Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.458
Total de tópicos
26.916
  • Doações.
    Iniciado por Lancelot
    Lido 1.416 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Boa noite meus caros.
Por todos os lados somos bombardeados no nosso dia-a-dia, com um inúmeros pedidos de doações. Sejam elas elas géneros ou em valores monetários. Canais de televisão, hipermercados, etc. Todos apelam á nossa consciência.
Mas, com o devido respeito, até que pontos não devemos ser frios e ignorar esses pedidos de doações?

Isto tudo para contar uma história. Desculpem lá a introdução.

Morreu ontem um familiar meu. Esse familiar fez á 20 anos atrás uma doação que nos dias de hoje acredito que seja bem superior a 100 mil euros. Doação feita há Misericórdia de Aljubarrota. Esta pessoa doou porque quis, porque tinha esses valores e mais grave que isso, doou porque acreditava piamente, que quando necessita se a Santa Casa da Misericórdia de Aljubarrota o ajudaria e ao mesmo tempo estaria a ajudar outros.
Mas em boa verdade, quando precisou teve que contar com a boa vontade dos familiares, ou então, caso recorre-se a está instituição pagou sempre tal como qualquer outro.
A minha questão existêncial e consciencial é, o homem doou, pagou sempre que precisou e morreu passados 20 anos sem um único beneficio ou auxílio da Santa Casa da Misericórdia de Aljubarrota.
Peço desculpa pelo incomodo pela minha história particular.

#1
Bom dia.
Falaste em doações a uma Misericórdia. Infelizmente, o caso de que falas, não é unico, as misericordias, recebem muito patrimonio de pessoas que acham que vao ser apoiadas na velhice. Infelizmente nem sempre acontece como previsto.
Para alem da questao social, de desresponsabilizaçao do Estado que devia assumir esse papel de apoioar as pessoas cuja idade impoem necessidades especiais, ha a hipocrisia das misericordias, normalmente ligadas à igreja catolica que continua a ser uma instituiçao de acumulaçao de riqueza e nunca de partilha...
Aqui para o nosso forum, parece me muito interessante é a parte do "e depois".
Depois dessas pessoas partirem deste plano, depois das pessoas que fazem doaçoes generosas às misericordias e que sao injustiçadas, seguirem a sua definitiva viagem...esses espiritos nao ficam em Paz. E acontece que muitas vezes, semanifestam nos edificios das proprias misericordias. Ou nas casas que doaram.
Vao sendo recorrentes as manifestaçoes de presenças espirituais descontentes e perturbaçoes nos espaços das misericordias...ou espaços que foram patrimonio de doaçoes feitos às misericordias.
Sobretudo em casas doadas às misericordias, que depois sao vendidas. O que quase sempre acontece, é que acaba por ser necessario ir fazer uma limpeza espiritual, porque quem vai para lá morar, e nao tendo nenhuma responsabilidade na alianaçao daquele património, acaba por sofrer as consequências.
Fiquem Bem
Fiquem em Paz
Existem as coisas que podemos mudar.
Existem as coisas que não podemos mudar.
Sabedoria é mudar o que pudermos mudar e adaptar-nos ao que tivermos que nos adaptar.

Bom dia Lancelot,
Acho que sim devemos dar sempre a quem pede por boas causas. Também criamos mérito por fazer boas ações e isso é muito bom para termos uma vida melhor que nos sintamos bem. Ver que ajudamos, que pusemos um sorriso na cara de alguém.
As vezes não são boa gente mas se fizermos isso aprendemos quem são os bons e maus para continuar a fazer um mundo mlhr.

Gosto de doar para a unicef, animais, para reflorestação - plantar arvores, e religião.
Isso é activismo!
"Where would I find enough leather to cover the entire surface of the earth? But with leather soles beneath my feet, It's as if the whole world has been covered." –  SHANTIDEVA

"Acreditar que as coisas existem é ser estúpido que nem uma vaca (Devido aos sentidos). Mas acreditar que não existiram é pior." – Mahasiddha Saraha

"No one saves us but ourselves. No one can and no one may. We ourselves must walk the path." – Buddha

-----------------------------------------
༄༅། །ཨོཾ་མ་ཎི་པདྨེ་ཧཱུྃ། ། ༄༅། །ཨོཾ་ཨཱཿཧཱུྃ་བཛྲ་གུ་རུ་པདྨ་སིདྡྷི་ཧཱུྃཿ། །

Citação de: Tsering Gyurme em 23 maio, 2021, 11:34
Bom dia Lancelot,
Acho que sim devemos dar sempre a quem pede por boas causas. Também criamos mérito por fazer boas ações e isso é muito bom para termos uma vida melhor que nos sintamos bem. Ver que ajudamos, que pusemos um sorriso na cara de alguém.
As vezes não são boa gente mas se fizermos isso aprendemos quem são os bons e maus para continuar a fazer um mundo mlhr.

