Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.509
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • Enigma matemático em campo de trigo inglês
    Iniciado por MissTiny
    Lido 4.315 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Aborrecidos de tanto abduzir gente burra, aliens matemáticos deixaram um desenho bastante especial nos campos de trigo de Wiltshire, Inglaterra. A imagem é na realidade um puzzle de 90 metros de diâmetro. Quem diz isso é a pesquisadora de círculos de trigo, Lucy Pringle:



- "Acho que contém um binário. Trabalhando na direcção do centro para fora, a gente vê que existe uma conexão com o teorema da Identidade de Leonard Euler e^(i)pi+1=0, que é considerado um dos mais belos teoremas da matemática. Historicamente através dos anos, os círculos de trigo vem sendo associados com escalas diatônicas. Estas frequências de escala diatônica estão codificadas em cada segmento do círculo de trigo e podem ser tocadas num piano".

A especialista assinalou que se trata de uma adivinha única, que incorpora música e matemática e é muito similar em importância ao famoso círculo de trigo encontrado em 2008, baptizado de Barbury Castle Pi.

Alguém tem alguma ideia do que nossos amigos ETs querem dizer com este teorema?

Fonte:MDig

O desenho está espectacular, quanto ao resto têm que me explicar como se eu fosse mesmo, mas mesmo muito burra.
Raisparta a matemática, é que não se entende comigo, somos inimigas desde o 12ºano.



Beijokas
Quando sou boa, sou boa, mas quando sou má, sou melhor ainda.

nao sei porque mas estes desenhos no trigo assustam me desde sempre nao sei porque....

#3
Parece uma tampa do esgoto  ::)
É realmente incrível a quantidade de desenhos deste tipo, que já foram encontrados.  :-\
Ghost Hunter PT
www.ghost-hunters.webnode.com.pt

Sem muita surpresa, o Daily Mail britânico (e muitos outros veículos) noticiaram a história com uma abordagem um tanto diferente:

"Círculo em plantação escondendo 'maravilhosa'' fórmula matemática aparece em campo de canola
Um círculo inglês extraordinário baseado no 'teorema mais belo da matemática' apareceu em um campo ao lado de um moinho de vento em Wiltshire. O complexo disco, com 90 metros de tamanho, apareceu a leste do Moinho de Wilton próximo de Marlborough em um campo intensamente amarelo de canola. Surgiu no sábado [23 de maio] a 40km de outros círculo que também apareceu na calada da noite no forte de Iron Age em Old Sarum".
O Mail cita Lucy Pringle, que declara como "indo do centro para fora, as pessoas estão sugerindo que ele possui uma conexão com o teorema de Leonhard Euler e^(i)pi+1=0, que é considerado um dos mais belos teoremas da matemática".

O que não citaram é quem primeiro sugeriu esta interpretação, e como Greg Taylor lembrou em UfoUpdates, foi o co-editor de Daily Grail Richard Andrews ("Grailseeker"). Isto é importante não apenas para atribuir o crédito devido, mas porque Andrews explica como decodificou a formação (em inglês).

Foi apenas uma questão de decodificar as linhas radiais: começando do centro, note como cada uma delas é cruzada por oito pequenas barras seja para cima ou para baixo. Isto pode ser interpretado como um código binário com 8 bits, não muito diferente de códigos de barras usados em correspondências. E grupos de 8 bits sempre podem ser comparados com seu equivalente na tabela de código ASCII, especialmente quando outros círculos ingleses também usaram o código ASCII (em inglês).

Seguindo estes passos, obtém-se a mensagem "e^(hi)pi)1=0".

Para acompanhar a decodificação em uma excelente animação, criada pelo próprio Andrews, clique na imagem abaixo:



No entanto, como Andrews explica, "e^(hi)pi)1=0" não é exatamente a equação da Identidade de Euler, pode ser expressa como "e^((i)pi)+1=0". Ele sugere que isto pode ter sido intencional: Planck found in 'Euler's Identity' Crop Circle?!


"Algo que me incomodou foi a inclusão do 'h' anômalo na mensagem/fórmula. Certamente, com o '+' ausente, totalizava o número de caracteres em doze, tornando o círculo mais fácil de ser criado na plantação e mais similar a um moinho de vento, assim como se referiria a um número altamente simbólico.

Mais significante contudo, com o 'i' adjacente, soletraria 'hi' [que em inglês significa 'olá'] – uma mensagem embutida dos criadores, talvez? Foi apenas quando Jim Gilliland sugeriu nesta discussão no Facebook que o 'h' poderia ser uma referência à constante de Planck, levando-nos do mundo da matemática à física, que percebi o que poderia ser todo o significado da mensagem codificada.

Teriam os circlemakers deixado a constante de Planck no desenho como uma piada sutil em todos os crentes que poderiam declarar este círculo inglês 'genuíno' ao invés de um círculo criado com tábuas [Plank, em inglês]?!"
Seria uma espécie elegante de Cavalo de Tróia minando as crenças em torno dos círculos. Não seria a primeira vez, uma notória formação de 1991 em Milk Hill interpretada como uma complexa mensagem também pode ser decodificada como uma mensagem humorística (sobre a qual se pode ler no livro 'The Field Guide'). E talvez ainda mais elegante porque este Cavalo de Tróia também poderia ser interpretado como um erro: há apenas um bit trocado, ou 'flipado', entre o código ascii para 'h'=01101000 e o correto '('=00101000. Bits trocados ocorrem nas melhores famílias, recentemente a sonda espacial Voyager 2 apresentou problemas devidos a um único bit flipado, que já foi devidamente corrigido.

Agora, poderia este ser um erro deliberado para dizer 'olá'? Note-se que ainda que os criadores não tivessem trocado o bit, a fórmula equação ainda estaria incorreta porque ainda faltaria o sinal de adição '+'. E matemáticos poderiam asseverar como a falta deste símbolo destrói não apenas a correção como talvez os elementos mais belos da equação, que originalmente envolve a exponenciação, multiplicação, adição e o próprio sinal de igual, em uma relação que mostra como números transcendentais e a unidade imaginária podem resultar em algo singelo como o inteiro negativo '-1'.

A fórmula correta "e^((i)pi)+1=0" tomaria treze caracteres. Poderia ser expressa em 12? Em verdade sim, a equação também poderia ser escrita como "e^(i*pi)+1=0", por exemplo. Por que os fabricantes de círculos escolheriam uma expressão deliberadamente incorreta do "teorema mais belo da matemática"*? Um duplo erro?

Talvez, mas curiosamente um erro na própria forma de expressão poderia ser interpretado como parte da piada, uma mensagem gritantemente clara de que esta não é uma mensagem perfeita. Se por nenhum outro motivo, deveria ser evidente que alienígenas intergalácticos dificilmente usariam o código ASCII estabelecido em 1968, com uma notação matemática de parênteses, o número de Euler, a unidade imaginária e mesmo como escrevemos em caracteres romanos a letra grega 'pi', exatamente da forma como se procuraria por tal equação no Google e outros sistemas computadorizados típicos de nossa era.

Uma mensagem clara de que o único mistério aqui foi criado por humanos, para humanos. Um 'olá' com tábuas.

Fonte:ceticismoaberto