Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.463
Total de tópicos
26.917
  • Saramago,o escritor
    Iniciado por mysterium coniunctionis
    Lido 6.707 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Olá.
como sabem Jose Saramago o ,escritor,faleceu.
Pessoalmente nunca o admirei,porque sempre achei a sua obra intrincavel,provavelmente reflexo dos seus complexos dilemas pessoais.

Todos conhecem as suas posiçoes antireligiosas e para um ateu até acho que está a dar demasiada importancia,mas esse era outro dilema dele.
Para mim ele queria converter-se,mas seria mais que traidor para os seus colegas do partido.

Saulo Sempre perseguiu os cristãos,mas no fundo admira-os ,as foi preciso o "milagre" para que se desse o processo que em psicologia se chama Enantiodromia,isto é inversão total de valores.
Mas que para tal aconteça,um  evento irracional deve acontecer,a Saulo foi o acontecimento da estrada de Damasco.

A Saramago esse tal evento nunca se deu.
Em jeito de brincadeira qual é que acham que vai ser o dialgo dele com Deus depois de no seu ultimo livro o celebre "Cain" este,o escritor,o ter insultado de filha da p...para cima?
...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

Cá para mim ele vai ser bem recebido e entrevistado pelo diabo em pessoa.

Tirando o partido, isso nada me importa, tirando as barbaridades que escreveu e as polémicas que gerou no intuito de vender os livros à pála disso o que acho mais nojento foi o ter renegado o seu país natal.

E no entanto veio para cá para vender os seus livros e rir-se dos portugueses.

Pode ter sido um génio, mas para mim não era absolutamente ninguém.
Sou como sou, quem gosta, muito bem.
Quem não gosta, paciência!
Viva a liberdade de escolha!

A bondade de Deus é infinita e a sua clemência também. Cristo perdoou aos que o flagelaram e mataram. Provavelmente este ditado pode resumir a atitude de Deus: "Palavras loucas, orelhas moucas!"

Citação de: mysterium coniunctionis em 18 junho, 2010, 17:18
Olá.
como sabem Jose Saramago o ,escritor,faleceu.
Pessoalmente nunca o admirei,porque sempre achei a sua obra intrincavel,provavelmente reflexo dos seus complexos dilemas pessoais.

Todos conhecem as suas posiçoes antireligiosas e para um ateu até acho que está a dar demasiada importancia,mas esse era outro dilema dele.
Para mim ele queria converter-se,mas seria mais que traidor para os seus colegas do partido.

Saulo Sempre perseguiu os cristãos,mas no fundo admira-os ,as foi preciso o "milagre" para que se desse o processo que em psicologia se chama Enantiodromia,isto é inversão total de valores.
Mas que para tal aconteça,um  evento irracional deve acontecer,a Saulo foi o acontecimento da estrada de Damasco.

A Saramago esse tal evento nunca se deu.
Em jeito de brincadeira qual é que acham que vai ser o dialgo dele com Deus depois de no seu ultimo livro o celebre "Cain" este,o escritor,o ter insultado de filha da p...para cima?

Para um ateu esta-se a dar demasiada importancia? porque? So importa quando sao pessoas religiosas a morrer? Os que nao acreditam em igrejas nao são gente? que queres dizer com isso?

Para ti ele queria converter-se? Em que te baseias pra dizer isso?

E sem ser em jeito de brincadeira se lesses o livro sabias que la não diz nada disso, essa afirmação foi tirada de um contexto de uma entrevista em q ele disse que se deus fosse como no velho testamento é descrito aí sim era um deus filho da p...

E ele disse isso baseado nas diferencas do deus do velho testamento para o do novo...

Saramago centrava as suas criticas nas igrejas geridas pelo homem , não em seres sobrenaturais...pesquisa antes de insultares a memoria de alguem cujo cadaver mal arrefeceu com afirmações desse tipo.



Citação de: Margarida em 18 junho, 2010, 17:24
Cá para mim ele vai ser bem recebido e entrevistado pelo diabo em pessoa.

Tirando o partido, isso nada me importa, tirando as barbaridades que escreveu e as polémicas que gerou no intuito de vender os livros à pála disso o que acho mais nojento foi o ter renegado o seu país natal.

E no entanto veio para cá para vender os seus livros e rir-se dos portugueses.

Pode ter sido um génio, mas para mim não era absolutamente ninguém.


Recebido pelo diabo? porque?

E em qual das obras dele estao essas tais barbaridades? eu ja li uns 4 livros dele e não reparei...sff já que ele escreveu barbaridades poste-as aqui para esclarecimento geral... fico á espera de saber quais são.

Ele nunca renegou portugal, mas sim o sistema politico deste pais...ele foi muito especifico quanto a isso.