Gosto de doar para a unicef, animais, para reflorestação - plantar arvores, e religião.
Isso é activismo!
Bom dia meu amigo. Com o devido respeito, e como já por cá ando há alguns tempos tenho uma ideia totalmente diferente. Ou melhor, foi mudando com os tempos. Pelo que, hoje em dia, e em minha opinião, apoiar uma causa é o mesmo que encher a barriga a gulosos.
Vou dar alguns exemplos.
Apoias a UNICEF. Eu não. Prefiro ajudar o meu vizinho com géneros ou auxilia lo na busca de emprego.
Apoias as associações dos animais. Eu não. Recolho da rua um animal e trato o como sendo meu.
Apoias as associações das florestas. Eu não. Prefiro ser eu mesmo a plantar árvores.
Apoias a religião. Eu não. Prefiro dar o meu contributo espiritual a quem o solicita. Seja pessoalmente seja na Umbanda.

Meu amigo, dar dinheiro a esses chulos que comandam essas causas está totalmente fora de contexto.
De formas simples podemos fazer o mesmo á porta de casa.

Um abraço.

Citação de: Lancelot em 23 maio, 2021, 12:04

Bom dia meu amigo. Com o devido respeito, e como já por cá ando há alguns tempos tenho uma ideia totalmente diferente. Ou melhor, foi mudando com os tempos. Pelo que, hoje em dia, e em minha opinião, apoiar uma causa é o mesmo que encher a barriga a gulosos.
Vou dar alguns exemplos.
Apoias a UNICEF. Eu não. Prefiro ajudar o meu vizinho com géneros ou auxilia lo na busca de emprego.
Apoias as associações dos animais. Eu não. Recolho da rua um animal e trato o como sendo meu.
Apoias as associações das florestas. Eu não. Prefiro ser eu mesmo a plantar árvores.
Apoias a religião. Eu não. Prefiro dar o meu contributo espiritual a quem o solicita. Seja pessoalmente seja na Umbanda.

Meu amigo, dar dinheiro a esses chulos que comandam essas causas está totalmente fora de contexto.
De formas simples podemos fazer o mesmo á porta de casa.

Um abraço.

Obrigado, a mensagem é bem vinda!
Também tenho feito o mesmo. E agora aprendi mais um pouco ^_^ Mas olhe que o acto de doar também é bom para sermos mais generosos em face à infelicidade.
Obrigado pela sabedoria _/|\_
Bem haja
"Where would I find enough leather to cover the entire surface of the earth? But with leather soles beneath my feet, It's as if the whole world has been covered." –  SHANTIDEVA

"Acreditar que as coisas existem é ser estúpido que nem uma vaca (Devido aos sentidos). Mas acreditar que não existiram é pior." – Mahasiddha Saraha

"No one saves us but ourselves. No one can and no one may. We ourselves must walk the path." – Buddha

-----------------------------------------
༄༅། །ཨོཾ་མ་ཎི་པདྨེ་ཧཱུྃ། ། ༄༅། །ཨོཾ་ཨཱཿཧཱུྃ་བཛྲ་གུ་རུ་པདྨ་སིདྡྷི་ཧཱུྃཿ། །

Citação de: Tsering Gyurme em 23 maio, 2021, 12:45
Obrigado, a mensagem é bem vinda!
Também tenho feito o mesmo. E agora aprendi mais um pouco ^_^ Mas olhe que o acto de doar também é bom para sermos mais generosos em face à infelicidade.
Obrigado pela sabedoria _/|\_
Bem haja
100% de acordo. Tudo o que doei até hoje nunca me fez falta. Muito pelo contrário, recebi sempre em dobro.
Eu só não posso é com os chulos e os parasitas que enchem a barriga com as dificuldades e boa vontade dos outros. Que no fundo são aqueles que estão no topo da hierarquia dessas associações.

Boa tarde

Relativamente às Doações, mais alguém assistiu a brigas por causa das caixas solidárias que foram colocando nas ruas?
Foi uma ideia retirada da série "Fear The Walking Dead", mas tal como na série, também gerou as suas guerras.
"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein

Citação de: Lancelot em 23 maio, 2021, 03:07
Boa noite meus caros.
Por todos os lados somos bombardeados no nosso dia-a-dia, com um inúmeros pedidos de doações. Sejam elas elas géneros ou em valores monetários. Canais de televisão, hipermercados, etc. Todos apelam á nossa consciência.
Mas, com o devido respeito, até que pontos não devemos ser frios e ignorar esses pedidos de doações?

Isto tudo para contar uma história. Desculpem lá a introdução.

