Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.449
Total de mensagens
369.527
Total de tópicos
26.929
  • Antigo Sanatório dos Caminhos-de-ferro nas Penhas da Saúde
    Iniciado por IceBurn
    Lido 62.308 vezes
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
irakaya
Se alguém quiser ir lá é bom que "corra"!


CitaçãoAntigo sanatório da Serra da Estrela dá lugar a Pousada de Portugal

Negócios

22/01/10, 12:55

OJE/Lusa

Os projectos para transformar o antigo sanatório da Serra da Estrela numa Pousada de Portugal "foram aprovados esta semana e o concurso deve ser lançado em Fevereiro", disse o presidente da Entidade Turística da Serra da Estrela.


Segundo Jorge Patrão, "os diferentes projectos necessários à obra tiveram de passar por várias entidades e esse processo está concluído. Em Fevereiro deve ser lançado o concurso público internacional".


O financiamento foi anunciado em Maio de 2009 pela gestão do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). O investimento é de 19,66 milhões de euros e 70% do valor vai ser financiado pelo Programa Operacional Temático Valorização do Território, no âmbito do QREN.


O valor inclui a recuperação e reconversão do antigo sanatório dos ferroviários da Covilhã, a 1.200 metros de altitude, bem como a transformação da zona envolvente, instalação de equipamentos e mobiliário.


O empreendimento fazia parte do contrato inicial entre o Estado e o Grupo Pestana para concessão das Pousadas de Portugal, em 2003.


A candidatura ao QREN foi incluída num aditamento assinado em Setembro de 2008 - que inclui ainda a reconversão do Convento de Santa Clara, em Vila do Conde, e da Fortaleza de Peniche.


O sanatório foi construído na década de 1930 e está abandonado desde a década de 80, tendo sido reconhecido como de relevante valor histórico e cultural pela Direcção-Geral de Turismo em 1996.


O projecto de Souto Moura para a sua reconversão foi revisto e "a pousada vai ter 90 quartos, mais que os inicialmente previstos", disse Jorge Patrão, acrescentando que o espaço vai ainda dispor de um spa.


Ainda segundo o presidente da Entidade de Turismo da Serra da Estrela, "as obras ao longo de dois anos deverão dar emprego a mais de 100 trabalhadores".


"Quando estiver concluída, a pousada deverá criar 40 postos de trabalho, a maioria com pessoas da região", frisou.
Citação
Adjudicação
Soares da Costa ganha reconstrução do ex-sanatório da Serra da Estrela

27.12.2010 - 16:08 Por Lusa

A Enatur adjudicou à Soares da Costa a transformação do ex-sanatório da Serra da Estrela em Pousada de Portugal, adiantou hoje à Agência Lusa o presidente da entidade regional de turismo, Jorge Patrão.

O edifício abandonado, a 1200 metros de altitude, no concelho da Covilhã, é uma obra emblemática da arquitectura em Portugal, assinada por Cottinelli Telmo nos anos 20, e agora remodelada por Souto de Moura.



As obras avaliadas em 13 milhões de euros vão arrancar no primeiro trimestre de 2011, "começando com algumas demolições, seguindo-se os trabalhos de construção lá para Março", descreveu Jorge Patrão.



O projecto inicial de Souto Moura para a reconversão do antigo sanatório "foi revisto" e a pousada vai ter "cerca 90 quartos, mais que os inicialmente previstos", disse Jorge Patrão, acrescentando que o espaço vai ainda dispor de um spa.
O investimento total, que inclui ainda a transformação da zona envolvente, instalação de equipamentos e mobiliário, ascende a 19,6 milhões, apoiado a 70 por cento pelo Programa Operacional Temático de Valorização do Território, no âmbito do Quadro Nacional de Referência Estratégico Nacional (QREN).
A gestão e a exploração da futura unidade de alojamento "ficarão a cargo do grupo Pestana Pousadas".
Segundo Jorge Patrão, durante a fase de construção, ao longo de dois anos, deverão ser criados cerca de 100 postos de trabalho, sendo que, quando estiver em funcionamento, a unidade deverá criar 40 empregos.
"A Entidade Regional de Turismo da Serra da Estrela saúda esta prenda de Natal relativamente a uma obra há dez anos adiada", sublinhou Jorge Patrão à Agência Lusa.
Aquele responsável acredita que, desta vez, "haverá um avanço definitivo da obra. Nunca tínhamos chegado a esta fase de adjudicação. Agora temos muito mais confiança", destacou.
Acredita ainda que a obra vai "ajudar a continuar a qualificação da imagem do turismo na Serra da Estrela, com grandes unidades hoteleiras, com arquitectura de renome e viradas para a temática da água e natureza".



Hoje enviei um email para os administradores de um dos hoteis, não sei se será o suficiente..
mas agradeço a todos os que colocaram aqui mais informações acerca das obras etc.

Cumprimentos :)
Ghost Hunter PT
www.ghost-hunters.webnode.com.pt

irakaya
Citação de: Ghost.Hunter em 19 janeiro, 2011, 17:34
Hoje enviei um email para os administradores de um dos hoteis, não sei se será o suficiente..
mas agradeço a todos os que colocaram aqui mais informações acerca das obras etc.

Cumprimentos :)

Enviaste mail a pedir autorização??
Conselho de amiga, esquece, não te a vão dar. Se queres ir lá vai antes de montarem o estaleiro e entrarem as máquinas, depois disso acabou.

