Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.508
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • Esfinge
    Iniciado por Lunática
    Lido 1.479 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Lunática

Édipo e Esfinge

Esfinge é uma imagem icônica de um leão estendido com a cabeça de um falcão ou de uma pessoa, inventada pelos egípcios do império antigo, mas uma cultura importada da mitologia grega.

Na mitologia grega, era um demónio exclusivo de destruição e má sorte, de acordo com Hesíodo uma filha da Quimera e de Ortro ou, de acordo com outros, de Tifão e de Equidna. Ela era representada em pintura de vaso e baixos-relevos mais frequentemente sentada erecta, de preferência, do que estendida, como um leão alado com uma cabeça de mulher; ou ela foi uma mulher com as patas, garras e peitos de um leão, uma cauda de serpente e asas de águia. Hera ou Ares mandaram a esfinge de sua casa na Etiópia (os gregos lembraram a origem estrangeira da esfinge) para Tebas e, em Édipo Rei de Sófocles, pergunta a todos que passam o quebra-cabeça mais famoso da história, conhecido como o enigma da esfinge, decifra-me ou devoro-te:

Que criatura pela manhã tem quatro pés, ao meio-dia tem dois, e à tarde tem três?

Ela estrangulava qualquer inábil a responder, dai a origem do nome esfinge, que deriva do grego sphingo, querendo dizer estrangular.

Édipo resolveu o quebra-cabeça: O homem — gatinha como bebé, anda sobre dois pés na idade adulta, e usa uma bengala quando é ancião.

Furiosa com tal resposta, a esfinge teria cometido suicídio, atirando-se de um precipício. Versão alternativa diz que ela devorou-se.

Ruben lool

#2
Boa informação ;)
Segundo a lenda, as esfinges tinham várias adivinhas no seu jogo mortal, algumas delas são conhecidas.
No entanto todas são complexas e confusas.

Cumprimentos



Mensagem alterada devido à utilização de abreviaturas e linguagem de chat/SMS.