Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.458
Total de tópicos
26.916
  • Experiências paranormais podem ser induzidas
    Iniciado por AndreiaLi
    Lido 4.498 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
AndreiaLi
Experiências paranormais podem ser induzidas

Experiências consideradas paranormais podem ser induzidas, de acordo com neurocientistas. Uma pesquisa revelou que elas ocorrem quando correntes eléctricas suaves atingem uma certa área do cérebro, denominada gyrus angular. O estudo foi promovido pela Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, e liderada pelo neurologista Olaf Blanke.


Numa mulher que participou da pesquisa, os cientistas descobriram que um estímulo ao gyrus angular direito resultou numa sensação de que ela estava flutuando, olhando para o seu próprio corpo, logo abaixo. Em outra mulher, o mesmo estímulo, mas dessa vez atingindo o gyrus angular esquerdo, produziu um sentimento estranho de que havia alguém atrás dela.

A descoberta se deu por acaso. As duas mulheres sofriam de epilepsia e estavam sendo avaliadas para fazerem uma cirurgia no Hospital Universitário de Geneva. Os médicos colocaram dezenas de eléctrodos em cada uma das pacientes para identificar as áreas do cérebro que apresentavam funcionamento anormal e as que deveriam ser evitadas durante a cirurgia, porque estão ligadas a funções como fala e audição, entre outras.

À medida que cada eléctrodo era activado, estimulando uma diferente região, a paciente era questionada sobre o que estava sentindo. Foi assim que os cientistas descobriram que o estímulo do gyrus angular causa sensações que são chamadas de paranormais.

Uma presença por trás
O estímulo do gyrus angular esquerdo dava ao paciente a sensação de que havia uma pessoa posicionada por trás dele.

Experiência extracorpórea
O estímulo ao gyrus angular direito resultou em experiência extra corpórea, como se a paciente estivesse flutuando perto do tecto e se olhando lá embaixo.

fonte: Noticias Terra

Muito interessante.
Já conhecia esta teoria, que foi falada muitas vezes, até em filmes e livros, mas comprovar esta teoria é um espectaculo.
"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin


Legan
esta teoria pode por em causa tantas coisas que consideramos paranormais...

por em causa não sei tipo por exemplo assim se se comprovar podemos pensar tipo é assim que outras entidades nos dão a sensação de presença delas tipo elas emitem algum tipo de energia aquele "local" e nos sentimos, ou se calhar to errado :D

Também não acho que ponha nada em causa, desde tempos imemoriais que se usam auxiliares de uma forma ou outra para induzir experiências e estados de consciência alterados, desde os simples jejuns  e meditação, aos mantras, drogas, etc etc etc.
Fueled by Satan

gabriellus
Além de muito interessante eu concordo com varias coisas da teoria, afinal há substancias que teem efeitos muito estranhos, e nas tribos de indios ainda as utilizam com fins paranormais ..... OU NÃO  :angel: :angel: :-*

Ó, eu cá acredito que há uma explicação científica para tudo.
Mas não me faz desacreditar de maneira alguma que a magia e o paranormal existem.
Isso depende da índole e atitude de cada um... Pqe acho que já se descobriu o suficiente sobre tecnologia para se afirmar que apenas se trata de uma questão de tempo até conseguir explicar e desmistificar qualquer coisa. É uma questão de tempo.
Agora depende de cada um.
Tá bem que esta situação foi um estudo que se realizou através de choques electricos suaves, agora a questão é se esses choques se geram no nosso corpo autonomamente quando julgamos presenciar algo de sobrenatural.
Eu acredito que sim, mas explicar, não csgo ainda, LOL!
Mas se for verdade, não vou deixar de acreditar que está lá um espírito...!
E vocês malta? :)

Callendulla
Gostei de ler este artigo, muito interessante!