Se foi para parar a obra... há muito dinheiro envolvido e não a param por causa de supostas aparições/acontecimentos.

que mã noticia :S
acham que ainda consigo ir lá nestas próximas duas semanas?

Boa tarde a todos

Não sei se é do conhecimento  geral mas as obras do sanatório já começaram,passei lá este fim de semana e já se encontram la operários e algumas máquinas.
Quanto a visitas,é tambem do conhecimento geral (presumo eu) que durante a noite é possível faze-lo embora se estiverem a espera de algo paranormal não vão ter muita sorte.Apenas é um edifício imponente nada mais do que isso.
Scio me nihil scire". (Sócrates)

Citação de: eravenus em 27 janeiro, 2011, 16:20
Boa tarde a todos

Não sei se é do conhecimento  geral mas as obras do sanatório já começaram,passei lá este fim de semana e já se encontram la operários e algumas máquinas.
Quanto a visitas,é tambem do conhecimento geral (presumo eu) que durante a noite é possível faze-lo embora se estiverem a espera de algo paranormal não vão ter muita sorte.Apenas é um edifício imponente nada mais do que isso.

em que te baseias para afirmar isso com tanta certeza?

Conheço o sanatorio por dentro e por fora.Ja la fui inumeras vezes alem de que na minha profissao tenho algum acesso e facilidade a este tipo de locais.Se realmente tivesse algo,as raves que la foram feitas tinham sido relatados de outra forma,ou os inumeros retornados que la viveram tinham presenciado algo,coisa que não aconteceu.
Scio me nihil scire". (Sócrates)

grande video , o documentario extraordinario e nesse caso para nos uma beca paranormal
porque que o nosso governo abandona coisas de tanto valor historico e cultural .
cumprs

Sintia
olá a todos.
Como disse na apresentaçao, á pelo menos 6 anos que visito o Sanatorio dos Ferroviarios, e á mais ou menos 4 anos que apanho algo la. Nao me sinto bem no edificio, sinto que me puxam, que me empurram, que sopram entre outras coisas.
Vou la sempre sozinha, os meus pais ficam sempre no carro, nao gostam muito do edificio, e sempre que o visito estou sozinha, e nos ultimos anos apanhei vozes nos videos. No primeiro video que me apercebi disso é uma voz feminina e diz "desculpa", no mesmo dia noutro video ja dentro do edificio leio uma das parvoices que escrevem nas paredes e a mesma voz fala depois de mim. Anos depois a mesma coisa, mas pensao que ja sao varias e nao consigo perceber o que dizem (quando descobrir como se publica os videos depois coloco-os no sait)
Para alem dos videos numa das fotos que tirei no largo em frente ao sanatorio aparece algo por cima de um muro, parece fumo branco, á quem diga que á ali mais mas so consigo perceber aquele e uma sombra do lado esquerdo.
Se alguem conseguir perceber mais alguma coisa diga por favor.
bj






Olá Sintia, bem vinda :)

Aqui podes ver como se carrega videos para o forum. :)

https://portugalparanormal.com/index.php/topic,8.0.html

Em relaçao á foto, parece ter la qualquer coisa sim. Nao se percebe bem o que seja mas ha la uma especie de nevoeiro e ve-se nitidamente.

Já agora, antes de enviares as tuas mensagens, utiliza o Verificador Ortografico, obrigada.

hoopsy

RR
Continuo sem perceber porque é que um edifício antigo e abandonado tem imediatamente que ser assombrado...E tenho a certeza de que muita gente que vê ou sente algo neste tipo de locais apenas o faz por sugestão. Simplesmente estão de tal forma à espera que aconteça, que acabam por ter algum tipo de "experiência". É o poder da sugestão, que, como se sabe, é bastante poderoso.
Antes que digam que só algumas pessoas é que têm esse tipo de sensibilidade, etc, informo que não sou propriamente um tijolo insensível (pelo menos no que toca ao paranormal  ;D), também já tive as minhas experiências, mas noutros locais. E até hoje já passei bastantes dias (e noites) neste sanatório. Nunca se passou nada, nem comigo nem com alguém que estivesse comigo.
VIR PRUDENS NON CONTRA VENTUM MINGIT !

Bem pessoal tentei la ir no fim de semana com uns colegas e aquilo ja estava tudo vedado :S
[center]"Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar. Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu."[/center]

Sintia
Citação de: RR em 16 fevereiro, 2011, 21:33
Continuo sem perceber porque é que um edifício antigo e abandonado tem imediatamente que ser assombrado...E tenho a certeza de que muita gente que vê ou sente algo neste tipo de locais apenas o faz por sugestão. Simplesmente estão de tal forma à espera que aconteça, que acabam por ter algum tipo de "experiência". É o poder da sugestão, que, como se sabe, é bastante poderoso.
Antes que digam que só algumas pessoas é que têm esse tipo de sensibilidade, etc, informo que não sou propriamente um tijolo insensível (pelo menos no que toca ao paranormal  ;D), também já tive as minhas experiências, mas noutros locais. E até hoje já passei bastantes dias (e noites) neste sanatório. Nunca se passou nada, nem comigo nem com alguém que estivesse comigo.

Bem eu nao estive á espera nem nada do genero que acontecesse algo la, ate pelo contrario, antes visto esta foto e ter reparado nas vozes dos videos nao gostava que dissesem mal do edificio e muito menos que estivesse assombrado.
Amigos meu tambem la foram noites e dias, fazendo o mesmo que eu e nunca apanharam nada.