Para acabar ja que tanto gostam de religião deixo-voscom as palavras de outra pessoa que talvez ouçam ...Nao julguem e não serão julgados...e quem nunca pecou atire a primeira pedra, ou talvez Jesus Cristo estivesse errado porque aparentemente voçes esqueçeram-se dessa parte da fe que tanto defendem... Que tristeza
Fueled by Satan

Cada um pode ter as suas ideias, transmitir o que sente em relação a algo ou alguém.
O Facto é que devias ter estado atento a todas as entrevistas que ele deu o que disse do que se riu e não estou a falar em religião.
No entanto por mim podes ficar com o teu parecer, eu fico com o meu, não tenho de provar nada, não sou obrigada a nada pois também não obrigo ninguém a nada, por isso continuo com o que disse não retiro nem um único espaço, respeito a tua ideia, mas respeita tu também a minha.

De resto "amigos" como dantes.

Margarida
Sou como sou, quem gosta, muito bem.
Quem não gosta, paciência!
Viva a liberdade de escolha!

Aqui ninguém obriga ninguém a comungar das mesmas ideias. O debate é isso mesmo. Para mim, neste espaço deveria estar prantado:
- Religião - aceitam-se todas ou nenhuma
- Partido político - aceitam-se todos ou nenhum

- Sexo - aceitam-se todos ou nenhum (feminino, masculino, hermafrodita, gay, lesbianismo)
- Idade - Deveriam aceitar-se apenas elementos com idade superior a 15 anos (devido ao teor de alguns temas apresentados)
- Clube de futebol - aceitam-se todos ou nenhum

#6
Olá!

primeira parte da mensagem apagada por ser de caracter desrespeitoso. Regras gerais do forum alinea 21



2-O que eu disse é que ele estava a dar demasiada importancia a assuntos religiosos,não que não se deva respeito ao homem.

3-para te dizer que ele se quereria converter lê o exemplo que dou em baixo,se não chegar aconselho-te a aprofundar os teus conhecimentos es psicologia e em antropologia.
Mircea Eliade,jug,Von fraz,ou mesmo Freud ou Levi-stauss talvez.


E para ti chega...pelo tom que empregas...
...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

#7
Citação de: Margarida em 18 junho, 2010, 17:50
Cada um pode ter as suas ideias, transmitir o que sente em relação a algo ou alguém.
O Facto é que devias ter estado atento a todas as entrevistas que ele deu o que disse do que se riu e não estou a falar em religião.
No entanto por mim podes ficar com o teu parecer, eu fico com o meu, não tenho de provar nada, não sou obrigada a nada pois também não obrigo ninguém a nada, por isso continuo com o que disse não retiro nem um único espaço, respeito a tua ideia, mas respeita tu também a minha.

De resto "amigos" como dantes.

Margarida

Concordo plenamente, menos com a parte que sublinhei... Por favor não cometa a indelicadeza de assumir que estou mal informado sem bases para isso.
Eu vi as entrevistas e honestamente concordo em muito com o que ele dizia, especialmente em relação a portugal e aos portugueses, mas isso é apenas a minha opinião subjeciva, talvez por eu próprio não acreditar em patriotismos...

Quanto ao resto eu nao quero impor opinioes a ninguem, só não aceito que deturpem as coisas ao ponto de criticarem o trabalho dele quando as criticas que fazem demonstram um total desconhecimento do mesmo... Isto a meu ver já não é da esfera de opinião pessoal, por ser baseado em absolutamente nada.

Eu pessoalmente acho insultuoso que se diga coisas como " para um ateu se está a dar demasiada importância..." e dizerem que ele simplesmente disse que deus era um ~malandro~ sem qualquer contexto.

Não pretendo, repito mudar qualquer opinião, mas se querem mesmo aproveitar a morte de alguem para o criticar ao menos exercam por favor alguma precisão nas criticas...

"Aquele que nunca pecou que atire a primeira pedra..." J.C.


Citação de: mysterium coniunctionis em 18 junho, 2010, 18:07
Olá!

-1 o tom do teu discurso é agressivo e tu lá sabes porquê.Denota insegurança no que dizes talvez falta de  background cultural que não têns além de mal intencionado.EU APENAS ESTAVA A FAZER UM EXERCICIO LUDICO,sabes o que é???

2-O que eu disse é que ele estava a dar demasiada importancia a assuntos religiosos,não que não se deva respeito ao homem.

3-para te dizer que ele se quereria converter lê o exemplo que dou em baixo,se não chegar aconselho-te a aprofundar os teus conhecimentos es psicologia e em antropologia.
Mircea Eliade,jug,Von fraz,ou mesmo Freud ou Levi-stauss talvez.


E para ti chega...pelo tom que empregas...

