Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.463
Total de tópicos
26.917
  • Saramago,o escritor
    Iniciado por mysterium coniunctionis
    Lido 6.708 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Bom, creio que mais nada poderei dizer, pois se não concordo e continuo a não gostar tenho o direito de o dizer, mas parece-me que esse homem virou o "ai Jesus" aqui, e sinceramente não o quero de modo algum imitá-lo criando polémicas, vou ficar quieta no meu canto

Quanto ao senhor que me respondeu logo no inicio, remeto-me ao silêncio pois da minha parte nem uma resposta minha merece, não me conhece, não sabe a minha formação e como tal ele que fique convencido de sua justiça, que eu fico com a minha.

E neste post foi a minha última participação.
Sou como sou, quem gosta, muito bem.
Quem não gosta, paciência!
Viva a liberdade de escolha!

#16
"Cá para mim ele vai ser bem recebido e entrevistado pelo diabo em pessoa.

Tirando o partido, isso nada me importa, tirando as barbaridades que escreveu e as polémicas que gerou no intuito de vender os livros à pála disso o que acho mais nojento foi o ter renegado o seu país natal."
- Bem , acho que estamos aqui com algumas afirmações muito negativas, primeiro:

- Diabo e Deus, existem? Não sabes, por isso acho que não podes comentar o seu futuro depois de morto, mesmo que existam vais ter que aguentar até o dia em que infelizmente terás a tua morte, (espero que não seja num futuro próximo, não estou aqui para desejar mal a ninguém, mas tinha que pegar neste exemplo) por isso nesta afirmação acabas por estar empatada com o Saramago, 50/50, ele diz que não existe e tu dizes que existe, mas a verdade é que ninguém o vê.

- Barbaridades e polémicas, é assim, se não gostas do que ele escreve é uma mera opinião pessoal e contra isso já não posso opinar, agora em relação às polémicas nós é que as criamos, quem é que lhe deu atenção quando ele lançou o caim e outras obras? NÓS e pedimos justificações logo as polémicas foram criadas por NÓS.

"para um ateu até acho que está a dar demasiada importancia,mas esse era outro dilema dele.
Para mim ele queria converter-se ... "


- Fiquei perplexo quando vi esta afirmação, não sei porquê mas até cheguei a sentir algum racismo na mesma, mas espero bem que não seja, porque depois li à frente outras coisas que me levaram a pensar que é apenas alguma falta de explicitação.

- Ele querer converter-se e depois aquelas referências à psicologia não me convencem, primeiro a psicologia não é uma ciência exacta e aqui até podias ir buscar a expressão popular "Quem desdenha quer comprar.", neste caso acabo por te dar o beneficio da dúvida porque não sei ao certo o que ia na cabeça dele mas a meu ver ele não se queria converter, apenas queria abrir os olhos as pessoas em relação a certos assuntos.

"Resta-me dizer que certas obras dele foram boas, mas como pessoa não valia grande coisa...só não percebo porque é que vão enviar um avião buscá-lo para ser enterrado no panteão, visto ele ter criticado quase todos os que lá estão sepultados (criticado na medida em que rejeitou ao país, à nacionalidade e, caso se lembrem, chamou-nos burros e analfabetos!)"

- Ora bem não o conhecia pessoalmente mas certamente a pessoa que fez esta afirmação também não, logo acho que não têm lógica nenhuma andarmos a dizer isso, tabem ele chamou-nos burros e analfabetos mas se vires bem olha que ele até tinha alguma razão, não te esqueças que ele aguentou 87 anos, ninguém gosta de ser censurado nem de viver num país onde a religião às vezes tapa os olhos a toda a gente e ai eu chamo-me a mim próprio ignorante, pois um pouco de ignorância dentro de cada um não faz mal, agora quando alguns de nós recusam-se a ver a realidade que existe no nosso país e quer limitar-se ao pensamento: alguém lá em cima vai nos ajudar, o que é que lhe podemos chamar? Burro! . Pois nós é que temos de fazer alguma coisa pelo país não esperar que Deus venha cá baixo ajudar. Eu acredito que ele até tenha exagerado nessas afirmações a que tu te referes no entanto existe verdade nelas.

"mas parece-me que esse homem virou o "ai Jesus" aqui, e sinceramente não o quero de modo algum imitá-lo criando polémicas, vou ficar quieta no meu canto"

- Isto não é uma polémica é um debate.

O meu "Ai Jesus" = Grande escritor, uma pessoa que não estava com meias palavras para dizer o que pensa e que baseava as suas afirmações em opiniões pessoais e em realidades verdadeiras, afinal quem é que gosta das pessoas que nos criticam? Ninguém, a não ser aquelas que conseguem ter humildade para admitir que quem nos critica têm alguma razão.

Gosto de debates  ;D , não consegui estar calado, afinal de contas estamos numa democracia desorganizada, mas uma coisa que se mantém é o direito a falar.

AndreiaLi
#17
Não poderia estar mais de acordo com o que disseste Xaviv.  Saramago sempre foi um homem que defendia os seus princípios, e que os quis manter até ao fim estando indiferente ao que os outros sempre "pintaram dele".

