Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.458
Total de tópicos
26.916
  • Internetês: a linguagem dos adolescentes
    Iniciado por MissTiny
    Lido 10.648 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Internetês: a linguagem dos adolescentes
:S estou a :-))))! vou @t! É como quem diz "Duhh, estou a rir às gargalhadas! Vou mandar-te um mail!". Para entender os adolescentes, é preciso um dicionário de 'internetês'

Antes, quando não queríamos que os nossos pais entendessem aquilo que dizíamos aos nossos irmãos ou amigos, falávamos na "língua dos pês". Hoje, os adolescentes, mas também os utilizadores habituais de chats, do Messenger, do e-mail ou dos SMS usam palavras e símbolos que só os seus usuários conseguem decifrar. Pais e, sobretudo, professores de português, ficam com os cabelos em pé. "Muitas vezes, na escola, nas composições ou nos testes, os alunos escrevem como se estivessem a conversar com os amigos em suportes digitais. Ora isso é inconcebível", indigna-se Conceição Araújo, professor de Português da Escola Básica Integrada EB 2, 3, de Tondela.

Os miúdos defendem-se: "Não usamos esta linguagem apenas para conversarmos sem sermos entendidos. Fazemo-lo, sobretudo, para encurtarmos as palavras. Usando símbolos ou abreviaturas conversamos muito mais rapidamente. Além disso, no telemóvel conseguimos não gastar tanto dinheiro em mensagens", diz Sandra Faria, 16 anos, que além de gastar 50 euros por mês em telemóvel é utilizadora permanente do Messenger.

O linguista José Pedro Machado relembra que "a base de qualquer língua é o seu uso". E acrescenta que "as abreviaturas são utilizadas há muito tempo, até para designar instituições". E dá exemplos: "É comum falarmos em UNESCO, ONU, UE, em vez de usarmos a sua designação completa." Ora, o 'internetês' - neologismo para designar a linguagem utilizada no meio virtual, em que as palavras são abreviadas até ao ponto de se transformarem numa única expressão - é muito semelhante. "Convém lembrar que na Idade Média se usavam mais abreviaturas do que hoje", refere o linguista.

Escrita banalizada 
Estudiosos como Eduardo Martins vêem com reservas o uso desta linguagem: "A aprendizagem da escrita depende da memória visual. Muita gente escreve uma palavra quando quer lembrar a sua grafia. Se bombardearmos as pessoas com diferentes grafias, sobretudo as crianças ou os jovens ainda em formação, estamos a criar-lhes dúvidas - e, possivelmente, muitos até aprenderão a escrever de forma errada." Apesar de tudo, o investigador encontra neste tipo de comunicação uma vantagem: "Pessoas de diferentes países e de diferentes culturas conseguem entender-se, transformando-se os códigos em linguagem universais."

Este tipo de escrita está de tal forma banalizado pelas gerações mais novas que existe já um "Dicionário da Linguagem da Internet e do Telemóvel". Criado por Joviana Benedito, professora aposentada do ensino secundário e autora de vários livros sobre a língua e a Internet, nele se esclarecem os significados dos vários símbolos (veja alguns exemplos na coluna ao lado). A autora deste dicionário diz que "as mensagens são cada vez mais curtas e ilustradas com carinhas (smileys e emoticons) para serem tão expressivas quanto o sentimento e o desejo que as anima".

Filipe Santos Ferreira, 21 anos, é fã desta linguagem simplificada. "Uso e abuso destes símbolos, troco centenas de mensagens por dia, quer com amigos quer com colegas na minha vida profissional - e nunca dei por mim, quando tenho que escrever uma carta ou fazer um currículo, a dar erros de ortografia ou a transpor esses símbolos." A trabalhar na área do marketing há ano e meio, Filipe diz que os seus colegas trocam recados quase sempre assim. "Até a minha mãe já começou a enviar-me mensagens em código pelo telemóvel ou através do messenger. Só ainda não consegue escrever sem olhar para o teclado, como eu."

Dicionário de internetês

:) - alegre

:( - triste

:'( - a chorar

:8) - porquinho

:P - língua de fora

:S - Duhh

***** - Beijos

( . )( . ) - boazona, mamas

(^-^) - está lá

:'-? ) - chorar de alegria

^ F^ - feliz

B-) - feliz e de óculos

):-):-):-) - gargalhada ruidosa e grosseira

:-) - ha ha

I-) - he he

:-> - hey hey

I-D - ho ho

: -)))) - mt feliz

: ))))))) - mto mto feliz

(hmmm) ooo..:-) - pensamentos felizes

^*-*^ - retribuir sorriso

(^-^)/? ? - rindo e dizendo adeus com um lenço

:-D - rindo muito

:-)))) - rir às gargalhadas

(^-^) - rir contendo o nervosismo

\V/ - saudação vulcãnica

") - sorriso

$ - dinheiro, riqueza, massa e afins

@ t - escrevo-te um mail

+/- - mais ou menos

+ trd - mais tarde

= mente - igualmente

= - igual

1mnt - um minuto

1mmt - um momento

2 - tu

6 - cinema

7D - semana

Fonte:Expresso

Muito oportuno este teu post, mas desenganem-se se acham que são só os miúdos a usarem-na.

