Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.509
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • Tai Chi Chuan
    Iniciado por AndreiaLi
    Lido 2.093 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
AndreiaLi
Tai Chi Chuan

Tai Chi Chuan é uma arte marcial milenar Chinesa, pode ser praticada com movimentos lentos e suaves inspirados nos movimentos dos animais e em harmonia com a natureza. Mas de que uma forma de defesa pessoal, o Tai Chi Chuan visa alcançar o controle da mente e da energia vital - Chi.

A origem do Tai Chi Chuan perde-se nas noites dos tempos, envolta em lendas e dados imprecisos.

De acordo com uma antiga tradição Chinesa, Huang Ti, o imperador Amarelo, que assumiu o poder por volta de 2.700 a.C praticava uma técnica de exercício, chamada Tao Yin, com a finalidade de prolongar o seu tempo de vida.

As actividades de Huang Ti foram precursoras dos métodos de meditação taoísta e do sistema de exercícios conhecidos como Tai Chi Chuan; entretanto, essas práticas não se tornaram muito difundidas em seu tempo. Aproximadamente 1.700 anos atrás, um famoso médico Chinês, o doutor Hua-Tuo, enfatizou o exercício físico e mental como meio de melhorar a saúde.

Ele acreditava que os seres humanos deveriam exercitar-se e imitar os movimentos dos animais, tais como: Pássaros, Tigres, Cobras e Ursos, para recobrar suas habilidades originais de vida, que tinham sido perdidas. Assim, ele organizou artes folclóricas de luta chamadas de a luta dos cinco animais. Essa foi à primeira arte marcial sintetizada na China. Desde então, a luta dos cinco animais tornou popular entre os Chineses, a qual praticava como um exercício para a saúde.

Em 1.200 d.C o monge taoísta Chang San-Feng, conhecido como o imortal, fundou um templo na montanha Wudang para a pratica do taoísmo, visando o supremo desenvolvimento da vida humana. Diz à lenda que Chang San-Feng, ao meditar em casa, a noite ouviu um barulho incomum no pátio.

Olhando de sua janela, viu uma serpente com a cabeça erguida, desafiando uma garça no alto de uma árvore. A garça desceu voando e atacou a serpente com seu bico em forma de espada. Mas, a serpente desviou a cabeça para o lado e atacou o pescoço da garça com a cauda.

Apesar das repetidas picadas, a ave era incapaz de golpear com eficácia o inimigo. A serpente torcendo-se e curvando-se, ficava sempre fora do seu alcance. De sua janela, Chang San-Feng, assistiu repetidas vezes ao combate entre os dois animais. E a partir disso compreendeu o valor de ceder diante da força. No combate da garça e da serpente ele viu, em sua forma viva, o principio do I Ching: forte transformando-se em flexível e o flexível tornando-se forte. E lembrou-se do ensinamento: O que é mais flexível que a água? E, no entanto, ela chega a corroer a pedra. O grande mestre estudou a garça e a serpente, os animais selvagens, as nuvens, a água e as árvores curvando-se ao vento. Codificou esses movimentos naturais num sistema de exercícios. Construindo outras formas baseadas nos movimentos que tenha visto também adaptou arte marcial Shaolim a ideia de meditação taoísta.

O Tai Chi Chuan resultou em uma arte marcial ímpar, baseado no I Ching e com forte influencias de três correntes filosóficas: Budismo, taoísmo e confucionismo.

Benefícios do Tai Chi Chuan

È significativo que todos os movimentos do Tai Chi Chuan contenham círculos; todos os movimentos com ou sem forma, são compostos de círculos. A seqüência completa e a composição dos movimentos do Tai Chi Chuan, notadamente o estilo da família Yang, fluem suavemente de uma parte para outra e põe em jogo todos os músculos e articulações, o sistema respiratório e, particularmente, o diafragma. Os movimentos do diafragma promovem uma massagem interna que facilita o trabalho da digestão, acelera as secreções interna e tonifica os demais órgãos. Os exercícios melhoram o tónus do diafragma, resultando no melhor funcionamento, como um pistão de uma bomba, não somente para trazer oxigénio aos pulmões, removendo o dióxido de carbono, mas também a sucção do sangue dentro do coração.

Os movimentos da rotação obrigam os músculos a trabalharem correctamente. Eles então, massajam as veias, melhorando a circulação do sangue. Um bom tónus nos músculos dos braços, particularmente, nos das pernas, mantém uma boa circulação do sangue nas veias e artérias, ajudando a bombear o sangue de volta ao coração. Músculos flácidos não têm capacidade para cumprir essa função. Os movimentos dos músculos também permitem que as funções do coração adquiram ajustamentos mais satisfatórios.

O Tai Chi Chuan, portanto, pode acelerar a circulação sanguínea e linfática, auxiliando a reduzir as impurezas do sangue. O sangue também é revitalizado por causa do grande consumo de oxigénio, devido à respiração profunda. E essa oxigenação da corrente sanguínea promove a saúde do Sistema Nervoso e Endócrino (glândulas de secreção interna: Tiróides, Supra-renal, Pâncreas e Pituitária). Pessoas de mais idades, que são freqüentemente molestadas por doenças derivadas de baixas metabólicas, como a arteriosclerose encontra no Tai Chi Chuan grande ajuda para desobstruir o organismo dos produtos finais produzidos por um metabolismo impróprio.

Os movimentos circulares irrigam todas as articulações por movimentá-las correctamente, liberando as tensões musculares.

O Tai Chi Chuan promove a desobstrução dos canais de energia, permitindo que o Chi flua novamente para todo o corpo. O grande alongamento dos músculos e tendões auxilia nas eliminações das dores lombares e posturais.

No campo emocional o Tai Chi Chuan ensina a relaxar, a aceitar as negações do ser humano, a administrar os problemas. É uma excelente maneira de combater o stress. Os movimentos lentos e sincronizados acalmam o cérebro e aumentam a capacidade de concentração. É uma verdadeira meditação em movimento.

Alguns dos benefícios obtidos com a prática regular são: Eliminação do stress; aumento acentuado da concentração; aumento acentuado da resistência física; atenuação / eliminação de reumatismo e dores nas articulações e coluna; embelezamento da pele (rejuvenescimento); eliminação de gorduras e inchaços; estimula as funções intestinais e urinárias; prevenção contra o câncer; fortifica os intestinos, baços e rins; excepcional para o sistema cardiovascular e respiratório; prevenção no entupimento das artérias; prevenção de tonturas, hipertensão arterial e desânimo; prevenção contra diabetes e bronquite; auxílio para os portadores de Ler (Lesões por movimentos repetitivos); melhora na TPM (Tensão pré-menstrual); auxílio na andropausa.

fonte: revista terceiro milénio

O tai chi eh uma boa arte marcial e promove uma boa saude mental e corporal, mas prefiro o jiu-jitsu
bom post ;O

isto era óptimo para mim,que tenho a coluna feita num 8 ;)

''A tradição é a personalidade dos imbecis"