Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.519
Total de mensagens
369.632
Total de tópicos
26.969
  • Descoberto um pé humano entre 500 quilos de polvo que deram á costa em Gaia
    Iniciado por MissTiny
    Lido 15.683 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Descoberta macabra entre 500 quilos de polvo que deram à costa em Gaia

Fonte da Câmara de Gaia revelou que no meio dos peixes e moluscos mortos foi encontrada uma perna humana calçada com uma bota, tendo sido alertada a Polícia Judiciária para proceder à recolha da mesma.

Uma grande quantidade de peixe e moluscos mortos deu hoje à costa em Gaia, tendo a capitania do Porto do Douro alertado para que a população não os consuma, já que se desconhece a causa da morte.

Em comunicado enviado às redacções, a capitania do Porto do Douro anunciou que "por razões que se desconhecem, está a dar à costa na área do concelho de Vila Nova de Gaia, respectivamente entre as freguesias de Canidelo e Valadares, grande quantidade de peixe/moluscos mortos".

A capitania acrescenta ainda que "por se desconhecer até ao momento a causa da morte das diversas espécies, aconselha-se toda a população a não usar as referidas espécies para consumo humano".

A Câmara de Gaia, através do vice-presidente Marco António Costa, enviou para o local "os bombeiros municipais, solicitou às Águas de Gaia uma equipa de limpeza para recolher o peixe bem como técnicos do Parque Biológico para analisarem o peixe".

Fonte:Lusa

S.Cipriano
Muito estranho...eu tinha visto algo na tv,acho que era sobre isso...

''A tradição é a personalidade dos imbecis"

O que será que terá acontecido .... Depois a minha cabeça põe-se a pensar mil á hora ;D
Coitado do homem... terá sido assassinado ??
E depois 500 quilos de polvo não é pouco, na volta uns piratinhas assaltaram um barco de pesca.
LOL
É só esperar pelas noticias ...

Di

Citação de: Citara em 03 janeiro, 2010, 19:41
O que será que terá acontecido .... Depois a minha cabeça põe-se a pensar mil á hora ;D
Coitado do homem... terá sido assassinado ??
E depois 500 quilos de polvo não é pouco, na volta uns piratinhas assaltaram um barco de pesca.
LOL
É só esperar pelas noticias ...

Di

teve ter sido assassinado :guns: :skull:
''A tradição é a personalidade dos imbecis"

BlueEagle

''A tradição é a personalidade dos imbecis"

Afinal era um pé,não uma perna...

Os milhares de polvos mortos no areal chamaram a atenção dos populares. De manhã houve quem recolhesse o molusco para levar para casa. As autoridades proibiram o acto da parte da tarde.

Foi um dia de descobertas, no mínimo, estranhas. O mar trouxe ontem um humano e cerca de quinhentos quilos de polvos mortos para o areal da costa de Vila Nova de Gaia. Enquanto as entidades ambientais apuram as causas da morte dos moluscos, que ao que tudo indica terá sido um fenómeno natural, a Polícia Judiciária analisa o ADN do pé encontrado dentro de uma bota.

O membro pertencerá a um pescador desaparecido, mas os resultados só serão conhecidos dentro de um mês. Quanto à causa da morte dos polvos, os resultados demoram dez dias.

O alerta foi dado por um popular que assistia à recolha dos moluscos na praia de Canidelo. A bota estava entre o peixe e o lixo trazidos pelo mar. "O pé tem um mês de água. Está a decorrer um inquérito e não há relato de ter aparecido um corpo sem um pé", disse o comandante da Polícia Marítima, Fragoso Gouveia.

A possibilidade de o membro pertencer a um dos dois pescadores de Viana do Castelo desaparecidos no mar a 16 de Dezembro de 2009 é uma hipótese. No entanto, ao que o CM apurou junto de familiares de ambos, os pescadores calçavam galochas quando se afogaram.

Os moluscos foram encontrados entre as praias de Canidelo e de Valadares, numa extensão de cinco quilómetros.

A tarde de ontem foi de romaria ao local, com dezenas de curiosos no areal. "Moro perto daqui e fiquei curioso com este caso. Muito lixo dá à costa, mas nunca aconteceu uma coisa assim", disse ao CM José Nogueira, uma das muitas pessoas que passaram a tarde de sábado na praia.

