Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.458
Total de tópicos
26.916
  • Software de Fórums
    Iniciado por Tsering Gyurme
    Lido 379 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Boa noite,

Estive a testar vários softwares de fórum como: wpForo; XenForo; phpBB; SMF; etc. Em busca de um fórum moderno e acessível.
Depois de correr e configurar uma série de softwares cheguei à conclusão que os fóruns gratuitos não fazem justiça.
Criei um servidor local para correr os seguintes testes, como estudo informática tenho uma certa facilidade - apesar de haver desafios.

Se tiverem interesse em criar um fórum aconselho o XenForo, pois consegue-se meter um design moderno e responsivo com uma mecânica interactiva e cheia de vida.
XenForo self-hosted tem um preço base de 160$ com licença vitalícia e com extensão de updates a 55$ por ano.
Há outros softwares pagos e gratuitos, mas ou eram de um preço exorbitante ou não captaram a minha atenção.

Não sei dizer ao certo quantos GB ocupam a base de dados de um fórum como este ( Portugal Paranormal ), mas há soluções de alojamento nacionais de 40GB a 90€ por ano no PTisp.pt.
É um projecto que poderá seguir em frente...

Tudo de Bom
"Where would I find enough leather to cover the entire surface of the earth? But with leather soles beneath my feet, It's as if the whole world has been covered." –  SHANTIDEVA

"Acreditar que as coisas existem é ser estúpido que nem uma vaca (Devido aos sentidos). Mas acreditar que não existiram é pior." – Mahasiddha Saraha

"No one saves us but ourselves. No one can and no one may. We ourselves must walk the path." – Buddha

-----------------------------------------
༄༅། །ཨོཾ་མ་ཎི་པདྨེ་ཧཱུྃ། ། ༄༅། །ཨོཾ་ཨཱཿཧཱུྃ་བཛྲ་གུ་རུ་པདྨ་སིདྡྷི་ཧཱུྃཿ། །

Sempre tens cakephp ou outros cms abertos como wordpress (embora seja mais para blogs)

Acho que nada vale uma boa programação, ao menossabes exatamente o que tens ou não,e tudoestá a tua disposição. html/css e um pouco de js para a parte utilisador. php + mysql para o backend e base de dados
Como uma pedra na água, como um pássaro no céu, Como uma criança para o seu pai, tu nunca perguntas "porquê", apenas segues a corrente até morreres.

#2
Citação de: darksmile em 22 novembro, 2023, 08:10
Sempre tens cakephp ou outros cms abertos como wordpress (embora seja mais para blogs)

Acho que nada vale uma boa programação, ao menossabes exatamente o que tens ou não,e tudoestá a tua disposição. html/css e um pouco de js para a parte utilisador. php + mysql para o backend e base de dados

Não conhecia o cakephp, vou ver mais sobre este.
O wpForo é um plug-in de WordPress, assim como o bbPress. Fazem o seu trabalho apesar de considerar que têm uma apresentação pobre.

Eu estudei html, css, js e sql. E cheguei a fazer uma aplicação web de raíz com phyton, js e sql.
Mas só devo precisar de html/css para o design, que é o que me compete, apesar de um bom software ser importante.
Vou continuar à procura...

Já agora usas macOS? Sabes como configurar o proFTPd no sonoma?
Estou à três dias a instalar, desinstalar, configurar, etc. Experimentei através do brew e do xampp, sudo e sem sudo, mas nunca consegui entrar no servidor.
O localhost funciona tanto para o MySql como para o httpd ( do apache ) mas o proFTPd não dá resposta.
Nestes casos utilizaria o Windows mas o meu PC pifou, a motherboard torrou as RAMs - já é o 3ro par de pentes...

**EDIT: Já consegui utilizar o ProFTPD.
"Where would I find enough leather to cover the entire surface of the earth? But with leather soles beneath my feet, It's as if the whole world has been covered." –  SHANTIDEVA

"Acreditar que as coisas existem é ser estúpido que nem uma vaca (Devido aos sentidos). Mas acreditar que não existiram é pior." – Mahasiddha Saraha

"No one saves us but ourselves. No one can and no one may. We ourselves must walk the path." – Buddha

-----------------------------------------
༄༅། །ཨོཾ་མ་ཎི་པདྨེ་ཧཱུྃ། ། ༄༅། །ཨོཾ་ཨཱཿཧཱུྃ་བཛྲ་གུ་རུ་པདྨ་སིདྡྷི་ཧཱུྃཿ། །

#3
Que queres fazer com o proftpd?

mais simples instalar o mamp ou o xamp na maquina local.

Para transferir dados, deverias usar como todos filezila (https://filezilla-project.org/)

edit: para enviar ficheiros para um servidor outro que localhost. no localhost tens a pasta www.  Verifica os teus dados de connecção à base de dados


Qual o teu setup e uso?

é verdade que se usas anacondanum pc com 4gs de ram....