Morreu ontem um familiar meu. Esse familiar fez á 20 anos atrás uma doação que nos dias de hoje acredito que seja bem superior a 100 mil euros. Doação feita há Misericórdia de Aljubarrota. Esta pessoa doou porque quis, porque tinha esses valores e mais grave que isso, doou porque acreditava piamente, que quando necessita se a Santa Casa da Misericórdia de Aljubarrota o ajudaria e ao mesmo tempo estaria a ajudar outros.
Mas em boa verdade, quando precisou teve que contar com a boa vontade dos familiares, ou então, caso recorre-se a está instituição pagou sempre tal como qualquer outro.
A minha questão existêncial e consciencial é, o homem doou, pagou sempre que precisou e morreu passados 20 anos sem um único beneficio ou auxílio da Santa Casa da Misericórdia de Aljubarrota.
Peço desculpa pelo incomodo pela minha história particular.
Olá, penso que além da má fé das misericórdias o que está aqui  causa  não tem nada de espiritual.
Se tiver sido celebrada escritura de doação tem que constar lá a obrigação de prestação de cuidados.
Se constar, fale com um advogado de forma a perceber se é possível reaver determinado montante. Se nada constar, infelizmente, é só mais um caso perdido.
Espero ter ajudado.
Cumprimentos

Olá meu caro Lancelot
Antes de mais, devo dizer que gostei imenso de ler a sua participação neste tópico!

Na minha zona esta questão das "doações" a "associações" como a misericórdia e afins (igrejas e associações diretamente ligadas à mesma, como confrarias, por exemplo) ainda é bastante banal. Já tive vizinhos que faziam ofertas anuais e mensais bem rechonchudas a algumas dessas entidades. Vi gente a deixar fortunas inteiras (não só dinheiro, terrenos e casas também) à igreja. E para não falar das ofertas que se fazem nas romarias e várias festividades ao longo do ano.

Pessoas que realmente esperam um amparo quando chegam à velhice ou até mesmo que o seu nome seja lembrado.

Trabalhei em imensos serviços da igreja/misericórdias/lares desde novo..... e infelizmente a maioria não passa de um mero número numa conta bancária. Essas pessoas chegam a velhas e ninguém mexe uma pedra para as ajudar. Nem mesmo uma homenagem lhes fazem no serviço fúnebre, e às vezes nem aparecem para se despedirem ou dar as condolências.

Recuso-me a dar qualquer cêntimo a essas entidades, porque desde novo vi bem de perto o que lá dentro se passa.
Há muita gente a comer desses tachos, mas nunca é quem mais precisa

Ver as pessoas mais velhas pregarem notas e envelopes cheios de dinheiro em andores ou até mesmo gastarem centenas e centenas em ofertas, flores e celebrações com tanta devoção é triste.

Não condeno quem ainda continua a doar para as organizações como a UNICEF e outras de "missao" semelhante. A maioria das pessoas que o faz tem intenções bondosas no coração.

Porém, eu não o faço. Prefiro ir e ajudar, prefiro ir, comprar e dar pessoalmente a quem precisa. 



Obrigado pelos relatos, abraço.


Citação de: Tsering Gyurme em 23 maio, 2021, 12:45
Obrigado, a mensagem é bem vinda!
Também tenho feito o mesmo. E agora aprendi mais um pouco ^_^ Mas olhe que o acto de doar também é bom para sermos mais generosos em face à infelicidade.
Obrigado pela sabedoria _/|\_
Bem haja

De facto na altura não reparei, o que eu queria dizer era que o acto de dar, sem esperar nada em troca, promove a nossa felicidade e é um amparo para quem precisa - no caso de realmente precisarem. Temos realmente de ter um limite e sabedoria de quanto e quando podemos dar.
O que aconteceu neste caso foi muito triste e passou-me completamente ao lado dar-lhe as minhas condolências. Infelizmente não acredito na salvação pela fé cega mas acredito que tenha sido uma boa pessoa durante a sua vida.

Peço imensas desculpas,
Tudo de bom
"Where would I find enough leather to cover the entire surface of the earth? But with leather soles beneath my feet, It's as if the whole world has been covered." –  SHANTIDEVA

"Acreditar que as coisas existem é ser estúpido que nem uma vaca (Devido aos sentidos). Mas acreditar que não existiram é pior." – Mahasiddha Saraha

"No one saves us but ourselves. No one can and no one may. We ourselves must walk the path." – Buddha

-----------------------------------------
༄༅། །ཨོཾ་མ་ཎི་པདྨེ་ཧཱུྃ། ། ༄༅། །ཨོཾ་ཨཱཿཧཱུྃ་བཛྲ་གུ་རུ་པདྨ་སིདྡྷི་ཧཱུྃཿ། །