Só na próxima semana as análises aos polvos estarão prontas, mas os resultados podem ser inconclusivos. "Só exames mais demorados é que podem apurar as causas. A hipótese de poluição está descartada porque com o mar agitado como está tinha de ser uma poluição muito forte", explicou o administrador do Parque Biológico de Gaia, Nuno Oliveira. Também é estudada a possibilidade de ter sido um barco a fazer uma descarga, mas o responsável não lhe dá crédito.

Os primeiros polvos deram à costa de manhã, quando a maré baixou. À tarde, com a subida das águas, foram encontrados mais. Antes das 11h30, houve quem recolhesse polvos. "Queria alertar as pessoas para que não consumam o peixe", avisou o vereador da Protecção Civil de Gaia.

"AINDA NÃO HÁ EXPLICAÇÕES"

Durante o dia foram recolhidos e analisados os polvos mortos, mas os resultados só serão conhecidos dentro de dez dias. "Desconhece--se as razões por que deram à costa. Ainda não há explicações. Foram retirados alguns espécimes para análise", disse o comandante daPolícia Marítima, Fragoso Gouveia.

O pé humano, dentro de uma bota, também seguiu para ser analisado. Mas os resultados ao ADN devem demorar cerca de um mês. Entretanto, a PJ do Porto deverá contactar familiares de pescadores desaparecidos para o reconhecimento do calçado.

DEPOIMENTOS

"O PRINCIPAL AGORA É A LIMPEZA DAS PRAIAS", Mário Fontemanha, Vereador

"Andamoshá dez diasa monitorizar todaa costa, por causa do mau tempo, e só hoje é que aconteceu. O principal agora é a limpeza das praias e que não haja qualquer tipo de foco de perigo. O pé encontrado é um fenómeno mais estranho ainda e já está com a PJ."

"TUDO APONTA PARA UM FENÓMENO NATURAL", Nuno Oliveira, Parque Biológico

"O facto de ser só uma espécie é muito esquisito, mas descarta a hipótese de poluição. Tudo aponta para um fenómeno natural. É fresco, não é congelado, há polvo juvenil e adulto e tinha alimentação recente. O resultado das análises demorará cerca de dez dias."

"QUEM LEVOU POLVO MORTO É IGNORANTE", Francisco Silva, Reformado

"Há quem tenha levado polvo, mas isso é mais ignorância que outra coisa. Não me lembro de ter havido algo semelhante nesta costa de Gaia. Acho que foi poluição, mas já andaram a dizer que não era. Pode ter sido alguma descarga, mas também não se sabe."

"É A PRIMEIRA VEZ QUE VEJO ISTO EM 75 ANOS", José Nogueira, Reformado

"Quando cheguei, estavam os polvos todos ao sol, porque era maré vazia. Isto foi uma descarga de material perigoso, porque só matou o que está no fundo. É a primeira vez que vejo isto em 75 anos. Nunca vi coisa semelhante."

DISCURSO DIRECTO

"TERÁ SIDO UMA EMBARCAÇÃO", Carlos Sousa Reis, Biólogo Marinho

Correio da Manhã – O que pode justificar esta quantidade de polvos mortos na praia?

Carlos Sousa Reis – Penso que possa ter sido a rejeição ao mar de uma qualquer embarcação de pesca aflita. Nessa região usa-se muito armadilhas do tipo alcatruzes para capturar polvos, que depois são armazenados em bidões. Para ser só uma espécie a dar à costa, podem ter caído vários bidões ao mar.

– Estes fenómenos são normais?

– Devido ao mau mar, podem acontecer arrojamentos. Mas para darem à costa tantos exemplares, certamente que mais ainda ficaram no mar. Os polvos não são grandes nadadores, mas são muito resistentes à hidrodinâmica e rapidamente encontram refúgio.

– Sendo um arrojamento como este, esperava-se mais espécies?

– Sim, mas a cadeia trófica do mar está bem planeada. Existem predadores necrófagos que, neste caso, não tiveram tempo de actuar.

PORMENORES

MARÉS

Os primeiros polvos deramà costa de manhã, quando a maré baixou. À tarde, com a subida das águas, vieram mais.

BOTA ENTRE O LIXO

O pé humano estava dentro de uma bota que foi encontrada junto ao lixo e aos moluscos, no meio do areal da praia de Canidelo.

FENÓMENO É NOVO

As entidades e os populares não se recordam de cenáriosemelhante. Terá sido a primeira vez que isto aconteceu.

