Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.463
Total de tópicos
26.917
  • O Exorcista do Papa
    Iniciado por DennisMorallez
    Lido 872 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Este filme retrata o exorcismo de um padre ( Gabriele Amorth ) escolhido pelo Papa para executar o trabalho, a uma criança possuída por um demônio conhecido como Asmodeus.

http://www.youtube.com/watch?v=dJ5gipu3tX0

Apesar das críticas serem desfavoráveis, pretendo ver o filme e fazer a minha apreciação.
"NIEMAND BLEIBT HIER"

O problema dos filmes com possessões e exorcistas é que não varia muito o tipo de história que vamos encontrar. Ainda não vi o filme, mas, ao que me parece, vai misturar um pouco dos antigos Exorcistas e The Nun.

Acho que quando se coloca um Russel Crowe (vencedor de óscares) a fazer um filme, espera-se algo original (não necessariamente um potencial vencedor de prémios); e o trailer não mostra que seja algo original: uma possessão, um padre exorcista e um segredo antigo da igreja.

Espero que quando assistir esteja enganado e as críticas estejam a ser injustas ao argumento do filme, e que deste filme possa nascer uma sequela e que possa desenrolar uma história mais envolvente do que um simples ataque demoníaco com possessões e alguns sustos a um espectador mais desprevenido.
Enquanto te podes mexer, treina o corpo. Quando não te podes mexer, treina a mente.

#3
Citação de: brunojge em 07 maio, 2023, 01:01
O problema dos filmes com possessões e exorcistas é que não varia muito o tipo de história que vamos encontrar. Ainda não vi o filme, mas, ao que me parece, vai misturar um pouco dos antigos Exorcistas e The Nun.

Acho que quando se coloca um Russel Crowe (vencedor de óscares) a fazer um filme, espera-se algo original (não necessariamente um potencial vencedor de prémios); e o trailer não mostra que seja algo original: uma possessão, um padre exorcista e um segredo antigo da igreja.

Espero que quando assistir esteja enganado e as críticas estejam a ser injustas ao argumento do filme, e que deste filme possa nascer uma sequela e que possa desenrolar uma história mais envolvente do que um simples ataque demoníaco com possessões e alguns sustos a um espectador mais desprevenido.


Um dos desafios  dos filmes deste subgénero do cinema de terror é o facto de serem inevitavelmente comparados com uma obra-prima: "O Exorcista" de William Friedkin, de 1973.

Há 50 anos atrás a fasquia foi colocada muito alta, tornando quase impossível ser igualada ou ultrapassada...
"NIEMAND BLEIBT HIER"

Digamos que o desafio é o da inovação, não o da qualidade. Em termos cinematográficos, esse filme era "novo" daí ficar em referência.

Muitos filmes, até recentes continuam a valer a pena, embora apareçam com outro ângulo. Posso falar do filme "the offering" que fala de possessão, demónios, família e judeus. sim, judeus, já viste muitos filmes de terror judeus?

Para quem tiver um pouco de curiosidade:

http://www.youtube.com/watch?v=OnffkM8OVWk
Como uma pedra na água, como um pássaro no céu, Como uma criança para o seu pai, tu nunca perguntas "porquê", apenas segues a corrente até morreres.

Esse filme não conheço. Relativamente ao exorcismos judaicos, recordo-me de um episódio da série X-Files sobre esse tema .
"NIEMAND BLEIBT HIER"

#6
Citação de: darksmile em 07 maio, 2023, 19:27
Digamos que o desafio é o da inovação, não o da qualidade. Em termos cinematográficos, esse filme era "novo" daí ficar em referência.

Muitos filmes, até recentes continuam a valer a pena, embora apareçam com outro ângulo. Posso falar do filme "the offering" que fala de possessão, demónios, família e judeus. sim, judeus, já viste muitos filmes de terror judeus?

Para quem tiver um pouco de curiosidade:

http://www.youtube.com/watch?v=OnffkM8OVWk

Lá está o que queria dizer: extrapolar os cenários. No caso há uma família de judeus envolvidos. No caso do Exorcista do Papa, poderia ser a o exorcista a recorrer a ajuda a antigos rituais cabalísticos com a ajuda de um rabi oriundo de uma linhagem muito antiga das tribos de Israel. E já agora sem ser uma mulher sempre a ser possuída... podia ser contra uma sociedade secreta que preparava o caminho para o anticristo.

Mas isto já sou eu a diambular...

Citação de: Maria Orsic em 07 maio, 2023, 09:40

Um dos desafios  dos filmes deste subgénero do cinema de terror é o facto de serem inevitavelmente comparados com uma obra-prima: "O Exorcista" de William Friedkin, de 1973.

Há 50 anos atrás a fasquia foi colocada muito alta, tornando quase impossível ser igualada ou ultrapassada...

Sim, o primeiro Exorcista é uma obra-prima da ficção de Terror. Mas o problema não no facto de ser uma obra-prima, está no facto de se querer reinterpretar com pequenas alterações que pouco ou nada diferem do primeiro. Poderia haver uma desenvolver da história, havendo na mesma os possuídos e o exorcista (sem eles o filme também perdia o sentido), mas misturar religiões e mesmo os tipos de possessão demoníaca.

Um bom exemplo disso e que funcionou muito bem para não dar sempre os mesmos cenários foi a fusão das histórias entre Anabelle e The Nun. 
Enquanto te podes mexer, treina o corpo. Quando não te podes mexer, treina a mente.

#7
Compreendo o teu ponto de vista sobre este género de filmes.

A propósito do filme "The Nun", que considero possuir algumas qualidades exigíveis a um filme de terror de boa qualidade, existe um aspeto supostamente realista que falha redondamente: a viagem de um representante do Vaticano, acompanhada de uma noviça, à Roménia em 1952.

Acontece que, em 1952, a Roménia vivia sob um regime comunista, que reprimia a Igreja Ortodoxa Romena e, por maioria de "razão", também a minoritária Igreja Católica desse país, considerada um mero instrumento ao serviço de uma potência anticomunista (a Santa Sé).

Nesse contexto, imaginar a viagem de um sacerdote católico estrangeiro a esse país é desafiar a mais elementar lógica. Provavelmente, a escolha da Roménia pelos autores do guião deve-se à sua fama "gótica", na qual se destaca a figura tenebrosa de Vlad Tepes (Drácula).
"NIEMAND BLEIBT HIER"


Considero que é um dos mais interessantes filmes do género "found footage". Infelizmente, o seu final ridículo deita tudo a perder...
"NIEMAND BLEIBT HIER"

Citação de: Maria Orsic em 13 maio, 2023, 09:27

Considero que é um dos mais interessantes filmes do género "found footage". Infelizmente, o seu final ridículo deita tudo a perder...

Adormeci a meio e não tentei voltar a ver...
Enquanto te podes mexer, treina o corpo. Quando não te podes mexer, treina a mente.