Agora, parece-me exagerada tamanha polémica em torno deste senhor, e em torno das coisas que ele diz, pois parece-me que segundo algumas opiniões o estão a pintar como sendo um criminoso, ou  ainda pior que um assassino apenas por ser alguém que disse e manteve a sua opinião até ao fim, e isso para mim soa-me algo exagerado.

Até parece que o senhor era pior que o Anticristo... lol enfim.

Outra coisa que não entendi, foi o porque de os users terem posto a formação uns dos outros em causa(?) não é melhor um debate sem ofensas pessoais e birrinhas?

quem gosta gosta, quem não gosta, não gosta e pronto! para quê transformar isto em querelas?

eu lamento muito, penso que quando nos sentimos intimidados pelos comentários dos outros temos o direito de nos defender e opinar o que pensamos sobre o tema mesmo que este não esteja de acordo com o que se diz de bem.

Se é um debate então devia-se falar e não partir para o ataque como dizem mas já reparei que a minha opinião por ser diferente não é bem aceite, assim como o que escrevo num contexto é interpretado por outros de modo diferente por isso e torno a dizer, não vou responder directamente.

Coloquei um ponto final da minha parte.
Sou como sou, quem gosta, muito bem.
Quem não gosta, paciência!
Viva a liberdade de escolha!

#19
Um debate é um troca de ideias, agora é assim cada um apresenta os seus argumentos e claro quando existe uma opinião que não é partilhada, quem não concorda tem todo o direito de responder.

Caso haja interpretações erradas de certas afirmações, o autor das mesmas é quem têm de se explicar melhor e vincar aquilo em que acredita.

Em relação às ofensas e juizos de valores acerca da formação académica uns dos outros, acho que só faz mal a um debate, no entanto eu tenho a noção que existe neste tópico certas opiniões que não foram devidamente fundamentadas.

Olá!

...E eu que só queria puxar pela imaginação de cada um no sentido de qual seria a "conversa" entre Deus e Saramago.

Para outras opiniões existe outro topico mais serio,lamento não me terem compreendido.Provavelmente também tive alguma culpa...mas paciencia.
...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

Bem, das duas, uma:

- Ou ele já se convenceu de que Deus existe pois está à frente dele (ou esteve)
- Ou ainda agora rejeita a sua existência e a existência da substância espiritual, nesse caso não sei o que lhe terá acontecido...

Sim, tens razão, não o conhecia, e se calhar exagerei no que disse daquilo do avião, mas ele rejeitou a sua nacionalidade...ora se ele a rejeitou porquê tratá-lo como um de nós (ninguém me ia buscar de avião, isso é certo).

Percebes o que digo? Neste momento ele deve estar a rir-se a bandeiras despregadas de nós: ora como é que eu chamo burros e ignorantes àqueles bananas, e mesmo assim sou tratado como herói nacional? Não escondo que sim, o nosso país está extremamente atrasado, contudo não era preciso estar constantemente a colocar lenha na fogueira no que toca às convicções das pessoas...hoje em dia pouca gente vai a uma eucaristia, portanto para quê bater no cego?

Abraço!

olá!

Lol,Eu acho que ele acreditava em Deus simsenhor,mais, ele sabia da sua existencia,porque ninguem insulta ou tece comentarios tão contundentes a algo que não é,que não existe.

O que eu acho,mas não digam a ninguem,é que ele saramago queria imitar Deus,mas não conseguiu,a razão é a suguinte:

Deus escreve certo por linhas tortas,e Saramago nen torto de razão escreveu alguma coisa certa.

...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

Citação de: mysterium coniunctionis em 19 junho, 2010, 18:53
olá!

Lol,Eu acho que ele acreditava em Deus simsenhor,mais, ele sabia da sua existencia,porque ninguem insulta ou tece comentarios tão contundentes a algo que não é,que não existe.

O que eu acho,mas não digam a ninguem,é que ele saramago queria imitar Deus,mas não conseguiu,a razão é a suguinte:

Deus escreve certo por linhas tortas,e Saramago nen torto de razão escreveu alguma coisa certa.



Só para dizer que foi bem dito :p

Mas pronto, sendo cristão, e como já disse, espero que ele encontre descanso, pois tenho a certeza que juízo ele já encontrou ao desprender-se da parte carnal!

Citação de: luis_m_f em 19 junho, 2010, 18:40
Bem, das duas, uma:

- Ou ele já se convenceu de que Deus existe pois está à frente dele (ou esteve)
- Ou ainda agora rejeita a sua existência e a existência da substância espiritual, nesse caso não sei o que lhe terá acontecido...

Sim, tens razão, não o conhecia, e se calhar exagerei no que disse daquilo do avião, mas ele rejeitou a sua nacionalidade...ora se ele a rejeitou porquê tratá-lo como um de nós (ninguém me ia buscar de avião, isso é certo).

