Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.458
Total de tópicos
26.916
  • lobisomens em portugal
    Iniciado por lcabrantes
    Lido 27.997 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Desde criança que ouço a minha avó contar histórias de lobisomens e bruxas na terra dela (arredores da Guarda).
Em ambos os casos existe o factor comum da transformação de pessoas em animais (lobo no caso de lobisomem... no caso das bruxas poderiam ser outros animais).
Inclusivé recordo-me de uma história que o meu avô contava sobre uma galinha preta que lhe aparecia muita vez e se limitava a ficar fixamente a olhar para ele.
Até que uma noite o meu avô partiu a pata à dita.
Curiosamente no dia a seguir uma rapariga da terra (que tinha fama de bruxa) apareceu com a perna partida e chegou a ameaçar que um dia tramava o meu avô.

verdade ou não mas delicio-me a ouvir estas histórias desde criança  ;)

Também sou dos arredores da Guarda e ouvi precisamente as mesmas histórias.
Já me contaram imensas vezes essa história da galinha à qual partiram a pata, e no dia a seguir apareceu uma rapariga com a pena partida.
Ouvi também várias histórias sobre bruxas, que quando estavam para morrer tinha de alguém lhes dar a mão para elas entregarem o "novelo" (os poderes), e só depois disso é que as bruxas conseguiam morrer.

O bom de viver no interior é ter quem nos conte destas histórias, sendo histórias ou não :D

Também sou de um meio pequeno cheio de histórias. A minha avó conta-me muitas. Há por aqui a história de um homem que era lobisomem mas também se transformava no que queria. A minha avó contou-me que o seu pai, meu bisavô já falecido, quando andava a namorar a minha bisavó andava por aí altas horas da noite e como podem imaginar anos 20/30 nem luz nem estradas nem nada no interior. Certa vez o meu bisavô apercebeu-se de estar a ser seguido por um gato. Ele caminhava sozinho, não havia ninguém, mas lá andava o gato. Ele lembrou-se de atirar pedras para afastar o gato e o gato sempre com ele. No outro dia esse homem que tinha a fama de ser lobisomem vira-se para o meu bisavô e diz-lhe " Com que então querias atirar pedras ao gatinho, não?".

#48
Citação de: DiogoM em 03 julho, 2011, 20:42
Nem por isso....Por exemplo na Ilha da Madeira não existe lobos, no entanto existe inúmeras lendas/mitos sobre lobisomens....
Câmara de Lobos tem o seu nome devido ao facto de existirem vários Lobos marinhos e Focas a dormir nas grutas (câmaras)... Não tem nada haver com lobisomens...

Lobisomens nunca vi nem experenciei nada. Mas cheguei a ver uma vizinha dos meus pais quando era mais novo que com a lua cheia ficava bastante alterada. Ao ponto de parcer que o seu aspeto físico alterava. Era casada com um senhor alcoólico, e nas noites de lua cheia ou noites quentes de verão, saia para casa de vizinhas solteiras... Sinceramente não sei se era pessoas a serem maldosas ou não. O que é certo é que fisicamente sofria uma alteração física do ponto de parecer uma "franguinha" e sair "com tudo no sítio"