha biblioteca.

Conheço quase todos os autores,academicamente reconhecidos,portanto as minhas fontes também são seguras.

Quanto a autores virados para o misticismo como Simon Cox,aceito o que escrevem mas....muita especulação.

Depois,claro que me apoio nesses autores que são academicamente inquestionáveis,mas tenho o meu próprio paradigma.Concordo com eles,é coincidência.

Mas também a maioria da informação aqui existe não é "trabalho de campo"....Sabemos disso.
...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

Citação de: mysterium coniunctionis em 07 julho, 2010, 14:08
Olá!

É raro ir á net á procura de informação sem primeiro consultar na minha biblioteca.

Conheço quase todos os autores,academicamente reconhecidos,portanto as minhas fontes também são seguras.

Quanto a autores virados para o misticismo como Simon Cox,aceito o que escrevem mas....muita especulação.

Depois,claro que me apoio nesses autores que são academicamente inquestionáveis,mas tenho o meu próprio paradigma.Concordo com eles,é coincidência.

Mas também a maioria da informação aqui existe não é "trabalho de campo"....Sabemos disso.

Desculpe, mas não será um pouco exagero da sua parte? Como sabe, certamente melhor do que eu, existem algumas obras, para além de "escritos" que nem sequer chegaram a ser comercializados ou difundidos na Europa, será que a sua biblioteca é assim tão vasta?

Citação de: mysterium coniunctionis em 07 julho, 2010, 07:43
Olá!

Então humildemente aguarde...

"Todos os pormenores no mito são importantes, sobretudo para quem sabe ler nas entrelinhas, e para quem sabe todos os seus pormenores com exactidão"

Isso é verdade,mas também sabes que por vezes existem pequenas divergências,depende da fonte originaria da informação.Já Levi strauss dizia:
"traduttore traditore".Sabemos que é verdade.

...continuo aguardando; a Verborragia não acompanha o Sábio.Antes,procura ensinar aos Humildes,o que sabe.Como cita: "então humildemente aguarde..." Estou a aguardar!
Não existe Evolução de Espécie sem Manipulação Genética.

Citação de: oculto em 07 julho, 2010, 14:20
Desculpe, mas não será um pouco exagero da sua parte? Como sabe, certamente melhor do que eu, existem algumas obras, para além de "escritos" que nem sequer chegaram a ser comercializados ou difundidos na Europa, será que a sua biblioteca é assim tão vasta?

Insofismável e correta Observação de Vossa parte.
Não existe Evolução de Espécie sem Manipulação Genética.


Olá!

"Desculpe, mas não será um pouco exagero da sua parte? Como sabe, certamente melhor do que eu, existem algumas obras, para além de "escritos" que nem sequer chegaram a ser comercializados ou difundidos na Europa, será que a sua biblioteca é assim tão vasta"

É verdade,se eu quiser,por exemplo uma obra de Dumezil,tenho que me contentar em Francês,ou Inglês,e importando,o que é o caso.Mesmo em português,alguns livros tive que mandar vir do Brasil porque por aqui há muito lixo esquisoterico.

Portanto a minha biblioteca não chega nem aos calcanhares da de Alexandria.
Bem observado.
...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

AndreiaLi
#27
A biblioteca pode ser grande, mas daí a conhecer todos os autores que existem...acho impossível.
Bem, eu gosto de Simon Cox, e muitas das coisas que ele diz coincidem com outras diversas obras que já li, logo não pode ser apenas "especulação". E mais uma vez está o assunto a fugir do tópico  ;D

Nem sempre o que é academicamente "inquestionável" é bom, sobretudo porque todas as verdades do mundo acabam por ser "questionáveis", e sendo assim, tudo neste mundo é questionável  ;) quem acha que tem verdades absolutas, é porque não domina absolutamente nada de nada, incluindo o seu próprio ser.

Olá!