Percebes o que digo? Neste momento ele deve estar a rir-se a bandeiras despregadas de nós: ora como é que eu chamo burros e ignorantes àqueles bananas, e mesmo assim sou tratado como herói nacional? Não escondo que sim, o nosso país está extremamente atrasado, contudo não era preciso estar constantemente a colocar lenha na fogueira no que toca às convicções das pessoas...hoje em dia pouca gente vai a uma eucaristia, portanto para quê bater no cego?

Abraço!

Ele não a rejeitou, foi apenas empurrado para Lanzarote e que eu saiba, das suas últimas vontades, constava o desejo de que parte das suas cinzas viesse para Portugal. E, depois, é um grande homem. Queria ver se te fizessem a um livro o que lhe fizeram ao dele (Evangelho Segundo Jesus Cristo), se tu não fazias pior do que ele!?... E bem feito, pouco tempo após ganhou o Nobel, Mesmo sendo Comunista..., os tais que comem ( ainda ) criancinhas ao pequeno almoço. E repara eu nem sequer sou muito de esquerda, aliás, em bom rigor,  não sou coisissima nenhuma, gosto apenas de que se faça justiça.
Templa - Membro nº 708

Citação de: Templa em 19 junho, 2010, 18:58
Ele não a rejeitou, foi apenas empurrado para Lanzarote e que eu saiba, das suas últimas vontades, constava o desejo de que parte das suas cinzas viesse para Portugal. E, depois, é um grande homem. Queria ver se te fizessem a um livro o que lhe fizeram ao dele (Evangelho Segundo Jesus Cristo), se tu não fazias pior do que ele!?... E bem feito, pouco tempo após ganhou o Nobel, Mesmo sendo Comunista..., os tais que comem ( ainda ) criancinhas ao pequeno almoço. E repara eu nem sequer sou muito de esquerda, aliás, em bom rigor,  não sou coisissima nenhuma, gosto apenas de que se faça justiça.


Claro, tens razão, eu nem defendo a posição dele, nem a nossa, mas repara, quem é aquele que acredita na pessoa até ao fim? Vá lá, o livro dele foi banido dos prémios cá em Portugal, estava tudo contra ele, ganhou o Nobel, já era o maior!
Também não gosto disso, se os políticos rejeitaram-no para quê aceitarem-no novamente? Paciência, pobre de quem é tolo...

#26
Posso responder amanhã? (acerca das vossas considerações a minha citação) é que já não consigo pensar direito a esta hora (é cedo mas o meu cerebro anda cansado  ;D)

É para verem que eu não faço disto uma guerra ;D , apenas gosto que me façam pensar.

"Eu acho que ele acreditava em Deus simsenhor,mais, ele sabia da sua existência,porque ninguém insulta ou tece comentarios tão contundentes a algo que não é,que não existe."


Desculpa não consegui perceber o que quiseste dizer no fim da afirmação, podes ser mais esclarecedora?

"Vá lá, o livro dele foi banido dos prémios cá em Portugal, estava tudo contra ele, ganhou o Nobel, já era o maior!
Também não gosto disso, se os políticos rejeitaram-no para quê aceitarem-no novamente? Paciência, pobre de quem é tolo..."


Então mas ai, já tens que culpar os políticos pela grande quantidade de hipocrisia que eles têm (coisa que em Portugal até já estamos habituados a ver) porque disso o Saramago não têm culpa nenhuma e talvez a sua aceitação até pode eventualmente por representar uma evolução do país. (Apesar de eu admitir que a hipocrisia a nível politico existiu e existe nos dias de hoje, infelizmente para nós.)



Esta mensagem foi editada.
Não é permitida a colocação de mensagens seguidas no mesmo tópico, em vez disso deve editar-se a anterior. Ver também Regras Gerais do Fórum, alínea 20. Obrigado.



Citação de: mysterium coniunctionis em 19 junho, 2010, 18:53

Deus escreve certo por linhas tortas,e Saramago nen torto de razão escreveu alguma coisa certa.


A sério?? ;D

Quando quiseres diz em qual ou quais dos livros dele te baseias para dizer isso, já que essa afirmação pressupõe conhecimento da obra dele, fico curioso para saber.

E por favor usa o corrector ortográfico...é que a criticar um escritor que recebeu o premio nobel (entre outros) e a dar tantos erros ortográficos ao mesmo tempo há uma dose de ironia inerente ;)
Fueled by Satan

Citação de: Aizen em 08 julho, 2010, 15:15
A sério?? ;D

Quando quiseres diz em qual ou quais dos livros dele te baseias para dizer isso, já que essa afirmação pressupõe conhecimento da obra dele, fico curioso para saber.

E por favor usa o corrector ortográfico...é que a criticar um escritor que recebeu o premio nobel (entre outros) e a dar tantos erros ortográficos ao mesmo tempo há uma dose de ironia inerente ;)

Aizen, este debate perdeu a força ... eu acho que até já deviamos declarar vitória a quem defendeu o Saramago  >:D  ;D ;D

Citação de: XaviV em 08 julho, 2010, 16:15
Aizen, este debate perdeu a força ... eu acho que até já deviamos declarar vitória a quem defendeu o Saramago  >:D  ;D ;D

Também acho XaviV, e ainda bem ;D
Fueled by Satan