Citação de: Tsering Gyurme em 22 novembro, 2023, 11:24

Mas só devo precisar de html/css para o design, que é o que me compete, apesar de um bom software ser importante.


html+css é respetivamente estrutura e desenho. não te ligas a base de dados com isso, nem podes pôr funções a rodar nisso...daí precisar de uma outra linguagem como python js ou php
Como uma pedra na água, como um pássaro no céu, Como uma criança para o seu pai, tu nunca perguntas "porquê", apenas segues a corrente até morreres.

Citação de: darksmile em 22 novembro, 2023, 11:51
Que queres fazer com o proftpd?

mais simples instalar o mamp ou o xamp na maquina local.

Para transferir dados, deverias usar como todos filezila (https://filezilla-project.org/)

edit: para enviar ficheiros para um servidor outro que localhost. no localhost tens a pasta www.  Verifica os teus dados de connecção à base de dados


Qual o teu setup e uso?

é verdade que se usas anacondanum pc com 4gs de ram....


html+css é respetivamente estrutura e desenho. não te ligas a base de dados com isso, nem podes pôr funções a rodar nisso...daí precisar de uma outra linguagem como python js ou php


Eu estou a usar o xampp num macOS Sonoma. O xampp vem com MySQL, ProFTPD e HTTPD. A pasta /htdocs é equivalente à /www.
Sim preciso do MySQL e do HTTPD para o website correr claro. Mas estava-me a referir ao Html e CSS no contexto de Design.

Para configurar correctamente o software de fórums precisava do ProFTPD a funcionar, eles pedem a ligação FTP para updates e instalações.
Há um Bug no xampp para macOS actual que quando se entra o comando para alterar as passwords este faz delete do proftpd.config, por isso é que não estava a dar.
Após três dias consegui perceber que a password da documentação estava errada, é "xampp" e não "lampp".
Que tenho de alterar as permissões através da linha de comandos para pastas e sub pastas:
cd /Applications/XAMPP/xamppfiles/
sudo chmod 777 $(find htdocs -type d)
E que para o wordpress conseguir ter permissão do FTP tenho de configurar a pasta htdocs para utilizador "daemon" ter acesso:
sudo chown -R daemon htdocs
Apesar do FileZilla não necessitar de tal mudança para funcionar.
"Where would I find enough leather to cover the entire surface of the earth? But with leather soles beneath my feet, It's as if the whole world has been covered." –  SHANTIDEVA

"Acreditar que as coisas existem é ser estúpido que nem uma vaca (Devido aos sentidos). Mas acreditar que não existiram é pior." – Mahasiddha Saraha

"No one saves us but ourselves. No one can and no one may. We ourselves must walk the path." – Buddha

-----------------------------------------
༄༅། །ཨོཾ་མ་ཎི་པདྨེ་ཧཱུྃ། ། ༄༅། །ཨོཾ་ཨཱཿཧཱུྃ་བཛྲ་གུ་རུ་པདྨ་སིདྡྷི་ཧཱུྃཿ། །

lampp é para linux ^^

Mamp para Mac

Wamp para windows

Xampp vai para tudo (aliás, as novas formas dão para todas).

Pensava na verdadeque sudo era apena para linux ^^

Como instalaste wp? pessoalmente sempre descareguei o zip, descomprimi numa pasta htdocs/www/dir(depende do que usa), criei uma basede dados root, '' com o nome do projeto e corri localhost/nomedoprojetowp que pede para criar uma base de dados para instalar e fica feito

Depois mudo o .htaccess (na pasta) para:

php_value upload_max_filesize 12M
php_value post_max_size 13M
php_value memory_limit 15M


RewriteEngine On
RewriteRule .* - [E=HTTP_AUTHORIZATION:%{HTTP:Authorization}]
RewriteBase /wordpres/
RewriteRule ^index\.php$ - [L]
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-f
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-d
RewriteRule . /wordpres/index.php [L]
</IfModule>

# END WordPress


Assim posso instalar coisas mais puxadas e carregar ficheiros de soft/plugins mais pesados. Por norma, "root" não tem pwd.

Mas, o teu ftp em local é para quê ao certo? se for mesmo para ficheiros mais pesados no teu wp (mais de 1m por definição)basta copiares:

Citaçãophp_value upload_max_filesize 12M
php_value post_max_size 13M
php_value memory_limit 15M

no .htaccess e mudares no ficheiro php.config as linhas seguintes (mudas consoante precisas), no meu caso:

; Maximum allowed size for uploaded files.
; http://php.net/upload-max-filesize
upload_max_filesize = 1000M

; Maximum number of files that can be uploaded via a single request
max_file_uploads = 20


em

CitaçãoC:\xampp\php

php.ini

Se não o diteveres, tens

php.ini-development

php.ini-production

basta alterares e gravares como php.ini
Como uma pedra na água, como um pássaro no céu, Como uma criança para o seu pai, tu nunca perguntas "porquê", apenas segues a corrente até morreres.