1-Não, nao denota insegurança, isso es tu a projectar. Sim um exercicio lúdico baseado em afirmações que tu referiste serem do livro Cain, e não são, portanto não é o meu backround cultural em causa, é o teu.
2-Ok, foi culpa do teu mau portugues entendi mal ;)


Eu nao te insultei, só questionei as coisas que afirmaste erroneamente, e a tua resposta foi tentar insultar-me... ::) mostra o teu nivel



3-Obrigado á agora pelas sugestões literarias, mas por acaso em psicologia tenho formação mais que suficiente...especialmente para saber quando alguem não tem argumentos e foge para a agressividade, tipo tu ;D

Uma dica final, so porque sou bonzinho... tu disseste-me :"Denota insegurança no que dizes talvez falta de  background cultural que não têns..."

A tua frase esta estruturada como uma dupla negação...sugeres falta de backroud cultural, e imediatamente a seguir dizes que não tens... se  queres tentar insultar alguem ao menos fa-lo correctamente ;D ;D ;D




Fueled by Satan

Olá!

E vou dizer mais que talvêz ultrapasse o proposito do forum mas cá vai.

Um dia Saramago afirmou que os Judeus actuais referido-se a Israel eram com os nazis Alemães do tempo do III reich,referido-se ao tratamento que davam aos Palestinianos.

Pois bem ,em realção a judeus e palestinianos actualmente,não nutro grande admiração,entendam-se.

MAS NO TEMPO DE HITLER OS JUDEUS NÃO TIVERAM ESCOLHA AS CAMARAS DE GAZ E OS FORNOS ERAM O SEU DESTINO FINAL SE A GUERRA NÃO TIVESSE TERMINADO.ACTUALMENTE NÃO CREIO QUE OS ISRAELITAS QUEIRAM VIVER CONSTANTEMENTEM EM ESTADO DE GUERRA COM ARABES,OU OS QUEIRAM EXTERMINAR,TAL NÃO CONSTA,MESMO ENTRE OS MAIS RADICAIS.

Portanto Sr,Saramago,honde quer que esteja, uns não são iguais aos outros.
...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

Estimados amigos, será melhor acabarem o debate através de mensagens pessoais.

Não se preocupem que ele agora já virou cristão outra vez...por esta hora já deve estar a ser julgado pelas atrocidade da vida...a ver se não volta cá para baixo!

Resta-me dizer que certas obras dele foram boas, mas como pessoa não valia grande coisa...só não percebo porque é que vão enviar um avião buscá-lo para ser enterrado no panteão, visto ele ter criticado quase todos os que lá estão sepultados (criticado na medida em que rejeitou ao país, à nacionalidade e, caso se lembrem, chamou-nos burros e analfabetos!)

Só me resta dizer, como cristão devoto que sou, que ele encontre o descanso lá para onde for, senão vamos ter que ir visitar a casa dele nas canárias  :P

Abraço!

"Tirando o partido, isso nada me importa, tirando as barbaridades que escreveu e as polémicas que gerou no intuito de vender os livros à pála disso o que acho mais nojento foi o ter renegado o seu país natal."

De facto, tirando a côr politica e o facto de se gostar ou não do que ele escreveu, são gostos e não vale a pena perder tempo a discuti-las, tenho que fazer a seguinte declaração, de facto ele renegou o país, quantos de nós não o fazem todos os dias? Não dizemos mal dos portugueses, dos governates, do próprio país?

Ele foi excumungado pela igreja católica aquando de ter escrito "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" por ser um livro de cariz ateu. Pouco depois, viu este mesmo livro foi excluido da lista de candidatos ao Prémio Literário Europeu, pelo Governo da altura com a justificação de que não representava Portugal nem os portugueses, é nesta altura que ele troca este canto por Espanha. Mais tarde, ganha o Nobel e viemos nós, contentes dizer que aquele  a quem nós excumungamos, excluimos trabalhos é português e temos orgulho nele. Hipocrisia, pura hipocrisia. E, em jeito de confissão, eu não me importava nada que Portugal e Espanha fossem um país uno.

Os ânimos aqui estão exaltados, tenham lá calma. ;)

Em relação ao Saramago, foi, sem dúvida, uma grande perda.
Independentemente de patriotismos, religiões ou o que quer que seja, ele tem o seu mérito e isso ninguém lhe tira.

E, de certa forma, concordo com o que a Alice diz. Quantos de nós não renegam o próprio país? Aliás, hoje em dia, será que os portugueses têm orgulho do seu país?
E vamos lá ver, se ele renegou o país, é porque teve motivos para tal.

Na minha opinião, todos esses atritos e problemas religiosos, patriotas, etc, só servem para vendar os olhos de muita gente que, com tudo isso, se recusam a conhecer a sua obra.