ANÁLISES

Os resultados das análises aos polvos mortos sairão dentro de dez dias. Já os resultados do ADN ao pé devem demorar um mês.

LIXO: CINCO QUILÓMETROS

A maré baixa foi suficiente para trazer milhares de polvos mortos a uma área da costa com cinco quilómetros de extensão. As praias de Gaia, com bandeira azul, ficaram irreconhecíveis

ALERTA: COSTA MONITORIZADA

O alerta chegou de manhã à Polícia Marítimae à Câmara de Gaia. De acordo com os responsáveis, toda a costa de Gaia está a ser monitorizada há dez dias por causa do mau tempo

FENÓMENO: MUITOS CURIOSOS

Ao longo do dia passaram pelas praias dezenas de curiosos. A maior parte fixou-se na praia de Valadares, que ainda tinha, até ao meio da tarde, vários dos espécimes em sacos do lixo.




''A tradição é a personalidade dos imbecis"

Desculpem a minha ignorancia, mas sendo um pé humano simplesmente, como poderemos tirar conclusões que é de homem? AO fim de algum tempo será complicado chegar a conclusões, uma vez que o "`pe" estara já em decomposição e sujeito aos elementos da agua como do interior do polvo.

Pode sim ter sido assassinado, mas também pode ser alguem desaparecido, alguem sem abrigo que tenha inclusivé caído às águas e quem disse que será até mesmo de Águas Portuguesas?

Enfim as dúvidas surgem-me sem parar e estou num torbilhão de pensamentos sem parar, é assustador!

Margarida
Sou como sou, quem gosta, muito bem.
Quem não gosta, paciência!
Viva a liberdade de escolha!

Citação de: Margarida em 03 janeiro, 2010, 20:30
Desculpem a minha ignorancia, mas sendo um pé humano simplesmente, como poderemos tirar conclusões que é de homem? AO fim de algum tempo será complicado chegar a conclusões, uma vez que o "`pe" estara já em decomposição e sujeito aos elementos da agua como do interior do polvo.

Pode sim ter sido assassinado, mas também pode ser alguem desaparecido, alguem sem abrigo que tenha inclusivé caído às águas e quem disse que será até mesmo de Águas Portuguesas?

Enfim as dúvidas surgem-me sem parar e estou num torbilhão de pensamentos sem parar, é assustador!

Margarida
ainda vão levar um mês para fazerem o teste de ADN...que lesmas...Portugal no seu melhor...

Citação de: Margarida em 03 janeiro, 2010, 20:30
Desculpem a minha ignorancia, mas sendo um pé humano simplesmente, como poderemos tirar conclusões que é de homem? AO fim de algum tempo será complicado chegar a conclusões, uma vez que o "`pe" estara já em decomposição e sujeito aos elementos da agua como do interior do polvo.

Pode sim ter sido assassinado, mas também pode ser alguem desaparecido, alguem sem abrigo que tenha inclusivé caído às águas e quem disse que será até mesmo de Águas Portuguesas?

Enfim as dúvidas surgem-me sem parar e estou num torbilhão de pensamentos sem parar, é assustador!

Margarida

acho que sim ;D
''A tradição é a personalidade dos imbecis"

Infelizmente neste cantinho da Europa o atraso é quase um atraso mental.

Fala-se de novas tecnologias inclusivé para os mais novos e depois é a burrada que se vê. (Magalhães)

Se entre os casos que estão em investigação, são mandadas destruir provas, manda-se censurar programas e jornalistas de televisão, lamento meus queridos não quero ser bruta, mas acho que seria pedir muito que um simples pé viesse dar credibilidade à nossa polícia.

Não sejamos naiff...

Margarida
Sou como sou, quem gosta, muito bem.
Quem não gosta, paciência!
Viva a liberdade de escolha!

mas isso ja ta noticia no mundo inteiro
acho que alguem vai ficar curioso,e fazer uma pesquisas para descobrir.
''A tradição é a personalidade dos imbecis"

Pois eu acho que vai ser mais um caso como todos outros tipo, Maddy, Freeport ou Casa Pia entre tantos...

Se acredito em milagres? posso acreditar mas este não é o caso!

Margarida
Sou como sou, quem gosta, muito bem.
Quem não gosta, paciência!
Viva a liberdade de escolha!