Andreia Li, muitos parabéns pelo post !!!  ;)

A minha óptica sobre o paranormal cimenta-se a cada dia que passa. Quando não nos conformamos com teorias infundadas e que extrapolam a fronteira do admissivel, só nos resignamos quando encontramos respostas minimamente plausiveis. O cérebro apesar de ser o orgão principal e central do sistema nervoso do ser humano, acaba por se apresentar como o mais enigmático e fenomenal, revelando novas capacidades e características ao ritmo do avanço tecnológico e científico. Sempre tive essa convicção e o tempo demonstra a minha  assertividade no que concerne ao "poder" da mente. A progressão da Ciência está a provocar o efeito dominó a muitos mitos e crenças, a enciclopédia humana poderá desta forma enriquecer e se coadunar com a realidade !!!   8) ;) 
As virtudes dos homens são semelhantes ao vôo dos pássaros. Não se prenda aos atrativos inferiores. A ave que se habitua com a paisagem rasteira, perde o gosto pela altura.(Provérbio Indiano)

Muito interessante, desconhecia esta experiência.
Concordo com o que aqui foi dito.
A electricidade gerada foi só um estimulo, as nossas redes neurais comunicam-se através de electricidade (energia).

Uma coisa é certa, ainda conhecemos muito pouco o nosso cérebro e as suas capacidades, defendo que muitas vezes utilizamos algumas das suas capacidades ainda desconhecidas para gerar algum fenómeno. Isso leva-nos invariavelmente a pensar que temos alguma capacidade paranormal, ou que os fenómenos gerados são do foro paranormal, quando mais não são uma manifestação gerada por nós mesmos e de uma forma natural, mas não controlada.

O que não conhecemos arranjamos sempre uma forma de o explicar...

Muito interessante realmente!

Há realmente pequenas ondas de energia que podem afectar a nossa percepção, a mim acontece-me muitas vezes, pequenas ondas electromagnéticas me darem a sensação de presença de alguém perto de mim, ou uma ligeira pressão na cabeça, como já relatei neste fórum. O resultado acaba sempre por ser devido a aparelhos que estão ligados, pois quando desligados passa-me essa sensação!

Tem haver com a sensibilidade de cada um e com o fabuloso orgão que todos temos que é o cérebro

Achei interessante esta explicação, mas falta algo mais evidente que ja foi incansavelmente divulgado, basta estar atento para esta área, nos meios de escrita de testemunhos, no entanto a minha opinião de praticante e estudioso neste assunto, aqui vai.
- Sempre tive noção pela prática que tinhamos ter caracteristicas no cerebro para os contatos espirituais, dai estar provido dessas condições, estimuladas ou não por diversos meios.
Quanto á finalidade é muito diferente. crianças que sem o menor esforço ou interferencia, falam sobre quem eram no passado. Pessoas que entram em estado de transe e incorporações instantaneas, falando e tendo comportamentos de falecidos, pessoas que anteveem desastres, etc, imensos casos que relataria, mas vejamos.  O meu pc, tem condições para eu lidar com ele, está provido de diversas ferramentas, tem capacidades de armazenamento, porem não o impede de usar o seu potencial para se ligar ao exterior e receber informações diferentes vivas, sem serem estimuladas. Tambem atravez de meditação ou hipnose podemos aceder ao que se menciona, porem quando mais profundo as coisas mudam.
Quando pela 1ª vez sem esperar eu e varias pessoas ouvimos a minha avó falar, ja falecida ha um ano, não foi induzida, pois ninguem esperava.
O que se apresenta aqui, é inerte, é demonstrativo apenas de uma capacidade, mas não vai mais alem, é como falar de hipnose, é uma indução mas que pode ser espiritual se for conduzida nesse sentido, esta é a minha opinião baseada em prática de anos nestas areas. espero tenha conseguido esclarecer algo.

#13
Não concordo. Na minha opinião não é necessário "nascer" já com qualquer coisa "lá" para isso apesar de que com tal factor se tornar mais "fácil" chegar a esse tipo de experiencias. Contudo,tudo pode ser aprendido, se for da forma correcta. E toda e qualquer aprendizagem é por si só estimulação.

Diz-se que as crianças até certa idade possuem uma maior ligação com o mundo espiritual, que se vai deteriorando por volta da entrada na pré-adolescencia. Mas lá está, creio que se a criança for estimulada/ensinada tais "laços" nao necessitam de sofrer (tantas) alterações.