Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.425
Total de mensagens
369.460
Total de tópicos
26.917
  • Macumbas/Feitiçarias que já encontrei.
    Iniciado por Anarita7
    Lido 2.597 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Olá a todos.

Na minha terra usa-se a expressão "macumba" para as bruxarias e feitiços  ;D
A zona de Vila Nova de Gaia, principalmente junto ao mar, é um local muito propício (não sei porquê, se alguem souber...) a encontrar este tipo de coisas e já encontrei algumas.
Alguem sabe os significados das mesmas? Já encontrei junto à praia:
1. Uma travessa de inox com duas cervejas vazias e uma azeitona no gargalo de cada uma, com pétalas de rosa espalhadas;
2. Uma travessa de inox com cabeças de galo/galinha;
3. Dois bonecos de pano, um preto e um vermelho, um homem e outro mulher, cozidos pela cintura de costas voltadas;
4. Num cruzamento de ruas, mesmo no meio do cruzamento, já encontrei um cesto com fruta, uma garrafa de vinho por abrir e dois copos de champanhe.

Alguém sabe qual o intuito destas macumbas?

Inox? a asae também passou pelos "bruxos" e pela "feitiçaria"?? onde está o barro? depois da inquisição, a asae...

Brincadeira a parte

4. parece uma "abertura de caminhos" para provocar alteração positivas e oportunidades.

3. parece um "separação"

2.1- não faço ideia
Como uma pedra na água, como um pássaro no céu, Como uma criança para o seu pai, tu nunca perguntas "porquê", apenas segues a corrente até morreres.

Citação de: darksmile em 18 dezembro, 2021, 19:20
Inox? a asae também passou pelos "bruxos" e pela "feitiçaria"?? onde está o barro? depois da inquisição, a asae...

Brincadeira a parte

4. parece uma "abertura de caminhos" para provocar alteração positivas e oportunidades.

3. parece um "separação"

2.1- não faço ideia

Eheh, obrigada pela resposta @darksmile. Uma abertura de caminhos, como assim? Podes explicar melhor?

Nem tudo é facil de entender (muito menos quando sou eu a explicar ;D)

Tentando de simplificar as coisas:

"Digamos grosseiramente que uma abertura de caminhos serve para "provocar" a sorte e o acontecimento de eventos, mas se ficarmos no sofá a ver cmtv, nada irá acontecer".
Como uma pedra na água, como um pássaro no céu, Como uma criança para o seu pai, tu nunca perguntas "porquê", apenas segues a corrente até morreres.

Obrigada pelo esclarecimento, Darksmile.

#5
Citação de: Anarita7 em 18 dezembro, 2021, 18:05
Olá a todos.

Na minha terra usa-se a expressão "macumba" para as bruxarias e feitiços  ;D
A zona de Vila Nova de Gaia, principalmente junto ao mar, é um local muito propício (não sei porquê, se alguem souber...) a encontrar este tipo de coisas e já encontrei algumas.
Alguem sabe os significados das mesmas? Já encontrei junto à praia:
1. Uma travessa de inox com duas cervejas vazias e uma azeitona no gargalo de cada uma, com pétalas de rosa espalhadas;
2. Uma travessa de inox com cabeças de galo/galinha;
3. Dois bonecos de pano, um preto e um vermelho, um homem e outro mulher, cozidos pela cintura de costas voltadas;
4. Num cruzamento de ruas, mesmo no meio do cruzamento, já encontrei um cesto com fruta, uma garrafa de vinho por abrir e dois copos de champanhe.

Alguém sabe qual o intuito destas macumbas?
Boa tarde.
Macumba é um instrumento musical.
Usar o termo macumba para descrever um trabalho espiritual é prepetuar o preconceito e o racismo da designação.
1 travessa de inox com duas cervejas vazias e azeitonas e pétalas de rosa é uma oferta a uma entidade na linha dos Malandros e das Pombagiras ( que bebem cerveja) para reconciliar dois amigos e trazer luz (azeitona é luz) para a amizade.
2 provável alem das cabeças estavam também as vísceras e os órgãos internos dos animais que é a parte que se oferece as entidades, sendo a carne cozinhada e comida.
3 bonecos de pano cozidos de costas voltadas é um trabalho para afastar duas pessoas.
4 uma oferta a Pombagiras mas incompletas pois as garrafas devem ser abertas e as bebidas servidas nos copos.
...
Não tenho problemas nenhuns em partilhar e explicar, nos limites da minha ignorância e partilhando o pouco que sei com quem quiser saber mais.
Mas por favor deixem de olhar as práticas religiosas que não conhecem sobre as lentes do preconceito.
Fiquem bem.
Fiquem em Paz
Existem as coisas que podemos mudar.
Existem as coisas que não podemos mudar.
Sabedoria é mudar o que pudermos mudar e adaptar-nos ao que tivermos que nos adaptar.

