Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.454
Total de tópicos
26.915
  • Jogo do Copo - teste prático
    Iniciado por pontozero
    Lido 5.726 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Já há algum tempo que andava atrás de um vídeo que explicasse de forma simples e clara a origem do movimento no jogo do copo. À parte da crença ou não crença pessoal de cada um, achei que seria importante partilhar com vocês. Espero que gostem e/ou que seja útil :)

http://www.youtube.com/watch?v=cma5Zn7xrWU
"Extraordinary claims require extraordinary evidence" - Carl Sagan

"Just 'cause you feel it doesn't mean its there." - Radiohead

Muito bom vídeo! Fizeste muito bem em partilhar  ;)
"Detesto, de saída, quem é capaz de marchar em formação com prazer ao som de uma banda. Nasceu com cérebro por engano; bastava-lhe a medula espinal" A.Einstein

Moon*
Bastante explicito. Interessante.

concordo. apesar de ouvir dizer que as pessoas têm de estar em contacto com o copo para que o espirito comunique e nao em cima de discos de cartolina, acho que se querem desmentir têm de o fazer fidedignamente, ou seja, respeitando a meneira como se faz o jogo, so assim se poderá desmentir.

é interessante, mas não me parece que prove alguma coisa  ::)
"Dormir? Só dorme o frio cadáver, que não sente; A alma voa e se abriga aos pés do omnipotente" - Alexandre Herculano

#5
Basta ver as coisas por outro prisma... Partindo do princípio que o espírito age sobre nós e utiliza o nosso corpo e a nossa energia para fazer deslizar o ponteiro (neste caso o copo), este vídeo não adianta nada de mais.

Ainda assim não é só o deslocar do indicador em si que aquilo em que os entusiastas se têm de focar, deve também ser levado em conta tudo o que está aliado a estas sessões espiritualistas e que o vídeo não explica nem de perto.

Agora uma curiosidade; reparem que é sempre mais fácil dizer que um eventual vídeo autentico de paranormalidade é "falso" (expressão que muitos adoram aplicar) do que duvidar da autenticidade este tipo de vídeos... não estou a dizer que é esse o caso, mas sem dúvida que a situação poderia ser igualmente encenada. ;)

#6
Citação de: IceBurn em 09 fevereiro, 2010, 18:52
Agora uma curiosidade; reparem que é sempre mais fácil dizer que um eventual vídeo autentico de paranormalidade é "falso" (expressão que muitos adoram aplicar) do que duvidar da autenticidade este tipo de vídeos... não estou a dizer que é esse o caso, mas sem dúvida que a situação poderia ser igualmente encenada. ;)

Não duvido que a dramatização seja encenada para efeitos de programa de televisão. Contudo é o teste prático que importa e que pode ser facilmente feito por qualquer um. O termo "falso" continua a definir muito bem os vídeos que procuram passar algo como realidade quando são falsificações evidentes. Neste caso em particular poderá ser uma encenação televisiva, com o intuito de exemplificar um teste prático, o que é ligeiramente diferente.

Citação de: IceBurn em 09 fevereiro, 2010, 18:52
Basta ver as coisas por outro prisma... Partindo do princípio que o espírito age sobre nós e utiliza o nosso corpo e a nossa energia para fazer deslizar o ponteiro (neste caso o copo), este vídeo não adianta nada de mais.

Tendo em conta que a premissa do jogo do copo é sempre "o copo que anda sozinho", creio que o vídeo adianta muito a esse respeito. No que toca ao espírito agir sobre nós utilizando o nosso corpo e a nossa energia, é na minha opinião uma forma de contornar o/servir de desculpa ao obstáculo colocado com esta experiência.

Citação de: IceBurn em 09 fevereiro, 2010, 18:52
Ainda assim não é só o deslocar do indicador em si que aquilo em que os entusiastas se têm de focar, deve também ser levado em conta tudo o que está aliado a estas sessões espiritualistas e que o vídeo não explica nem de perto.

O vídeo pode não explicar (visto apenas se focar no acto do copo se deslocar), mas se formos a pegar em todos os factores que envolvem um jogo do copo, há ainda mais elementos que contribuem para a desmistificação do mesmo :)
"Extraordinary claims require extraordinary evidence" - Carl Sagan

"Just 'cause you feel it doesn't mean its there." - Radiohead

Concordo e discordo. Quando se inicia uma sessão de ouija nem sempre há espíritos por perto e/ou dispostos a responder ao chamamento, por isso é normal que às vezes sejam as próprias pessoas a mover o copo, mesmo que inconscientemente, porque querem que haja SEMPRE alguém a responder em cada sessão.
No entanto casos de possesão real são conhecidos, e as pessoas não se possuem umas às outras, pelo que em algumas vezes são realmente forças externas a mover o copo. Há uns anos deu uma reportagem em todos os telejornais que um grupo de jovens tinha tentado o jogo do copo. Deixaram o copo sair fora do tabuleiro e duas das raparigas foram possuídas e acabaram por ter de receber tratamento hospitalar urgente e nunca mais recuperaram totalmente.
"Porque eu sou do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura..." - Alberto Caeiro (Fernando Pessoa)