Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.455
Total de tópicos
26.915
  • Samhain ( Quando o mundo dos espíritos toca no mundo dos vivos)
    Iniciado por LunarSol
    Lido 14.471 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Samhaim era o festival em que se comemorava a passagem do ano dos celtas. Marca o fim do ano velho e o começo do ano novo. O Samhain iniciava o inverno uma das duas estações do ano dos celta, o início da outra estação, o verão, era celebrado no festival de Beltane. Este festival, samhain, era chamado de Samonios na Gália. Segundo alguns autores, grande parte da tradição do Halloween, do Dia de Todos-os-Santos e do Dia dos fiéis defuntos pode ser associada ao Samhaim. O Samhaim era a época em que acreditava-se que as almas dos mortos retornavam a casa para visitar os familiares, e para buscar alimento e se aquecerem no fogo da lareira.[1] Alguns autores acham que não existe nenhuma evidência que relacione o Samahin com o culto dos mortos e que esta crença se popularizou no século XIX. Segundo o relato das antigas sagas o Samhain era a época em que as tribos pagavam tributo se tivessem sido conquistadas por outro povo. Era também a época em que o Sídhe deixava antever o outro mundo. O fé-fiada, o nevoeiro mágico que deixava as pessoas invisiveis, dispersava no Samhain e os elfos podiam ser vistos pelos humanos. A fronteira entre o Outro Mundo e o mundo real desaparecia.



Fonte
"Disce quasi semper victurus,vive quasi cras moriturus"

Sempre gostei muito da cultura celta.
Acho fascinante os sabbats estarem todos ligados as mudanças das estaçoes dos anos, às colheitas etc.
Gostava bastante de ir algum dia assistir a comemoraçao do Beltane em Edimburgo, deve ser um momento muito intenso.  ;D ;D

Bom post LunarSol, gostei bastante  ;)
Per Aspera Ad Astra

Na 4ª temporada da série "Sobrenatural" há um episódio em que o enredo principal gira em torno desta lenda.
O possível faz-se, o impossível demora mais um bocado.


AbelhaMaia
cinco estrelas  ;D
fez-me lembrar uma peça de shakespeare "sonho de uma noite de s.joão" que era uma altura única do ano onde as fadas e outras criaturas mágicas se tornavam visíveis aos olhos humanos, podendo confraternizarem uns com os outros.

Earendill
È capaz de ser uma das lendas que eu mais gosto , aliás no hellboy o povo das fadas chega a falar nesse festival penso eu , tenho de reler os livros para ter a certeza, e ate acho que foi ai que eu soube disso  .

Muito bom post , sendo a cultura celta uma das que mais gosto é sempre muito bom ver alguém que também conhece :)

Citação de: AbelhaMaia em 13 agosto, 2009, 02:09
cinco estrelas  ;D
fez-me lembrar uma peça de shakespeare "sonho de uma noite de s.joão" que era uma altura única do ano onde as fadas e outras criaturas mágicas se tornavam visíveis aos olhos humanos, podendo confraternizarem uns com os outros.

Hummm nao será mais "Sonho de uma noite de Verão" ?!  ;) :D
O "Sonho de uma noite de S. João" penso que seja apenas um filme de animação.

Cumps
VS

AbelhaMaia
nop. a tradução para português é errada é mesmo sonho de uma noite de s. joão, porque é nessa data que as fadas e criaturas mágicas contactam com os humanos. e mesmo esse o nome da peça  :)

Excelente Tópico!! :)
Vou postar aqui uma coisita que tbm sei sobre os Celtas, um certo Ritual q fazem na passagem do ano, penso:

Crê-se q os Celtas, na passagem do ano, construiam um ENORME Homem de Palha, com estruturas de Madeira, no Qual se punham animais e pessoas, nomeadamente prisioneiros, e depois aí sim, o Homem era composto com Palha.
O Festival iniciava qndo pegavam Fogo ao tal Homem, para se ouvir os gemidos de Morte dos Seres q la estavam aprisionados.
Crê-se tbm q o espéctaculo durava pouco, devido ao Homem de Palha queimar imensamente depressa.
Sorte para qem estava lá dentro  :-[
Não sei o nome do Ritual, nem o pqê de o Fazerem, mas deve estar relacionado com o qe o Antonio disse :)
Beijocas*



Dos Celtas gosto bastante do estilo de música! é uma musica que transmite conhecimento, sentimentos e leva-nos a um ponto de refugio dos nossos problemas.

PElo menos é o que eu penso enquanto músico!
=>
Aquilo que vemos e sentimos é uma minúscula parte da realidade!

-------------
https://www.facebook.com/pages/Team-LX-Paranormal-Hunters/237979526227155

MissB
Citação de: AbelhaMaia em 17 agosto, 2009, 18:15
nop. a tradução para português é errada é mesmo sonho de uma noite de s. joão, porque é nessa data que as fadas e criaturas mágicas contactam com os humanos. e mesmo esse o nome da peça  :)

A tradução é feita literal, midsummer foi traduzido para verão. É a tradução mais correcta em termos de linguistica, mas tens toda a razão pq é na noite de 23 para 24 de junho que se desenrola a peça.

Sosai Wakasaki
Bastante interessante essa lenda. Por acaso o Samhain é uma festividade que eu hoje em dia celebro. O Samhain de 2 anos atrás foi um grande ponto da minha vida. Onde posso dizer que o meu eu antigo morreu e veio um novo...

Topico interesante , so achei macabro a parte do boneco de palha gigante.
Mas a historia é interesante,bjs ;)
"A fé em Deus nos faz crer no incrível, ver o invisível e realizar o impossível."
"Senhor dá-me serenidade para aceitar tudo aquilo que não pode e não deve ser mudado. Dá-me força para mudar tudo o que pode e deve ser mudado. Mas, acima de tudo, dá-me sabedoria para distinguir uma coisa da outra."

boa tarde.

Julgo que o tal boneco de palha se chama wicker man

cumprimentos


Citação de: gabrielcron em 13 dezembro, 2009, 15:43
boa tarde.

Julgo que o tal boneco de palha se chama wicker man

cumprimentos


oi, vc tem algo mais sobre essa historia... :)
"A fé em Deus nos faz crer no incrível, ver o invisível e realizar o impossível."
"Senhor dá-me serenidade para aceitar tudo aquilo que não pode e não deve ser mudado. Dá-me força para mudar tudo o que pode e deve ser mudado. Mas, acima de tudo, dá-me sabedoria para distinguir uma coisa da outra."