@Mestre Jurumeiro, obrigada pela sua explicação.
Quanto à expressão macumba, apenas referi que é a expressão utilizada pelos mais antigos da zona onde vivo. Não a escrevi conotada com qualquer tipo de preconceito ou em sentido pejorativo. É a forma como as feitiçarias são designadas na zona onde vivo, e sempre foram assim chamadas por quem conheço e por mim.
Não tenho qualquer preconceito, apenas curiosidade. Foi esse o intuito do meu tópico :D

Em relação ao ponto 2., as cabeças foi o que me chamaram à atenção, mas estavam outras vísceras na travessa, sim.

Uma vez mais agradeço a sua explicação e questiono, como leiga, o que são "Pombagiras"?

Obrigada.

Pombagiras são entidades cultuadas na tradição afro-americana que fazem a ligação entre o mundo dos vivos e o mundo dos espíritos das almas. São espíritos  evoluídos que viveram e sofreram neste plano. São entidades femininas e trazem vibrações de empoderamento. São normalmente evocadas para ajudar no amor e na sexualidade, mas são muito eficazes a desmanchar trabalhos de baixa feitiçaria e passes de descarrego.
Trazem consigo vivências muito intensas de mulheres que em vida foram prostituídas, rejeitadas pela sociedade e maltratadas e para lá de uma linguagem obscena com que as vezes se manifestam, para lá do gosto por bebidas alcoólicas e de uma postura ligeira desregrada, são entidades de grande sabedoria e grande coração cheio de boas coisas e dádivas preciosas para aqueles que as cultuam com o carinho, consideração e afecto que nos merecem.
Existem as coisas que podemos mudar.
Existem as coisas que não podemos mudar.
Sabedoria é mudar o que pudermos mudar e adaptar-nos ao que tivermos que nos adaptar.

#8
Não sei, mas sei que não se bebe vinho em copos de champanhe...
Enquanto te podes mexer, treina o corpo. Quando não te podes mexer, treina a mente.


Citação de: Anarita7 em 07 abril, 2022, 18:39
Por algum motivo especial?

Os copos de champanhe são feitos para haver o menos ar e aguentar mais as bolhas. Os copos de vinho são feitos para ter maior aeração. Isto, grosso merdo.
Como uma pedra na água, como um pássaro no céu, Como uma criança para o seu pai, tu nunca perguntas "porquê", apenas segues a corrente até morreres.

Citação de: Anarita7 em 18 dezembro, 2021, 18:05
Olá a todos.

Na minha terra usa-se a expressão "macumba" para as bruxarias e feitiços  ;D
A zona de Vila Nova de Gaia, principalmente junto ao mar, é um local muito propício (não sei porquê, se alguem souber...) a encontrar este tipo de coisas e já encontrei algumas.
Alguem sabe os significados das mesmas? Já encontrei junto à praia:
1. Uma travessa de inox com duas cervejas vazias e uma azeitona no gargalo de cada uma, com pétalas de rosa espalhadas;
2. Uma travessa de inox com cabeças de galo/galinha;
3. Dois bonecos de pano, um preto e um vermelho, um homem e outro mulher, cozidos pela cintura de costas voltadas;
4. Num cruzamento de ruas, mesmo no meio do cruzamento, já encontrei um cesto com fruta, uma garrafa de vinho por abrir e dois copos de champanhe.

Alguém sabe qual o intuito destas macumbas?

Na praia do Senhor da Pedra é muito comum encontrar-se tudo isso.

Citação de: DoRosário em 08 abril, 2022, 00:01


Na praia do Senhor da Pedra é muito comum encontrar-se tudo isso.
Verdade.
Já vi lá algumas, também.

Citação de: Anarita7 em 18 dezembro, 2021, 18:05
Olá a todos.

Na minha terra usa-se a expressão "macumba" para as bruxarias e feitiços  ;D
A zona de Vila Nova de Gaia, principalmente junto ao mar, é um local muito propício (não sei porquê, se alguem souber...) a encontrar este tipo de coisas e já encontrei algumas.
Alguem sabe os significados das mesmas? Já encontrei junto à praia:
1. Uma travessa de inox com duas cervejas vazias e uma azeitona no gargalo de cada uma, com pétalas de rosa espalhadas;
2. Uma travessa de inox com cabeças de galo/galinha;
3. Dois bonecos de pano, um preto e um vermelho, um homem e outro mulher, cozidos pela cintura de costas voltadas;
4. Num cruzamento de ruas, mesmo no meio do cruzamento, já encontrei um cesto com fruta, uma garrafa de vinho por abrir e dois copos de champanhe.

Alguém sabe qual o intuito destas macumbas?

Se os bonecos estão de costas voltadas, é para provocar uma separação. É um trabalho de macumba africana, chamada "quimbanda". Se ao invés, os bonecos estivessem abraçados seria para fazer uma união.
     Espero ter esclarecido um pouco essa situação.
       Paz e Luz

#14
Boa tarde. Encontrei isto hoje de tarde. A zona é Gaia. Perto do senhor da pedra. Já não é a primeira vez que vejo parecido. Suponho q seja uma amarração amorosa . Uma mulher que quer amarrar um homem q fuma charutos e tabaco. Só não percebo a símbologia das frutas, e aquele pó é o que?



Bom, ao lado tinha um papel aberto.

Dizia o seguinte

"Eu channel peço aos deuses que amarrem o Inácio. Invoco todos os vossos poderes e faço esta oferenda. "