Em relação ao segundo paragrafo,têns razão,há autores que na altura eram conceituados,nas hoje são irrelevantes como Bronisław Kasper Malinowski ,e Sir.James George Frazer,são dois exemplos.

Como o Grande poeta Fernando Pessoa diz,"A verdade não existe.Consiste tão somente na sua procura".E EU nem ninguém é senhor de verdade absoluta alguma.

Continuando com uma promessa feita nos primeiros posts acerca do sincretismo pagão/cristão do psicopompo.

Alguns conhecerão a lenda de S.Cristóvão,como sendo aquele que um dia transportou um menino para a outra margem do rio.Este como veremos  é um caso típico em que uma mesma estrutura,Pagã e depois Cristianisada são transversais por inversão,da semântica do mito.

E começo por invocar uma imagem se S.Cristóvão cinocefala que existe no museu bizantino de Atenas.Neste ícone do SEC.XVII S.Cristovão é representado com cabeça de cão,segundo certas tradições orientais.

Nesta representação convergem o mito do barqueiro e o do gigante pagão com cabeça de cão.
Ora S.Cristóvão é invocado contra a morte súbita e acidentes fatais.
O atributo cinocéfalo seria justamente uma sobrevivência e uma transposição do atributo principal do Anubis egípcio donde a alusão na lenda a uma origem e a um nome pagão  de Cristóvão: "Reprobatus,o condenado.
Numerosos traços vêm comfirmar esta filiação:A lenda descreve Reprobatus sob os traços de um gigante cruel,comedor de homens com dentes de cão.
Do mesmo modo o papel de barqueiro é um papel funerário como sabemos
O Deus Anubis como o seu equivalente Grego ,Caronte,passa os mortos para o outro lado do rio infernal.
E é aqui que a inversão têm lugar.
É Cristo "levado" pela morte que transforma e inverte o sentido da própria morte.
Cristo acompanha os mortais na viagem,submete-se á mesma passagem perigosa ,e a imagem do cinocefalo domado,tornado Cristoforo,inverte o seu próprio sentido e torna-se protectora , talismã contra a violência da Morte.
Esta inversão é simbolicamente sublinhada pelo bordão que o gigante usa e que na lenda , floresce milagrosamente depois da conversão do condenado.
Portanto no mito de S.Cristovão e especialmente nesta curiosa e explicita figuração do mito do museu de Atenas,é a própria morte que é invocada contra a própria morte numa notável dupla negação religiosa.
A morte de Cristo ressuscitado venceu e submeteu as qualidades fúnebres do gigante e é bem um simbolo de inversão semântica que a "conversão"do gigante  figura.
Através deste é a "boa morte" que é pedida porque acima de tudo desde a idade media ele é invocado contra a "má morte" ou seja a morte súbita que priva a vitima dos ultimos sacramentos.




A lenda de São Cristóvão vem bem desenvolvida numa obra de Fulcanneli "Mansoes Filosofais"

Gilbert Durand faz também uma abordagem interessante numa obra que não lembro agora.

....ou então vão pela net.



...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

#29
Citação de: mysterium coniunctionis em 08 julho, 2010, 11:36

...Nesta representação convergem o mito do barqueiro e o do gigante pagão com cabeça de cão...

...O Deus Anubis como o seu equivalente Grego ,Caronte,passa os mortos para o outro lado do rio infernal...


Pensava que a ideia não era falar da simbologia implicita por detras da imagetica, mas afinal...que surpresa, sempre foi por aí :o

Quanto á lenda em sí, é um exemplo da permeabilidade das tradições religiosas hoje dominantes relativamente ás mais antigas, coisas que a igreja fez e faz a fim de assimilar tradições enraizadas que não consegue eliminar, nada mais do que isso.

Historicamente a igreja fez essa assimilação com personalidades, entidades, datas e acontecimentos, logo, nada fora do "modus operandi" da religião organizada... ;)
Fueled by Satan