Como o MacOS é um sistema UNIX e partilha 99.9% dos mesmos comandos de qualquer distro do Linux.
O WordPress faço download através do site e depois copio para o directório raiz do website.
Não tenho o ficheiro .htaccess mas tenho o php.ini. De qq forma não preciso de alterar nada porque depois de configurar o FTP no Wordpress posso fazer download directamente na plataforma, como é através do FTP contorna as limitações imbuídas. Assim posso instalar plug-ins, actualizações, temas, etc sem qualquer problema.
"Where would I find enough leather to cover the entire surface of the earth? But with leather soles beneath my feet, It's as if the whole world has been covered." –  SHANTIDEVA

"Acreditar que as coisas existem é ser estúpido que nem uma vaca (Devido aos sentidos). Mas acreditar que não existiram é pior." – Mahasiddha Saraha

"No one saves us but ourselves. No one can and no one may. We ourselves must walk the path." – Buddha

-----------------------------------------
༄༅། །ཨོཾ་མ་ཎི་པདྨེ་ཧཱུྃ། ། ༄༅། །ཨོཾ་ཨཱཿཧཱུྃ་བཛྲ་གུ་རུ་པདྨ་སིདྡྷི་ཧཱུྃཿ། །

Citação de: Tsering Gyurme em 22 novembro, 2023, 15:42
Como o MacOS é um sistema UNIX e partilha 99.9% dos mesmos comandos de qualquer distro do Linux.
O WordPress faço download através do site e depois copio para o directório raiz do website.
Não tenho o ficheiro .htaccess mas tenho o php.ini. De qq forma não preciso de alterar nada porque depois de configurar o FTP no Wordpress posso fazer download directamente na plataforma, como é através do FTP contorna as limitações imbuídas. Assim posso instalar plug-ins, actualizações, temas, etc sem qualquer problema.

ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh. acho que entendi, e se bem entendi és dos doidos ^_^


Não recomendo essa solução por motivos de ceo.

tens um site wordpress hospedado num servidor e a base de dados é ligada para no servidor..

então porque te chateias com localhost?

.htaccess fica na raiz do site (C:\wamp64\www\wordpres) no meu caso e é um ficheiro txt (logo abaixo das pastas), no teu caso será no rootdo teu servidor (apenas para mpoder enviar ficheiros mais pesados).

Nesse caso, no teu root de wp, terás vários ficheiros.php, vais procurar por:

wp-config.php

e nele terás de ver se o seguinte está correto:

define( 'DB_NAME', 'wp05_05_23' );

/** Database username */
define( 'DB_USER', 'root' );

/** Database password */
define( 'DB_PASSWORD', '' );

/** Database hostname */
define( 'DB_HOST', 'localhost' );

/** Database charset to use in creating database tables. */
define( 'DB_CHARSET', 'utf8mb4' );

/** The database collate type. Don't change this if in doubt. */
define( 'DB_COLLATE', '' );


No meu caso era apenas um teste, mas o utilizador será o que te é dado pelo teu host, base de dados idem e password será aquela que usas para te logares.
Como uma pedra na água, como um pássaro no céu, Como uma criança para o seu pai, tu nunca perguntas "porquê", apenas segues a corrente até morreres.

Não sou grande fã do PowerShell ( Windows ), aprendi linux e assim fiquei e gosto.
Hoje em dia até já temos WSL.
CitaçãoO WSL (Subsistema do Windows para Linux) permite que os desenvolvedores instalem uma distribuição do Linux (como Ubuntu, OpenSUSE, Kali, Debian, Arch Linux etc) e usem aplicativos, utilitários e ferramentas de linha de comando bash do Linux diretamente no Windows (...)

Atenção eu não quero hospedar um website ( online ) no meu computador. É apenas para development!
Eu estudei design gráfico e gostava apenas de fazer um theme. Depois se achar que o tema serve faço upload para um host qualquer, compro um domínio e etc. Claro que o SEO vem na altura.

A base de dados foi configurada com facilidade. O problema era mesmo o tal bug no servidor do FTP.
Reinstalei e já nem me dei ao trabalho de por passwords. No servidor MySQL ficou user 'root' sem password e no servidor FTP ficou user 'daemon' com password 'xampp'.
O XAMPP vem com a versão PHP mais recente. Acedi ao localhost ( 127.0.0.1 ), corri a instalação tudo na boa.
Já está tudo a funcionar sem problemas.

Agora, ando mesmo a mirar o XenForo. Realmente é moderno e responsivo. Tenho umas contas para pagar primeiro, mas punha o xenforo no host ptisp.pt e aquilo rolava (:
"Where would I find enough leather to cover the entire surface of the earth? But with leather soles beneath my feet, It's as if the whole world has been covered." –  SHANTIDEVA

"Acreditar que as coisas existem é ser estúpido que nem uma vaca (Devido aos sentidos). Mas acreditar que não existiram é pior." – Mahasiddha Saraha

"No one saves us but ourselves. No one can and no one may. We ourselves must walk the path." – Buddha

-----------------------------------------
༄༅། །ཨོཾ་མ་ཎི་པདྨེ་ཧཱུྃ། ། ༄༅། །ཨོཾ་ཨཱཿཧཱུྃ་བཛྲ་གུ་རུ་པདྨ་སིདྡྷི་ཧཱུྃཿ། །

Como se diz : "Funciona? então não toques mais!  " ;)
Como uma pedra na água, como um pássaro no céu, Como uma criança para o seu pai, tu nunca perguntas "porquê", apenas segues a corrente até morreres.