Esta linguagem também é muito usada pelos casais que gostam de pular cercas, já para não falar nos gangs...

Margarida
Sou como sou, quem gosta, muito bem.
Quem não gosta, paciência!
Viva a liberdade de escolha!

#2
A escrita já não há nada a fazer, agora quando se ouvem pessoas na rua a literalmente dizerem "LOL" é assustador  ;D
"Extraordinary claims require extraordinary evidence" - Carl Sagan

"Just 'cause you feel it doesn't mean its there." - Radiohead

Sou como sou, quem gosta, muito bem.
Quem não gosta, paciência!
Viva a liberdade de escolha!

muito difícil de entender...
nunca consegui entender metade do que essas pessoas falam.

porque 6 - é cinema ?
''A tradição é a personalidade dos imbecis"

Citação de: lucas147 em 05 janeiro, 2010, 21:10
muito difícil de entender...
nunca consegui entender metade do que essas pessoas falam.

porque 6 - é cinema ?

também não faço ideia... :dontknow:

#6
prefiro o bom e novo portugues...é muito mais fácil.
''A tradição é a personalidade dos imbecis"

Não gosto disto do internetês... E muito menos do exagero que os media fazem disto...

Sim, os adolescentes (e pessoas mais velhas, vão dizer que nunca escreveram Sr. em vês de Senhor?)

Isto é outra daquelas coisas... O que acham que disseram à primeira pessoa que escreveu Sr?

Tudo o que é novidade assusta muito e é motivo de reportagens estupidas e a grande parte da culpa é de quem continua a fazer escandalo... Eu também não concordo com esta escrita, por isso simplesmente não a uso...

Os putos escrevem assim nos testes? Tirem-lhes  cotação pelo erro e eles aprenderão a separar a maneira que podem escrever no msn e a maneira como têm de escrever nos testes...

Eu também uso algumas abreviaturas mas aqui, e nos testes (sim, porque quando estou a tirar apontamentos a maior parte das vezes também uso algumas abreviaturas) uso portugues escrito correctamente....

Depois de uma ou duas negativas num teste por escrever mal, eles aprenderiam a escrever em condições...

Acho exagerado estes artigos, mas mais uma vez, é só a minha opinião...

Não me choca minimamente... Se não consigo ler, peço a quem escreveu que leia... Caso não o possa fazer, não leio... Temos pena...
लोखा समस्ता सुखिनो भवन्तु
LOKHAA SAMASTAA SUKHINO BHAVANTU
Que todos os Seres de todos os mundos sejam Felizes!

Presumo que haja aqui pessoas que frequentaram a faculdade, e tiveram de escrever em aulas teóricas, com muita rapidez, ou ficavam sem apontamentos etc... e o certo é que as abreviaturas se tornam necessárias (q, tb, pd, compdr, etc. etc.) ou então fica-se a ver navios... tenho colegas que não o fazem e podem crer que esses até cruzeiros vêm! :P

Quanto aos smiles, até aqui se usa, creio que não seja motivo de polémica, até porque é mais fácil demonstrarmos o que estamos a sentir através de um smile/emoticon do que: " Pois é! O que me ri com isso! (alegre)" ou " Hoje o dia não correu muito bem (triste)"...

Quanto ao Internetês, ele inicialmente (se é que existe) foi praticado pelos utilizadores assíduos, a Internet é um meio rápido de comunicação em chat's, email's etc. torna-se por vezes vital enviar mensagens rápidas e para tal recorreu-se às abreviaturas...
Bem como esta linguagem é praticada em mensagens (telemóvel), pois como sabem, pagam o número de caracteres, e se escrevêssemos uma mensagem grande, como deve ser pagávamos umas 3! :P

A única coisa que me choca é isto passar da Internet para a realidade, em testes, exames, na linguagem do dia-dia etc... isso sim choca-me e acho muito incorrecto, também como o "LOL"...

Também queria dizer, que muitos dos que escrevem artigos destes na Internet, jornais, revistas, praticam este modo na sua escrita em msn's etc. e ainda mais, por vezes até falam desta forma...

Quanto a uma série de abreviatura/símbolos/smiles etc que estão na lista, não conheço, quase metade, nunca li "= mente" e coisas assim... e sim tenho primos entre os 12 e os 16 anos (idades onde mais se pratica isso) e podem ter a certeza que não fazem isso, nem amigos deles, um "LOL", um "k", "tb", "abraxo", etc. sim fazem, agora esses que estão aí para o fim.. creio que já seja hiperbolizar um facto existente e torna-lo ainda mais ridículo do que o que este é na realidade!

Eu acho q se as pax querem/necessitam de abrev. palavras, ao - q o façam correcta/.

Traduçao:

Eu acho que se as pessoas querem/necessitam de abreviar palavras, ao menos que o façam correctamente.

osculos e amplexos  ;)

eu não sou adolescente e não falo assim!
Morri e é o meu fantasma que está gerir esta conta.

O vocabulário adolescente do Brasil não é assim.