Foi uma grande perda para a literatura.

AndreiaLi
#13
Olá

Queria só relembrar determinadas regras do forum.

12)   Não são permitidos títulos ou mensagens com escrita toda em letras MAIÚSCULAS! Nos títulos dos tópicos não são permitidos caracteres desnecessários ou com o intuito de chamar a atenção para determinado tópico, como por exemplo a utilização de asteriscos ou risonhos. O não cumprimento desta regra dá direito à eliminação ou edição do tópico em questão.


21)    Não será tolerado qualquer tipo de falta de respeito para com outro utilizador, o respeito deve ser mutuo e o nosso objectivo é manter a comunidade com um espírito agradável. Mensagens de natureza ofensiva, agressiva ou desrespeitosa serão apagadas sem qualquer aviso para com o autor das mesmas, e dependendo da gravidade das mesmas poderão levar o utilizador a ser punido com uma sanção.


Prossigam com o debate em tom adequado e educado por favor.

Citação de: Alice em 18 junho, 2010, 19:17
"Tirando o partido, isso nada me importa, tirando as barbaridades que escreveu e as polémicas que gerou no intuito de vender os livros à pála disso o que acho mais nojento foi o ter renegado o seu país natal."

De facto, tirando a côr politica e o facto de se gostar ou não do que ele escreveu, são gostos e não vale a pena perder tempo a discuti-las, tenho que fazer a seguinte declaração, de facto ele renegou o país, quantos de nós não o fazem todos os dias? Não dizemos mal dos portugueses, dos governates, do próprio país?

Ele foi excumungado pela igreja católica aquando de ter escrito "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" por ser um livro de cariz ateu. Pouco depois, viu este mesmo livro foi excluido da lista de candidatos ao Prémio Literário Europeu, pelo Governo da altura com a justificação de que não representava Portugal nem os portugueses, é nesta altura que ele troca este canto por Espanha. Mais tarde, ganha o Nobel e viemos nós, contentes dizer que aquele  a quem nós excumungamos, excluimos trabalhos é português e temos orgulho nele. Hipocrisia, pura hipocrisia. E, em jeito de confissão, eu não me importava nada que Portugal e Espanha fossem um país uno.

Pois, Alice, apreciei o teu comentário. É muito lúcido. Parabéns.

E eu gosto da escrita de Saramago. Quando o leio, parece que estou a ouvir os contadores de histórias da minha infância. E percebeo que nem toda a gente goste da literatura dele. É preciso ter muito traquejo em leitura para se entender Saramago. E deve-se contar sempre que, num livro dele, a história só começa a delinear-se verdadeiramente mais ou menos a meio.  Para ler Saramago é preciso gostar de ler e, sobretudo, ter paciência, saber esperar, descansando aqui e ali,  reflectindo sobre certas subtilezas literárias que um acto mecânico de leitura não deixa perceber.
Estou ansiosa para que saia aquele livro  cuja publicação lhe foi recusada, a famosa " Clarabóia".

De qualquer modo, também vou deixar aqui a minha opinião, enquanto estabeleço um parelelismo com um outro episódio que teve na origem Herman José. Nos tempos em que ele era HERMAN, lembrou-se de caricaturar umas figuras históricas e religiosas. E, tal como aconteceu com o livro de SAramago, O Evangelho Segundo Jesus Cristo, com as devidas nuuances, o caso também foi ao Parlamento e quase provocou demissões no executivo...

Tudo isto porquê? Porque, naquele tempo, como hoje, andam por aí uns hipócritas que não sabem rir nem ser felizes,  e de literatura não percebem  coisa alguma. Acham que o facto de um escritor pegar na bíblia para criar ficção é uma barbaridade,  quando o que deviam ver era meramente a criatividade.
Depois, acham Deus "madrasto", castigador porque se devem sentir cheios de pecados, quantos inconfessáveis e é por isso que são tão públicas virtudes, vícios privados, sei lá,  medo de ir para o inferno...

Sousa Lara foi um desses falsos moralistas que, provavelmente, depois disse que não queria dizer aquilo que disse bla, bla, bla..

Graças a Deus que Saramago foi capaz de trazer o tabu "Jesus Cristo e Caím para a escrita. Deus, por isso, não vai certamente mandá-lo para o inferno, porque, além de ter sentido de humor, deve,  com certeza, gostar de Saramago.

Eu acho a História de Jesus lindissima, e acho o Evangelho Segundo Jesus Cristo belíssimo. Uma não ofusca o outro, sendo que A HISTÓRIA DE JESUS SERÁ SEMPRE A HISTÓRIA DAS HISTÓRIAS.

Boa noite

Templa
Templa - Membro nº 708